O rumo que levam os jogos de hoje

22 Comentários

Actualmente os jogos estão a encarnar personagens com mais “sentimento”, existindo claramente uma humanização das sagas e dos efeitos mais emotivos que cada jogo desencadeia no jogador.

Não é de estranhar, portanto, que cada vez mais surjam jogos que despertam uma imersão mais ampla, com uma intensidade brutal. Estamos perante a revolução gaming também ao nível sensorial.

revolução_gaming


A indústria dos videojogos é das mais valiosas no grupo do entretenimento, cuja dimensão do negócio, à escala global, ascendeu aos 76 mil milhões de dólares em 2013. É uma indústria em desenvolvimento contínuo, a crescer a uma média anual na ordem dos 9%.

Desde há muitos anos que os jogos atingiram o “nível máximo de divertimento” possível e o rumo segue noutra direcção… Diz-se até que já não há jogos tão divertidos como os jogos “de antigamente”, independentemente do seu realismo e imersão. Por outras palavras, a actual e natural evolução nos jogos não pretende necessariamente evoluir no divertimento, mas sim na forma de interacção e nas realidades gráfica, virtual e sentimental.

Os recursos computacionais actualmente disponíveis permitem que, nalguns títulos e em diversas situações, o detalhe e o realismo sejam de tal forma elevados que é necessário um olhar mais atento para apreciar tal qualidade no mundo virtual apresentado, capaz de se confundir com a realidade. Falo, por exemplo, do FarCry 4, Infamous: Second Son ou Driveclub.

gtav

Mas claro, se falamos de jogos temos mesmo que falar d’O JOGO. O Grand Theft Auto V é de facto o melhor jogo de sempre no seu género, com uma variedade enorme de situações e uma cidade gigantesca. Está actualmente disponível para as consolas Xbox 360, Xbox One, PS3 e PS4, onde se espera que chegue ao PC já no próximo dia 25 de Março.

O desporto Rei é outro género que nunca pode ser deixado de fora. Não há muito por onde escolher, os eternos rivais mantêm-se mais fortes que nunca, com cada vez mais realismo. Falamos, claro, do Fifa 15 e PES 2015. Depois, para os mais estrategas, o Football Manager 2015 não deixa dúvidas e oferece o que de melhor há na simulação realística do que se passa nos meandros dos clubes de futebol.

Quanto à “faceta” sensorial que a Sony e a Microsoft tanto apregoam, há ainda muito trabalho pela frente e ainda é arriscado dizer que será este o rumo dos jogos… Ou será que os esforços estão mesmo a virar-se nesse sentido?!

Mas a Sony e a Microsoft não jogam sozinhas nesse campeonato. Há outros players como a Oculus VR e a Samsung, ambos com os seus óculos de realidade virtual, que permitirão traçar um caminho bastante mais aliciante que o actualmente explorado pelo Kinect e Move.

Pode ver aqui muitos mais conteúdos relacionados com a actual Revolução Gaming, como alguns jogos da actualidade, as Steam Machines, computadores portáteis Gaming e muito mais.

Tem ainda a oportunidade de ganhar um computador portátil Gaming Toshiba Qosmio X70-B. Veja aqui como participar.

Qual o rumo que acha que os jogos estão a tomar?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de barbosa
    barbosa

    E se não tivesse-mos torradeiras (vulgo consolas) e os seus hardwares super limitados, então é q

  2. Avatar de barbosa
    barbosa

    Teria-mos muito melhor, mais qualidade e com mais conteúdo, caso não houvessem essas torradeiras (vulgo consolas) a limitar o avanço dos jogos.

    1. Avatar de Flávio
      Flávio

      Se não fossem essas “torradeiras” metade dos jogos que jogas provavelmente nem existiriam.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Realy??? ha mais jogos para Pc do que para consolas, e com muito melhor qualidade.. só não existe é os chamados “Exclusivos”.

        Mas se avaliar-mos o inverso, ha muitos mas muitos + “Exclusivos” para PC. Só não tem é o nome Cativante de exclusivos.

        Chama-se markting, esta tão enraizado que tu nem notas.
        Alias as consolas são muito + rentáveis que pc, nas consolas tens maior parte dos jogos que pagas o jogo e ainda tens de pagar para o jogar(psplus,ETC).
        Nos pc acho que desse género só tens o WOW,que só sobrevive por sem um classico, tipo CS.

        Em comparação que o Pc tens muitos jogos BOMs que são gratuitos, e ainda tens aquelas versões, que pagas só costumizaçoes (coisas + bonitas).

        PS: Argumentos de jogos a Borla serem Pay to Win nos PC, já esta muito desactualizada, pois a comunidade gamer já abriu os olhos e diz não jogo.

        1. Avatar de 100 unhas
          100 unhas

          São exclusivos por algum motivo…
          Esses hardwares limitados permitem-te tirar muito mais proveito do Hardware. Joga SFIV no PS3 depois joga no PC vê os specs de um e outro e depois chora para sempre…

          1. Avatar de nmjhj

            a exclusividade de um jogo nao tem nada haver com specs da maquina, mas sim com $$

            quanto ao SFIV jogo tranquilamente no PC , sinceramente nao sei do que tas a falar lol.

          2. Avatar de miguel
            miguel

            ate ao momento gastei menos dinheiro a actualizar o meu pc todos os anos que se tive-se de comprar uma consola de 500€ de 4 em 4 anos, para não falar que não tenho de gastar + dinheiro no pc, que se breaca todo por 500€.

            A vida util máxima de um portátil de 500€ é de 5anos. E nem os da Apple passam dos 6/7anos. que aquilo parece logo uma banheira, e falo de experiência propria.

            Ha quem diga o contrario, pois não sabe o que é ter a experiencia da despreocupação, de não ter limites de progamas a executar ao mesmo tempo, de não se preocupar por ter 50 separadores abertos, falta de espaço no disco, etc…
            Ps: o meu pc neste momento vale 1400€ com ecra 24″LED, colunas, vaa os periféricos todos.

            e Corre tudo no maximo qualquer jogo, embora digam alguns jogos que não corre.

            o unico que não corre no maximo é o AC Unity, só da em HIGH 30FPS. Mas esse jogo não serve de comparação porque é um lixo de optimização, nem em very low passa dos 35FPS. (ubisoft fez porcaria, consolas nem os 30FPS vee)

        2. Avatar de Flavio
          Flavio

          Até te digo mais, se não fosse o steam, actualmente existiriam muito menos jogos para pc e muito mais “exclusivos”. Claro que as consolas dão mais rentabilidade. Os jogos para pc têm uma taxa de pirataria elevadíssima, se essa baixasse, então sim o pc seria a plataforma para a qual eles começariam a desenvolver.

  3. Avatar de Jose

    A verdade é que o futuro é mesmo os Oculus… ou para quem vê manga, algo do tipo SAO.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Amigo, tu não sabes o que dizes.

  5. Avatar de maqueco
    maqueco

    Com algumas excepçoes aqui e ali, mas basicamente os jogos hoje em dia que por aí andam, é mais do mesmo, é a mesma m***a com melhores graficos… ao fim de vários anos a joga-los ja se perde a pachorra e vontade de começar a jogar as novidades…

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Ou então estás a ficar velho. Os putos não acham nada disso, é a vida.

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    PCMASTER RACE sempre.

  7. Avatar de K0izo
    K0izo

    as modas nascem, crescem, passam, morrem e ressuscitam como essa dos óculos de realidade virtual, mas a que deve estar para ficar é a de poder jogar onde e quando quero. 24/7 online.

  8. Avatar de mafc
    mafc

    Com tanto título “indie” de qualidade e a baixo preço, só jogam maus jogos porque querem.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      muito bem dito mafc.

      Para quem apenas joga os AAA games é natural q estejam a perder o interesse, principalmente se forem players que jogaram os clássicos. no entanto ainda existe esse mercado, seja nos indie games, mobile ou então qq consola da nintendo oferece esse tipo de jogos. check mercenary kings.

      Em relação ao futuro dos jogos, acho que a ultra imersão vai ser fabulosa, mas não acredito q os jogos classicos na tv venham a desaparecer.

  9. Avatar de Gnomo Azul
    Gnomo Azul

    Continuam a existir jogos bons. Cada vez há mais escolha.

    Podem é deixar de culpar o hardware por tudo e por nada. Há pessoal que joga specs e não joga jogos… tenho pena desses.

  10. Avatar de Full
    Full

    Infelizmente existem os cancros das consolas… pois se não fosse esse obstáculo, tudo era maravilhoso.
    Mas o $$ é belo, então torna se complicado.
    Um exemplo está no GTA5, lançaram primeiro pras consolas, venderam e revenderam, so passado um ano e tais lançam pro PC, pois sabiam que caso laçassem pra PC juntamente com as consolas, as consolas nem 20% vendiam…. mas no final de contas elas tem que ser vendidas… dasss

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Sim porque mais de 80% das consolas que foram vendidas foram por causa do GTA V, ainda gostava de ver onde vão buscar essas estatísticas.

      Claro que o $$ é belo, também é preciso $$ para fazer os jogos e a comunidade “pc gammer” pirateia demasiado, sem dinheiro não há jogos. Simples.

    2. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      Os cancros que falas, é para as pessoas como eu, que gosta de jogar alguns jogos durante alguns anos sem ter de se preocupar com hardware e windows =)

      Eu já fui assim, PC é que é bom, ate que de ano a ano tinha de estar a comprar hardware, ou porque a fonte queimava ou o disco ia a vida, ou o processador\grafica ja nao arrancava sequer os jogos ou os jogos precisavam de mais ram….
      Done…..

      A melhor coisa que fiz foi comprar um portatil para lazer dos fracotes e uma xbox 360 (1º que saio edição halo, sim ainda está viva e com jailbreak)…
      (agora estou ca ps4)

      A unica coisa que sinto saudades e de jogar fps com rato e teclado, de resto……

  11. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Para mim é um previlegio ter jogado os primeiros jogos das mais famosas sagas de video jogos e constatar a evolução que sofreram. Quem é que não fica impressionado ao olhar para um GTA V e compara-lo com o primeiro GTA, ou um Battlefield 4 e compara-lo com o Battlefield 1942, um Fifa ou PES 2015 e comparar com as primeiras versoes de 1994. Claro nem sempre de ano para ano houve uma melhoria constatavel, mas a diferença de quando começaram e o actual é abismal!
    So tenho pena de não ter mais tempo para jogar….