Suecos boicotam os supermercados por causa dos preços “excessivos”

82 Comentários

Com o custo da alimentação a aumentar brutalmente, os consumidores da Suécia tomaram medidas: boicotar os maiores supermercados do país durante sete dias.

Carrinho vazio em frente ao congelador do supermercado

De acordo com algumas estimativas, desde janeiro de 2022, o custo anual da alimentação de uma família na Suécia aumentou até 30.000 coroas suecas (cerca de 2768 euros). Um pacote de café, por exemplo, deverá atingir o preço-limite de 100 coroas suecas (cerca de 9,23 euros).

Conforme a agência governamental Statistics Sweden, desde o início do ano passado, trata-se de um aumento de mais de um quarto.

Perante o aumento brutal do preço dos alimentos, milhares de pessoas em toda a Suécia decidiram boicotar os maiores supermercados do país durante sete dias, na semana passada.

O movimento ganhou força por via de publicações virais no TikTok e no Instagram, tendo assumido a forma de tema nacional e disputa política, segundo o The Guardian.

Supermercado

De acordo com os consumidores suecos, o aumento dos preços resulta de um “oligopoly” (em português, “oligopólio”) de supermercados e grandes produtores. Na perspetiva dos manifestantes, além da falta de concorrência entre empresas, estes dão prioridade aos seus lucros em detrimento dos clientes.

Sob a crença de que não têm nada a perder, mas tudo a ganhar, os consumidores suecos reclamam que “os preços dos alimentos dispararam enquanto as gigantes da alimentação e os grandes produtores estão a fazer milhares de milhões de lucros à nossa custa”.

Por sua vez, os supermercados culpam fatores alheios:

  • Guerra e geopolítica;
  • Preços dos produtos de base;
  • Colheitas;
  • Emergência climática.

De nome “Bojkotta vecka 12” (que significa “Semana de boicote 12” por realizar-se na 12.ª semana do ano civil), a iniciativa do protesto incentivou os consumidores a deixarem de fazer compras nas grandes superfícies alimentares, incluindo Lidl, Hemköp, Ica, Coop e Willys, por forma a protestar contra o aumento dos preços.

Entretanto, os suecos planeiam continuar a protestar, com um boicote de três semanas à Ica, a principal retalhista de produtos alimentares da Suécia, com cerca de um terço da quota de mercado, e ao produtor de lacticínios Arla.

Depois disso, deverão acrescentar outras empresas à lista.

Uma das principais figuras do boicote, Filippa Lind, disse esperar que este protesto “conduza a uma ação política que baixe indefinidamente os preços dos produtos básicos”.

Os políticos têm de intervir e acabar com este “oligopólio” que está a causar preços elevados devido à falta de concorrência entre as empresas de mercearia.

Na sexta-feira, o Governo sueco apresentou uma nova estratégia alimentar que inclui medidas para aumentar a produção alimentar no país. O ministro dos Assuntos Rurais, Peter Kullgren, disse que quer ver mais concorrência na indústria alimentar, incluindo através do lançamento de novas mercearias.

Nessa altura, alertou, também, para o facto de os boicotes poderem ter “o efeito contrário” ao pretendido, justificando não poder apoiá-los.

 

Suécia não é o único país a boicotar supermercados

Conforme a informação partilhada pela imprensa, este é um dos vários protestos contra o custo de vida que se têm registado em toda a Europa, nas últimas semanas.

No mês passado, por exemplo, os consumidores búlgaros boicotaram as grandes cadeias de retalho e os supermercados, em protesto contra a subida dos preços dos produtos alimentares. Esta ação terá provocado uma quebra de quase 30% no volume de negócios.

Em janeiro, um boicote semelhante na Croácia estendeu-se até à Bósnia e Herzegovina, a Montenegro e à Sérvia.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Se todos começarem a fazer o mesmo os preços caiem, eu opto pelas feiras rurais fruta, ovos, verduras e muitos são produtos locais e os preços não tem nada a ver por exemplo estava a comprar laranja a 0.90€ no pingo doce a 1.80€ fdx o dobro mas é quase em tudo o dobro do preço, os ovos compro a 2€ a dúzia no continente 3€…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Por quanto compras as cápsulas da L’Or nessas feiras?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Cápsulas? 1Kg de café da para mais de 100 cafés, vocês adoram serem roubados.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Qt custa 1lt de feijão cstarino?

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Era o que deveria ser feito em tudo, nao é so nos supermercados, mas nos combustiveis, bens essenciais, habitacao, etc…o povo tem que sair à rua, pois os empresarios e banca é sempre a lucrar de ano pra ano cada vez mais.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Então a culpa é do empresário, hem?
      É mais confortável atribuir a culpa se eles não forem vistos também como vítimas.
      Apenas economia estúpido.

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Es&$#do és tu!
        Podem não ser todos, mas que há muitos oportunistas há!
        Dou-te um exemplo muito básico e que se passou com um familiar com a produção de fruta:
        Colocava fruta numa mercearia, assim que virava costas, a proprietária colocava o preço ao dobro daquilo que tinha acabado de comprar…
        Dizia ela que era por causa das quebras…
        Calma, alguém de volta de uma árvore um ano inteiro, podas (MO), fitofármacos, nem toda a produção da árvore é vendável, transporte até à loja, … Ela punha logo margem de 100%
        Vitima de quê?

      2. Avatar de X
        X

        A dita economia faz parte de um sistema que é artificial que pode ser alterado, não é inevitavel ser assim não estamos condenados a este sistema, a actual existência humana neste sistema não será o ultimo e o derradeiro.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    O problema é o Trump e do Musk….

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Nada invalida o que estão a fazer. Não é preciso dizer que a culpa é quando não é.
      Eles estão a fazer um mau trabalho e daqui a um ano falamos. Venho pedir desculpa se estiver errado

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Ora deixa ver onde já ouvi isso……….hummmmmm
        Já sei, foi em 2016, mas naquela altura até se iria iniciar a terceira guerra mundial 🙂

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Vala que o Trump não se candidata mais, senão era mais 3 anos de “daqui a 1 ano logo falamos”, ninguém têm paciência já.

          Sinceramente acho que 90% das pessoas dão hate nele pela mesma razão que dão hate ao Musk… Eles têm €€€€ e vocês não.

          1. Avatar de SM
            SM

            Cuidado, que quando se chega aos 36,75Hz, o cérebro entra em curto circuito e rebenta com o resto dos (poucos) neurónios que ainda restam. Já falta pouco.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Inveja e velhacaria por pensarem diferente e serem apoiados por grande parte da população.

            E são eles que mandam 🙂

            Se tivemos de levar com 4 anos de Biden eles também podem bem levar com 4 anos de Trump.

          3. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            @SM 36,75Hz continua a ser Ré…

            fico feliz por te ter feito perder 2 minutos da tua vida a escrever esse comentário 🙂 Podias ter dito algo construtivo, mas não, ofender é o mais básico do humano. Só perdes consideração e respeito pelos utilizadores.

            Pessoas inteligentes e cultas, debatem e sustentam com argumentos, pessoas com défice cognitivo insultam.

          4. Avatar de Rui Pinto
            Rui Pinto

            Tens 15 anos ou este comentário reflete o pensamento de um adulto? 90% (ou mais?) das pessoas dão hate pq são dois energúmenos hipócritas que julgam ser os donos do mundo. Um crápula que toda a vida viveu de fraudes (todas documentadas), teve relações próximas com pessoas bem duvidosas, foi acusado e condenado de alguns atos (muito, muito poucos), e ainda assim há quem o apoie. O outro é só um nerd com a mania que é valentão atrás de um teclado. Ao vivo é um puppy que não junta 3 frases.
            Podia continuar neste rol de motivações para o tal hate, mas fica para uma próxima <3

          5. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            @Rui Pinto primeiro falas-me com respeito que não te conheço de lado neum. Em segundo foi condenado por meter os pagamentos á atriz como despesas legais, wooow que terrivel… Baixa de desemprego, baixa de inflação, estabilidade politica mundial, nada disso conta certo? O que importa é que ele fugiu ao fisco, ter melhorado a economia da América não conta certo???

            E se achas que o zé povinho não vive de populismo, tira as palas de burro dos olhos e acorda para a realidade.

            Em terceiro essa do valentão e etc, ando na internet á muito tempo, bonecos como tu já sei de cor.

          6. Avatar de Rui Pinto
            Rui Pinto

            Andas HÁ muito tempo na internet, mas ainda assim falta-te muita coisa, incluíndo (obviamente) skills de lingua portuguesa. Tens de sair do Pplware.

            Por onde começar?
            1) “foi condenado por meter os pagamentos á atriz como despesas legais” – A sério que só conseguiste encontrar isto? Vamos ignorar toda a vida de falcatruas, falências, amizades duvidosas, traições, etc etc? Siga! Palas nos olhos portanto.
            2) “Baixa de desemprego, baixa de inflação, estabilidade política mundial” – AHAH tens de largar a Truth Social e o X. Está tudo tão bem que há protestos como nunca até dentro do GOP e os mercados estão que é um mimo!
            3) “ter melhorado a economia da América não conta” – Ui, que a economia está impecável! É ver os indicadores. São todos públicos.
            4) “acorda para a realidade” – Disse toda a qualquer pessoa que, cheia de confiança, vive num mundo alheado de senso comum, ética e respeito.

            Agora vou até ali ver a Fox News e a Newsmax para me rir um pouco com as manobras de contorção para justificar os grupos do Signal. Fosse isto há uns anos atrás e era “Lock her up!” 24/7.
            Hipócritas a serem hipócritas 🙂

          7. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            @Rui Pinto desculpe Sr. Professor, ao menos consegui que entendesse o meu má Português <3

            Talvez por causa do mesmo não tenha percebido que estava a falar do mandato anterior?????

            Sim só encontrei isso, por favor mande.me as suas fontes com os outros crimes que ele foi CONDENADO (diferente de julgado).

            Tenha calma, eu sei que a dor de cotovelo dói, mas daqui a 4 anos logo tentam outra vez, por agora é calarem e verem como se faz.

          8. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            E por acaso fui confirmar agora e a taxa de popularidade está positiva, não sei qual é a tua…

            https://www.economist.com/interactive/trump-approval-tracker

            https://www.forbes.com/sites/saradorn/2025/03/26/trump-approval-rating-tracker-heres-where-he-stands-after-2-months-marked-by-court-battles-trade-wars/

            Em relação aos mercados vou-te ensinar, chama-se especulação e posteriormente correção.

          9. Avatar de Rui Pinto
            Rui Pinto

            Quer o link do The Economist, quer o da Forbes, mostram a popularidade (coisa bastante útil para aferir a economia de um país diga-se lol…) a vermelho, mas o amigo diz-me que está positiva. É como ver o céu azul e dizer que é verde. Não vou perder mais tempo neste paleio. Já vi que é o mesmo que falar para uma parede <3 Passar bem

            Vou até ali comprar umas Trumpcoins e uns bonés Made in China. Vai na volta o génio – e o seu masterplan – ainda me vai fazer rico com o seu brilhantismo.

          10. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            @Rui Pinto quando não se têm argumentos dá nisto. Para a próxima sê mais humilde e trata as pessoas com respeito. Cantaste e no final só passaste por ignorante. beijocas <3

          11. Avatar de Rui Pinto
            Rui Pinto

            Estás mesmo a viver na Disney. Depois disto tudo, ainda achas que saíste por cima? Ahah

            Se a vergonha alheia matasse…

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Por cá também se deveria boicotar os cartões refeição que no estado actual não são mais que acordos mafiosos entre o estado e grandes cadeias de supermercados.

    Os comerciantes mais pequenos já se negam quase todos a aceitar estes cartões.

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      o comerciante tem de pagar por norma uma taxa de 50 centimos por cada recebimento por multibanco, mas os cartoes de refeiçao essa taxa pode chegar ao 4,5 euros, imagina ires a um minimercado e pagar uma conta de 10 euros com o cartao de refeiçao cuja taxa a pagar pelo comerciante é 4,5 euros, é totalmente incomportavel. As grandes superficies como tem muito mercado conseguem negociar essas taxas para que fiquem ao nivel das do multibanco e a empresa do cartao de refeiçao ou aceita ou fica de fora. No caso dos pequenos sejam mercados ou restaurantes nao tem poder de negociaçao entao os proprietarios por e simplesmente nao aceitam trabalhar com essas empresas e bem. imagina ires a um restaurante comer uma hamburguer e um sumo de 8 euros e pagar com o cartao de refeicao, 4,5 euros vao para a empresa do cartao e o pobre coitado que tem um negocio aberto fica com 3,5 ou seja fica a perder porque isso nao paga sequer a materia prima quanto mais tudo o resto .

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Pois e lá iam cento e tal € do meu ordenado para o galheiro. Vou gastar o cartão refeição aonde pá!?… senão na mercearia! Os comerciantes pequenos não aceitam, não tem mal, também não me o guito.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Mas tu percebeste alguma coisa do que foi dito?

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Se calhar tu explanaste mal, não?

  5. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Há anos, que não compro fruta, nem vegetais, nos supermercados. Sempre custou mais, e é de muito pior qualidade. Comprei 3 pepinos, numa grande superfície, deixei na gaveta, do frigorífico, 2, para usar, nos dias seguintes. Nem 2 dias depois, ambos estavam podres. Estavam rijos, como o que usei, 2 dias, ficaram estragados. Só depois percebi a técnica: é que a loja tem a arca a 2 graus negativos. Mesmo estando aberta, os produtos continuam, semi congelados. Ao saírem, perdem aquela temperatura. No frigorífico, de casa, a temperatura ronda os 6 graus.
    Desde que passei, a comprar na mercearia, mais próxima de casa, nunca tive desses problemas. Até rende mais, quando tem bananas, já com manchas castanhas, vendem a metade do preço. Algo que, nas grandes superfícies, mal se vê.
    Até, no café, as cápsulas, são vendidas a 3,19, quando na grande superfície estão a 3,89. De longe a longe, fazem a promoção “Use a app e pague 2,99”. Daí, a loja está a cobrar 90 cêntimos, a mais, em cada caixa, além dos 130 cêntimos de lucro, já previsto. É assim que as grandes superfícies fazem 8700 milhões de euros, de lucros anuais, só em Portugal.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O q não falta são lojas de comércio local a tomarem de assalto os hipermercados.
      Obviamente a mercearia nc vai conseguir fazer mais barato.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Nem consegui ler com a quantidade de vírgulas que por aí anda…

    3. Avatar de RicM
      RicM

      Quem se preocupa com poupanças investe numa máquina de café e não gasta rios de dinheiro em cápsulas.
      Comprando café em cápsulas o preço do quilo vai para cima de 60€, enquanto comprando em grão, de qualidade de topo das marcas, fica até metade disso.
      Porque acham que as máquinas de cápsulas são quase de borla? É a mesma táctica das impressoras. Investir 400€/500€ numa boa máquina pode ter-se o retorno do investimento num ano e continuar a poupar no restante tempo de vida útil da máquina.
      E para aqueles que se preocupam com o ambiente, as borras servem para compostagem, seja caseira ou camarária como acontece em Mafra.

  6. Avatar de klimane
    klimane

    E esta porra não passa disto!
    Saímos marginalmente duma crise, entramos noutra, tornamos à tona, voltamos a afundar.
    É isto que é vida?
    Continuamente na luta.
    Por mim boicotava-se um mês completo. Era hipermercados, era postos de abastecimento, era serviços de streaming, era tudo o que fosse sanguessuga que continuamente tem de produzir margens positivas e crescimento. Ora bardam*** o crescimento.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      serviços de streaming? Essa coisa que as pessoas necessitam logo de manhã para conseguir sobreviver.
      E boicotar o tabaco? O preço está um absurdo…

  7. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Era isso e fecharem aos domingos.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Concordo plenamente.

  8. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Eu faço grosso das minhas compras na Makro e recheio. Embora alguns produtos tenham preços semelhantes a maioria é manifestamente mais barata.

    Compreendo que nem todos tenham esta facilidade, porem, demonstra que na origem os produtos continuam acessiveis. Não acredito que a makro/recheio tenham prejuizo.

    1. Avatar de bode
      bode

      Tu e muitos portugueses . Será que o Montenegro ainda usa o cartão da Makro ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não te esqueças de adicionar o IVA.

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Sim mesmo contando com o IVA os valores são bem mais em conta. Existem produtos que os preços sao semelhantes. Porem na maioria sao mais baratos e mais estaveis. No Continente e pingo doce, os preços oscilam semana apos semana.

        Preços makro/recheio
        Agua monchique 5l -> 1.10€
        15duzias ovos M -> 32.50
        Bebida aveia shoyce -> 1.50

        Valores ja com IVA

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Conheço bem. A mim nunca me compensou, para além de ter de trazer tanto o que queria como o que não queria.

          Por exemplo, quando dizes:
          ’15 dúzias de ovos M -> 32,50€’

          Isso dá 2,16€ por dúzia e, lá está, para conseguir apenas a dúzia que realmente precisava, teria de levar mais 14 dúzias que não iria usar e que provavelmente acabariam por se estragar. Tanta luta para ficar praticamente ao preço de tabela de qualquer hipermercado, sendo que a maioria dos hipermercados faz descontos, desde os 15% do Continente até aos 40% do Pingo Doce

    3. Avatar de sei+lá
      sei+lá

      Mas como posse eu comprar no Recheio??? Não é necessário ter uma atividade ou preencher critérios para isso. O comum consumidor creio que não tem acesso.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Basta ter estar colectado nas Finanças, para passar recibos verdes, é o suficiente, não precisa ter empresa.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há produtos no Recheio mais caros do que no retalho da JM, o Pingo Doce. É incrível como um grossista pode preço mais caro que o retalhista do mesmo grupo.

  9. Avatar de joão
    joão

    “Um pacote de café, … cerca de 9,23 euros”

    PISCOS!!!

    Nos cá já o temos a mais de 10€ e andamos ai de peito inchado como se nada fosse!!!

    Somos ricos e mansos! ahahahaha

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Depende do café.

      1. Avatar de joão
        joão

        pois… eu falo do café do pingo doce… de marca não faço ideia 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      +1

      Eles não querem que o dinheiro tenha valor, mas que os ativos tenham valor, para que as pessoas não possam ter ativos e precisem de dinheiro. Mas… a solução é o padrão-ouro, não o bitcoin.

  10. Avatar de andre
    andre

    Procurem sempre os melhores preços, assim garantem que a competição espreme os preços ao máximo.

    Se acreditam que existem oligopólios só têm de comprar nos comerciantes que não participam nessas coisas.

    Boicote é legitimo e libertário, mas não vai mudar nada se a fonte do problema for a desvalorização do dinheiro e a quebra das cadeias de produção.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A maior parte está nem aí, compra tudo a qualquer preço e em qualquer lugar.

  11. Avatar de Eu
    Eu

    Eu acumulei Bitcoin e por isso não sinto o peso da inflação. Não os consigo combater sozinho, mas sozinho consigo evitar que me roubem o fruto do meu trabalho.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não me digas que és dos tais que vais às compras com bitcoin ‘s.
      Um dia experimento a ver…

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Na caixa do Lidl a funcionária é capaz de dizer
        “Sorry, Computer says no…!

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Se não fosses es(I/%do, o que gostarias de ser?
        Se na vez de bitcoin eu falasse de ações ou ouro já vias diferente? Também não irias usar para ir com eles ao supermercado, certo?
        Quando abres a boca so sai me%$d@

  12. Avatar de PT
    PT

    Isto só é possível em países que têm cidadãos informados, inteligentes, unidos nas causas e que não olham só para o seu umbigo !

  13. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Boa sorte cá em Portugal com isso, os supermercados são piores ainda xD

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Qual é a alternativa?

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Fixar os preços máximos dos produtos essenciais.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Na Venezuela funciona!

        2. Avatar de Anung
          Anung

          O que é essecial para uns pode não ser para outros. Eu como muito pouco pão, passo bem sem ele.
          Mas camarão é todos os fins de semana 🙂

          Já agora informo que o camarão é dos poucos produtos que resiste á inflação.

          1. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Certo, mas tens sempre a base “cabaz alimentar”.

        3. Avatar de Eu
          Eu

          Tens noção da barbaridade (e das varias que já teceste neste espaço) que estas a dizer? Tens de ler uns livrinhos de economia austriaca.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Fixar as quantidades, ainda funciona melhor. Mantém os preços livres e evita a especulação.

        4. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Na Venezuela e em Cuba fazem precisamente isso, e resulta. Tanto que lá ninguém se queixa, é só ir ao supermercado e voltar de mãos vazias, sais com o mesmo dinheiro que entraste.

    2. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Ca em PT andamos comprar chocolate do Dubai por 50€ xD

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E dormem à porta do supermercado para conseguir apanhar algum. Mas se for para ficar à porta do centro de saúde para uma consulta já não poder.

  14. Avatar de Anung
    Anung

    Falam, falam, falam…. e depois vai tudo abastecer de bp ultimate porque os low cost estragam os carros!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      https ://www.publico.pt/2010/12/27/local/noticia/agua-no-combustivel-em-bomba-da-bp-avariou-30-automoveis-1472571

  15. Avatar de AIdaIA
    AIdaIA

    Se for 1kg até é barato, especialmente para um Sueco. O café subiu mundialmente.
    “Um pacote de café, por exemplo, deverá atingir o preço-limite de 100 coroas suecas (cerca de 9,23 euros).”.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, aqui em Portugal é bem difícil de comprar 1kg de café por menos de 10€.

  16. Avatar de Zé

    Cá nunca funcionaria. Os velhotes agarrados ao continente nunca fariam tal coisa. Em Coimbra por exemplo o continente abre às 8h e meia hora antes já estão idosos à porta loucos para entrar.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E aposto que é ao fim de semana, porque velhote que é velhote, só faz compras ao fim de semana.

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Os neoliberais das grandes mercearias, aproveitam a instabilidade política para nos imporem sem dó nem piedade preços especulativos sugando-nos os poucos € que nos restam! Dizem todos eles que que nos dão descontos de 30,40 e 50% (ro@ba€ +30,40,50%)…
    Por cá só nos move o futebol defender causas não é connosco… Triste povo!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Discurso retirado da edição nº 21 do Avante

  18. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    nós não podemos fazer isso cá, a não ser que o preço da cerveja dispare, os árbitros comecem a roubar penaltis.

    É o lema de país de costumes brandos tem de se manter, o mesmo que dizer, este pavo tem de manter as palas nos olhos que tanto gosta

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Da cerveja e do vinho.

  19. Avatar de Max
    Max

    O artigo do The Guardian começa com um jovem a queixar-se do aumento do preço dos chocolates e das batatas fritas. Das batatas fritas não sei, mas os chocolates de leite sempre os achei muito baratos. Já foi há uns anos, mas agora fui fazer uma comparação, para os chocolates de leite mais populares – se os mandarem vir da Amazon.es custa 30€/Kg, mas na Amazon.se custa 19€/Kg (claro que é só para dar uma ideia, na Suécia vendem-se por todo o lado).
    Quando andei por lá, a ideia com que fiquei é que se preocupavam em garantir uma alimentação base barata e de qualidade para o pessoal com pouco dinheiro, por exemplo nas hamburguerias suecas.

  20. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Café não é uma bebida essencial para a vida.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Margens de lucro em Portugal:
    Sonae (Continente) – 2,56%
    Jerónimo Martins (Pingo Doce) – 1,79%

    Margens de lucro na Suécia:
    Axfood AB (Hemköp) – 1,60%
    ICA-GRUPPEN (Ica) – 2,77%

    Portanto os preços são devido ao aumento dos custos e não das margens.
    Os lucros até caíram, o boicote não tem qualquer sentido.