Vem aí a carta de condução europeia digital no smartphone

14 Comentários

A União Europeia (UE) ainda tem várias limitações no que diz respeito à “União”. De facto, há processos e documentos que ainda não funcionam em toda a região. Agora, há novidades: já ouviu falar na carteira digital europeia?

Vem aí a carta de condução europeia digital no smartphone


A Carteira Digital Europeia é uma aplicação segura que permite aos cidadãos da UE armazenar e utilizar documentos digitais, como a identidade digital, carta de condução, diplomas, cartões de saúde e outros documentos oficiais.

Principais Características da Carteira Digital Europeia

  • Identificação Digital Segura
    • Permite comprovar a identidade de forma oficial online e offline.
  • Armazenamento de Documentos Oficiais
    • Guarda documentos como a Carta de Condução Europeia, cartões bancários e certificados.
  • Acesso a Serviços Públicos e Privados
    • Pode ser utilizada para aceder a serviços públicos (como impostos ou registo de veículos) e privados (como abrir uma conta bancária online).
  • Uso Voluntário e Gratuito
    • Não é obrigatório, mas é uma ferramenta prática para facilitar processos burocráticos e transações digitais.

Vem aí a carta de condução europeia digital no smartphone

De referir que o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia já chegaram a acordo para modernizar as regras europeias no que diz respeito à carta de condução. De referir que os Estados-membros terão um prazo de cinco anos e meio para implementar as novas medidas. Sim, é verdade que Portugal já tem a app gov.pt, mas apenas é reconhecida no território nacional (e nem sempre).

A idade mínima para obter a carta de condução de pesados de mercadorias será reduzida de 21 para 18 anos, enquanto a de autocarros passará de 24 para 21 anos, desde que os candidatos possuam um certificado de aptidão profissional. Além disso, os jovens de 17 anos poderão conduzir camiões ou carrinhas dentro do seu país, desde que acompanhados por um condutor experiente.

Outra alteração diz respeito aos novos condutores, que terão um período probatório mínimo de dois anos, durante o qual estarão sujeitos a sanções mais rigorosas em casos de condução sob influência do álcool, falta de utilização do cinto de segurança ou incumprimento das normas de segurança infantil.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O que era de valor era uma carta de condução internacional, isso é que era, é que as nossas cartas de condução só são válidas para o espaço Schengen

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      E vê-los a vir dos bangladeshes e das indias sem saber o que é um sentido proibido. Os nossos padrões de segurança não são os padrões desses países.

  2. Avatar de Joachim P.
    Joachim P.

    “Uso Voluntário” – vamos ver até quando!!!
    Aposto que até 2030 vai ser obrigatório.

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Até 2030 é a todo o gás na implementação total da tecnocracia. Primeiro, fazer cair na totalidade o sistema atual para que não haja uma única réstia de esperança.
      Olhe à sua volta. Acha que 20% sequer, quer saber do sistema que está a ser implementado? Haja álcool, drogas, futebol, TV, consolas, redes sociais e sexo. Já batemos no fundo enquanto cultura.

  3. Avatar de joão
    joão

    @Pedro Pinto

    OFFTOPIC: Visto que não tem um local para “tips” aqui fica “breach-of-WORTEN-pt-exposes-9-6-million”

    https://darkwebinformer.com/alleged-data-breach-of-worten-pt-exposes-9-6-million-customer-records/

  4. Avatar de Vilna
    Vilna

    Questiono se o uso voluntário não deveria ser obrigatório e acabam-se as cartas nacionais. Ou seja, ia dar ao mesmo mas com reconhecimento comunitário. A verdade é que enquanto não formos algo mais federados de pouco servem estas coisas.

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Isso. Quanto mais centralizado estiver o poder, melhor… Para quem manda nisto.
      De facilitismo em facilitismo, até à machadada final.

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Horrivel estamo a caminhar a passos largos para a subjugacao e escravizacao do povo Europeu.
    Nao abram a pestana, nao! Continuem a eleger socio-comunas para governar!

    https://x.com/JimFergusonUK/status/1904487840156700895

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Já faltava a habitual teoria de conspiração da treta.
      Nunca falha! 🙂 🙂 🙂

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Escravidão? Escravos pelos proprios europeus?

  6. Avatar de Vilna
    Vilna

    De que serve a UE senão tem capacidade de decisão. É bom quando tudo está bem mas quando algo perturba a capacidade é pouca ou nenhuma

  7. Avatar de ummu
    ummu

    Not interested… At all

  8. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Mais um documento para os hackers fanarem do gov.pt