Pokémon Go: Erro permite criar mapa de todos os Pokémons

122 Comentários

O Pokémon Go é a loucura do momento e já conquistou milhões de adeptos quase por todo o mundo. Quase, porque ainda não está disponível ao redor do globo, há países que ainda estão à espera e, mesmo assim, em apenas duas semanas, o Pokémon Go foi já descarregado mais de 30 milhões de vezes, valorizando a Nintendo em 120%.

A corrida à caça dos Pokémons tornou-se num vício e a ideia é partir à descoberta destes lendários monstros e capturar para os treinar. A magia é não sabermos onde podem aparecer, ou tudo se tornava mais fácil. Mas… um erro nos servidores do Pokémon Go permitiu criar mapa de todos os Pokémons.

Pokémon Go: Erro permitiu criar mapa de todos os Pokémons


O programador Ahmed Almutava publicou um script no Github que lhe permite manter o controlo de todos os Pokémon no jogo. A descoberta da vulnerabilidade nos servidores da empresa que suporta o Pokémon Go está ajudar a referenciar em todo o mundo os Pokémons.

 

Pokémon Go: Script “sabe” onde estão os monstros

Agora, com o script e com o serviço já a correr, qualquer pessoa pode facilmente detectar os “desenhos animados que estão no ambiente da realidade aumentada” sem perder tempo.

pplware_pokemonn01

 

Como funciona?

Recorrendo ao código apresentado pelo programador, o utilizador pode obter a localização de todos os Pokémons em tempo real perto da sua localização.

Os servidores do Pokémon Go respondem de imediato à solicitação da coordenada da localização do jogador, devolvendo a posição exacta de cada monstro perto do utilizador.


Leia também: Quer saber tudo sobre o Pokémon Go?

O código de acção de Almutava demonstrou, por exemplo, que no distrito onde se encontrava, cidade de Boulder, no Colorado, existiam muitos Pokémons, desta forma o programador fica a saber exactamente a localização de cada um.

 

Veja neste link um exemplo funcional deste mapa, na região de Lisboa

 

Download Código


Poderá esta descoberta levar ao desinteresse do jogo e até acabar com a febre da caça aos Pokémons?

Comentários

122

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de v1ff3r
    v1ff3r

    Como utilizo’ não estou a perceber bem!

    1. Avatar de Thunder133t
      Thunder133t

      Mesmo

  2. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Também não percebo o uso disso.

    Link não funciona!

    Não é possível aceder a este site

    A página Web em http://pokemon.pplware.com:8080/ poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.
    ERR_SOCKET_NOT_CONNECTED

    1. Avatar de Pedro Simões

      Daniel, estamos a aceder sem qualquer problema. Tenta novamente que vários utilizadores testaram e não tem qualquer queixa. Se preferires podes ir por http://pokemon.pplware.com

      1. Avatar de MythosPT
        MythosPT

        no vosso exemplo só mostra as pokestops

      2. Avatar de pedro
        pedro

        É normal só ter pokestops?

      3. Avatar de Filipe
        Filipe

        podiam era dizer como se muda a localização, porque ela só dá na zona da rua ou avenida “Campos mártires da pátria).

        1. Avatar de Marco Coelho
          Marco Coelho

          O servidor recusou a ligação.
          O servidor recusou a ligação.

      4. Avatar de Hugo
        Hugo

        Diz que o servidor recusou a ligação

  3. Avatar de José Reis
    José Reis

    Podem explicar como é que isto se usa? O .zip não trás nenhum executável. Perdoem-me a ignorância. Abraço

  4. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Parece que se tem de colocar os ficheiros algures mas nao entendi onde xd. Sera que podem ajudar por favor?

    1. Avatar de v1ff3r
      v1ff3r

      nem tu nem eu. mas tbm queria saber

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    O mapa só mostra pokeshops…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Onde está o mewtwo??????????????????

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Como chegou lá??

  6. Avatar de Tálisson Neiva
    Tálisson Neiva

    O legal do jogo é você andar por aí procurando os Pokémons na expectativa de achar um monstrinho raro, aí vem um idiota e cria um script que mostra a localização –‘ E mais idiota ainda é quem utiliza o script e perde toda a emoção…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Há sempre quem não perceba isso e use cheats

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se calhar dá mais emoção usar scripts… não?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não. Na maior parte dos casos a malta tem essa emoção por ter vantagem sobre os outros jogadores. Por alguma razão são proibidos em muitíssimos jogos.
          Neste caso só usa quem quer, não prejudica ninguém.

  7. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    No vosso site só aparecem as pokestops e não os pokemons!

  8. Avatar de Thunder133t
    Thunder133t

    So aparece na zona de lisboa é normal ??

  9. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Como é possivel usar isto para o pais todo?
    Melhor como se consegue usar? Tuturial?

  10. Avatar de PokemonMaster
    PokemonMaster

    Já consegui por a bombar. Mewtwo 2 20km de casa!

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Ainda não está no jogo… -.-

  11. Avatar de Antonio
    Antonio

    Parabéns a PPLWARE pelo artigo e por não terem disponibilizado a mapa…
    O jogo com um mapa perdia todo o seu encanto.

    Espero que consigam corrigir o erro no script a tempo. 😉

  12. Avatar de Antonio
    Antonio

    Parabéns a PPLWARE pelo artigo e por não terem disponibilizado a mapa…
    O jogo com um mapa perdia todo o seu encanto.

    Espero que consigam corrigir o erro no script a tempo. 😉

  13. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Boas, por acaso não jogo o Pokemon Go, mas visto que é uma febre hoje em dia e o intuito do pplware é ajudar … Aqui vão as instruções para se poder instalar e verificar os mapas:

    https://www.reddit.com/r/pokemongodev/comments/4t80df/wip_pokemon_go_map_visualization_google_maps_view/d5feu2f?st=iqtsngmd&sh=1a3e519e

    Espero que tenha ajudado 🙂

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não ajuda… tem linhas de código. Tem algo para Windows?

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Boas,
      pplware, devido a poucos terem conhecimento informático, não podes ajudar e criar uma plataforma maior onde mostre mais de Portugal ?? ou então algo mais fácil? abraços e obrigado

    3. Avatar de Luis Coelho
      Luis Coelho

      Impecável.

    4. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      esta a pedri uma passe

    5. Avatar de Marco Coelho
      Marco Coelho

      Thank you, Oh captain, my captain!!!

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Eu já estou a apanhar pokémons em todo o mundo e sentado no sofá. basta hackear o GPS do Android. Ainda ontem apanhei uma dúzia deles no Alasca.

    1. Avatar de triste este gajo ^
      triste este gajo ^

      triste..

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Foram indivíduos como tu que deram cabo do Ingress. O chico-espertismo e a falta de ética ficam tão bem…

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Foi só para testar a minha intelectualidade, a minha capacidade mental para atingir um feito que apenas 0,0001% do pessoal que por aqui anda conseguiria atingir.

        1. Avatar de XD
          XD

          Lol, com é que é possível estes gajos acima acreditarem em tudo o que leêm… XD

  15. Avatar de DeuX
    DeuX

    So vejo as pokestops e mesmo que mostrasse os pokemons preferia não usar porque tira a piada toda ao jogo.

  16. Avatar de PsySc0rpi0n
    PsySc0rpi0n

    Se alguém me quiser encontrar, eu so o P0k3rA1h0… lol…

  17. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Só nao percebo é onde está o “erro” :X

  18. Avatar de Luigi
    Luigi

    Sinceramente, percebo que detectem estas falhas, não percebo é porque os utilizadores as hão-de aproveitar, inviabilizando ou arruinando assim o espírito do jogo….
    Mas…. vá-se lá entender…

    1. Avatar de Hugo Neto
      Hugo Neto

      Concordo … E a pplware só pioria as coisas, ao menos ocultavam a fonte.

      1. Avatar de Vítor M.

        Qual fonte? Se a informação é pública, está espalhada pelo mundo, esconder o que? 😀

        Não faz qualquer sentido, o que fizemos foi ensinar a pescar e não dar o peixe. Quem quiser pescar, que o faça, quem não quer está no seu direito.

        1. Avatar de Vouusar
          Vouusar

          Incha! Boa resposta!
          É o mesmo k criticarem Deus por existirem prostitutas…
          Elas tao lá PARA QUEM QUISER n quer dizer q todos sejam obrigados a ir até elas.
          Gentinha…

  19. Avatar de KURT
    KURT

    O Pplware mais parece um Guia que havia à uns anos com truques e dicas, A Bíblia. Todos os verdadeiros batoteiros tiveram uma destas http://static2.custojusto.pt/mi/play/7462117808–a-biblia-edicao-2004-truques-e-dicas-gamers.jpg hahaha Deixem-se disso, o jogo já luta por si mesmo para deixar de se tornar aborrecido com isto ainda por cima fica uma treta…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não exageres. Apenas demos a conhecer um script que é público e mais não dissemos 😉

  20. Avatar de NHSLB
    NHSLB

    Primeiro:
    Fazer o Download do código

    Segundo:
    Download python 2.7 em https://www.python.org

    Terceiro:
    Abrir a pasta Easy Setup no terminal

    Quarto:
    Escrever no terminal este comando:
    python get-pip.py
    Seguido deste:
    pip install –upgrade -r requirements.txt

    Quinto:
    Correr a aplicação:
    usage: runserver.py [-h] [-a AUTH_SERVICE] -u USERNAME [-p PASSWORD] -l LOCATION -st STEP_LIMIT [-i IGNORE | -o ONLY] [-ar AUTO_REFRESH] [-dp] [-dl] [-dg] [-H HOST] [-P PORT] [-L LOCALE] [-c] [-d] [-m] [-k GMAPS_KEY]

    1. Avatar de Tiago Barata
      Tiago Barata

      Fico preso no 3º passo XD, onde é que escrevo o comando do 4º passo?
      peço desculpa pela minha extrema burrice no que toca a isto mas sou de fisioterapia XD

      1. Avatar de johntravolta
        johntravolta

        no terminal. ele diz lá

    2. Avatar de Balão
      Balão

      como é que abro a pasta easy ?

      1. Avatar de João Marinho
        João Marinho

        Quando fazes download da script, tens lá a pasta ‘Easy Setup’

    3. Avatar de quiroga
      quiroga

      amigo o meu da erro de script abro a pasta uso o “SHIFT” abro o CMD no local digito e da erro…qualquer um dos codigos…
      (não é reconhecido como um comando interno
      ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.)
      e fasso corretamente pois ja tenho uma noção mediana na area…tem como ajudar e olha que ja ta instalado o phyton…2. …

  21. Avatar de Zé_Adegas
    Zé_Adegas

    Concordo com o KURT, mas podiam alargar mais o mapa, e colocar Portugal inteiro, no site http://pokemon.pplware.com/ gajos como eu que não têm tempo para andar a procura de Pokémons pelas ruas, isto dá imenso jeito, pois já tenho só repetidos e nem esses posso trocar com ninguém.
    Obrigado PPLWARE, sempre ajudar! é para isso que existem e fazem bem o vosso trabalho.

    1. Avatar de Matreco
      Matreco

      Se não tens tempo de andar a procurar pokemons pelas ruas… se calhar este jogo em que o objectivo é andar a procurar pokemons pelas ruas, não é para ti…

  22. Avatar de Rui
    Rui

    Viva,

    Utilizem este:
    https://pokevision.com

    Dá para todo o lado e é eficaz..

    Abraços

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nota: Os pokemons não ficam para sempre no mesmo lugar, eles desaparecem ao fim de x tempo. Isto é sempre bom para não andar perdido à procura do sítio certo!

    1. Avatar de Vítor M.

      Esse é o peixe 😀 quando funciona!

  23. Avatar de Gonçalo Matos
    Gonçalo Matos

    É muito fácil executar isto. Demora 2 minutos se fizerem assim:
    1. Iniciar sessão no Cloud9 (http://c9.io).
    2. Criar um “workspace” de Python (definam o nome que pretenderem).
    3. Quando carregar, clicar no terminal cá em baixo e colar os seguintes comandos:
         • git clone https://github.com/AHAAAAAAA/PokemonGo-Map && cd PokemonGo-Map/ && sudo pip install -r requirements.txt
         • python example.py -u -p -l “” -st 10
    4. Depois, basta abrir um novo separador no terminal (ícone “+”) e colar o comando: wget https://bin.equinox.io/c/4VmDzA7iaHb/ngrok-stable-linux-amd64.zip && unzip ngrok-stable-linux-amd64.zip && ./ngrok http 8080
    5. Aceder à página a partir do endereço que será mostrado.

    1. Avatar de Rodrigo Graca
      Rodrigo Graca

      Obrigado pela dica! Esqueceste-te de mencionar a criação da conta e o meu estava na porta 5000….

      Já não usava o c9 à bué! e para estes casos é top!

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      É normal aparecer : retrying_api_req: request error (Unexpected end-group tag.), retrying

  24. Avatar de Luis
    Luis

    Ja esta a rolar.
    Eu nao jogo, mas vou mostrar aos meus amigos.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não estragues uma excelente oportunidade de negócio ahaha

  25. Avatar de 3nvy
    3nvy

    Estou a ver que quase niguem sabe usar python ahah xD
    Aqui ta td a bombar a 5 estrelas 😉 Mas já conhecia o site e já uso a algum tempo.

    1. Avatar de RV
      RV

      Boas, e não consegues dar uma ajudinha para quem não sabe, explicar o que temos que fazer com o código que nos é disponibilizado?
      Obrigado

    2. Avatar de RV
      RV

      Boas, e não consegues dar uma ajudinha para quem não sabe, explicar o que temos que fazer com o código que nos é disponibilizado?
      Obrigado

    3. Avatar de Vítor M.

      Alto…. alguém que sabe pescar 😀

    4. Avatar de 3nvy
      3nvy

      Já foi postado nos comments um tuturial passo a passo do que têm de fazer, mas caso não tenham visto cá vai again:

      https://www.reddit.com/r/pokemongodev/comments/4t80df/wip_pokemon_go_map_visualization_google_maps_view/d5feu2f?st=iqtsngmd&sh=1a3e519e

    1. Avatar de GETHACKED
      GETHACKED

      Engracado como passado segundos fazem login nas nossas contas dos Estados Unidos. tss tss

  26. Avatar de Diogo
    Diogo

    Curioso: como é que activamos para aparecer as Pokestops e Gyms?

  27. Avatar de camones
    camones

    O alienamento no seu esplendor! E é isto que faz mover o ‘mundo’… Enfim…

  28. Avatar de Marco
    Marco

    Já tenho isso a rodar na boa, mas só mostra os pokémons. Como fazer para mostrar também os gyms e pokéshops?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Same! Também gostava de saber.

  29. Avatar de Pedro Diogo
    Pedro Diogo

    Impecável 😀 A rodar em Aveiro q é um mimo…

    1. Avatar de quim zé
      quim zé

      quem usa o jogo com a conta google que dados põe no usarname e pass?

      1. Avatar de Pedro Diogo
        Pedro Diogo

        Não sei, eu não entrei com a minha conta…criei outra falsa. E recomendo que todos o façam também

  30. Avatar de pilantra
    pilantra

    como faço para instalar?

  31. Avatar de nobitazzz
    nobitazzz

    E o mapa de Coimbra, alguém têm a gentileza 🙂

  32. Avatar de camones
    camones

    Limpeza erdoganiana?

      1. Avatar de camones
        camones

        Free ads?

  33. Avatar de Leo Silva
    Leo Silva

    Alguém sabe como ter as pokestops e os gyms como aparecem no mapa? Isso dava muito jeito

  34. Avatar de Matreco
    Matreco

    Epá isto está brilhante mas se não é corrigido depressa, vai matar o jogo…

  35. Avatar de Bruce
    Bruce

    Fdx, ppl a ensinar o pessoal a fazer batota, mas qual a piada disto?
    Assim o jogo vai perder a piada muito rápido com a ajuda de sites como este, vamos começar a ver ginásios com pokemons muito mais fortes, gajos de nível altisimo e a iteração de jogadores vai começar a diminuir.
    O propósito do jogo é sair á rua e procurar; ter sorte e não ver nos mapas para levar vantagem sobre os outros.
    Palhaçada!

  36. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Tá giro isto. Mas agora mais giro era eu ter isto na rua em vez de aqui no pc

  37. Avatar de Marco
    Marco

    Descobri como ativar os gyms e os pokeshops:

    Usar os seguintes argumentos na execução do script:

    Display pokéstop
    -dp

    Display Gym
    -dg

    Exemplo:
    >python example.py -a ptc -u xxxxx -p xxxxx -l “My Location” -st 10 -dp -dg

    1. Avatar de 3nvy
      3nvy

      e podes meter -ol para aparecer so os pokestops com lure

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Olá boa tarde. Como fizeste para colocar o script a correr de forma a dar para ver o mapa?
      Obrigado.

    3. Avatar de RV
      RV

      com o que é que executo o script? podes me dizer, diz de forma básica e rápido mais ou menos o que tenho que fazer?
      Obrigado..bom jogo

    4. Avatar de Mario
      Mario

      Boas eu ja consegui por o mapa mas onde meto isso?
      Eu abro o Run.bat pede nome, senha e localização

  38. Avatar de Marco
    Marco

    PS.:
    Para quem quiser saber, retirei essa informação no “example.py” do script, a partir da linha 437.
    E existe mais alguns argumentos que não citei.

    Agora só queria saber como aceder localhost:5000 no meu smartphone, com o script rodando no PC. Alguém sabe como?

    1. Avatar de ruben
      ruben

      tens que meter -H 0.0.0.0 para ficar aberto para fora

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Sei disso, mas ainda não abre no smartphone. Ainda não sei do porquê.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        PS:

        Meti -H 0.0.0.0

        E depois no smartphone usei o valor do IP Adress mostrado nesse site: https://www.iplocation.net/find-ip-address

        XX.XX.XX.XX:5000 e nada.

  39. Avatar de João Marinho
    João Marinho

    Quando vou a executar a script obtenho algum erro a haver com ‘Cryptodome.Cipher._raw_ecb’ que não consegue carregar. Alguma ajuda?

    1. Avatar de João Marinho
      João Marinho

      Quanto ao erro criei no PasteBin um “log” do que a minha Linha de Comandos diz… E eu realmente pus o meu username, password e localização.
      http://pastebin.com/YU3DaV59

  40. Avatar de João Marinho
    João Marinho

    Quando vou a executar a script obtenho algum erro haver com Cryptodome se não me engano… alguma ajuda?

  41. Avatar de Guna
    Guna

    Alguem sabe como aceder aos web services para fazer uma android app usando o codigo ?

  42. Avatar de Nuno Freitas
    Nuno Freitas

    retrying_set_location: geocoder exception (The given key has gone over the requests limit in the 24 hour period or has submitted too many requests in too short a period of time.), retrying

    Alguem sabe que erro é este?

    1. Avatar de Pedro Diogo
      Pedro Diogo

      se tiveres a usar a google maps key deles, muito provavelmente tens que criar uma tua, porque essa deve ter atingido o limite de uso…eles avisam isso na wiki

      1. Avatar de Luis
        Luis

        É isso mesmo.

  43. Avatar de Vvvv
    Vvvv

    Será que alguém me consegue criar da minha cidade e depois enviar-me por mail o link? para conseguir ver?
    Ficava bastante agradecido

  44. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por acaso consegui fazer, e funciona muito bem xD
    BTW, pplware a ensinar os cheats desde de 2016 ahahah

    1. Avatar de M3mn0t
      M3mn0t

      A sério pessoal??
      Como disse o @Vitor, ele ensinou a pescar, algo que pode ser util para o jogo. Dai até ser chamado de “Cheat” tenham juizo……….. Pobre e mal agradecidos.Este pessoal tem o trabalho e o mérito de nos meter “a par” das ultimas novidades e noticias e é assim que dão feedback? Típicos Portugueses….

      1. Avatar de Vvvv
        Vvvv

        E não me consegues dar uma ajuda a min M3mnOt?
        Não estou a conseguir fazer alguns passos..

        1. Avatar de M3mn0t
          M3mn0t

          Como queres que ajude? tens linux? Pyhton?

          1. Avatar de Vvvv
            Vvvv

            eu dou-te os meus dados e crias-me isso, o que precisas das coordenadas só? ou precisas de fazer login com a minha conta? só queria a pagina com o mapa onde estou, como o pplware mete como exemplo de lisboa

  45. Avatar de Filipe Sous
    Filipe Sous

    Alguém sabe como posso fazer isso através de um iPhone?

  46. Avatar de Shalaph
    Shalaph

    Funcionava perfeitamente, mas deixou de funcionar durante esta manha…. pelo menos para mim….Alguém confirma?

    1. Avatar de Shalaph
      Shalaph

      Voltou a funcionar…. talvez um bug de minha parte

      1. Avatar de Vvvv
        Vvvv

        Boas, sera que me consegues criar o mapa para estas coordenadas “38.644865 -8.215884″?

        1. Avatar de Ricardo Tanganho
          1. Avatar de Vvvv
            Vvvv

            Obrigado Ricardo 😉 5* Bom jogo 😀

          2. Avatar de Shalaph
            Shalaph

            A questão é que as coordenadas não são fixas isso é, eles mudam de x em x tempo se nao estou erro… isto é se clicares n pokemon no mapa diz durante quanto tempo ele vai estar disponivel (15, 20m), logo este mapa não vai ser preciso passando cerca de 20 minutos…. (Não tenho a certeza se quando voltam a aparecer se aparecem no mesmo local, acho que não…. mas ainda tenho k confirmar…)

  47. Avatar de Tiago Novais
    Tiago Novais

    Boas

    Tem de se deixar carregar os 900 steps?

    a mim só me aparecem 3 pokemons diferentes

  48. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Em relação aos Pokemins há uma coisa que ainda não percebi. Quando ando de carro a aplicação não me contabilisa Km’s. A app tem de estar sempre aberta (tenho ios)?
    Ou posso estar com o telemóvel bloqueado e com a app a correr por trás?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Shalaph
      Shalaph

      Nao podes ultrapassar os 30km/h, senao nao conta, e no meu caso a app em background nao reconhece nada….