Zambrius: Hacker português diz que serviços do Estado estão expostos

12 Comentários

Como temos vindo a acompanhar, Portugal está debaixo de uma onda de ataques cibernéticos que têm feito alguns estragos. As empresas têm investido mais na cibersegurança, mas ainda há um longo caminho pela frente.

Zambrius, um dos mais conhecidos piratas informáticos portugueses, garante ter tido acesso a servidores com centenas de dados confidenciais e sensíveis do Estado.

Zambrius: Hacker português diz que serviços do Estado estão expostos


Zambrius garante ter tido acesso a servidores com centenas de dados confidenciais

De acordo com a CNN Portugal, após uma entrevista com um hacker português, serviços sensíveis do Estado estão a ser violados por hackers. Desses serviços, que se encontram vulneráveis, destaque para as Forças Armadas, Saúde e Educação.

Zambrius garante ter tido acesso a servidores com centenas de dados confidenciais e sensíveis do Estado, nomeadamente nas áreas da Saúde, Educação e Defesa. Entre outros, em causa está o serviço que controla o transporte de doentes, o sistema que gere o financiamento do SNS, dados relativos aos exames nacionais das escolas e ainda acesso aos servidores dos três ramos das forças armadas.

Zambrius: Hacker português diz que serviços do Estado estão expostos

Segundo o hacker, o transporte de doentes para as unidades de saúde está a ser feito sem credenciais; num organismo central do Ministério da Saúde há atualmente páginas indisponíveis que podem colocar em causa todo o sistema financeiro do Serviço Nacional de Saúde; e ao Ministério da Educação chegou o alerta da Polícia Judiciária de que a plataforma encarregue dos dados dos Exames Nacionais terá sido alvo de “acesso indevido”.

À CNN Portugal, numa troca de mensagens escritas. Zambrius garante ter conseguido entrar em “mais de cem” sistemas administrativos do Ministério da Educação e da Saúde apenas no mês de abril.

Apesar do acumular destas situações, o Governo garante que estão a ser tomadas várias medidas para evitar ciberataques, embora não especifique que medidas foram tomadas. No entanto, entre os acessos do pirata estão vários serviços da Saúde, alguns dos quais ainda se encontram em baixo, inacessíveis, tendo outros sido alvo de ataques mais graves. É o caso do hospital Garcia de Orta.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cyber
    Cyber

    Se todos soubessem o que está exposto , nas mais variadas empresas e governos acho que ninguém voltaria a confiar na internet… O pior é a facilidade com que se pode aceder a essa informação…

  2. Avatar de LA
    LA

    Estamos em Portugal. Onde se olha para o lado e se segue em frente.

  3. Avatar de milu
    milu

    o ministerio da educacao e escolas basicas e secundarias tem segurança ZEro

  4. Avatar de IUR
    IUR

    Software do Estado com informações expostas? Isso é um mito urbano

  5. Avatar de k
    k

    O governo ainda obriga a usar o velho Internet Explorer com um componente em java para todas as empresas mandarem o saft todos os meses. Não é muito dificil de deduzir que o resto não está melhor.

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Software livre deveria ser o caminho mas os contratos estabelecidos nao deixam mudar isso.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Atualizações, testes, implementação de segurança… isso é caro e o Estado não está interessado. Basta ver que ainda existe vários serviços que nos obriga a usar um browser em fase terminal, imagino como estará os bastidores

  8. Avatar de Fernando Boluele
    Fernando Boluele

    Falando um pouco, na matéria, essas brechas, existe em muitas empresas, basta usares “\\nomedopc\C$”, terás aceso aos dados dos colegas; mas quando falamos de alguém ter aceso aos dados da empresa, basta saberes configurar o teu firewall, para negar conexões externas….estou aqui caso queiram falar de segurança da informação.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      lol.

  9. Avatar de Ácaro
    Ácaro

    Contratem o @Fernando Boluele, ele tá aqui para configurar firewalls e fechar portas,
    vai já resolver isso tudo 😀

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Isto!

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    O Estado esta a segregar ….

    Só é cidadão quem tem telemóvel, telefone, e-mail …