Ultima hora: Ciberataque a bancos rende 34 milhões de euros

34 Comentários

Os ataques informáticos têm como limite… os limites da imaginação e do conhecimento. O mundo tecnológico tem tem vindo a ser palco de mudanças e a segurança informática tem de acompanhar tal evolução e tendências.

Devido à forte crise financeira que afecta grande parte dos países, o assalto a bancos por parte de pessoais individuais ou grupos organizados tem vindo a crescer nos últimos anos. Desta vez, os assaltantes não recorreram a armas brancas e não fizeram refens! O ataque foi feito recorrendo a simples sistemas informáticos.

bank_00

Segundo algumas informações conhecidas, divulgadas pela policia Norte Americana, o grupo de hackers consegui roubar cerca de 34 milhões de euros a bancos do Médio Oriente (Bank of Muscat, de Omã e RAKBANK, dos Emirados Árabes Unidos), depois de terem conseguido obter dados de cartões de débito dos clientes desses bancos usando sistemas informáticos.

Após a obtenção desses dados, os hackers alteravam os códigos de acesso, manipulavam o limite de levantamento imposto e clonavam os cartões de crédito para posteriormente levantarem dinheiro nas caixas de multibanco de todo o mundo.

A policia norte-americana informou que já deteve sete homens, oriundos da República Dominicana, cujas suspeitas indicam que estes fazem parte da rede criminosa Internacional que actuou em mais de 27 países. Até ao momento, desconhecem-se as informações sobre os líderes deste grupo.

Serão as plataformas informáticas dos bancos portugueses fidedignos?

Qual a sua opinião sobre este assunto?

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os arabes roubam-nos todos os dias sempre que vamos aos postos de combustivel, nao faz mal que o mundo os roube de vez em quando.
    Alem de que 34 milhoes sao trocos para eles.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      eu diria para se informar sobre todos os impostos a que o combustível está sujeito por parte do governo dos paises.
      è como o tabaco…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sim, porque coitados deles que não ganham dinheirinho nenhum. Andam em carros velhos e fraquitos e vivem em barracas de 800 metros de altura.

        Coitados mesmo, são completamente explorados pelos impostos.. Enfim…

      2. Avatar de Luís Costa Barros
        Luís Costa Barros

        Eu diria aos dois para se informarem dos lucros por exemplo da Galp, há muitos impostos sim, é verdade, mas mesmo assim outro tanto vai para o lucro das gasolineiras.
        http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=55401 – O lucro da Galp cresceu 56,7 por cento no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 178 milhões de euros
        Notícia do ano passado, 2012, só em 6 meses 178 Milhões de lucro

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Isso é tudo muito bonito, mas qual é o objectivo de uma empresa?! Obter o máximo de lucro possível certo?! Então o problema não vem daí… As gasolineiras fazem o seu trabalho e cobram pelo produto o valor que acham justo, ponto… Quem pode, pode, quem não pode paciência. Preocupa-me mais o preço de bens de primeira necessidade, isso sim é importante. Qualquer empresa tem lucro, caso contrario não existiria ninguém para prestar serviços…

          1. Avatar de Mykos
            Mykos

            então e quem produz bens de 1ª necessidade não deve ter lucro? queres ir tu trabalhar para o campo de sol a sol 6 dias por semana e ao fim dar os produtos?

          2. Avatar de Catia Vanessa
            Catia Vanessa

            “Quem pode, pode, quem não pode paciência.” Por algumas pessoas pensarem como tu é que o país anda assim. Em que os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais probres! A classe média está a desaparecer lentamente por causa de pessoas que pensam como tu.

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            nao é preocupante? quem é que transporta os alimentos e os bens de 1º necessidade? Como é que transportam? onde abastecem? ao responderes a estas perguntas vais chegar a conclusao que afinal o preço dos bens que falas tornam-se mais caros tambem devido a empresas como a GALP que como tu dizes cobram pelo valor que acham justo… pensa bem no que dizes…

          4. Avatar de ag
            ag

            Se esgotamos a vaca, ficamos a chuchar em seco…

            é isso que as empresas tugas fazem, esgotam a vaca

          5. Avatar de Orlando m. Trabuco
            Orlando m. Trabuco

            Boas!
            No seu ponto de vista, os bens de primeira necessidade,tambem podem ter custos elevados, basta quem os comercializa escolher o preço JUSTO e depois quem pode pode! E quem não pode?

        2. Avatar de miguel L.
          miguel L.

          POis…

      3. Avatar de Hmm
        Hmm

        Compara o preço sem imposto, verás que o nosso continua a ser muito mais caro do que em Espanha por exemplo.
        Mais… a Galp também vende lá por Espanha, e não é ao nosso preço (mais uma vez, considerando o preço base).

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Caríssimos,
          Não venho de forma nenhuma defender a Galp. Gostaria só de deixar uma informação importante, aos de vocês que estão muito rápidos a dizer que os preços praticados pela Galp são um “roubo”, deixar a seguinte informação:
          No ano de 2012, de entre as várias área de negócio da Galp, existiram apenas duas que fizeram dinheiro, todas as outras deram prejuízo, e foram elas a Exploração (ou seja a exploração de jazigas e a venda de produtos petrolíferos por refinar) e as lojas tangerina (os produtos que se compram dentro das lojas).

          O grande responsável pelo crescimento da Galp é o aumento da área de negócio da Exploração. Não é pela venda ao público de produtos refinados… Consultem o site deve lá ter algures os resultados da empresa.

          Disclaimer: Eu não trabalho para Galp (longe disso, até trabalho para a concorrência) 😀 embora tenha amigos que trabalhem!

    2. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Quem te rouba é o governo e não os Árabes!

    3. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Concordo! Os preços abusivos e escandolosos praticados pela Galp ( relembro que aumentou os lucros em 56,7% e estamos em crise…) têm um nome:roubo, este crime passa claramente impune e o pior é que é praticado diariamente.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      creio que esse não será o comentário mais correcto

    5. Avatar de euproprio
      euproprio

      Se fosse para dar aos pobres, ainda estava como o outro, mas às tantas esse dinheiro vai para terroristas e assim é muito pior.

  2. Avatar de Telmo José Pereira de Sousa
    Telmo José Pereira de Sousa

    Só para indicar o que julgo ser uma errata: “posteriormente levantarem dinheiro nas caixas de correio de todo o mundo”. não seria caixas multibanco?

    Parabéns pelo artigo 🙂 Li a mesma notícia antes noutro site mas neste compreendi melhor e mais rapidamente ao contrário do outro que escreve muito mas diz pouco 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, multibanco onde ha money 🙂 sim ha varias fontes mas esta noticia tem sido publicada com informação um pouco confusa

      1. Avatar de Telmo José Pereira de Sousa
        Telmo José Pereira de Sousa

        se fosse nas caixas de correio também lá ia 😀

  3. Avatar de ...

    “Serão as plataformas informáticas dos bancos portugueses fidedignos?

    Qual a sua opinião sobre este assunto?”

    Com as co0ndições de segurança que existem hoje em dia os sistemas são praticamente invioláveis. De tal modo que os burlões não fazem, como se vê nos filmes, ataques aos bancos mas sim aos utilizadores dos mesmos.

    Por norma as pessoas são menos cuidadosas. Quem de nós ainda não recebeu emails de “fishing” dos mais variados, quem não instalou programas de origens duvidosas? Quantos não perderam 1 minuto ou 1 cêntimo, com a protecção dos seus computadores destes ataques? Quantas vezes instalamos quele programa com “Next…Next…Next…” para poupar uns segundos?

    Meus amigos… Como em tudo em que o dinheiro esteja envolvido vai haver quem ande a procura de rouba-lo… Como na maioria dos casos, um pouco de cuidado e suficiente para que isso não aconteça.

    Mais… TODOS os bancos portugueses tem, nas suas paginas, recomendações de segurança para a utilização dos serviços, geralmente colocadas em locais de destaque.
    Em caso de dúvida ou desconfiança contactem as linhas de apoio a cliente e serão esclarecidos.

  4. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    “O mundo tecnológico tem tem vindo a ser palco de mudanças e a segurança informática tem de acompanhar tal evolução e tendências.”

    “tem tem” o ênfase 😛

    1. Avatar de moedinha
      moedinha

      Este teu nick é mesmo TOP, lol !!!

      1. Avatar de SexOnaSal
  5. Avatar de Zé de Gaia
    Zé de Gaia

    Desculpem lá, mas ULTIMA HORA?

  6. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Pensei que tivessem sido bem sucedidos, assim perde a “magia” (ou talvez nem os apanharam e é só para assustar o povo…)

  7. Avatar de ag
    ag

    Decidam-se!! afinal eram cartões de débito ou de crédito…

    Se ceram de débito como entraram e mudaram o código… notícia cheia de buracos…

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Atenção aos bancos. Muitas vezes são eles próprios os ladroes.
    Aconteceu me o impossível, no bando NACIONAL. Abri conta ordenado devido que a empresa e o banco tinhas acordo. Deram-me os respetivos códigos do cartão em carta fechada e o código para acesso á conta pela Internet e respetivo cartão matrix. Tinha dito no banco que tenha Internet em casa. Acontece que eu nunca vou ao banco pela internet e quando cheguei a casa encostei o código da internet e cartão matrix numa gaveta, o envelope estava selado e não o abri. Passado um mês tenho um ataque de “fishing” e levantaram-me o ordenado. Fui ao banco e disseram que não podiam fazer nada que o descuido foi meu. Eu não lhes disse nada a respeito do envelopes selados. Preguei com o banco em tribunal e como prova mostrei os envelopes em tribunal da minha incompetência e descuido que tive na internet. O juiz ficou espantado pelo sucedido, obrigando o banco a repor o dinheiro em falta e pagando uma indemnização pelos danos causados. Moral da história, existe bancos que aproveitam-se do “fishing” para roubar dinheiros aos seus clientes. Evitem pedir cartão matrix caso seja apenas para ver os saldos da contas.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Quando disse “banco nacional” estava a referir-me a um banco Português.

      1. Avatar de Ru1Sous4
        Ru1Sous4

        Qual foi o banco?
        Qual era o nome do Juiz?

        P.S.
        Por o facto de “ainda” usarem um cartão matriz já dá para excluir algumas entidades bancarias.

    2. Avatar de Vítor
      Vítor

      é bom saber isso … a gente “eu” que na mesma que não utilize abre na mesma a correspondência toda :\

  9. Avatar de Vítor
    Vítor

    Blá, blá, blá…
    deixem é ai um contacto de um deles para lhe mandar o meu NIB.
    Tirar eles não podem, porque de nada levam nada… 🙂