O Jogo da minha Vida (Parte I)

191 Comentários

Ao longo da nossa vida, todos nós passamos por momentos que nos marcam e que acabam por tocar bem no nosso intimo. Algo que ficará para sempre gravado na nossa memória, naquele cantinho especial e que jamais será apagado. “Aquela música”, “Aquele filme”, “Aquelas férias”, “Aquele Beijo”, …

Eu tenho um “Jogo da minha Vida”…. e vocês?

 


Paulo Silva

Na realidade até existe mais que um jogo que me tenha marcado fortemente ao longo dos anos. Aliás, sendo eu jogador desde os velhinhos tempos dos Spectrum 48K, é perfeitamente normal que assim seja. Mas, qual o que mais me marcou? Qual o jogo da minha vida?

Hmmm… a minha escolha recai para um titulo lançado pela Naughty Dog em 2013 e que apresenta como personagem central uma menina de nome Ellie e da missão de um homem, Joel de a proteger e salvar num mundo pós-apocalíptico onde os seres humanos se encontram transformados numa espécie de zombies sedentos de sangue.

Sim! Já devem ter descoberto qual o titulo a que me refiro. The Last of Us, um dos mais bem-sucedidos jogos dos últimos anos e exclusivo Playstation e que não deixou indiferente quem o jogou. Aliás, quem teve a oportunidade de jogar The Last of Us (especialmente na altura do seu lançamento) não poderá negar que se tratou de um jogo marcante no qual um dos pontos fortes foi o excelente trabalho de vozes que os atores portugueses deram aos personagens, aumentando assim a sua componente densa e emotiva do jogo.

Este trabalho de representação juntamente com a história extremamente cativante e um ambiente absorvente onde a urgência de proteger Ellie é uma constante, criaram um jogo no qual se sente mesmo essa constante sensação… ou melhor… necessidade … de a proteger a todo o custo … o que, sendo eu pai de uma menina pequena na altura, acabou quase por ser um forte reflexo da realidade.

E foi precisamente por esta coincidência temporal juntamente com o facto de apresentar uma história extremamente emotiva que esta obra-prima, The Last of Us entrou para o “Jogo da minha Vida”.

Alexandre Carlos

Atendendo ao facto de que já jogo há 30 anos, não é fácil entre tantos jogos escolher o jogo da minha vida. Mas como sempre fui um aficionado de futebol e desde cedo que os meus jogos preferidos andam sempre à volta dessa temática, o jogo que mais me marcou não podia fugir a este padrão.

Comecei com o jogo Match Day, num ecrã verde e preto no velhinho 48 K. Mais tarde, o Match Day 2, ainda na mesma plataforma. Com a chegada do PC a minha casa conheci, entre outros jogos, a série FIFA logo na sua primeira edição. Mas foi já na PlayStation 2 que conheci o jogo que mais me marcou, pelos excelentes momentos que me proporcionou e até pelo momento que se vivia na altura.

Estávamos em 2006 em vésperas do Mundial de Futebol organizado pela Alemanha e tinha acabado de sair o FIFA World Cup Germany 2006. Comprei-o sem grandes expectativas mas ainda imbuído pelas campanhas da Seleção Nacional no Euro 2004 e na Fase de Qualificação para o Mundial 2006 e foi com este espírito que o joguei pela primeira vez.

Jogo fenomenal que, durante anos me levou de volta a uma altura em que a esperança numa primeira conquista internacional era grande. Com grandes gráficos e uma jogabilidade excelente lembro-me que, desde que o comprei e até 2010, joguei cerca de 2000 jogos. Não existe um motivo profundo ou estritamente emocional para que este seja o jogo da minha vida mas a realidade é que se houve altura em que fiquei absolutamente viciado num jogo, foi nesta altura e neste jogo. Daí o jogo FIFA World Cup Germany 2006, versão para a Playstation 2, ser aquele que considero como o jogo que mais me marcou.

 

E vocês? Qual o “Jogo da Vossa Vida?”

Comentários

191

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    São muitos anos de muitos jogos nas mais diversas plataformas. Seria demasiado exaustivo vir aqui falar de todos.

  2. Avatar de Felype Rodrigues
    Felype Rodrigues

    Quem é Player sabe que o jogo mais legais faz parte da nossa vida inteira, da até nostalgia de quando a gente lembra.

  3. Avatar de Umx
    Umx

    Lost vikings, jogado num emulador num Celeron 300mhz com 32mb de RAM :), foi certamente o jogo que joguei mais tempo, na mesma linha o Comix Zone tb consumiu muito tempo…

    1. Avatar de Rui Machado
      Rui Machado

      Estou contigo, muitas horas a jogar o Lost vikings, mais jogos duke nukem, gran prix, scorched earth, etc etc

  4. Avatar de José Manuel
    José Manuel

    Panzer Dragoon para a Sega Saturn.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Epá sim!!!! Que jogo brutal. Já merecia uma adaptação para as novas consolas.

      1. Avatar de Ricardo Xavier
        Ricardo Xavier

        “Crimson Dragon é o próximo jogo eletrônico do estilo rail shooter para a Xbox One, a ser publicado em Xbox Live Arcade. O jogo é visto como um sucessor espiritual do jogo Panzer Dragoon, não só devido à sua jogabilidade semelhante, mas também por causa de sua mesma equipe; criador Yukio Futatsugi era o diretor dos três primeiros Panzer Dragoon’s, e Saori Kobayashi também está presente.”

        Via Wikipedia

    1. Avatar de Dav
      Dav

      +1 sem dúvida o melhor da minha vida.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    É a primeira vez que escrevo um comentário no pplware!
    Comecei o meu percurso em jogos electrónicos desde o DOS em 486, reformando-me no GTA5 na PS3.
    Mas faço-o, apenas para prestar vassalagem aquela que considero ser uma das maior obra-prima dos videojogos que foi o SHENMUE para a Sega Dreamcast.
    Acreditem que é uma tristeza enorme nunca ter podido terminar a história…
    Um jogo fora do seu tempo, e que me marcou imenso na altura.

    1. Avatar de Paulo Garcia
      Paulo Garcia

      Shenmue sem duvida o melhor jogo que joguei e que ficou marcado vai sair este ano a terceira edição do jogo joguei as 2 anteriores que me fez agarrar o comando do princípio ao fim estou entusiasmado passado este tempo todo aguardar a 3 edição.

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      No meu 486 jogava North And South que era brutal. E as horas perdidas a jogar Tetris ??

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Assim está bem =)
      Acredita, estava a ler o artigo e o meu pensamento foi exatamente como acabaste de comentar, do genero: “será o meu primeiro comentário no pplware, valerá a pena, vale sempre a pena mencionar SHENMUE =) ”
      Sem margens para dúvidas que shenmue foi para mim o melhor videojogo. é de fato umas das maiores obras-primas. Estamos a falar de um jogo que saiu em 1999/2000 e era mundo aberto no qual podias interagir com N de coisas. Para não falar da história fantástica e da banda sonora. Aguardo intensamente e cheio de entusiasmo pelo 3 =). Finalmente!!!!

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo. Também passei muito tempo a aprender inglês a jogar shenmue

  6. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Gostei muito de quatro jogos: Metal Gear Solid 4 PS 3), Uncharted 4 (PS 4), Call of Duty Ghosts (PS 4) e GT San Andreas (PS 2). Jogo há mais de 30 anos mas se tivesse que escolher um destes escolheria o MGS 4.

    1. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      No caso do Uncharted, do MGS e do COD, joguei praticamente todos os títulos, incluindo os da Playstation Vita e PSP. Esqueci-me de mencionar o Gran Turismo 3 e 4, em que também enterrei centenas de horas, já casado…

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Shenmue, na Dreamcast.

    1. Avatar de José
      José

      O melhor jogo da Dreamcast sem duvida, horas e horas de vicio.

  8. Avatar de Carlos Castanheira
    Carlos Castanheira

    Dekaron

  9. Avatar de carlos
  10. Avatar de RM
    RM

    Halo: Combat Evolved
    The Witcher 3: Wild Hunt

  11. Avatar de DC
    DC

    GTA Vice City.. só a intro já deliro

  12. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Sonic 1 e alex kid para a master system :D. Grandes vicios joguei eu. Comecei a dar cabo de mim quando os conheci 😀

    1. Avatar de Ricardo Barbosa
      Ricardo Barbosa

      Alex Kid +1
      Eram horas sem desligar a consola para chegar até ao fim do jogo!!!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Passaram-se quê? 20 anos, mais coisa menos coisa, e consigo neste preciso momento trautear algumas da músicas do jogo. Lembro-me perfeitamente da música do menu inicial, do primeiro nível, da loja na qual comprávamos a mota/heli etc….e dos míticos boss’s e respectivo som do anjo a ir pro céu quando perdíamos 😀

  13. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tomb Raider….de 1996 para a Sega Saturn 😀
    Que medo quando a musica anunciava o T-REX !!!!

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Não resisto a mencionar vários:
      PC – Witchaven, William Shatner’s Tekwar e Blood (isto era em 90 e tal)
      Mega Drive – Streets of Rage 2, Golden Axe e X-men 2
      Dreamcast – Shenmue 1, Sonic Adventure 1
      Nintendo 64 – Ogre Battle
      PS4 – Witcher 3

      Ainda jogo alguns, volta e meia, em emuladores. Tentei jogar Witchaven na DOS Box mas a jogabilidade é péssima, agora que experienciei os jogos da actualidade.

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    São tantos impossivel enumeralos todos sempre fui agarrado…tenho seguramente 30 anos a jogar experimentei de tudo…a pirataria chegou muito cedo a mim…mas escrevo alguns: Simcity 2000, sindicate wars, supermario 64, heroes of might and magic, fifa 94, bubble bobble, Phantasy start online, World of Warcraft, shenmue, Halo, top spin….mas se tivesse realmente que escolher um escolheria o Phantasy start online para a dreamcast, maravilhas o que um modem de 64k na altura conseguia fazer!!!

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Phantasy Star era top, já nem me lembrava. Tenho que voltar a jogar, nunca acabei e não fiquei com sentimento de dever cumprido.

    2. Avatar de dumberdog
      dumberdog

      Também adorava o Syndicate Wars é o Terranova, grandes jogos.

  15. Avatar de RATM
    RATM

    Sonic,na Mega Drive foi uma bomba!Chase HQ e SCI, no Spectrum 128K +2, bem como o Arkanoid, Target Renegade e muitos outros da Ocean… Nenhum menor de 30 anos sabe o quanto custava esperar 45 minutos (ou mais) por um carregamento que acabava por falhar… Na PS1 foi o Crash Bandicoot,que vinha com a consola,depois a saga Syphon Filter,Driver 1 e 2 e Metal Gear. Daí para a frente, alguns de carros da PS3… Bons momentos:)

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Epa… Joguei muitos e muitos jogos durante muito e muito tempo… Mas o que me deixou sem dúvida mais colado foi championship manager 01/02… Que enorme vicio

          1. Avatar de Sergey Nikiforenko
            Sergey Nikiforenko

            +1

          2. Avatar de Adrian Mihalcea
            Adrian Mihalcea

            +1

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Final Fantasy VII e Metal Gear Solid Snake

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      És dos meus Miguel, ia escrever isso. Mas o FFVII é incomparável, aind assim.

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Starcraft 1 🙂

  19. Avatar de Henrique Santos
    Henrique Santos

    Há muitos anos atrás… Phantasmagoria

  20. Avatar de Luis reis
    Luis reis

    vários, a começar pelos kokotoni wilf, match day e match point, chuckie egg 2, 3 weeks in paradise, todos para o 48k, ninja gaiden, crackdown aos inevitáveis gta v e o melhor de sempre last of us

  21. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Chuckie Egg, Manic Miner, Prince of Persia, Tomb Raider, Sim City, Kings Quest. Basicamente ZX Spectrum, Amiga 500/1200, 086 / 286 / 486 DX2 / Pentium foram os grandes anos (a minha primeira grande gráfica era a Riva TNT)

  22. Avatar de QuanTeX
    QuanTeX

    Unreal Tournament, Doom. Mais tarde Quake

  23. Avatar de José
    José

    Age Of Empires 2 para PC e Shenmue para a Dreamcast, adorava um remake do mesmo para a PS4

  24. Avatar de Paulo Garcia
    Paulo Garcia

    Shenmue e Iss pro evolution

  25. Avatar de ybruf
    ybruf

    Computador:

    Spectrum 128k +2 (Monitor verde / TV a Cores)

    Jogos:

    “Rick Dangerous 1 e 2” – “Saboteur 1 e 2” – “Moon Cresta” – “1942”.

    1. Avatar de ybruf
      ybruf

      Esqueci de referir o “Pac-Man” 🙂

    2. Avatar de RATM
      RATM

      GD Rick Dangerous:)Também jogava o jetpack

    3. Avatar de Dinis
      Dinis

      E o Target: Renegade não gostavas? As voltas que eu dei àquele jogo!

  26. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Medal of honor allied assault
    dagerous dave

  27. Avatar de Nuno Filipe Machado Vieira Pinto
    Nuno Filipe Machado Vieira Pinto

    No spectrum Batman, Commando, Back to Skool e head over heels (ultimate), no Amiga sensible soccer, Civilization 1, monkey island 1, dune (aventura), cannon fodder, another world, speedball 2, chaos engine, alien breed, syndicate, superfrog, flashback, dune 2, F1 GP, Lotus Turbo Challenge, Populous, Beneath a Steel Sky, Banshee, Super Stardust, Rick Dangerous, na PS o another word, command and conquer 1, tomb raider e FINAL FANTASY 7, no PC windows Commandos, Red Alert, Silver, Dune 2000, e depois começei a não ter tempo para jogar (real life – casa, trabalho , familia…) mas foram tempos muita fixes.

    PS. GTA desde o San Andreas e open world games ainda me fazem perder algum tempo, tb adoro Burnout Paradise (PS3 que comprei recentemente no steam por 2,89 € para instalar no pc e recordar)

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Jogaste também Popoulous 2: The Beginning? Tinha o CD original, mas deixei de jogar porque não funcionava no Windows XP. Tive que arranjar. Computador velho e colocar lá o Windows 98 só para correr este e o Excalibur.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Que Enciclopédia, incrível joguei quase esses todos e nas plataformas que dizes….. velhos e bons tempos.
      Agora já nem direito tenho a ter a PS4 na sala….. raiospartaosputos 🙂

      1. Avatar de Nuno Filipe Machado Vieira Pinto
        Nuno Filipe Machado Vieira Pinto

        PS4 foi “Hostile Takeover ” por parte do puto…

        @joel , Populous 2: The Beginning , jogei no windows, tenho aqui o CD original, já experimentaste fazer uma VM no virtualbox com w98 para jogar jogos desta altura (eu nunca o fiz) mas de certeza que deve correr quase tudo.

        Em retrogaming o que eu instalei, experimentei e jogei pouco foi no OpenEmu (agora uso mac) par jogar Metal Slug, Outrun e 1943

  28. Avatar de pm93
    pm93

    Escolher um é extremamente difícil… Mas os que mais marcaram a minha vida foram
    Settlers 1 (aka Serfcity) – O jogo de estratégia da minha vida 🙂 ;
    Prince of Persia 2 – Consigo passá-lo quase de olhos fechados 😀 ;
    GTA III – Sou capaz de conhecer melhor Liberty City que a cidade onde vivo xD
    Mortal Kombat II – Sei (ainda hoje) as transformações todas do shang tsung e, pelo menos, um fatality por personagem;
    ……e mais alguns 😀

    Engraçado como todos eles já têm uns anos 🙂

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Eu ainda jogo de vez em quando settlers 2 10th aniversary . excelente

  29. Avatar de Peace
    Peace

    The Secret of the Monkey Island 3

    1. Avatar de Pedro Abrunhosa
      Pedro Abrunhosa

      Esse e o Broken Sword foram os meus vicios de miúdo. 😀

  30. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    DOOM, Blood e Destruction Derby.
    Tudo jogos anos 90

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tal como muitos outros já disseram aqui, são tantos jogos que é difícil escolher. A lista deve ser maior, mas estes são os que me vêm logo à cabeça.
    Eu diria que o jogo da minha vida foi o Lineage 2.
    Depois vêm outros que me marcaram bastante:
    Delta Force Black Hawk Down
    Battlefield 2 e depois o 3 (o 4 tb, mas n tem o mesmo feeling).
    Championshop Manager 97/98 por ser o 1o com liga portuguesa, tantas tantas horas.
    Elifoot óbvio xD
    O grande FIFA 98 Road to World Cup. PES 4 depois.
    Prince of Persia.

  32. Avatar de oWon
  33. Avatar de Tiago
    Tiago

    Aquela obra prima do Sr. Kojima

    Metal Gear Solid 3 Snake Eater

    Tão bom que o comprei duas vezes, a versão PS2 e o remastered PS3.

  34. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Tomb Raider, 1996. PS. E por aí adiante. Acabei-os todos até ao Underworld. Os 5 primeiros títulos eram difíceis como tudo. Duvido que muitos dos dias de hoje os conseguissem acabar. 🙂
    Ainda hoje sinto saudades de pegar nesses títulos, e terminá-los todos.
    Mas comecei com a Mega Drive, com o Aladin da Disney.
    O Super Mário, na Nintendo 64, também marcou.
    Mas Tomb Raider, é Tomb Raider. 🙂

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      E claro, Crash Bandicoot, a saga toda. Jak e Daxter, a saga toda, Spyro the Dragon, a saga toda, Sheep Dog N’Wolf simplesmente top, Tekken a saga praticamente toda, menos os últimos, Need for Speed most wanted, 2005, acabei-o 5 vezes, coletando os carros dos rivais todos, as vezes que tive de repetir a corrida até acertar no quadrado para a conquista do carro do rival. Metal Gear Solid, a saga praticamente toda. Gran Turismo, a saga praticamente toda. Ridge Racer Type 4,quem se lembra? Difícil como tudo. Só a banda sonora já valia a pena. Acabado! Tenho os originais todos destas sagas. 🙂
      Recentemente, a saga Assassin’s Creed é interessante pelo seu conteúdo histórico. Mas o tempo passa, não há tempo. Trabalho, esposa e filhos. Estou a ficar velho. 🙁
      Mas a escolher um é definitivamente Tomb Raider, a saga toda.

  35. Avatar de Duarte Vasconcelos
    Duarte Vasconcelos

    Richard Burns Rally, Race 07, GT-R, Need for Speed, Colin McRae, Dirt, Gran turismo 1-2-3-4-5-6

  36. Avatar de TIAGO
    TIAGO

    Toda a série Half-life. Ainda tenho esperança que acabem o episódio 3 ou HL3…

  37. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Subscrevo todos os demais que dizem que tiveram bons momentos de jogo nas mais diversas plataformas. A minha tia tinha um 48k e ela deixava-me jogar pacman. Passei pelas antiguidades de 5″12 ( Arcade Volley, Zaxxon ) a preto e branco num Amstrad, prince of persia ou test drive 4 em “saudosos” gráficos CGA, sensible soccer num 286 e o famoso Monkey Island 2 num 386… Lembro-me de jogar Toonstruck, Phantasmagoria 2, Theme Hospital, MDK… isto para não falar os momentos áureos da Mega Drive e da Playstation ( FFVIII e FFIV ). Bom divertimento 😀

  38. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    1. ShenMue 1 e 2 na (Sega Dreamcast)
    2. Tomb Raider, Sega Rally, Virtua Fighter e Virtua Cop (Sega Saturn)
    3. Last of Us e Beyond: Two Souls na (Playstation 3 e 4)
    4. Metal Gear Solid 1 e 2 na (Playstation 1 e 2)
    5. Delta Force (Todos eles) e outros Shooters que já não me lembro o nome (PC)

  39. Avatar de Ricardo Pinto Carvalho
    Ricardo Pinto Carvalho

    muito bom post… fez me recordar tempos em que podia jogar horas a fio sem outras preocupações..
    posso dizer k Atlantis para a sega saturn consumiu muitas horas da minha vida, pela melhora gráfica k apresentava puzzles muitas vezes complexos k me obrigava a tomar notas em cadernos para não repetir combinações, foram semanas para o conseguir terminar ainda me lembro de um puzzle sobre uma galinha k fiz mais de cem tentativas para o conseguir terminar.
    mais recentemente Bloodborne para a ps4 voltou a conseguir fazer repetir o jogo várias vezes depois de o terminar a primeira vez.

  40. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Half Life e as expansões, dos melhores jogos de sempre, tiro, estratégia qb, e uns bons gráficos para a altura

  41. Avatar de Red Alert
    Red Alert

    E Red Alert? Ninguem? Ainda hoje é possivel jogar esta maravilha online quase em qualquer computador. Jogo horas online, experimentem https://cncnet.org/red-alert

    1. Avatar de Interpol
      Interpol

      Melhor jogo de sempre!! Não sabia que dava para jogar online.. my life is over!

  42. Avatar de Diogo
    Diogo

    red dead redemption

  43. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    MAXPAYNE 1 E 2 E NO SPECTRUM 128K O TARGET RENEGADE !!!!!!

  44. Avatar de Canibal
    Canibal

    ATARI: River Raid(jogava a família toda…Com uns joysticks da Quickshot… lol)
    ZX Spectrum: Elite
    386: Wolfenstein 3D
    AMIGA: Lotus Turbo (pela intro… Aquela música…)
    Mega Drive: Mortal Kombat 3
    PS1: PES
    PS3: Metal Gear Solid 4

    Peço desculpa pela lista mas creio que é muito difícil escolher um só jogo especialmente para aqueles que como eu acompanharam desde o início o desenvolvimento desta indústria.

  45. Avatar de Pedro Saraiva
    Pedro Saraiva

    o meu foi o super mario 64

  46. Avatar de md
    md

    UFO… viciou-me tanto que passei noites em claro. Foi o primeiro jogo que criei um sistema de auto-backups em disquetes, para poder continuar o mesmo jogo em vários computadores. Ainda hoje guardo essas disquetes que as converti em imagem, para as conservar. Por vezes recorro ao DOSBOX para matar saudades

  47. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tzar: The Burden of the Crown

  48. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tzar: The Burden of the Crown da Haemimont joguei isso anos e de vez em quando ainda volto a jogar umas semanas para reviver boas memórias.

  49. Avatar de Jito
    Jito

    Time Splitters 2
    Tomb Raider: Legend
    Rayman
    FIFA 07
    GTA Vice City
    GTA IV

  50. Avatar de Jito
    Jito

    Sonic 1,2,3 e Sonic CD
    CM 2002
    Half-Life
    Marvel Ultimate Alliance
    Spider-Man 1 e 2 (tanto os da PS1 como os dos filmes)
    Crash Bandicoot

  51. Avatar de Jito
    Jito

    Tekken 1,2,3,4,5
    Virtua Fighter 4
    Need for Speed Most Wanted

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tekken 1,2,3,4,5,6,7,8…. lol

  52. Avatar de Pedro Formigal
    Pedro Formigal

    Unreal tournament 99

  53. Avatar de Daniel
    Daniel

    Shemnue… Que jogo

  54. Avatar de Daniel
    Daniel

    É tb teste drivers unlimited… Tenho carros com mais 10000 quilómetros percorridos nesse jogo

  55. Avatar de HelderS
    HelderS

    Grandes momentos sim senhor, de jogo no Spectrum com o Match Day , Target Renegade, Commandos e Dark Empire (um jogo de estratégia meio obscuro, da Lothlorien, mas que me dava grande gozo jogar); no Amiga com Elite e R-Type; na PS2 os jogos do PES e no PC com Age of Empires, Rome Total War e Civilization. Não refiro jogos mais novos da Playstation 4, pois já não disponho de muito tempo útil para jogar e tornei-me um jogador mais casual!

    1. Avatar de HelderS
      HelderS

      Lembrei-me agora de outro, de que gostei bastante e passei horas a jogar: Laser Squad – um jogo por turnos.

  56. Avatar de Jorge Seco
    Jorge Seco

    Muitos foram os jogos que joguei mas nenhum me fez querer tanto chegar ao seu final como o The Last of Us numa era em que basicamente só se criam jogos com o sentido do modo online este jogo foi de todos o melhor que alguma vez joguei, devido à sua narrativa à história e toda a envolvência com o jogador merece sem duvida o meu número 1

  57. Avatar de Diego
    Diego

    Sem dúvidas, Tomb Raider, quando tinha meu playstation 1

  58. Avatar de Armindo Robalo
    Armindo Robalo

    Grim Fandango

  59. Avatar de Francisco
    Francisco

    The and only Diablo 2 LOD online

  60. Avatar de Abel Freitas
    Abel Freitas

    Little Big Adventure 2

  61. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O trailer do Las of Us, existe em Português de Portugal no youtube (canal da Playstation Portugal) . Podiam o ter colocado, já que falam da excelente voz dos actores portugueses.
    Fica o reparo.

  62. Avatar de Henrique
    Henrique

    Shenmue!! Sem pensar muito. Jogo da minha vida =) Sugiro e recomendo a todos que nunca jogaram ou nem sequer conhecem que experimentem.

  63. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    São tantos.. Mas não posso deixar de mencionar o jogo que me fez gostar de jogar: Shinobi para a Sega Game Gear. Lembro me de ter sido o primeiro jogo que me fazia perder horas e horas a tentar passa lo quando era miúdo. Desde aí já joguei muita coisa, principalmente para PC. Um que me ocupou muito tempo foi Chaser para PC, um fps não muito conhecido.

  64. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Residentes evil 1,2,3,4,5 e extras a partir disso não gostei muito.
    Last of US
    Dino crisis
    Grand theft auto 3,4,5
    Assassin screed todos
    MAG(massive action game) colei mais de 10 mil horas.
    São tantos que não vou inumerar mais

  65. Avatar de Luis
    Luis

    Para mim não tenho um jogo da minha vida tenho uma trilogia e chamasse Mass Effect tenho lágrimas derramadas, gargalhadas soltas e muitos momentos ligados ao coração
    Até a essa altura nunca tive um jogo que me deixasse tão apaixonado

  66. Avatar de Henrique
    Henrique

    está na horinha de fazer um artigo sobre shenmue não pplware.?

  67. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Final Fight e Vendetta, nas arcadas. Muita moeda de 50$00 estoirei eu

  68. Avatar de manel bigodes
    manel bigodes

    pong na colecovision!

    1. Avatar de manel bigodes
      manel bigodes

      perdão, na coleco telstar. na colecovision foi o motocross racer!

  69. Avatar de Rpscavaleiro
    Rpscavaleiro

    Jogo da minha vida? Counter Strike, agora vulgarmente conhecido por CS:GO

  70. Avatar de Sargas
    Sargas

    Alex Kid – Sega Master System

    1. Avatar de Zacarias Benta
      Zacarias Benta

      Bons tempos.

  71. Avatar de Jorge
    Jorge

    O jogo da minha vida sem duvida alguma foi o Light Crusader da mega drive, era eu puto e o jogo cheio de puzzles, aventura, misterio, terror, magia e ainda por cima em 3D que para aquela altura era muito bom. Ainda hoje jogo-o, apesar de já nao ser a mesma coisa devido a já saber quase tudo, ainda da gosto. Tambem joguei muito o Zombies ate my neighbour tambem da mega drive, em co-op muito bom

  72. Avatar de L360Leal360
    L360Leal360

    Shenmue na Dremcast e mais tarde na xbox. Pena este jogo nunca mais teve continuação, ainda até hoje aguardo a continuação.
    Shenmue sempre!!

  73. Avatar de G
    G

    Jogos que mais adorei e me marcaram mais:
    Metal Gear Solid (3 principalmente)
    Shenmue (1 e 2)
    Tomb Raider & Rise of the Romb Raider
    Grand Theft Auto 3
    Quake 3 Arena
    Tibia
    F1 2017 – https://www.youtube.com/watch?v=N1bRc0CRapY&list=PLaR1_n4fIwe5M1PoYLDusjfjO9dnBSlfn
    Shaiya
    Age of Empires 2: The Conquerors
    Command & Conquer (original)
    Abe’s Oddysee

    Ok.. são tantos jogos diferentes e bons que ainda nem 5% mencionei 😀

  74. Avatar de Zacarias Benta
    Zacarias Benta

    A saga Metal Gear Solid, especialmente o 4.

  75. Avatar de Djoje
    Djoje

    Chucky Egg e tantos outros da época no Spectrum
    Starglider 2 e tantos outros da época no Atari ST/Amiga 500
    Unreal Tournament e tantos outros da época no PC
    Daqui para a frente não joguei mais pois é só gigas e gigas de tédio com 1001 botões que se tem de aprender paraa jogar.
    Já não jogo….. está tudo visualmente muito bonito sim sr mas já não dá gozo.

  76. Avatar de coiso
    coiso

    Pokemon yellow e gold
    Ragnarok online
    Lineage 2
    Cod4
    Halo

  77. Avatar de Viriatorix
    Viriatorix

    Do tempo nostalgico dos 286 até aos primeiros Pentium…
    Tomb Raider, Rick Dangerous e Prince of Persia!!!
    Podia mensacionar outros como Flashback, Bubble Bobble, Larry Suit Leisure, Golden axe, Lemmings, Budokan, Double Dragon e… Speedball (acredito que se houvesse um remake deste último com as tecnologias de hoje seria um enorme sucesso).

  78. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    tantos jogos falados e ainda ninguem mencionou o Zelda?

  79. Avatar de Nelson Rodrigues
    Nelson Rodrigues

    Sem dúvida o maravilhoso Shenmue na velhinha Dreamcast. Felizmente o 3 está a caminho.

  80. Avatar de Noob
    Noob

    Zelda Ocarina of Time na velhinha Nintendo 64 😉

  81. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fahrenheit: Indigo Prophecy

  82. Avatar de João
    João

    O jogo da minha vida
    Magic Land Dizzy (AKA: Dizzy IV) para ZX Spectrum

    Embora toda a restante colecção seja muito boa e o Fantastic Dizzy de MegaDrive esteja particularmente bom.

    (mas porque raio é que me tou a sentir velho?!?!?!)

  83. Avatar de R
    R

    os meus favoritos!
    warcraft 3
    Commandos
    Wolfenstein: Enemy Territory

  84. Avatar de Vítor Almeida
    Vítor Almeida

    A saga completa do Tomb Raider, o Red Alert, etc. O que mais me marcou foi, sem dúvida, o Tomb Raider! O meu primeiro PC tive-o em 1998, e o Tomb Raider foi instalado pelo amigo que mo vendeu. Claro que se falarmos em Zx Spectrum, o Chuckie Egg, foi o mais marcante.

  85. Avatar de Emanuel Bastos
    Emanuel Bastos

    Comandos

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sem dúvida a saga Commandos!
      PS.: para os amantes desta saga, saiu no final de 2016 o Shadow Tactics Blades of Shogun, muito similar ao comandos, diversos personagens todos com as suas funções. Mesmo modo de jogo, simplesmente é com ninjas e samurais ao invés de militares.

  86. Avatar de The Dude
    The Dude

    Spectrum: Manic Miner, Chuckie Egg, Bomb Jack, Formula One, Psssst
    Arcade: Chaze HQ, Italia 90, Monkey Island, Tetris, Mortal Combat, Nascar
    Mega Drive: Sonic, Micro Machines
    Amiga: Sensible Soccer
    PC: Quake, Unreal, MDK, Alone in the Dark

  87. Avatar de Jorge Canossa
    Jorge Canossa

    Como alguns aqui este é o 1º comentário que faço no pplware apesar de visitar o site diariamente. Como o Paulo, o jogo que mais me marcou foi o Last of Us.Sou jogador desde os tempos do spectrum mas este jogo é uma obra prima, perdi-me completamente, fiquei totalmente absorvido nele. É um ícone dos videojogos, é por este e outros que tenho gosto em ser um gamer.

  88. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Fazendo uma retrospectiva da minha vida que sempre foi recheada de jogos não consigo escolher um. Quase posso dizer que escolher o jogo da minha vida seria como escolher um dos filhos.
    Por isso os jogos da minha vida serão:
    Chuckie Egg – Spectrum (2,5 minutos para “entrar” e horas infindáveis para desligar)
    Street Fighter 2 – Arcada, Sega Mega Drive
    Resident Evil 2 – PSX (Todos os dias tinha de terminar o jogo em 1h15 usando apenas a faca e sem gravar)
    Serie Tekken – Arcada, PSX , PS2, PS3
    E para terminar:
    Serie GTA – Do GTA”1″ ao 4 passando pelo Vice City e San Andreas (ainda não joguei o 5 por falta de plataforma)

  89. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Paulo Silva deixo aqui um desafio:
    Faz uma rubrica semanal a relembrar estes jogos. 1 por semana.

  90. Avatar de Ricardo Farinha
    Ricardo Farinha

    Final Fantasy VII

  91. Avatar de Tavares
    Tavares

    Wario Land – Super Mario Land 3 na Gameboy

  92. Avatar de Malamen
    Malamen

    Saga Diablo.

  93. Avatar de jorge
    jorge

    Secret of monkey island
    Indiana Jones and the fate of atlantis

    Dune 2

  94. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Medal of Honor Allied Assault (a versão online era a pta da loucura ) o Spearhead tb não era mau

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      MOHAA online era brutal. Ainda hoje estive com um amigo parceiro de “guerra” a relembrar os mapas, V2, Stanlingrad, Omaha Beach, etc.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        xiii…MOHAA…como me pude esquecer de acrescentar esta pérola na minha lista.
        Também sou desse tempo e cheguei a ter clans e jogar em competição para a ladder da clanbase =)

  95. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Pelo número de horas/dias/anos tenho que dizer World of Warcraft, foi o jogo que mais joguei até hoje.
    Contudo mais marcante tenho que escolher mesmo The Last of Us, foi dos poucos single players que cheguei até ao fim. Aliás completei o jogo por 8 vezes sendo 3 delas “back to back” em diferentes níveis de dificuldade. Apesar de ter tido um bom voiceover em português, nada se compara à versão original com talvez dois dos melhores nomes da industria Troy Baker, Nolan North e da Ashley Johnson que sinceramente não conhecia e foi uma excelente surpresa.

  96. Avatar de V.T.
    V.T.

    O jogo que mais me marcou até hoje, foi Heavy Rain, um jogo exclusivo da PlayStation 3. Foi um jogo que me marcou devido à história, pois na altura tinha acabado de ser pai, e tudo o que tinha crianças tocava-me profundamente.
    Outros jogos que e marcaram muito foram, Alan Wake para a Xbox 360, Medal of Honor Allied Assault para PC, a série Gran Turismo, Forza 3, Age of Empires I e II, Tomb Raider, Call of Dyty Modern Warfare 4….

  97. Avatar de Osvander
    Osvander

    Com certeza Gran Turismo, ficou marcado pelo resto da minha vida. Lembro que ficava até 24 horas jogando sem parar por 4 vezes para conquistar aquele tão sonhado caro virtual para jogar com ele.

  98. Avatar de Jorge Morais
    Jorge Morais

    Para mim o jogo que me mais marcou foi o ultimo que joguei o the last of us, pensando que não valia nada e afinal é um jogo que me fez-me tão bem, que me mudou completamente a minha falha.
    Fina Fantasy X, Half Life 2 saga, Dead Space Saga, Uncharted saga, Darksiders saga, God of War Saga, Prince of Persia Saga e por ultimo Alice Madness Returns são uns dos jogo que mais adoro.
    Mas ninguém bate na arte do jogo The Last of Us, historia, jogabilidade, arte e personagens, são aquilo que mais aprecio.
    E ainda só tenho a PS3.
    O meu ID é https://psnprofiles.com/JMFSDM

  99. Avatar de ruidias61176
  100. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Muitas horas passadas a jogar mas os jogos que mais me marcaram foram Age o empires, que ainda hoje jogo com amigos, Red alert, Diablo, e o Cod da segunda guerra mundial, ou melhor quase todos os cod sao muito bons

  101. Avatar de Sergio
    Sergio

    No spectrum joguei muito o CM, raibow island, renegado, Rock the dangerous etc… Na atualidade os Assassins Creed, Red dê as Redemptation, last of us e os Uncharted.

  102. Avatar de O Senhor Jesus
    O Senhor Jesus

    Final Fantasy VII na Psx. Prenda da minha mãe no Natal de 1997 ou 1998 (Era uma edição Platinum). Até chorei…

  103. Avatar de Manuel Barbosa
    Manuel Barbosa

    Wolfenstein: Enemy Territory.
    Foi o jogo que mais joguei e mais me envolvi… joguei em pub e em clans. Jogar em clans foi uma experiência única e incomparável que estravazou em muito a experiência dum simples jogo, contribuindo em muito o facto de ter gostado em 2 clans multinacionais (joguei com alemães, polacos, britânicos, finlandeses, holandeses e húngaros).
    O stress, a alegria, a tristez, o envolvimento, a frustação e outros mil e uma emoções que senti neste jogo em nada se comparam com outro jogo.
    Faz parte de mim.

    1. Avatar de Manuel Barbosa
      Manuel Barbosa

      Numa nota single player, tenho sempre 1-2 por plataforma que ocupam um lugar quente no meu coração:
      – MegaDrive: Sonic 1, Street Figther 2, Shinning Force 2
      – Arcadas: Street Figther 2
      – Neo-Geo: Samurai Showdown
      – Playstation: Final Fantasy 7, Silent Hill, Vagrant Story
      – Playstation 2: nenhum jogo me tocou
      – Dreamcast: Skies of Arcadia, PowerStone 2, Timestalker
      – PC: Return to Castle Wolfenstein, Thomas Was Alone
      – Wii: Super Paper Mario, Super Mario Galaxy 2
      – DS: Zelda Phantom Hourglass
      – 3DS: Paper Mario Sticker Star
      – Switch: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey

      Espero antes de morrer voltar a jogar alguns deles, nomeadamente: Sonic 1 (a música da Marble Zone…god), Vagrant Story (parei de jogar no último boss porque a real life se intrometeu), Skies of Arcadia (espero que seja num HD remaster) e Zelda Phantom Hourglass (tenho a última masmora em estado standby nos últimos 10 anos).

  104. Avatar de Bruno
    Bruno

    PC – Prince of Persia 1 e 2. Pro Evolution Soccer (n me lembro qual), Warcraft 1 e 2, Call of Duty 1 e 2, Medal of Honnor, Transport Tycoon, another World e um dos melhores FlashBack!
    Megadrive – Sonic 1 (Grande jogo!!!!) e 2, Revenge of the Shinobi , Strider.
    Dreamcast – Shenmue e Panzer Dragon
    PS4 – The Last of US

    Abraço

  105. Avatar de Mata Ratos
    Mata Ratos

    Paradise Café

  106. Avatar de P4Hope
    P4Hope

    no PC commandos BEL e BTCD, mais tarde sniper elite e hitman

  107. Avatar de Dinis
    Dinis

    O jogo da minha vida é, sem dúvida o CM/FM… comecei no Championship Manager 2 no Amiga e nunca mais parei… só a título de exemplo, na steam, o meu FM 2009 marca 1233 horas e o FM 11 693 horas… Nada mais glorioso que começar despedido, ir para a segunda portuguesa e a acabar num grande clube a acabar com eles…

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Estava-me a esquecer do Counter Strike. Comecei na 1.0 em Setembro de 2000 e, por exemplo, neste CS:GO tenho 1307 horas (mas não jogo nada LOL)!!!!

  108. Avatar de Marco Pinho
    Marco Pinho

    Ninguém jogou GODS, PRE-HISTORIC? E Qix, Xonix, Pacmania, Blocks 3D, o primeiro Sim City? Ui, são tantos desde o meu velhinho 386 com 83mb de disco, Pentium 4, PS One, PS 2 e PS3. A série PES até ao 06 foi talvez a que mais horas de serviço me roubou. Nostalgia boa!

  109. Avatar de Rolha
    Rolha

    De Sempre:

    Final Fantasy VII
    Prince of Persia (Sands of Time) triologia
    Elder Scrolls (Daggerfall, Morrowind, Oblivion e Skyrim)
    Fallout 3

    Clássicos juventude (PC Nostalgia e consolas e salões de jogos):

    Street fighter 2
    Mortal Kombat
    Soulcalibur
    Dinossaurs & Cadillacs
    Golden Axe
    Daytona
    Shining Force II
    Heroes Quest (Quest for Glory I)
    Worms

  110. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só de ler os imensos jogos, quase que vem uma lágrima de saudades 🙂
    Não vou fazer uma lista, senão nem amanhã, mas 1 exemplo pequenino:
    Spectrum – Silkworm
    Amiga 500 – GODS
    Master System – Alex Kid
    MegaDrive – Sonic 1
    Diversas PSX – Talvez os FIFA
    Máquinas – Street fighter e final fight

    Posso ir chorar ali ao lado mais um pouco, porque são tantos, mas tantos jogos que marcam que não há memória para tanto.
    Valem agora os emuladores, mas… PORRA, não é a mesma coisa.

  111. Avatar de Tiago
    Tiago

    PC – Commandos, Medal of Honor, COD, FIFA
    PS2 – God of War 1 e 2
    Dreamcast – Shenmue, Tony Hawk
    Mega Drive – Street Fighter
    Super Nintendo – Super Mario

    P.S.: para quem gosta de Commandos, no final de 2016 saiu o Shadow Tacticts. Mecânica de jogo muito idêntica ao Commandos, missões do mesmo género, personagens com funções diferentes. Única diferença: em vez de militares são ninjas e samurais pelo que granadas e pistolas são substituidas por sabres.

  112. Avatar de João Terra
    João Terra

    GTA Vicey city que me marcou muito e consegui chegar até ao final. O GTA San andreas, que na altura lembrou-me bons tempos. O mais recente que joguei e que gostei imenso e que me marcou pela positiva e foi um jogo brutal foi o RIME

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      e destes todos esquece-me de destacar o lendario e famoso Trackmania, do 1º até agora., Prince of percia

  113. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Como já jogo à mais de 35 anos cá vai!
    Aqui vão aqueles que me lembro que perdi algum tempo a jogar e na maior parte deles terminei o jogo.

    Zx Spectrum – R-type

    MSX – Penguin Adventure

    Nintendo Famicon – Supermario 1/2/3

    Amstrad 1512 DD – Cat , Digger e North and South

    PC 286 – Secret of Monkey Island

    PC 386 – The 7th guest, Myst e Doom

    PC 486 – Wolfenstein 3d,

    Pentium – Warcraft, Starcraft, Wing Commander, Tie Fighter, Command and Conquer, Worms

    Pentium II – Tomb Raider, Quake, Duke Nuken, Death Rally, Diablo

    AMD Athlon XP 1700 – M.D.K. , Carmageddon, GTA, Age of Empires, Starcraft, Half-Life, Rainbow Six,

    AMD Athlon XP 3000 – Final Fantasy VII (talvez o meu jogo da vida), Black and White, Max Payne, Call of Duty, Need for Speed, The Chronicles of Riddick, Half Life 2, World of Warcraft

    Core2duo – F.E.A.R., Dungeon Siege, The Elder Scrolls 4, The godfather, Mafia

    Core2Quad até hoje – Bioshock, Crysis, Neverwinter Nights, Fallout 3 (fabuloso), Fallout 4, Dead Space, GTA IV, GTA V, The Witcher 3, Far Cry 2 e 3, Starcraft II, Medal of Honor, Portal 2, Diablo III, Path of Exile

    Estes porventura foram os melhores. De ano para ano jogo cada vez menos…

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Ainda Tens o Core2Quad ? tive um Q9450 que grande maquina..

      1. Avatar de Filipe Sousa
        Filipe Sousa

        Aqui ainda corre o Q6600 GO

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          saudades desses tempos de solteiro a jogar bioshock às 3 da matina …. agora casado com filho já fostes.

  114. Avatar de Jorge
    Jorge

    Siberia e siberia 2…foi pena o siberia 3 ser tão fraco!!

    1. Avatar de João terra
      João terra

      gostei muito dessa jogo e na altura já tinham uns bons gráficos. eu sou do tempo de jogar Atari , Nintendo 64 sega master system, sega mega drive. a partir da sega saturn começou o mundo das consolas

  115. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Jogo desde os meus 5 ou 6 anos, meio dos anos 90, e estes são os meus jogos preferidos:
    Super Nintendo, Super CLK 2010 e Nintendo 64: dos nomes só me lembro Mortal Kombat II e Mario Bros.
    PS1: Tekken 3, Fifa 2000 e 2001, Hugo, Terracon, Colin McRae 1 e 2, Ronaldo V Football, Medieval, Gran Turismo 2, Driver 2.
    PS2: GTA Vice City, GTA San Andreas, Splinter Cell Pandora Tomorrow e Chaos Theory, PES 2, 4 e 6, Fifa 2004, Midnight Club 3 DUB Edition, Need For Speed Underground 2, Most Wanted e Carbon, True Crime Streets of LA e True Crime New York City,
    PS3: Red Dead Redemption, GTA IV, GTA V, Midnight Club Los Angeles, Motorstorm Pacific Rift, Batman (Arkham Asylum, Arkham City e Arkham Origins), Max Payne 3, Sleeping Dogs, Splinter Cell Blacklist, Uncharted 1, 2 e 3, The Last Of Us.
    PS4: Batman Arkham Night, Uncharted 4, MAFIA III, Uncharted The Lost Legacy, Horizon Zero Dawn, Ratchet & Clank, The Order 1886.

    Joguei muitos mais, se escolhesse um top 5 seria: GTA San Andreas, Uncharted (todos), The Last Of Us, Horizon Zero Dawn e Batman (todos).

  116. Avatar de Teresa Martins
    Teresa Martins

    Ninguem falou no ICO….adorei

  117. Avatar de dumberdog
    dumberdog

    Alguém se lembra de um simulador de helicópteros militares experimentais que se chamava LHX Atack Chopper? As horas que passei a completar missões, grande jogo sem dúvida. O outro foi o F15 strike eagle II.
    Quanto a jogos de porrada o que eu mais jogava era o Double Dragon e o Golden Axe.
    De corrida jogava muito o Grand Prix Circuit da Accolade, em que figuravam grandes pilotos como o Don Matrelli e Bruno Gourdo 😉 e a sua variante de duas rodas The Cycles, tipo a série Moto GP mas dos anos 80/90. Mas o meu favorito era o Indy 500 em que podíamos dizimar todo o pelotão correndo em sentido contrário. De futebol jogava KickOff e Manchester United Football Club 2 Europe ou MUFC2 Europe.

  118. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu já joguei de tudo e mais alguma coisa. Mas se houve consola que mais me marcou, foi a sega saturn. Todos os jogos que joguei nela me marcaram, incluindo o DragonBall, Nights into Dreams, Daytona USA, Sonic JAM, Sonic 3D, e todos os outros, Virtua Fighter, Fighting Vipers, Virtual ON, battle arena toshinden (todos)…esquece, nao sairia mais daqui…tambem tive uma consola antes, em que jogava super mario, um jogo de tanques num labirinto, o popeye, entre outros, mas nao me lembro do nome da consola, tambem jogava com uma pistola em que havia um cao e tinha que disparar para uns patos, tambem passei pela playstation 1 em que o jogo do Croc me marcou bastante, assim como o Tomb Raider 2, Tekkens., o tombi, etc etc… Playstation 2 e 3 ja nao joguei tanto, mas da Playstation 2 adorei o Dragon Ball Z: Budokai 3, ainda o tenho em iso para poder jogar no pc com o emulador. E joguei mais umas centenas deles…Inesqueciveis, todos marcaram de uma maneira ou de outra.

  119. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esqueci-me: Adoro FIFA, ainda hoje sou um pouco viciado em FIFA e FM hehe

  120. Avatar de chaotixx
    chaotixx

    Shenmue e Saturno Bomberman

    1. Avatar de chaotixx
      chaotixx

      Malvado corrector automático :p
      Saturn Bomberman

  121. Avatar de Maia
    Maia

    Gran Turismo
    Uncharted
    Metal gear, o 4 foi brutal
    Last of us
    God of War
    Devil May Cry
    Pro evolution soccer ou winning eleven kkk
    FIFA
    LittleBigPlanet
    Max Payne 3
    Tekken
    Resident Evil
    Fahrenheit
    Super Mario
    Sonic
    Tomb Raider
    Street Fighter, Mortal Kombat, Killer Instinct e as bolhas nos dedos
    Donkey kong
    Daytona
    Doom
    Pandemonium
    GTAs mas o vice city foi o que mais fiquei maluco kkkk

  122. Avatar de Joey
    Joey

    Commodore Amiga: Hired Guns e Lemmings

  123. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os jogos que mais gostei:

    – Micro Machines (MegaDrive)
    – Sonic 1 (MegaDrive)
    – Shemnue (Dreamcast)
    – Age of Empires 2 (PC)
    – GTA 1, 2,3 e 5 (PC/PS2/PS4)
    – ISS (primeiro PES) (PS1)
    – PES (PS2/PS3/PS4/PC)
    – FIFA (PS1/PS2/PS3/PS4/PC)
    – Call of Duty 4

  124. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Vou apenas citar um, pelas memória da minha primeira consola, pela memória do meu Pai, eu e o meu Irmão a jogarmos os 3 e a delirar com aquela maravilha.
    Super mario bros na nintendo!

  125. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mencionar aqui alguns que me marcaram bem:
    -Contra
    -Super Mario
    – Sonic praticamente a saga toda entre Master system e Mega Drive
    – Alex kidd Master system dou frequente cmg a cantarolar as melodias ainda hj portanto acho que mexeu mt cmg.
    – Aladdin Mega Drive provavelmente o melhor jogo de platafornas até então.
    – Fifa 94/95/96 saturn dps raramente joguei.
    -Micro Machines – acho quek jogava c amigos sabe do que falo.
    – shinning force 2
    – FFVII e VIII
    – Tombraider yap yap marcou e mt.
    – Daytona saturn
    – Half Life
    – Kotor
    – Ragnarok Online

    Muitos anos sem jogar quase nada e dps

    – Last of us o primeiro jogo que me fez jogar até ao fim depois de tantos anos sem jogar. Na altura o meu colega decquarto tinha uma PS e foi o unico que me pegou.

    Tenho que mencionar alguns que me marcaram nas arcadas
    – King of Fighters 96/97/98
    – Cadillac Dinosaurs
    – Pang
    – puzzle bubble.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Pensei que tinha escrito mas tenho que mencionar

      – mortal kombat 2 master system e 3 mega drive
      – street fighters
      – commandos behind the enemy lines
      – Blood omeb – Legacy of kain

      Muito importantes estes

  126. Avatar de apoca
    apoca

    xiiii, como é possivel ninguem falar do Blackthorne e do Crusader: No Remorse??? muitas horas gastei nestes 2 :S

  127. Avatar de sLiD
    sLiD

    Alguns fazem a lista mas o que mais me marcou e mais horas investi nele foi The Legend of Zelda: Ocarina of Time

  128. Avatar de Carlos
    Carlos

    Shenmue, Uncharted e The Witcher Wild Hunt

  129. Avatar de dajosova
    dajosova

    anda aqui um cheirinho bom a mofo 😀

  130. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Da Command & Conquer joguei toda a saga Red Alert, Generals, Tiberian Sun, Tiberium Wars.

    America’s Army desde a versão 1.0 até a 3.0
    Estes foram os jogos da minha vida :DD

  131. Avatar de Diogo Moniz
    Diogo Moniz

    Tenho vários! Horizon Zero Dawn, The Witcher 3, Dragon Age 1 e 2, Mass Effect 1/2/3, Alien Isolation, Rayman The Great Escape, Assassin’s Creed (todos eles), SOMA, Uncharted (todos), Tomb Raider, Dead Space, Resident Evil, The Last Of Us. Opá eu não consigo dizer todos, mas estes são os principais. Mal posso esperar pelo Days Gone e ainda o Cyberpunk 2077!

    1. Avatar de Diogo Moniz
      Diogo Moniz

      Até me esqueci de falar do NieR: Automata. Não o posso excluir de maneira nenhuma, foi um dos jogos que certamente me marcou para sempre!

  132. Avatar de Carlão
    Carlão

    Metin2 sem duvida

  133. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    Civilization III
    (2001)
    🙂

  134. Avatar de Correia
    Correia

    Gta San Andreas, Gta Vice city os mais viciantes.
    Uncharteds.
    primeiros anos do PES e os últimos de FIFA.
    Target Renegade.

  135. Avatar de Jose Trigo
    Jose Trigo

    Gostava daquela altura em que não havia informação no Youtube sobre a melhor maneira de fazer X nos jogos e tinhamos de descobrir tudo por nós. Lembro me de ser pequenino e jogar Minecraft Beta sem sequer saber que existia ferro e passava o tempo todo na superfície até que um dia acidentalmente queimei a casa que tinha feito de madeira 😛 Também gostei muito de jogar GTA SA e o jogo que comecei em pequenino e jogo atualmente: CS. Primeiro o 1.6 sem saber o que fazer, depois minigames no source, e por fim competitivos no CSGO.