Chegou o Simcity – Um dos melhores jogos de sempre

68 Comentários

Actualizado às 22:30 horas de dia 7 de Março de 2013!

Tal como o Pplware aqui indicou, eis o regresso de um dos mais importantes jogos de sempre, para PC.

Simcity regressa após alguns anos de ausência, pautados por lançamentos de outros títulos que não mais foram que desilusões.

Agora com o novo jogo, eis que o vicio está de regresso e muito boa gente já estará a preparar novos PDMs para as suas zonas residenciais … 🙂

Hotels-Block


SimCity caracterizou-se desde sempre por trazer ao jogador uma completa sensação de imersão nas suas criações onde todos os passos tinham de ser bem ponderados, não só a nível económico, como também social.

Uma coisa que o jogo mostrava duma forma algo cruel era que a construção duma cidade até poderia ser relativamente simples e rápida mas que o grande catch seria o de saber mantê-la sã e com população satisfeita.

Neste aspecto, SimCity (2000 e Rush Hour, por exemplo) davam-nos grandes lições de como gerir e de como não gerir uma grande cidade.

london-set

Com a novidade da existência de um modo multiplayer onde tanto podemos jogar competitivamente como cooperativamente com os nossos vizinhos, SimCity atinge assim o próximo nível.

Foi utilizado para o jogo, um novo motor de jogo, GlassBox, que aposta claramente num controlo muito mais personalizado e próximo sobre tudo o que se passa na nossa cidade, e sobre tudo o que nela alteramos e suas consequências.

Com esta nova plataforma de fundo o jogo promete ser muito mais personalizavel bem como as alterações e seus efeitos nas cidades e seus habitantes muito mais e melhor quantificáveis.

TrafficJam

Uma outra novidade interessante é a de podermos assistir e controlar até 16 cidades em simultâneo e analisar todas as suas interacções, como por exemplo o tráfego entre uma e outra, ou as trocas económicas.

A simulação em SimCity promete estar muito mais profunda que nos jogos anteriores e isso só pode querer dizer uma coisa …. mais vicio.

Por outro lado as nossas cidades poderão, pela primeira vez, se tornar em cidades especialistas ou cidades com um perfil muito peculiar.

Por exemplo podemos construir cidades mais viradas para o sector fabril ou outras mais direccionadas para a cultura e lazer. Interessante será a gestão e o equilíbrio destas cidades com as suas vizinhas de forma a que haja toda uma sustentabilidade que lhes permita sobreviver e vingar com o passar dos anos.

Homepage SimCity

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AL
    AL

    Tem um certo erro ai, a imagem é do SimCity4

    1. Avatar de S Pimenta
      S Pimenta

      Também não percebi essa! O que acabou de sair foi o SimCity 5 não o 4

  2. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Grande jogo sim senhor. ja joguei bastantes jogos deste genero e este foi sem duvida o melhor, apehas acho que tem um defeito, a certa altura torna-se tão complexo que se nos distrai-mos um bocado la se vai a estabilidade economica 😛

  3. Avatar de artur mendes
    artur mendes

    não vejo a hora de por as mãos neste jogo =D

    1. Avatar de Paulo Silva

      Já somos 2 …

      Muitas horas queimei eu de volta de Rush Hour para conseguir ter o sistema de transportes perfeito … por exemplo.
      E muitas horas irei gastar com este, certamente.

  4. Avatar de It's Michael
    It’s Michael

    Os servidores neste momento e que nao estao la muito bons.. impossivel jogar assim…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Já ouvi dizer que sim… mas o lançamento global será dia 8… por isso penso que até lá eles resolvam esse “problema”.

  5. Avatar de Midepa
    Midepa

    E que tal pôr a imagem correta!!! O que saiu foi a versão 5.

  6. Avatar de Couto
    Couto

    Esta muito caro para um jogo de PC !!! e logo de estrategia.

    Sim it’s michael , ainda por cima ha problemas de servidores 😡

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A versão normal, penso que esta ao preço normal de outros grandes jogos de PC.

      1. Avatar de Darth
        Darth

        60€ normal, 80€ deluxe

    2. Avatar de It's Michael
      It’s Michael

      pois aqui no servidor norte americano credo nem da para entrar mesmo…

  7. Avatar de Sérgio V.V.
    Sérgio V.V.

    Exacto. Foi a versão 5.
    Só que este jogo, pelo que vi, tem um senão grande: Só da para jogar online. Ou seja, quem não tiver internet escusa de comprar o jogo.

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      … ou se um dia se está em casa e falha a net não podemos ir jogar SC enquanto se espera.

      Já agora, alguém sabe quando (ou se) chega em formato físico a Portugal?

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Dia 8 é o lançamento mundial em forma física. Pelo o menos foi a ideia que fiquei…

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Realmente esse pormenor da ligação a net poder ser o aspecto negativo do jogo. Mas talvez eles acabem por fazer algo para essa situação.

    3. Avatar de Pato
      Pato

      Esperar o Skidrow fazer a sua parte e já poderás jogar sem internet.

  8. Avatar de JJ
    JJ

    O SimCity é o meu jogo preferido… joguei todas as versões. O meu maior viciou foi na versão 3000. A versão 4 também deu algum viciou…

    Finalmente está a chegar uma nova versão totalmente renovada com características que todos os fãs sempre quiseram ver no SimCity, e esta o caminho aberto para novas coisas surgirem.

    Só tenho pena, de actualmente não ter tanto tempo para o viciou como antes… mas certamente vai haver algum viciou…

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Mesmo! A versão 3000 foi de longe a minha preferida. Ainda experimentei o SC4, mas ao fim de um par de horas pu-la de lado para nunca mais lhe tocar.

      Ainda há pouco tempo reinstalei o SC3000 só para matar saudades. 🙂
      Fiquei com pena de nunca ter conseguido 2.000.000 de habitantes numa cidade, andei perto 1.7M/1.8 mas nunca 2M.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Não me lembro o numero de população que foi o meu record, mas sei que na minha cidade de topo, reconstrui para ai umas 10 vezes a rede do metro, qual não era o dinheiro que tinha numa cidade, e como era uma ilha, levantava terreno para criar pequenas ilhas lol… Entretanto, como já era pro e era capaz de em menos de 1 ano por a cidade a dar lucro, comecei a criar cidades pela beleza…

        Fui um grande viciou mesmo o SC3000!!! Velhos tempos…

  9. Avatar de RF
    RF

    O Transporter Tycoon é que era de valor sair um novo!!

    1. Avatar de R. Marques
      R. Marques

      Isso é que era

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Isso também era uma boa noticia… Mas acho que nesse campo temos de continuar andar pelo OpenTTD…

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        O que é muito bom 😀

        Transport Tycoon e OpenTTD são provavelmente uns dos melhores jogos de sempre …

      2. Avatar de Paulo Silva

        Também ainda queimei umas pestanas com o Transport Tycoon.
        Não conheço é esse Open TTD … tenho de experimentar.

        1. Avatar de dk
          dk

          Vocês têm de experimentar o Locomotion que saiu há uns anos. Basicamente é a versão mais recente do Transport Tycoon.

  10. Avatar de Deus
    Deus

    Finalmente, isto vai arruinar-me o semestre 😀

  11. Avatar de Fernando Silva
    Fernando Silva

    Apenas dá para jogar online como já disseram em posts anteriores ou, pode-se também jogar em multiplayer?
    É que apenas jogar em multiplayer não faz muito sentido…

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Tanto o single player e multi player sao em online. Mesmo que nao queiras interagir com ninguem (que é a maneira como eu jogo, e nao quero saber de outra, nem me interessa), és sempre obrigado a estar online. Podes entao criar uma area privada.tens é de andar a saltar entre cidades, com um bonito ecrã de loading de cada vez. Ridiculo

  12. Avatar de WTF
    WTF

    Uma das melhores séries de sempre, o pior jogo da série.

    Um jogo essencialmente single-player forçado a online, cidades minusculas em comparação com os jogos anteriores, inclusivé Sim City 4 onde também lá as cidades se interligavam, depender de servidores que um dia vão ser desligados e lá se vai tudo, preço que é.

    Não, isto para mim é mais um flop tipo SimCIty Societies.

    Tenho saudades de quando Maxis era Maxis.

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      É de facto por não dar para jogar offline que me está a deixar reticente em comprá-lo. Andei a ver uns vídeos e, realmente, também me pareceu que não dá para fazer aquelas mega cidades do SC3000. Mas tenho um feeling que isso será tudo para aparecer futuramente em expansões pagas.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Não diria que seja um flop.

      Depois apesar de montes de pesquisas que fiz, fiquei com a ideia que não havia dados concretos como a situação de estar on-line funcionaria, em casos de guardar cidades e jogar quando não há net. Pois nem a própria Maxis deu muitas informações sobre isso.

      Algo me diz, que essa coisa se ser 100% on-line, não deve ser bem assim…

      Por sua vez é como o Sérgio diz… penso que irão ocorrer melhorias futuras resolvendo estas questões, talvez pagas ou não…

      1. Avatar de Paulo Silva

        Conto em breve ter uma versão para análise e aí tiramos as dúvidas, pois também acho que é um pouco castrador se houver essa obrigatoriedade!

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Em relação ao tamanho das cidades, também fiquei com a ideia que não era possível fazer cidades muito grandes.

      Penso ter lido algures que era possível expandir território, mas não tenho a certeza…

      1. Avatar de Darth
        Darth

        Fala-se que um dia possa aparecer um DLC para cidades grandes. Mas, claro está, será pago. La na EA deve-se achar que os pc nao aguentam cidades grandes

  13. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Este e o tomb raider vão dar cabo dos meus planos para terminar umas quantas cadeiras 😡

  14. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Realmente não foi posto esforço absolutamente nenhum, foi copiar imagens a sorte e traduzir texto. depois dá cócó. a Imagem é do Simcity anterior.

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Pa, o pplware ja nao é de agora que parece que esta a ser paga para fazer publireportagens, em que se limitam a fazer copy paste do texto que as editoras lhes mandam. Este texto é indigno de um dos melhores blogs portugueses. Se um dia o vitor se perguntar o que correu mal para o projecto ter falhado, comece por “artigos” como este

      Sei que ha que pagar as contas, mas ha que mesmo assim que ter ética

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sou grande adepto deste tipo de jogos.

    Mas só dá para jogar online?

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Sim. Até mesmo a versão em disco só dá para jogar depois de se registar nos servidores e transferir um patch.
      Depois disso tem de se fazer login sempre que se quer jogar. Ou seja, se não houver net ou os servidores estiverem em baixo, não há SimCity para ninguém!

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Yep, é tipo diablo 3. E se o origin crashar, perdes grande parte do progresso.

      A serio, este travesty so é de nome simcity, que isto nao tem nada a haver com os antigos

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Penso que a info das cidades fica guardada no nosso PC… mas posso estar enganado.

        E realmente este SimCity não é igual aos outros… Segundo os próprios criadores, é um reinicio da serie. Por isso é que não se chama SimCity 5, mas simplesmente SimCity.

        1. Avatar de Darth
          Darth

          Na na… É tudo cloud. Se o origin crashar, adios progresso.

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    O jogo devia chamar-se SimVillage, a população máxima nestes mapas minusculos com tudo optimizado é a volta de 200mil habitantes. Ridiculo no minimo. O pior é que aposto que vai sair um DLC pago ‘BIG CITIES DLC’ um dia destes…tipico da EA. Por muito que me custe pq esperei 10 anos pra este jogo: mas é um no-buy.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Se eu tiver tempo para por a cidade com 200 mil habitantes, ficou já muito satisfeito lol…

      Em relação ao tamanho das cidades, nuns vídeos que vi pareceu-me que o tempo passa a hora. Ou seja o tempo de desenvolvimento da cidade é maior, o que faz com que demore mais tempo atingir um numero elevado de população. Se assim for, acaba por não fazer sentido cidades extremamente grandes, pois o tempo de desenvolvimento até lá é muito grande alem de que a gestão vai-se tornar uma verdadeira dor de cabeça (o que não é problema lol). Por isso, se realmente só houver a possibilidade de criar cidades pequenas/medias julgo que, pelo o menos nesta fase inicial, seja um grande problema.

      Outra coisa em relação ao tamanho das cidades, eu nunca li em lado algum que não era possível criar cidades grandes. Temos que ver que os videos que estão disponíveis tem como objectivo mostrar a gestão da cidade do novo SimCity. Construir cidades grandes demora o seu tempo, o que para fazer estes videos demoraria mais tempo.

      Alem de que perante algumas fotos do jogo, fica a ideia de cidades grandes… ou então são varias cidades juntas. Tento em conta que podemos gerir ao mesmo tempo varias cidades, quase se pode dizer que é uma cidade grande, divida por varias freguesias lol…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        CORRECÇÃO nesta frase: (…)Por isso, se realmente só houver a possibilidade de criar cidades pequenas/medias julgo que, pelo o menos nesta fase inicial, NÃO seja um grande problema.(…)

      2. Avatar de Darth
        Darth

        Max é 100 mil

  17. Avatar de Darth
    Darth

    Um dos melhores de sempre? Vamos la ver: mapas minusculos, tem de se estar SEMPRE online para se jogar single player (!), dificuldade baixissima (é preciso mesmo querer fazer prejuízo), grande parte do conteúdo cortado para ser vendido numa esperada avalanche de DLC’s, preciso altíssimo.

    Isto nao é de certeza um bom jogo, quanto mais um dos melhores. Eu sei que voces nao sao jornalistas e nao tem de obedecer as regras deles, mas o descaramento com que voces se vendem as editoras ja começa a cheirar mal. Nao se ponham a pau, e o pessoal deixa de vir aqui e voces fiquem sem ninguem para comunicar.

    Abraço

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Onde crevi “preciso altissimo”, era para se ler “preço altíssimo”.

      Ja vi jogos PS3 novos por menos que o que esta este. So para ver a falta de ética e escrúpulos da EA, quem fez a preorder do jogo nao consegui desbloquear o game na data anunciada… MAS quem o comprou naquela altura, consegui. Uma vergonha. Para nao falar que os servidores estao mais tempo em baixo do que em cima, e que os bugs existentes fazem o Origin crashar, o que leva em muitos casos a perder todo o progresso.

      Brilhante o futuro dos jogos PC. sem mim. Temo pelo BF4

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Já compras-te o jogo?

      1. Avatar de Darth
        Darth

        Yup, com conta ameicana, usando vpn.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Então uns esclarecimentos:

          Mapas minusculos = Não se escolhe o tamanho dos mapas?
          Estar SEMPRE online para se jogar single player = Mas para entrar no jogo ou mesmo sempre?
          Dificuldade baixissima = É assim tão fácil a gestão?
          Grande parte do conteúdo cortado = Mas não vem com as características todas ou esta limitado?

          1. Avatar de Darth
            Darth

            – Pa, quando falo em mapas minusculos é que vais para uma area de jogo, e la tens umas quantas areas delimitadas onde podes construir a tua cidade. Sao areas pequenas, e uma vez chegado ao limite, acabou, ja so podes construir na vertical. Como agora ja nao custa um centimo construir zonas RCI, e, basicamente chegas aos limites do mapa em 2 horas. Entao tens algo do tamanho de uma villa, com uma densidade e tipo de construçao como New York. Nem a palavra ridiculo serve para descrever isso. Alem disso, agora os desastres naturais e invasao de monstros ja nao sao opcionais. Odeio isso.

            – por “sempre online” quero mesmo dizer “sempre online” seja o que queiras fazer. Tanto single como multi. Ate save games la estao. Reza para que o origin nao frashe, que ai desynchroniza com servidor, e perdes todo o progresso. Um mimo

            – dificuldade baixa, porque agora meter zonas RCI nao custam nada. Por isso, se precissas de dinheiro é so espalhar zonas, e esperar que a populacao la venha e dê money, a isso junta-se uma automatizaçao nas trocas comerciais, que estraga a ideia totalmente.

            – quanto ao conteudo, se comprares o game base, so tens acesso a casas e edificios base, mais uns quantos especiais. Queres alterar de arquitecura e ter uma maior riqueza de edificios especiais, etc… Tens de comprar uns quantos DLC’s ao preço da cocaína. Dai dizer que o conteudo foi cortado do jogo para ser vendido à parte… Isso num dos jogos mais caros de sempre no pc (este e o Call of Duty acho que sao os unicos games pc a este preço)

          2. Avatar de Darth
            Darth

            E esquecime de dizer que mods nao dao, e tudo o que queiras acrescentar é mesmo so pago.

          3. Avatar de JJ
            JJ

            Obrigado Darth.

            No que toca ao tamanho das cidades, acredito que em pouco tempo eles lancem um tal DLC… Mas realmente não faz muito sentido…

            A marcação de RCI não ter custos, tem uma certa lógica… Mas intendo que assim torna-se uma forma fácil de ganhar dinheiro.

            Já existem DLC’s a venda? Qual é a media de preços?

            No meio disso tudo as trocas comerciais serem automáticas é que é um pouco estupido… principalmente se não for em singleplayer.

            O que eu acho estranho é o jogo não guardar as informações da cidade no PC… isso sim é estranho…

          4. Avatar de Sérgio V.V.
            Sérgio V.V.

            É verdade. Está demasiado fácil. Lembro-me de na versão 3K ter de recomeçar cidades porque entrava em falência. Tínhamos de começar com muito cuidado com os gastos e gerir muito bem os empréstimos.
            Lembro-me de trabalhar horas a fio para conseguir uma cidade com 2M de habitantes – coisa que nunca consegui – estive muito perto: 1.7M/1.8M, tinha rios de dinheiro mas nunca consegui os 2M de habitantes. 🙂
            Outra coisa que falta é a gestão de tudo: tubagens da água, abastecimento eléctrico, estradas, metropolitano, etc etc…
            Esta versão pode ser engraçada por causa da vertente de interacção com outros jogadores e podermos gerir várias cidades em simultâneo, mas cheira-me que será mais fácil de enfadar. A menos que o multiplayer venha colmatar isso tudo… mas duvido.

  18. Avatar de Pato
    Pato

    Para os que estão nervosinhos em relação ao jogar apenas online, o Skidrow avançou à poucas horas que está a tratar de dar a volta a isso de maneira a que seja possível jogar offline. Basta esperar. 😉

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Pode ser sempre um recurso a ser usado, quando falha a net…
      Mas isso, mostra que as informações e progressos das cidades, ficam guardas no PC, não no servidor.

      1. Avatar de ze
        ze

        A Skidrow nao lanca comentarios publicos, uma vez que é um grupo scene e fica sempre reservados aos canais proprios deles…Por isso provavelmente sera fake. apesar de eu gostar muito que fosse verdade xD
        A unica forma provavelmente sera de ter servidores pirata para conseguir correr o jogo, o que seria um investimento por parte de alguem, o que é dificil.

        abraço

    2. Avatar de Darth
      Darth

      O diablo 3 tambem ainda nao viu nenhum crack, por isso nao sei nao se alguma vez vai sair um crack. Esperemos que sim.

  19. Avatar de MrT
    MrT

    Porque é que meteram a imagem do Sim City 4 (ok, o Sim City 4 é melhor sim city de sempre….)

  20. Avatar de Paços Dias Aguiar Mota
    Paços Dias Aguiar Mota

    Feliz ou infelizmente a EA comprou a Maxis, se não fossem eles provavelmente a MAxis já não existiria, mas agora está isto que se vê, uma desilusão, o unico jogo que jogo da Maxis é o SIMs e joguei todas as versões e expanções e atualmente estou agarrado ao Sims3, temo que este SIM CIY venha a ser exemplo para o SIMS 4 que aposto que vem no mesmo formato, Singlemultiplayer sempre on-line, eu compreendo que esta é uma boa forma de combater a Pirataria e evita os Cracks e coisas afins, mas obrigar o jogador a permanecer sempre online não me parece que seja por ai o combate a pirataria ate porque priva outros utilizadores de jogar ou ate de jogar fora de casa, não me parece que uma Banda Larga VOD/TMN/OPT seja suficiente para suportar o jogo, ja para nao falar no trafego que o jogo deve criar. Enfim EA senão é o FIFA e o BF ja tinha ido ao charco.

  21. Avatar de Mario
    Mario

    Já começo discordando do título da notícia:

    “Chegou o Simcity – Um dos melhores jogos de sempre”

    Não, esse SimCity mesmo é o pior de todos, aliás, um lixo total. A EA como sempre, transformando tudo em porcaria.

  22. Avatar de Mayor
    Mayor

    Eu so joguei o CitiesXL e parece-me bem melhor do que o SimCity. Muito mais realista e com mapas gigantes!

  23. Avatar de FChiquelho
    FChiquelho

    Um dos melhores jogos de sempre – lol
    um jogo singleplayer que nessessita ligação online para jogar o singleplayere e os servidores estão uma m*rd* que até se perde o save forçando a começar de novo, e força o jogador a partilhar recuros com outro jogadores por causa do tamanho da cidade que é bem pequeno num jogo singleplayer

  24. Avatar de Darkvoid
    Darkvoid

    Fui à Gamespot para ver as críticas dos utilizadores e vi isto:
    GameSpot Score 5.0/10 (mediocre)
    Gamespot User Score: 3.6/10 (544 votes)

    Depois aparece aqui como um dos melhores jogos de sempre?!

    O que se passa aqui? por favor…

  25. Avatar de MIguel

    Para os interessados no jogo, vi uma noticia de que hackers estão a criar um modo offline para o Simcity.

  26. Avatar de marcos
    marcos

    galera eu comecei a jogar o simcity socil e ja tou com 117 . 906 de população