WhatsApp volta a adiar prazo para aceitar a nova política de privacidade no Brasil

12 Comentários

A data de hoje, 15 de maio, é um marco na história do WhatsApp. Esta é a data limite para uma das maiores mudanças que este serviço tem nos últimos anos, abrindo a porta à recolha de dados para o Facebook, ainda que em situações especiais.

Esta data tinha sido já alterada no passado, tendo dado mais tempo para que a situação fosse explicada. Agora, e numa reviravolta importante, o Brasil conseguiu mais 90 dias para os seus utilizadores. Várias entidades conseguiram travar a maior rede social da Internet.

WhatsApp Facebook Brasil política privacidade

Uma vitória do Brasil contra o Facebook

Mesmo com todas as explicações apresentadas pelo Facebook e pelo WhatsApp, há ainda muito por explicar. As novas regras que o serviço de mensagens quer aplicar abrem a porta para algo que muitos parecem não querer, mas que parecem ser inevitável.

Para contrariar este movimento, pelo menos no Brasil, várias entidades uniram-se e fizeram frente ao Facebook e ao WhatsApp. O resultado surgiu agora, com o adiamento da imposição das novas regras e das alterações das contas por 90 dias, para serem reavaliadas.

Se não aceitar as regras do WhatsApp vai começar a perder funcionalidades na sua conta

Política de privacidade do WhatsApp adiada

Tudo partiu da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade). Estas entidades já tinham aconselhado na semana passada o WhatsApp a adiar nova política de privacidade.

Estes novos 90 dias vão ser usados por estes órgãos para continuar a avaliar toda a situação. Há ainda a garantia de que neste tempo agora conseguido, não vai haver consequências para os utilizadores que não aceitaram a nova política de privacidade.

90 dias sem impacto nos utilizadores

Tal como na Europa, onde o RGPD tem um peso muito grande, no caso do Brasil poderá haver algo similar. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro passado, poderá ser a arma para impedir que o Facebook e o WhatsApp façam a recolha dos dados que está planeada.

Resta saber como terminará este processo, com todas as novas condicionantes. Não é a primeira vez que esta data é adiada, mas retorna sempre para ser aceite pelos utilizadores, aparentemente sempre com mais força.

WhatsApp: Facebook proibido de usar os dados dos utilizadores na Alemanha

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    É pena tanta gente usar isto, até profissionalmente, porque só mesmo considerando a nível de app não tem nada de especial em relação à concorrência. Foram os primeiros destas apps de “só com o número de telemóvel” com uma campanha publicitária agressiva e tiveram sorte.

  2. Avatar de Jota o maior amigo
    Jota o maior amigo

    Esta novela do whatsapp do facebook já mete nojo.
    Será que as pessoas não sabem que existem outros mensageiros mais confiáveis como o Signal ou o Telegram??

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Sabem!!! Mas que nojentas estas pessoas que não usam o mesmo que tu!!!! Ahhhhhhhhhh

  3. Avatar de Jonny
    Jonny

    Eu quero lá saber do Brasil… Quero é saber de Portugal e da UE

    1. Avatar de Vítor M.

      Neste tipo de ações, muitas vezes Portugal e a União Europeia mais em geral, é amplamente influenciado pelos comportamentos em mercados da dimensão do Brasil. Portanto, o que ocorre la serve de exemplo de como fazer ou de como não fazer.

      1. Avatar de Jonny
        Jonny

        Não concordo, aliás discordo. Normalmente até é mais ao contrario. E mesmo que não seja o Brasil é mais influenciado pelo USA.

        1. Avatar de Just Me
          Just Me

          Não concordares não quer dizer que estejas certo, muitas vezes o comportamento do mercado brasileiro dita regras comportamentais até em relação a Europa, sendo o Brasil um mercado enorme. Como exemplo, muitas das grandes empresas ou a boa parte delas, as vezes chegam a ter escritórios de representação e produção no Brasil e não na Europa, enfim…..

  4. Avatar de MS
    MS

    Eu aceitei sem querer ( de estar sempre aparecer em full screen do nada) sabem se dá para voltar atras e voltar a não aceitar?

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Dá, desinstala e pronto, problema resolvido.

  5. Avatar de WhatsAf#@ck?? Não aos Novos Termos!
    WhatsAf#@ck?? Não aos Novos Termos!

    Infelizmente por cá continuamos a ser bombardeados com os “novos” termos, pressionando à aceitação dos mesmos. É pena que a União Europeia (e os seus actuais líderes, ou seja nós, Portugal) ainda não tenhamos feito nada de forma a no mínimo obrigar à suspensão da nova política de privacidade, ou pelos vistos à falta de privacidade. Srs. do Governo, façam algo em relação a isto enquanto é tempo. Aliás já que estamos na “Presidência” porque não criar um organismo comum a todos os países da UE responsável por políticas de cibersegurança e consequentemente assuntos de privacidade? Fica a ideia, Sr. PM! 😉

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Não aceitei nada. Até agora a funcionar normalmente

  7. Avatar de PcRat
    PcRat

    Esta madruga por volta da 01h, quando me caiu o aviso para aceitar as novas regras, simplesmente apaguei a minha conta, tenho o Signal e o telemovel tem serviço de sms e voz… Simples quanto isso…