Marte: robô InSight da NASA está a preparar-se para morrer

16 Comentários

Um dos grandes problemas para os equipamentos que povoam o solo marciano é o pó que cobre tudo em Marte. Várias sondas e robôs já “perderam a vida” debaixo deste manto de poeiras que não permite que o sol alimente os painéis solares das máquinas. O robô da NASA, o InSight, está a ficar sem energia. Só um “milagre marciano” o poderá salvar.

Esta missão estará a despedir-se da Terra. Provavelmente atingiu os seus últimos meses de vida após mais de três anos de operações de superfície no planeta vermelho.

Imagem dos painéis solares do robô InSight cobertos de poeira do planeta Marte


Uma morte (à fome) anunciada em Marte

Depois de no início deste mês o InSight ter detetado o maior sismo marciano, que registou uma magnitude de 5 “martemoto” – o maior sismo alguma vez detetado noutro planeta – os operadores da missão anunciaram que a acumulação de poeira nos painéis solares do robô está lentamente a matar o InSight de fome (de energia).

A menos que o dispositivo terrestre seja agraciado por um fortuito diabo de vento que sopre parte da sujidade dos painéis, o InSight terminará as suas operações científicas este verão e estará oficialmente morto no final do ano.

Temos estado muito ocupados em Marte durante os últimos três anos e meio. Temos vindo a obter alguns dados sem precedentes sobre o interior profundo de Marte, bem como sobre o seu clima e campos magnéticos.

Referiu disse Bruce Banerdt, investigador principal do InSight, no briefing.

O InSight é a primeira missão concebida para estudar o interior de Marte. A sua ação tirou partido de um sismómetro construído em França chamado Sismic Experiment for Interior Structure (SEIS). O SEIS detetou mais de 1.300 sismos marcianos desde que foi colocado na superfície do planeta, nos primeiros dias da missão.

Para além de lançar luz sobre a atividade geológica de Marte, o sismómetro abriu uma janela para as camadas subterrâneas de Marte, estudando como as ondas sísmicas passam através das suas características interiores.

A missão está também equipada com uma “toupeira” robótica de construção alemã, chamada o Heat Flow and Physical Properties Package (HP3), que se destinava a escavar até cinco metros na superfície marciana. Infelizmente, a toupeira não conseguiu ganhar qualquer tração na sujidade invulgarmente resistente no local de aterragem do InSight, e foi retirada após ter perfurado cerca de dois metros no solo.

Para além do SEIS e da HP3, a missão inclui um instrumento chamado Rotation and Interior Structure Experiment (RISE) que mediu a oscilação do Polo Norte de Marte à medida que o planeta orbita o Sol. Estes dados podem ser utilizados para descobrir informações sobre as características interiores do planeta.

Segundo a NASA, se apenas 25% dos painéis da InSight fossem varridos pelo vento, a sonda ganharia cerca de 1.000 watts-hora por sol – o suficiente para continuar a recolher ciência.

No entanto, no ritmo atual, a energia está a diminuir, os instrumentos não sísmicos do InSight raramente serão ativados após o final de maio.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Se eles conhecem o problema porque não se concentram na solução?
    Há muita gente da área da limpeza que faria esse trabalho num instante. LOL
    Olha, que ponham o Ingenuity a rodar por cima. Pode ser que liberem as poeiras.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se a NASA tiver o EDP Funciona … :p

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Foi opção, mas também viram que “Não Funciona”…

  3. Avatar de Comentador profissional
    Comentador profissional

    Tretas… Então e não era expectável que ficasse cheio de pó?
    E a tal porta porque não foram lá mais perto ver, hã?
    Isto cheira me mas é que aquilo foi rebentado por extraterrestres e agora a culpa é do pó. Tem pó mete espanador…
    E quem acha que não é extraterrestres então e os avistamentos hã? Ainda hoje deram no telejornal, 300 avistamentos de OVNIs nos EUA no último ano.
    Tenham juízo nessa cabeça…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Meu caro …

      Os OVNIS agora tem novo nome… DRONE !
      Os jornalistas ainda estão desatualizados.

      hahahaha

    2. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      A nasa esqueceu-se de por uma caixa de bolotas para pagar as limpezas dos painéis solares aos marcianos. Acontece.

  4. Avatar de Luís Felício
    Luís Felício

    E porque não experimentar aproximar o drone por cima do robot para provocar vento e retirar o pó?

  5. Avatar de Fetnando
    Fetnando

    Ponham o helicóptero (Ingenuity) a fazer vento por cima e pode ser que surja um milagre.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Olha que conveniente… agora que a NASA divulgou para o público uma fotografia com uma espécie de porta com ângulos retos, o robô vai “morrer” por causa da poeira….

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      E assim começa um teoria da conspiração…

  7. Avatar de ALC
    ALC

    Missão de milhões e nem um soprador rotativo…

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      Devias mandar o teu curriculo… Falta lá gajos espertos como tu… Imagina, tantos cerebros a pensar em todas as solucoes possiveis e ninguem se lembrou de uma coisa tão simples… :/

  8. Avatar de Joana cruz
    Joana cruz

    Olá boa tarde. Dauqi é Joana vou dar-vos uma pequenina ideia, se um drone consegue voar em solo marciano para a próxima que levarem já instalado uma espécie de ventoinha para soprar as poeiras que ficam em cima do objeto e algo como que térmico do tipo está frio a máquina por si aquece está calor ela liga um ar condicionado porcausa da temperatura noutro planeta. Não é só uma ventoinha que faz falta!

  9. Avatar de Dinis
    Dinis

    O pessoal gosta é de falar… informarem-se está quieto… a missão era para ter acabado em 2020 e decidiram estender a missão ate 2022…
    “After InSight met the goals of its two-year prime mission in late 2020, NASA extended the mission until December 2022. However, due to dust accumulation on its solar panels, the InSight lander’s electrical power production is dropping.”

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas isso está descrito já em artigos anteriores. 😉

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Eu sei… mas mesmo assim vêm dizer mal… a culpa não é vossa…