Windows 10 on ARM colocado a funcionar num Lumia 950

41 Comentários

Com o Windows 10 on ARM, a Microsoft espera conseguir criar dispositivos de baixo custo que ofereçam um desempenho suficiente para as tarefas do dia a dia com uma boa autonomia.

Após serem lançadas as primeiras soluções em PCs, um programador conseguiu colocar este sistema operativo a funcionar num Lumia 950.

lumia 950

A Microsoft tem tentado adaptar o seu sistema operativo para funcionar nos SoC ARM. Embora o desempenho destes processadores ainda não se assemelhe aos principais processadores da gama i da Intel, a verdade é que já conseguem lidar com a maior parte das tarefas do dia a dia, com a vantagem de possuírem uma autonomia muito superior.

Após algum tempo de desenvolvimento, os primeiros equipamentos com este sistema começaram a sair em dezembro, seguindo em linha com os prazos divulgados. No entanto, ao contrário do que era esperado, este sistema acaba por trazer mais limitações do que tinha sido divulgado, assemelhando-se ao Windows 10S ou fazendo lembrar as versões RT.

Windows 10 - ARM_2

Embora a lista de dispositivos que suportam este sistema ainda seja limitada e muito centrada nos computadores, um programador conseguiu colocar o Windows 10 on ARM a funcionar num Lumia 950.

Vídeo mostra Lumia 950 a correr Windows 10 on ARM

Partilhado pelo utilizador Hikari_Calyx no Twitter, um utilizador não identificado conseguiu correr o Windows 10 on ARM num Lumia 950 (RX-130 MSM8994) em 64 bits.

Embora nem todos tenham ficados convencidos inicialmente que isto seria verdade, um vídeo disponibilizado veio mostrar que o projeto era real e que este processo era mesmo possível.

Infelizmente, o programador recusou partilhar o UEFI que permite a outros utilizadores seguirem o mesmo processo. Segundo Hikari_Calyx, o programador desconhecido apenas tornou real o processo para mostrar as potencialidades deste antigo topo de gama da Microsoft.

Embora tenham sido descontinuados, muitos utilizadores defendem que o potencial dos smartphones da Microsoft nunca foi totalmente aproveitado. Este é um claro exemplo dessa teoria, depois de um utilizador ter pegado num Lumia 950 e o ter tornado num autêntico Surface Phone.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Não sei porque é que alguns ainda insistem nesse cavalo morto !

    1. Avatar de Mario Jorge
      Mario Jorge

      Porque a concorrência não satisfaz. Por um lado tens um sistema não optimizado que ao fim do tempo se torna lento ao longo do tempo. Por outro tens um sistema optimizado e com largos anos de suporte, mas com algumas limitações de personalização(vamos admitir, é ridículo teres de ler um toturial de duas páginas só para escolher o toque que queres).

      1. Avatar de Mario Jorge
        Mario Jorge

        E esqueci-me de referir o preço ridículo dos iPhones.

      2. Avatar de A.J.
        A.J.

        Há 1 ano estive para comprar WP, mas não avancei pela compra simplesmente pelas apps.
        As que uso diariamente não estavam disponíveis para a plataforma (desde lazer a apps bancárias)

        Fui para iPhone, e por razões que não vou enumerar aqui passado 6 meses vendi e voltei para android.
        Há coisas que nunca mudam, mas isso do sistema operativo se tornar “lento ao longo do tempo” é coisa que não verifico.
        Um flagship só precisa de factory reset de um par em par de anos pelo “lixo” acumulado por mim, não porque está “lento”.

        Cumots

        1. Avatar de Mario Jorge
          Mario Jorge

          Depois de ter tido um Android que passado dois anos ficou lento, cheio de bugs. Fiz root. Troquei a rom. Melhorou. Ponderei adquirir wp pois fiquei espantado com os 520, que com 1.0 dual core e 500 de ram. Ultrapassava a performance do meu 1.5 dual core de 1 gb de ram. Devido à falta de apps optei por um iPhone. Que apesar de não estar inteiramente satisfeito, acho que é a melhor opção actualmente

          1. Avatar de A.J.
            A.J.

            Infelizmente android nunca foi nem será tão cedo bom a gerir recursos.

            Um android “decente” tem que ter 3GB de ram pra cima por exemplo…
            Tive S7 e neste momento fui para one plus pois queria algo mais parecido com stock android.

            Até agora sem queixas, a câmara podia ser melhor mas para isso há dslrs.
            A xiaomi tb tem propostas interessantes, assim como a Huawei.
            O que não falta é concorrência e nós ficamos a ganhar

          2. Avatar de Luis Santos
            Luis Santos

            Mas o 520 rodava o WP8.0 e posteriormente 8.1.Mas houve malta que atualizou 520 e 630 para WM10 ,e a coisa não correu bem ,porque o hardware era fraquinho .
            O WP8.1 tinha o condão de ser bastante leve ,no wm10 só os 950\xl ,é que eram bastante fluidos ,no l640( a perda de fliuidez foi notória .Tenho cá em casa 1 950 xl ,2 l640,1 l530 , 2 l535 e um l630,e o único que era bastante fluido era o 950 ,os outros nota-se a falta de fluidez que tinham com o wp8.1

    2. Avatar de Xis
      Xis

      E qual é o cavalo morto a que te referes? O Windows 10?

      1. Avatar de eu
        eu

        Se tens a necessidade de ainda fazer essa pergunta, é porque ainda não estás preparado para a resposta.

        1. Avatar de cat
          cat

          Sim, ele parece estar mesmo com um medo do catano … lol

          1. Avatar de eu
            eu

            E pelos vistos parece que também precisa de um porta voz.

          2. Avatar de cat
            cat

            Parece que por aqui só alguns têm licença para abrir a boca. Tens algum problema quanto a outros dizerem qualquer coisa num espaço de mensagens público e aberto a todos ? É o “porta voz” que pergunta …

        2. Avatar de Quim
          Quim

          se não usas deixa-o estar… eu uso, logo não está morto. e como eu, muitos outros ainda usarão

        3. Avatar de Xis
          Xis

          Obviamente que tenho necessidade de fazer essa pergunta, já que não consigo entrar na tua cabeça, nem a tua verdade é a verdade universal, entendes??
          Tenta aprender a ser um pouco mais sensato antes de fazeres afirmações dessas e talvez evites perguntas que te incomodam. Sim, é que se não incomodasse tinhas respondido ao que te perguntei, já que a resposta exigiria menos palavras do que as que usaste para me responder o que respondeste…

  2. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Muito bom! Promete!

  3. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    A Microsoft voltou a colocar todos os lumia da serie X50 na loja novamente.
    As apps bancarias, tens a da CGD, mas mesmo assim prefiro aceder via browser.
    Para utilização quotidiana, não vejo que app, faça falta que não possa ser contornada.

  4. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Ridículo para ti, porque a Apple não acha isso!
    E eu acho que é apenas extorsão.

  5. Avatar de Andre
    Andre

    é simples. estive com um asus zoom s. comprei devido a camera, tinha um lumia 950, mas não fiquei convencido, um lumia é um lumia ponto, falta aplicações, simplesmente é o que falta… os programadores não querem fazer por birra, conheço gente que anda a procura de lumias para comprar, eles estão no eBay a preços de novos… quem tem lumia ou iphone não muda para android decerteza, se algum dia mudar vai notar diferenças como eu, alta voz não é igual, não capta o som como lumia, eles tem 4 micros, devem ser os únicos… para filmar concertos, fazer vídeos não há melhor… nem iphone. com 2 anos de atraso, a qualidade compara-se ao iphone x com IOS 12…. ;), agora app faltam, mas os PWA estão a chegar e vai reforçar o w10p, a Microsoft já prevê isso, dai por a venda… não faz sentido os programadores ter que fazer 2 ou 3 versões da mesma aplicação para diferentes O.S, tendo em, conta o tranalho que da para corrigir nos vários sistemas. plataforma universal é o futuro, e quem tem um sistema firme seguro robusto e que mantem no mercado.

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Boas ,infelizmente ,por queda ,tive de mudar de um 950xl para um huawei mate 10 pro ,e apesar de estar bem servido ,prefiro de longe o WM10 .Mas tenho de dizer que nos últimos 2 meses tive alguns bugs no 950xl.Não era um sistema isento de problemas .E um dos problemas foi mesmo o software da camara(abria e fechava logo) ,e aconteceu-me em plenas férias .A mim não me fez diferença ,porque nunca usei o telemovel para fotografia ,tinha a minha maquina ,mas se depende-se do telelé,estava f..do.
      MAs só mesmo um fâ incondicional é que compra nesta altura do campeonato um aparelho WM10,com a data da morte anunciada á 3 ou 4 meses .

    2. Avatar de Jp
      Jp

      depende do que queres de um telemóvel. eu tive um Lumia e mudei para o píxel 2 XL. no complains here

  6. Avatar de alfasport
    alfasport

    O velhote está morto mas filma os Metallica a tocar a minha casinha como poucos! Lumia 950
    https://www.youtube.com/watch?v=vl2Hs8lSD24&feature=youtu.be

    1. Avatar de pedro
  7. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu acho é que num futuro próximo vou utilizar mais o Android em modo desktop que o Windows …

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Já agora um assunto “primo”:

      conhecem alguma distro de Android x86 que dê para correr de PEN USB (nao Live, quero que me grave as Apps e Settings)? Eu instalei a oficial Android x86, a versao LIVE funciona bem mas quando tento instalar a versao “nao-LIVE” numa PEN ela nao arranca e pior, mesmo dizendo que nao quero que me instale o GRUB2, ele instala e já me alterou o menu de arranque dum dos PC com W10…

      Eu procuro um Android x86 “residente” numa PEN USB, que corra diretamente (e não por VM) e que não faça alterações no PC, só o use para processamento. Algum conselho?

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Obrigado, vou ver

  8. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    deviam era devolver era o dinheiro de quem gastou nesses pisa papeis telemoveis da microsoft

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Devolver o dinheiro porquê?Os telemóveis e o sistema continuam funcionais .

      1. Avatar de lUÍS
        lUÍS

        Para comprar iphones, pq o iphone é q é bom xD
        Eu cá continuo com o meu 640DS e vou tendo updates…

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Se quiseres troco-te um Lumia 950 XL por um Alcatel Idol 4…. sem pensar duas vezes!

  9. Avatar de poiou
    poiou

    Arrisco-me a dizer que o windows MOBILE é dos melhores SO, apenas tem 2 problemas:
    – Falta de algumas apps mais conhecidas
    – Abandono/pseudo-abandono (ou o que lhe quiserem chamar) por parte da microsoft
    Eu era daqueles que defendia que o meu próximo telefone seria um WM, mas com isto tudo continuei em android.
    Agora, parece-me que a microsoft quer fazer alguma coisa com os antigos lumias (talvez permitir o update para o Windows on ARM)

    1. Avatar de eu
      eu

      2 pequenissimos problema (coisa pouca).
      Eu sou rico mas só me falta o dinheiro para o ser.

      1. Avatar de cat
        cat

        Não, não é bem por aí. Pior do que isso são os ricos que são pobres sem o saber ou sem o querer saber. Esse é um grande problema …

  10. Avatar de ADroid
    ADroid

    Android fica lento??!!!
    Decente só com 3g??!!
    Misturar opções de hardware com software é cum cada um!!!
    O Android corre com 512 de ram metam lá o w10, vai lá vai.
    Metam o android num i7 até tira cafés.
    ios é melhor que o android? não nao é!! simplesmente é muito mais caro

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Correr… eu diria arrastar. Tenho tantos tablets com 512mb de ram que ao fim de 5 apps instaladas estão a pedir para o desligar.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Android com 512 de ram ?
      Eu chamo a isso enganar/vigarizar o consumidor.
      Pelo contrário o Win Phone com 512 ram corre bem.
      Isso do Android tirar cafés, só se for na tua mente.

  11. Avatar de BGG
    BGG

    Ainda a resistir com o meu lumia 640

  12. Avatar de Ask Me
    Ask Me

    O que eu queria era o Windows 10 on ARM a funcionar no meu Surface RT.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Isso duvido muito. Tenho um Surface RT e aquilo já mal aguenta o W8.1 quando mais o W10ARM

    2. Avatar de Andre
      Andre

      impossível!!!!
      a arquitetura de “bios” e completamente diferente. impossível manobrar, aquilo é ARC.