Half-Life 2 chega ao Linux via Steam

32 Comentários

A  Valve, empresa criadora de vários jogos de sucesso, como é o caso do Counter-Strike ou Team Fortress, e líder em serviços online de distribuição de jogos, como é o caso da Steam (mais de 50 milhões de contas e mais de 2 mil jogos) continua empenhadíssima em expandir a sua oferta de conteúdos para o GNU/Linux.

Se até agora não havia jogadores no Linux era porque não havia jogos interessantes para esta plataforma. Mas a Steam fez com que tudo mudasse e, hoje em dia, o GNU/Linux é também uma plataforma para gamers.

Depois de disponibilizados já grandes títulos do mundo do Gaming,  como o jogos Half-Life e Counter-Strike eis que chega a serie Half-Life 2 .

halfLife

O Half-Life é um dos jogos clássicos mais populares da Valve. Para quem não se lembra, o Half-Life  foi considerado o Jogo do Ano (em 1998) por mais de 50 revistas da área do gaming. O jogo é uma mistura de acção e aventura, com uma tecnologia galardoada, para criar um mundo assustadoramente realista, onde os jogadores devem pensar para sobreviver.

A série do Half-Life 2 chega agora à Steam, com os seguintes clássicos:

Este jogos foram lançados entre 2004 e 2007 e apesar de já terem algum tempo, merecem as melhores críticas dos especialistas na área do Gaming.

Aqui fica o Trailer do Half Life 2

O GNU/Linux está a ficar cada vez mais completo, com mais apoios e a ser o preferido dos utilizadores. Na área do gaming, o GNU Linux tem ganho pontos aos concorrentes e certamente que esta ano estarão previstas mais novidades. via Webup8

Que jogos gostariam de ver no GNU/Linux?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    O caminho certo 😉 Embora, continue a achar que um dos maiores problemas para a transição para Linux seja a compatibilidade de periféricos, por exemplo, no mundo dos DAW (Digital Audio WorkStation) há pouca oferta e poucos drivers compatíveis com interfaces profissionais.

    1. Avatar de TT
      TT

      Ricardo dá uma olhadela neste projecto http://qtractor.sourceforge.net/qtractor-index.html

      quanto a compatibilidade de periféricos já há muita compatibilidade claro que não é a mesma coisa que instalar o driver em windows mas sim já existem alguns estúdios a testar e a usar linux.

  2. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    Adeus wine 😀

  3. Avatar de DoContra
    DoContra

    Finalmente!
    😀

  4. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Não deixa de ser excelente, mas o que todo o pessoal espera (e desespera) é mesmo pelo Half Life 2 EP 3!!

    1. Avatar de Mário César
      Mário César

      Algo me diz que já não vai sair o EP3. Devem fazer o salto logo para o HL3, porque tantos anos à espera para ser lançada uma “expansão”? Os “episodes” era sempre pequeninos (comparados com um HL ou HL2)

  5. Avatar de JP (djlinux)

    Ora aqui esta um jogo que não me importava nada de comprar… Maldita ATI…

    1. Avatar de TuxPT

      Que se passa com a ATI? Em principio, desde que tenhas os drivers proprietários, não haverá problema.

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Tenho mas não consigo jogar estes jogos assim, só os dá idade da pedra ( que por sinal até são os que mais gosto ) …

        Instalo o Steam, tudo normal, faço Download do jogo, tudo normal… A partir daqui, alguns jogos abrem outros não, os que iniciam consigo jogar, mas assim que saiu só consigo usar o Ubuntu fazendo Logout e voltando a entrar…

        Mas sempre foi assim com o meu PC, já lá vão mais de 6 anos, já nem perco tempo com isto 🙂 Games Old School Rules 🙂

        1. Avatar de TuxPT

          E nos logs, alguma coisa interessante?

          Realmente também gosto muito dos old school 🙂 principalmente pk cada vez há mais versões free de jogos old school, tipo o openttd 😛

        2. Avatar de camsarria
          camsarria

          Boas, eu so consigo rentabilizar a minha ATI se correr o mint com variante ubuntu (15 – olivia e antes no 14) tens e de seguir as devidas faqs para desinstalar o driver flgrx e fazer reset ao xorg antes de instalar o driver proprietario.

          Infelizmente em ubuntu perco muitas FPS’s , no wow em wine por exemplo no ubuntu tenho entre 15-20 fps, em mint tenho 45-70 dependendo das areas onde ando. Ja li que o compiz entra em conflicto com o 3d dos jogos, mas n tenho a certeza.

          Cumprimentos

          C.S.

  6. Avatar de Rosmaninho
    Rosmaninho

    Venha o DotA2!!

  7. Avatar de hugo
    hugo

    Bom bom era os Call of Duty

    1. Avatar de Mário César
      Mário César

      A sério? Então eles lançam um dos melhores jogos de sempre (provavelmente o melhor FPS) para linux e tu pedes os COD? Atenção que sou grande fã de COD desde o primeiro (menos o 3 que era só para consolas como todos sabem), mas HL2 foi muito superior (para mim, claro).

  8. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    OMG, É o fim do Windows …

    Obviamente que estou a brincar e a notícia é muito boa, mas acho engraçado que ao ler certas coisas fico com a sensação que me estão a vender uma realidade alternativa.

    Os resultados da Steam relativos ao Hardware/Software dos seus utilizadores revelam dados muito diferentes e curiosos. Até o bixo papão do Windows 8 está com uma percentagem bastante interessante e a subir.

    Pessoalmente acho que o Gaming no Linux e a existência da Steam para o mesmo não está a resultar no cenário que tantas vezes leio, muito longe disso.

    Cumps.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Onde leste aqui isso? … Claro que não vai ser por este jogo que “É o fim do Windows”, quem diz isso esta no gozo ou quer picar os Fancoisos…

      Mas não deixa de ser verdade que para algumas pessoas cada vez faz menos sentido pagar por um Sistema Operativo se for só para jogos quando tens o Gnu/Linux e assim só gastas dinheiro no Jogo. Claro que ainda não estamos onde queríamos, mas já estivemos mais longe e aquela lenga lenga do “O Linux não tem jogos” esta cada vez mais a passar à historia 🙂

      Para não dizer que o Linux sempre teve jogos, e por sinal os que eu mais gosto 🙂

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Eu disse aquilo na brincadeira 😉

        Tenho lido é demasiadas vezes frases que dão a entender uma realidade que não é real.

        É verdade que alguma coisa já foi feita relativamente ao Gaming em Linux, mas as coisas não são tão bonitas como têm sido pintadas e previstas por diversas pessoas.

        Em certa altura cheguei a ler em diversos locais textos a dar a entender que a escaramuça do Gabe com o novo SO da Microsoft, e que o aparecimento da Steam no Linux ia revolucionar tudo … até a Steam Box ia recorrer a uma Distro Linux.

        As estatísticas que falei da Steam revelam uma realidade totalmente diferente, assim como o catálogo Steam para Linux e afins.

        Atenção, acho isto tudo muito positivo, mas as coisas não são tão bonitas como tentam passar/vender. Ao ler certas frases parece que se está a assistir a uma revolução que de facto não existe (ou pelo menos eu não vejo).

        Indicadores de mudança são títulos novos a sair para Windows/Mac e Linux simultaneamente, não ports de jogos com 5 anos (não quero obviamente desvalorizar o jogo em questão).

        P.S: Concordo completamente que para o perfil de certos utilizadores não faz sentido pagar pelo SO … aliás, para muitos até um mero Smartphone/Tablet responde plenamente às suas necessidades (por alguma razão o mercado Mobile está a crescer da maneira que cresce).

      2. Avatar de Jose
        Jose

        O linux sempre teve jogos, o que o linux nunca teve, e ainda não tem, é FPS decentes, e suporte de drivers como deve ser.

        Por exemplo no Amnesia – The Dark Descent:

        Linux, tudo no medio – 40FPS;
        Windows, tudo no maximo – 60FPS (V-Sync On);

        1. Avatar de TuxPT

          FPS decente -> Experiemnta o Xonotic 😛

        2. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          quando falas linux é relativo , que sistemas estavas utilizar , ubuntu ?? ou gentoo Linux ?
          se utilizaste algum ambiente de trabalho em linux com efeitos tipo compiz, é claro vais ter uma redução de ffps quando jogares um jogo.
          E quanto a drivers eu tenho uma placa Nvidia e nunca tive problemas , a Nvidia é que a mais suporte em Linux , por isso não entendo a tuas queixas em relação as drivers.

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            A nvidia não dá suporte ao Linux, apenas ao seu driver, e só o deu a sério no último ano para colaborar no Steam. Só neste ano é o driver da nvidia descolou do driver opensource Nouveau (http://nouveau.freedesktop.org/wiki/) que também está muito melhor.

  9. Avatar de Luís
    Luís

    Pena foi que, para poderem oferecer counter strike no linux, tenham estragado um pouco a jogabilidade em windows. Nem vou falar do inferno das primeiras semanas das famosas atualizações da steam, mas ainda agora que já corrigiram muita coisa o que eu sei é que antes jogava a 80fps (o meu pc não é lá grande coisa 😛 ) e agora jogo a 50fps 40fps, já para não falar que cada vez que alguém manda uma flash o meu pc fica cheio de lag, o que antes não sucedia 🙁 Já agora estou a referir-me a jogabilidade online.

  10. Avatar de Revenge
    Revenge

    Nice! Agora Dota 2 no Ubuntu e format c no Windows 😀

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Dota 2 @ Linux + ATI Legacy drivers decentes para Linux/PC Novo = Bye Windows

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      e os efeitos no ambiente de trabalho desligados.

  12. Avatar de Flávio
    Flávio

    pessoal tenho windows e quero mudar para ubuntu, será que usando o wine vou ficar com mais lags e perder fps a jogar?

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá Flávio,

      Depende dos jogos, existem jogos só para Windows mas quando instalado no Ubuntu com Wine correm melhor que no Windows…

      Pesquisa primeiro se os jogos que tu jogas rodam ou não no Ubuntu mesmo que seja por Wine. Se vires que sim e que vale a pena, força.

      Cmps

  13. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    humm…agora a dúvida só esta em que distro instalar, se ubuntu ou fedora xD

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      se queres jogares em Linux instala uma distro que não tenha efeitos 3D no ambiente de trabalho
      se queres instalar o Ubuntu instala a variante xubuntu
      Fedora também é uma boa distro

  14. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Infelizmente, eles começam com títulos antigos… Quem é que ainda joga HL2 como se não houvesse amanhã, com o tanto de jogo novo que lança?

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Ainda assim, acho legal pois isso está acontecendo.

      até que enfim.