Valve e Steam no Mac já é oficial!

62 Comentários

Um dos pontos fracos do Mac OS X é a sua incompatibilidade com a maior parte dos jogos, que são programas especificamente para Windows. Mas as empresas de jogos estão a começar a observar que a comunidade Mac é cada vez maior, e com isso, é necessário actualizarem-se. A Valve parece estar pronta para isso e numa curiosa manobra publicitária anunciou a sua entrada no mundo Mac.

O que não passava de um rumor há alguns dias atrás, hoje confirma-se. A Valve enviou seis imagens para os maiores sites dedicados à Apple. Essas imagens estão presentes diversos ícones de famosos jogos pertencentes à plataforma Steam, como Half Life e Left4Dead. Além das referências aos jogos, podemos ver em cada imagem um toquezinho de Mac, como os seis pontos por baixo da imagem, tal e qual num iPhone, um antigo Mac, …

As imagens de que tanto se fala são estas:

A Valve nada mais adiantou, esperando-se mais novidades para a semana, no Game Devolpers Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos da América.

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CRodrigues
    CRodrigues

    Já dava para correr no wine e no crossover.
    Mas nativo é sempre melhor 🙂

  2. Avatar de André Reis
    André Reis

    Aprende a ler o que escreves,”A Valva nada mais adiantou, esperando-se mais novidades para a semana(…)” vê se corriges isso.
    Cump,

    1. Avatar de Pedro Simões

      André, obrigado pelo reparo. Está já corrigido.

  3. Avatar de Kekes
    Kekes

    “A Valva nada mais adiantou” XD quese que era Vulva XD

  4. Avatar de Granada
    Granada

    Espetaculo.
    Agora mais gente a correr programas maliciosos que pensam ser cracks.

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Não percebo.

      1. Avatar de Granada
        Granada

        Estou a dizer que os jogos piratas sao uma potencial fonte te phising de estupidez e consequentemente é bem provavel que levará a uma explosão de Macs infectados com malware

        1. Avatar de jmtdstoc
          jmtdstoc

          Sim, mas a Valve (através do Steam) não vende jogos piratas! São 100% legais e sem malware.

  5. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Venham os jogos para MAC que já não era sem tempo!

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      AMIGOS DIGAM-ME UMA COISA!! SERÁ ASSIM POSSíVEL JOGAR CSS NO MAC?

  6. Avatar de Hugo Cura

    Sem dúvida que vai alargar o público alvo na compra de Mac…

  7. Avatar de a Friend®

    “Um dos pontos fracos do Mac OS X é a sua incompatibilidade com a maior parte dos jogos, que são programas especificamente para Windows. Mas as empresas de jogos estão a começar a observar que a comunidade Mac é cada vez maior”

    No passado o Mac chegou a ter tantos jogos quanto os PC’s, e muitos deles eram feitos em simultaneo, tanto para Mac como PC (ex: XFiles..etc.).

    Acontece que a comunidade de jogos do PC era maior, e o DirectX feito pela Microsoft superior, o que fez as produtoras de jogos investirem mais nessa plataforma. Outro factor que deixo os Mac’s à deriva foi a mudança radical entre os MacOsX e seus antececessores, que obrigou a mudanças radicais dos quais muitos fabricantes não acompanharam por razões obvias de investimento. Depois no mundo do MacOSX surgiu os PowerPC e nesse binário havia poucas produtoras ainda a adaptar-se, embora houvesse jogos. Quando surgiram as novidades de transição PowerPC para Intel, com o binário Universal, as produtoras voltaram a entrar no mundo dos Mac’s e tudo se começou a recompor após longos anos de mudanças na Apple, e hoje em dia com o binário fixo, (Intel) a aposta é cada vez mais obvia a forte, como se pode ver em http://www.apple.com/games com titulos como Call of Duty 4, Tomb Raider, Bioshock, Sims 3, entre outros tantos.

    Agora com muitos acordos que Apple tem vindo a fazer para reavivar os jogos, esta entrada da Valve era mais que obvia e sem duvida a melhor jogada para trazer de volta esse mundo dos jogos aos Mac’s.

    Não é facil, ainda por mais havendo grande parte dos jogos em DirectX que é superior ao OpenGL, mas das duas uma, ou a Apple consegue direitos para usar igualmente o DX, como fez no COD4, ou então investem forte e feio no OpenGL, que embora ainda seja inferior ao DX em termos de efeitos gráficos, tem mais potencial por ser Open-Source, o que dá mais liberdade aos produtores.

    O Futuro dos jogos para Mac é promissor, mas dificil, porque cada vez mais as produtoras apostam em consolas por serem menos alvo de pirataria… Espero que tudo corra bem 😉

    Ps. Já agora caro Daniel, um ligeiro reparo no último paragrafo.. “A Valva” 😀

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Corrigido… Obrigado! 😉

    2. Avatar de a Friend®

      Já agora as imagens são referentes aos anuncios mais conhecidos da Apple.

      1. Quando foi lançado o primeiro Mac
      2. Personagem do Half Life com fato estilo Mac
      3. Campanha “Im a Mac”
      4. Publicidade “iPod”
      5. Famoso “Think Different”
      6. Anuncio mais famoso de sempre lançado no SuperBowl em 1984 dirigido por Ridley Scott

    3. Avatar de Granada
      Granada

      LOlolo

      MacOS é que era!
      Afinal não, este MacOS baseado em UNIX é que é(ra)!
      PowerPC é superior a x86/64 e é que bomba melhor.
      Upx……….. afinal não, viva à Intel!
      MAC FOREVER…até que..
      …PC é que é.

      lolololol

      1. Avatar de a Friend®

        Tas a precisar disto!
        Andas perdido rapaz…

        Ps. Eras tão conhecido com outro nick, mudaste pq?… não tenhas vergonha, mudam-se os nomes mas as babuzeiras mantêm-se.

      1. Avatar de a Friend®

        OpenGL é superior (tem mais potêncial), o problema é que o DirectX está tão implantando e teve tanto suporte que está mais avançado em termos de efeitos, etc…

        O OpenGL precisa de um empurrão forte e mais suporte apenas.

        Infelizmente nesta area (jogos) o dinheiro e monopolios são cruciais… DX é uma dependencia. Faz vender muitas placas gráficas, com as suas belas “transições” .. Dx9 é que é… Dx10 é que é… afinal DX10.1 é que é porque o DX10 “falhou”… e agora já o DX11 é que é… e é tudo a correr a comprar placas novas.

        Resultado? Os jogos ainda são feitos 95% em Dx9.0c … 😛

        1. Avatar de xavier
          xavier

          Não fales do que não sabes.
          Em jogos o directx é muito, mas muito superior.

          O OpenGL está a anos e milhares de dollars de investimento atrás.

          1. Avatar de Filipe Varela
            Filipe Varela

            Dude, pega nos feature sets das versões mais recentes de ambos e diz-me uma coisa que um tenha e o outro não…

          2. Avatar de a Friend®

            Xavier não fales do que não sabes digo eu.

            DirectX é negocio, tem mais suporte e a Microsoft injectou milhões para fazer as produtoras usarem-no. O que acabou por faze-lo ter mais suporte e por consequência a nivel de jogos estar mais avançado. Nem é preciso muitos detalhes técnicos. Experimenta jogos em DX e em OpenGL e vê por ti mesmo!

          3. Avatar de Pedro Oliveira

            Caro Xavier,o OpenGL, sempre foi e sempre será superior ao Direct X, qualquer supercomputador, e não estamos a falar de arquitecturas simples como a que eu e tu temos em casa usam OpenGL, calculos vectoriais, feitos em qualquer supercomputador,as simulações são sempre feitas através de OpenGl, por algum motivo as renderfarms, não utilizam plataformas microsoft, mas sim uma de base “aberta”, e correm-nas em cima, de Opengl para o rendering, se por acaso conhecer algum grande estudio que use um cluster com Windows, e faça renders em Directx de Maya, ou qualquer outro programa de animação avise! 🙂

      2. Avatar de Nishooba
        Nishooba

        Um é mais optimizado para ter muitas texturas o outro mais para polígonos, competem em campeonatos diferentes. =P

    4. Avatar de bruno santos

      alguem pode me pasa um site pra min compra o cd da esteam aew por favor..
      agradeço!!

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Se fizessem o mesmo para o Linux é que era fixe.

    1. Avatar de a Friend®

      Olha que não seria muito dificil 🙂

      Mac + Linux = OpenGL (No API 3D ficam safos)

      Depois era só arranjar forma de compilar para Linux, com engenharia reversa, “descodar” de COCOA (API da Apple) e encodar no Linux.

      Alias, mais provavel é fazerem uma especie de WINE para Linux, que simule o API do Mac, para correr os executáveis (*.app) e ficam safos! 😀

      É muito mais “fácil” e eficaz que o WINE, porque a compatibilidade entre Mac e Linux é mais evidente que Linux / Windows 😉

  9. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Muito bom para os utilizadores de MAC 🙂

    Só um pequeno reparo:
    “O que não passava de um rumo há alguns dias atrás”
    Talvez querias dizer:
    “O que não passava de um rumor há alguns dias atrás”

    Cumprimentos

  10. Avatar de d05
    d05

    Hoje jogar nos pc´s é algo limitado em comparações ás consolas.
    O mercado dos jogos cresce muito todos os anos, é uma fortuna como a industria cinematográfica.

    Fala-se de pirataria mas ela sempre existiu. Antigamente o material era difícil de arranjar e só se conseguia arranjar pirata.

    O sistema operativo e o processador não interessa assim tanto.
    Há jogos que correm em várias plataformas e diferentes sistemas operativos uns melhores que os outros é claro.

    Há jogos que são exclusivos de plataformas seja xbox, wii, ps3.

    Porque será?

    Pirataria?

    São simples parcerias que dão muito lucro a ambas as partes.

  11. Avatar de mac addicted
    mac addicted

    ALtAmEntE!!!!!!!!!!!!!!!

    ja tava farto de ter de andar com 2 portateis atras de mim um para trabalho e outro para jogos

    isto vai melhorar as minhas dores nas costas eheheh

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      bootcamp?

      1. Avatar de NCB
        NCB

        Nem mais. É mesmo ali ao lado!

  12. Avatar de Jorge Barreto
    Jorge Barreto

    BRUTAL!

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Não é assim tão brutal!

      A notícia até foi dada com muito carinho, não houve qualquer “brutalidade” envolvida.

  13. Avatar de ALL
    ALL

    Bem sendo eu um mero utilizador do windows, vejo contudo esta noticia de bom grado 🙂

  14. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    pelos menos já podem jogar cs porque jogos mais potentes não sei não 😀

    1. Avatar de a Friend®

      Steam é uma loja virtual.

      Não é exclusiva a jogos da VALVE… a EA, Activision, entre outras produtoras vendem através da STEAM.

      Já existe ao tempo para Mac o Call of Duty 4, Bioshock, entre outos jogos que puxam muito mais que o CS.

      StarWars: Force Unleashed

      Bioshock

      Entre muitos outros mais em: http://www.apple.com/games/

      Video: COD4 for MAC
      http://www.youtube.com/watch?v=w0mCLieTDhY

      1. Avatar de filipe
        filipe

        boa noticia, só é pena é não ser para linux tambem. é este o unico aspecto que me mantem no windows mais tempo que no linux, tenho dual boot no pc mas não da muito jeito andar sempre a reiniciar o pc..
        no entanto excelente noticia

        1. Avatar de a Friend®

          A comunidade Linux vai crescer muito, e com esta vinda para Mac melhor ainda.

          Jogos que são programados nativamente em OpenGL são faceis de fazer Port para Linux e já existem muitos e chegam a ter melhor performance que o Windows. O problema do Linux, e Mac, ainda são jogos que são programados nativamente em DirectX, ou seja, cada port envolve maior “ginastica” para funcionar em Linux o que acaba por comprometer a performance 🙁

          É uma pena, porque jogar sobre base Linux seria o ideal para qualquer hardcore gamer.

          1. Avatar de filipe
            filipe

            concordo plenamente, mas isto implica que todos os jogos ligados a steam e valve terão que programar em opengl, será que eles vão fazer isso? esperemos que sim 🙂

  15. Avatar de DaviDz
    DaviDz

    Sim senhor, é uma boa noticia

  16. Avatar de darkxp
    darkxp

    e abre-se mais um porta no mundinho MAC…

    venham mais iniciativas como estas… mas pouco a pouco… nao tudo de uma so vez! 🙂

  17. Avatar de Fábio Maia
    Fábio Maia

    Já só falta para Linux agora, é o único contra que me deixa na dúvida de mudar para Linux.

  18. Avatar de HB
    HB

    A pouco e pouco o MacOS vai-se tornando num sistema operativo como deve ser. É agradável ver estas mudanças 😉 Talvez um dia consigamos fazer no Mac tudo o que fazemos no Windows.

    1. Avatar de Granada
    2. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      HB o que é que n consegues fazer no mac que faças no windows?

      1. Avatar de HB
        HB

        Talvez essa seja uma boa pergunta para os utilizadores de MacOS que têm em dual boot o windows só para correr programas que não correm em Mac. Que é uma grande parte deles. 🙂

        O que eu posso fazer é dar um parecer sobre o que me incomoda quando passo de windows para mac. Por ex. o meu pai tem um MacBook e eu nunca consegui correr lá grande parte dos jogos que gosto, nem o AutoCAD, nem o Alcohol 120%, nem alguns produtos da Adobe como por ex. o atmosphere, etc.
        Também não posso fazer Ctrl+X/Ctrl+V ou CMD+X/CMD+V (acho que é uma vergonha, mas pronto…), quando quero mover alguma coisa ando ali a fazer malabarismo com os icons e à procura da pasta para os largar.
        Não consigo ver as miniaturas dos ficheiros que estão dentro de uma pasta no icon dessa pasta como acontece no 7 e que me dá bastante jeito.
        Não consigo navegar no finder sem demorar menos do dobro do tempo que demoro no explorer (mas isto deve ser só de mim, não me consigo habituar àquilo).
        Não consigo fechar aplicações clicando no x das janelas (chegando mesmo a dizer palavrões :)), etc, etc…

        1. Avatar de Daniel Filipe

          Normalmente não gosto de comentar as discussões que se seguem aos meus posts, mas aqui devo dar uma pequena palavra.

          HB, pelo que percebo não és um utilizador de Mac a tempo inteiro e pelo que vejo os teus conhecimentos na área não estão muito desenvolvidos. Aconselho a leitura do post do a Friend que se encontra como resposta ao teu comentário para esclarecer todas as tuas dúvidas.

          Faço um apelo aqui. Antes de comentarem sobre algo que “acham mal” no Mac, peço que façam uma pequena pesquisa prévia porque 90% das dúvidas de toda a gente são fácilmente esclarecidas com uma simples pesquisa. Assim, quem não se encontra dentro do assunto pode ter uma visão real das coisas como são.

          Abraço,

          Daniel Filipe

        2. Avatar de Pedro Oliveira

          Penso que no ponto do Alchool, o Disc Utility, conseguem bem dar conta do que queres fazer, mas se mesmo assim, não estiveres satisfeito podes usar o TOAST.
          2º Ponto, já foi dito e volto a repetir, a Adobe sempre desenvolveu primeiro para OS X, prova disso o Photoshop já corre em Plataformas Apple desde os tempos do Classic (OS 7 OS 8 OS 9)
          3º Sendo derivado de Unix, eu acho perfeitamente natural que isso não aconteça de origem, o que não quer dizer que não o possas fazer, basta procurares mas preferencias do Finder
          4ºMiniaturas dos ficheiros podes por, aliás até podes por o folder em transparente e ver o que está lá dentro.
          5º O facto de não conseguires fechar não me espanta, visto que mais uma vez está a correr sobre uma plataforma Unix em que o processo, da aplicação é separado da sua camada gráfica, que por sinal, é talvez a parte que mais aloque memória na execução deste, não me parece que um processo fantasma ocupe esse monstro de espaço.

          Acho que deves usar mais OSX e pensar sinceramente nas coisas que estás a dizer, mas isto é perfeitamente normal, maior parte dos meus colegas que migraram para OS X também andaram a navegar durante os primeiros tempos, nada que um salto até ao google ou qualquer outro motor de busca não resolva

      2. Avatar de a Friend®

        @HB

        Thumbnails e imagens e videos, inclusive os videos e musica dão para os visualizar sem abrir, directamente no thumbnail

        Atalhos do teclado, até existem mais do que no Windows e Linux, inclusive esses que mensionaste

        Alchool 120? Para quê se o Disk Utilities que vem pré-instalado faz o mesmo… Grava Imagens, Copia, Monta, etc…

        Programas CAD para o Mac é coisa que não falta, deixo apenas este exemplo:
        http://www.turbocad.com/

        Fechar janelas, também fecha.. encerrar programas é só CMD-Q ou então no Icon do programa… coisa mais fácil não há…

        Explorer? Iniciar? Para quê? Vais ao Spotlight e escreves o nome do programa aparece logo, ou então um atalho do Dock de programas e voi-la.. exemplo

        Programas da Adobe? A Adobe começou a fazer programas para Mac primeiro e só depois para Windows.. por isso.. outro “mito” que inventaste… e o Atmosphere já foi descontinuado ao século… 😉

        1. Avatar de Hugo Cura

          Eu acho que é evitado argumentar dessa forma. Toda a gente sabe que há imensos programas que simplesmente não existem para MAC e “ponto final”. E conheço bastantes casos de utilizadores MAC com dual-boot para o Win Vista/7, incluindo engenheiros.
          Além disso, há alturas em que não queremos alternativas, queremos um programa EM ESPECÍFICO (por tantas razões possíveis), e aí não há volta a dar.

          1. Avatar de a Friend®

            Mas não precisas de Dual Boot… é tão simples como instalar o Paralelles 😉

            E eu argumentei da forma natural, porque ele disse coisas que não há… e que na realidade existem… toda a gente, por ex, sabe que um CMD-X faz “Cortar” …etc..etc.. nenhum dos argumentos que ele apresentou correspondem à realidade, daí eu ter feita a correcção.

          2. Avatar de Hugo Cura

            Não conheço o Paralelles que referes, mas pela experiência que tenho em virtualização (virtualbox, virtual pc, vmware..), a produtividade e desempenho não se comparam. Daí ver “muito boa gente” com dual-boot e tê-lo referido.

          3. Avatar de a Friend®

            @Hugo Cura

            De todos os programas de virtualização que testei, nunca vi melhor que o paralells. Não encontras aquele “lag”.. corre com muita rapidez e fluido, e até permite “Drag&Drop” entre Win e MacOsX.

            http://www.youtube.com/watch?v=bb4MHp6_B-A

            E alias, até permite fazer uma coisa ainda mais espetacualr que é usar 2 ecrãs (fisicos ou virtuais) e usar os 2 sistemas em simultâneo como só de um se tratasse.

          4. Avatar de Hugo Cura

            Não confirmo nem desminto…. até testar 😛

          5. Avatar de a Friend®

            @Hugo Cura

            Se um dia tiveres oportunidade testa, vale a pena 😉

            Eu pessoalmente já não o uso porque todos os programas que preciso (seja CAD, 3D, Adobe, etc.. ) encontro facilmente para Mac e correr nativamente no MacOsX, mas para quem prefere a sua versão Windows, escusa de usar o dualboot, este programa resolve bem esse “problema”. Mesmo assim continuo a dizer…todos os programas ou há na versão Mac ou há excelentes e até melhores alternativas. A coisa que tenho pena é no meu Desktop Windows 7 não ter muitos programas que tenho no MacOsX…e das alternativas não têm a mesma qualidade. 😉

        2. Avatar de HB
          HB

          Olá a Friend® e Pedro Oliveira,

          Quanto ao software é óbvio que consigo arranjar sempre alternativas o que é uma chatice quando gostamos mesmo de um programa ou temos de utilizar um programa especifico.

          Relativamente ao Cut and Paste eu juro-vos que não consigo fazer 🙂 Existe alguma forma de configurar isso? Por exemplo, eu consigo fazer cmd+x cmd+v em texto mas não o consigo fazer no finder como se faz no explorer do windows.

          Relativamente ao pré-visualizar ficheiros, eu estava a falar de uma coisa tipo isto: http://i171.photobucket.com/albums/u297/akita11/Capture-1.jpg
          existe alguma forma de fazer isto no finder?

          Eu falei do atmosphere porque uma precisei de o utilizar e não o encontrei para mac. E lembro-me de na altura ter encontrado uma lista de programas da Adobe que só corriam em windows.

          Quando ao fechar programas, eu não quero utilizar atalhos de teclado, quero apenas dar UM e só UM click, como é que configuro o finder de forma a ficar feliz e não voltar a praguejar? 🙂

          Obrigado desde já a vossa ajuda.
          E desculpem-me a nabice, mas devem compreender que quem passa de windows para macox a produtividade cai para menos de metade (imagino que se passe o contrário também…)

          PS: Para não dizerem que só digo mal do MacOS, eu gosto do facto de dar para seleccionar a área na função de PrintScreen e do encerrar rápido. 🙂

          1. Avatar de a Friend®

            É tudo uma questão de habitos.. quem está mais habituado ao Windows ao inicio é natural que encontre “menos produtividade” no MacOsX… e vice versa…

            Quem está habituado a ambos, encontra mais produtividade no MacOsX, e digo isto porque certas funções simples, no Mac é so clique e já esta… e no Windows por vezes é preciso mais “passos” …

            Previsualização de pastas também é possivel com o “CoverFlow” e outras soluções como estas ( http://osxdaily.com/wp-content/uploads/2009/10/quicklook-xray.png ) mas já agora que MacOsX estás a usar?

            Se puderes dá um salto ao Forum, que eu ajudo-te no que for preciso… Há tarefas simples que por vezes complicamos por pensar “No windows é assim… então aqui será igual…” 😉

          2. Avatar de HB
            HB

            Obrigado a Friend®, um dia destes dou um salto ao fórum.

            A versão que o meu pai usa é o Tiger, já pensei em fazer-lhe um update mas ainda estrago aquilo ao homem 🙂 e para o que ele faz acho que serve bem (basicamente é mexer no office e no browser).

            Abraço.

          3. Avatar de a Friend®

            @HB

            Acho o Tiger espetacular mesmo, mas instalares o Leopard ou Snow Leopard(se for processador Intel) iria dar muitas mais vantagens porque muita coisa evoluiu desde então.. quer a nivel de funções, quer a nível de sistema em si 😉

            E o update não é complicado, é mesmo possivel fazer sem grandes conhecimentos. DVD na slot ao ligar o Macbook e seguir os passos… irá aparecer “Upgrade” e puff… assunto resolvido 😀

    1. Avatar de a Friend®

      Essa imagem é digna de um “FUuuuuuuuuu FAIL”

      Porque o Mac tem botão direito ao seculo… inclusive rato e trackpad multi-touch….

      Fuuuuuu…. falhaste! 😀