Windows 10 alerta para consumos de bateria do Chrome e Firefox

18 Comentários

O Edge quer ocupar um lugar de destaque no mundo dos browsers. Para isso conta com o Windows 10 e com a necessidade dos utilizadores conseguirem ter o máximo tempo de autonomia.

Depois de ter mostrado que este é o melhor browser para o Windows 10, a Microsoft leva agora o destaque do seu browser a outro nível. Passou a alertar para os consumos elevados de bateria do Chrome e do Firefox.

Edge

Os problemas de consumo excessivo de bateria são bem conhecidos do Chrome. Este browser faz um uso anormal dos recursos das máquinas onde corre, o que depois se expressa nos consumos elevados de bateria. A Microsoft tem usado esse problema para conseguir mostrar que o seu novo browser é de todos o mais comedido, sem que isso se reflicta nas prestações.

Mas como quer que os utilizadores tenham consciência dos problemas que o Chrome e o Firefox trazem para o Windows 10, a Microsoft está agora a alertá-los sempre que forem detectados consumos anormais de energia.

Este alerta é apresentado na barra de notificações e dá ao utilizador informação de que o Chrome ou o Firefox estão a consumir energia de forma excessiva e apresenta a solução de instalar o Edge, que garante, segundo a Microsoft, 36% mais de tempo de navegação.

A base desta informação surge de um teste recente, apresentado pela Microsoft, em que foi revelado que o Edge é o browser mais indicado para correr no Windows 10. Para além dos consumos de energia mais baixos, o browser da Microsoft conseguiu também ser o mais adequado para reprodução de vídeo, sendo o único que consegue receber streaming a 1080p.

Esse teste acabou por ser refutado pela Opera, que mostrou que o seu browser, se usado nas condições ideias, consegue garantir ainda mais tempo de autonomia.

Esta é mais uma forma que a Microsoft encontrou para dar destaque ao seu browser, dentro do Windows 10. Mesmo com todas estas medidas, o browser da Microsoft continua a perder terreno.

As próximas novidades, que vão surgir a 2 de Agosto, com a Actualização de Aniversário, vão mostrar um Edge mais maduro e com novas funcionalidades. É isso que este browser precisa para recuperar e alcançar a concorrência.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Marmelo
    Zé Marmelo

    Deve faltar pouco que ponham uns serviços extra a correr quando detetar o chrome em funcionamento para efetivamente drenar a bateria, tipo “volkswagen invertido”

  2. Avatar de João Manuel Moutinho
    João Manuel Moutinho

    Isto mostra o desespero da microsoft por não usarem muito o microsoft edge.
    Multi desculpas. Qualquer dia vão ter a ridícula ideia de bloquear o firefox e o google chrome do windows 10 só para usarem o seu browser.

  3. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Sem Adblock era normal gastar mais porque tem que carregar os Ads todos.

    1. Avatar de t
      t

      O Adblock no ie 11 gasta cerca de 100mb, por isso não sei se é bem assim. Só se para o Edge gastar bem menos.

  4. Avatar de João RS
    João RS

    Enfim… Microsoft…

    No Mac, tem uma função que permite ver as Apps que estão a gastar mais bateria, mas não é um anúncio tipo “O Chrome está-lhe a comer a bateria toda, mude para o Safari”.

    1. Avatar de yup
      yup

      Enfim… Pessoas… Do século passado.
      A Microsoft dispõe tal visualização com mais flexibilidade granular de escolher o que fazer com as aplicações. Acrescento a existência do modo de poupança de bateria no sistema operativo Windows.

      Veremos o debate semântico que lá virá

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Mas quem te disse a ti?

    https://www.microsoft.com/en-us/store/apps/adblock-plus/9nblggh4r9nz

    De qualquer das formas, eu continuo a utilizar Chrome, porque me dá mais jeito.

  6. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    A Microsoft pode fazer o que quiser que eu continuarei a usar o Chrome. O Chrome tem Adblock, tem umas ferramentas espectaculares para programadores e visualmente acho-o melhor que o Edge. Ao fim de 5 anos a usar o Chrome, duvido que outro browser me convença.

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    Lol mas é tão lógico que cada navegador vai tentar usar artemanhas ou truques para ser bem sucedido.. não importa qual.

    Edge é um exemplo disso.. qual é o navegador que vai dizer no seu próprio navegador “Edge está a usar muito a sua bateria, mude para o firefox ou chrome”

    Não faria sentido de todo, aprendam e usem a cabeça.. não significa que realmente seja o verdadeiro culpado.
    Isto é “Marketing Abusivo” apesar de ser completamente legal e podem fazer-lo sem problemas.

    Só cai nisso quem quer e quem se deixa enganar facilmente.. até la continuo no meu Firefox seja em móvel como em desktop.

    #Firefox #Privacy4ever
    Always bang bang.

    1. Avatar de PL
      PL

      Uso o Safari no meu MacBook e iPhone, impressionantemente não gasta bateria nenhuma no meu surface 3 Pro, vamos lá ver se consigo o mesmo resultado quando mudar para o surface 4

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Troll detected!!!!!
        Não há Safari para Windows à uma série de anos! Dificilmente irá gastar bateria…..

        1. Avatar de PL
          PL

          LOL
          Alvaro, leía bem o que escrevi…
          Uso o Safari no MacBook e iPhone, nunca disse que o usava no Windows.
          Logo se não uso no Windows o meu Surface não sofre a nível de bateria.

          Mais claro agora que estava a ser irónico!!!

          Já agora no Surface uso o Chrome porque existem alguns sites que só funcionam bem com este browser, por exemplo, não consigo fazer download da factura no site da Vodafone Espanha a menos que seja com o Chrome.

          Nem Safari (no Mac) nem explorer ou Edge, nem mesmo Firefox funcionam no site da Vodafone Espanha

  8. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Isto é marketing abusivo… Era a mesma coisa que visitarem o Bing no Chrome e este avisar que estão a utilizar um motor de pesquisa mais ineficiente e que o melhor era utilizarem o Google.

    Aplicações que não dá para remover facilmente, os problemas de privacidade, opções de configuração mais avançadas que estão cada vez mais escondidas (e que possivelmente irão ser removidas no futuro porque, afinal, os utilizadores não as utilizam – se as esconderem, é evidente que não), os problemas de privacidade e o acharem que sabem o que é melhor para mim (o que na realidade se traduz no que é melhor para a microsoft), tornam este windows 10 um sistema a evitar.

    1. Avatar de André
      André

      Se visitares o google noutro browser ele diz que o google funciona melhor com o chrome

  9. Avatar de Claudio Esperanca
    Claudio Esperanca

    No Firefox não tenho esse aviso… Pode ser por estar noutro sistema operativo. No entanto creio que é um pouco diferente apresentar uma recomendação numa página Web (que eu posso não visitar) ou no sistema operativo (que eu não tenho como ignorar). De qualquer modo até a Google pode ter problemas na Europa por causa dessa mensagem.

  10. Avatar de sakura
    sakura

    cada um que use o que quer mas que não seja por falta de avisos …. já agora ja update para W10????
    https://kjaer.io/extension-malware/