Última hora: Telegram vai ser bloqueado em todo o Brasil

34 Comentários

[Atualização] Pavel Durov, criador do Telegram, já reagiu a esta situação.

Os serviços de comunicação ocupam hoje em dia um espaço muito importante na Internet.  No entanto, a liberdade dos utilizadores nem sempre é total, e hoje foi um exemplo disso.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, determinou a suspensão do serviço de mensagens Telegram em todo o país. Afinal o que se passa?

Última hora: Telegram vai ser bloqueado em todo o Brasil


Serviços brasileiros e ISPs têm 24h para tornar Telegram inacessível

O Telegram é uma combinação de um serviço de mensagens, ao estilo das SMS e também do e-mail. O Telegram está disponível para Android, Linux, Windows e Mac.

De acordo com os canais de informação brasileiros, a decisão partiu do ministro do Supremo e terá de ser cumprida por ISPs e plataformas digitais. O Telegram é usado por Bolsonaro e aliados e do que se sabe a plataforma não cumpriu ordens judiciais.

Determino a suspensão completa e integral do funcionamento do Telegram no Brasil, devendo ser intimado, pessoal e imediatamente, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Wellisch, para que adote imediatamente todas as providências necessárias para a efetivação da medida, comunicando-se [a] essa corte [tribunal], no máximo em 24 horas.

Última hora: Telegram vai ser bloqueado em todo o Brasil

A ordem emitida vai no seguimento de um pedido da Polícia Federal.

Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal que informou ter tentado contactar o Telegram para encaminhar medidas e ordens judiciais de bloqueio de perfis, indicação de utilizadores, fornecimento de dados cadastrais e suspensão de monetização de contas vinculadas a Allan dos Santos – um ‘blogueiro’ apoiante do Governo brasileiro que é investigado por alegadamente proliferar notícias falsas e ameaçar membros do judiciário -, mas não obteve resposta em nenhuma das ocasiões.

No ano passado, o mesmo juiz do STF determinou a prisão de Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos da América e tem uma ordem de extradição contra si.

Na decisão em que bloqueou o Telegram, Moraes argumentou que o ordenamento jurídico brasileiro prevê que as empresas que administram serviços de Internet atendam às decisões judiciais, circunstância que não teria sido respeitada e cumprida pela empresa.

“A plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à justiça brasileira”, concluiu Moraes.

Nos últimos meses, o Telegram se tornou o principal meio de mensagens usado pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e pelos grupos de extrema-direita que o apoiam, que começaram a migrar para esse serviço depois que grande parte de seu conteúdo ter sido bloqueada em outras plataformas.

Pavel Durov, CEO e criador do Telegram, já reagiu

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Shenmue
    Shenmue

    Todos para o Signal

    1. Avatar de Douglas
      Douglas

      Aqui no Brasil, o WhatsApp domina. É difícil convencer as pessoas a migrarem para o Signal.

  2. Avatar de leoni
    leoni

    O preço da democracia é a eterna vigilância. no caso do telegram aqui no Brasil foram várias solicitações judiciais no decorrer de anos e nenhuma respondida. Vários crimes graves são cometidos com ampla liberdade através dessa ferramenta aqui no Brasil. Acredito que no mundo. Não podemos confundir esse bloqueio como cerceamento da liberdade. Liberdade é limitada do cidadão está a cometer crimes e um sistema que está a proteger esse tipo de pessoa deve ser sim bloqueado. A tudo há limites.

    1. Avatar de Mouro
      Mouro

      Excesso de liberdade causa os seus problemas .

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Então usem o Signal, Session, Element, etc.

      Justificar bloquear um meio de comunicação porque vários crimes foram cometidos em que usaram esse meio… é quase a mesma coisa que proibir os telefones porque também são constantemente usados para crimes, assim como facas, tacos, etc.

      Como sempre é perseguir o errado e nunca, mas nunca, resolver o problema de fundo, que é…. porque existem tantos crimes e como evitar

      1. Avatar de cross
        cross

        +1
        É como banir os carros porque continuam a matar pessoas todos os dias.
        Ou culpar os videojogos por violencia na sociedade, ou banir o bitcoin porque é usado para corrupção.

      2. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        Exatamente, vamos proibir o envio de email por que tem golpes rolando por email, veja a loucura.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Mas o e-mail é algo genérico, que é prestado por provavelmente dezenas/ centenas de milhares de empresas no planeta, não dá simplesmente para decidir bloquear todas, porque umas cooperam com os tribunais, e outras não… podem bloquear as que não cooperam, mas as que cooperam provavelmente são mais.

          Quanto ao Telegram, é diferente, porque não há dezenas/ centenas de milhares de empresas a prestar um servido de Telegram, é só aquela única empresa, e se eles não cooperarem, então os tribunais não têm como conseguir obter as informações de que precisam.

    3. Avatar de Cloroquinase
      Cloroquinase

      Sabe por onde passa lavagem de dinheiro de parlamentares e traficantes? Pelos bancos e não tem nenhum banco proibido de funcionar.

    4. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Pergunta, “todos os cidadãos são criminosos, até prova em contrário ou todos os cidadãos livres até prova em contrário?”

      Viva longa para a ditadura do Brasil.
      Ps: (fonte wikipedia) “O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e anticomunista. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o “milagre econômico”, no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.”

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Justiça brasileira? Credo, o nome que dão às coisas.
    Lá imaginação não falta a esta gente…

    Não sou um entendido a fundo nestas matérias mas parece me pouco provável que consigam desligar o Telegram no Brasil.
    Há sempre formas de contornar estas situações…

    Espera, é por ser usada pelo Bolsonaro?
    E se fosse pelo conquistador de apartamentos tb seria igual?
    Huumm, mistério…

  4. Avatar de Jordi Milhos
    Jordi Milhos

    Censura do Bem

  5. Avatar de Ramon
    Ramon

    Caraca. Viramos extrema direita (= todos os que não concordam com a censura e não podem se expressar contra aqueles que desrespeitam a nossa constituição). Isto é censura!

    1. Avatar de Mouro
      Mouro

      Claro, toda a gente sabe que a extrema direita é contra a liberdade de expressão, por isso que cancelam pessoas toda a hora por dizerem coisas que não são politicamente corretas …

      É cada gajo que se apanha aqui …

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Mouro, realmente, é só rir… É com cada um.

  6. Avatar de Alfa
    Alfa

    A culpa é do MITO BOLSONARO, creio eu

  7. Avatar de numan
    numan

    Se parar de dar o telegram usa a vpn a versão gratuita pode usar Japaão, EUA; ou Holanda, embora a versão paga pode usar todo o mundo, e bem mais rapida.

    https://go.getproton.me/SHSX

  8. Avatar de Carlitos
    Carlitos

    É a censura chegando aqui ao Brasil, e o Presidente nada consegue fazer com esse pessoal da STF.

  9. Avatar de William
    William

    É um absurdo. Decisão TOTALMENTE política de um irresponsável do STF que faz seus atos rasgando a constituição do país. Estamos próximo das eleições presidenciais e farão de tudo para reduzir ao máximo o alcance do atual governo nos meios digitais. No Brasil, o kara que está em 1º nas pesquisas não sai as ruas com medo de linchamento do povo. Um dos juízes que prendeu esse que está em 1º lugar, não faz nenhuma crítica a suprema corte que rasgou suas decisões e soltou o ladrão que está em 1º lugar nas pesquisas. Um dos candidatos contrário ao atual presidente, vai até a Ucrânia para se aproveitar das mulheres da guerra. E o jornalismo da maior rede de notícias do país aponta que é grave reduzir custo do combustível porque vai beneficiar os ricos aumentando a desigualdade.

  10. Avatar de Godlike
    Godlike

    Com tantas leis absurdas que favorecem a corrupção e milhares de situações por resolver no país, andam a perder tempo com essas mer… !
    E como já é habitual, esses ministros sem noção do STF aplicam estas medidas com prazos ridículos.
    Como fica quem usa o telegram como base dos seus negócios? E quem administra grupos com milhares de pessoas? E aqueles que têm centenas de backups no telegram?
    Um prazo de 24 horas? Mas pensam que toda a gente tem a vida deles?

    Era bom que eles fossem rápidos assim a resolver problemas de verdade e não somente nas perseguições políticas.

  11. Avatar de Amilcar
    Amilcar

    Significa que o TELEGRAM é seguro e entrega o que promete.
    Não os vejo preocupados em bloquear o Whatsapp…

  12. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Não tenho pena nenhuma dos brasileiros! Agora continuem a sair à rua e diga “TE AMO PRESIDENTE” loooooolll. Não o quiseram no poder? AGORA AGUENTEM-NO!!!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Estás mal informado, quem tomou esta decisão foi o ministro da Suprema corte que antes era advogado de uma facção criminosa e que foi nomeado pelo ex-presidente ladrão Lula
      Bolsonaro pelo contrário está revoltado com esta decisão pois o aplicativo é utilizado por médicos e pacientes também no dia a dia, o que pode causar até óbitos por falta de comunicação entre eles

      1. Avatar de Godlike
        Godlike

        Certo? Mas que ignorância, não entende o mínimo dos mínimos e vem pra qui falar mal dos outros… infelizmente este é o padrão hoje em dia.

        O iminente colapso do dólar como a moeda de reserva global, a escassez de alimentos INTENCIONAL e as próximas 3 guerras que ainda estão por vir (Síria, Irão, Taiwan), vão levar muita gente ao desespero. Ao invés de terem pena dos brasileiros, deveriam ter pena da União Europeia, pois no meio disto tudo vão ser os que mais vão sofrer !
        Seria bom começarem a comprar terrenos e a cultivar a vossa própria comida… mas quem sou eu!

  13. Avatar de Cunha
    Cunha

    É o que faz não existir uma escola pública gratuita e de qualidade num sistema de um país
    Depois é só analfabetos a votar.

  14. Avatar de Brasileiro
    Brasileiro

    Amigos portugueses, o STF (Supremo Tribunal Federal) é formado por 11 ministros que dos 11, 9 foram indicados por ex-presidentes que TODOS sem exceção são inimigos mortais do atual presidente Jair Bolsonaro. Esse ministro é relator de um inquérito onde ele é a vitima, ele investiga e ele é o juiz. (o que contraria toda a lógica do direito internacional). Inclusive o STF por intermédio deste inquérito já mandou censurar o portal de noticias chamado O Antagonista, quando este denunciou que um dos 11 ministros do STF fazia parte de uma lista de corrupção achada pela PF (Policia Federal) Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/15/stf-censura-sites-e-e-manda-retirar-materia-que-liga-toffoli-a-odebrecht.ghtml.

    No Brasil começou a operar o crime de opinião, você não precisa fazer nada, basta falar (algumas vezes, muita merd@) e muitos estão presos.

    Caso queiram entender quem é cada um dos 11 ministros e seu ‘histórico’, assista a esse documentário: https://www.youtube.com/watch?v=xdRCQr352bA

    Então amigos, o Brasil está perdido, Bolsonaro não é santo e tem suas “pequenas” corrupções, principalmente de seu filho o Flávio (Atualmente Senador). Mas que até agora nada foi provado (talvez ele esteja fazendo algum tipo de pressão para que investigações não ande). Como sempre políticos são dessa forma.

    Mas Bolsonaro cortou bastante dinheiro (milhões e milhões) para a rede Globo e dos bandidos, com diversas apreensões, o que logicamente causa um barulho tremendo no sistema.

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Agradeço pelo documentário e desejo-vos sorte nas próximas eleições, pois bem vão precisar!

  15. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    E se acabassem com as redes sociais? Imaginem o mundo sem elas.

    1. Avatar de lmx1
      lmx1

      excelente ideia 🙂

  16. Avatar de Manoel Cordeiro
    Manoel Cordeiro

    O Brasil vive um intenso momento de resistência contra o COMUNISMO e a destruioção dos nossos valores judaicocristãos. Não aceitamos mais a bandidolatria e a impunidade. Nosso Supremo Tribunal Federal está destruindo nossa Constituição Federal para proteger o bandido Lula e sua gangue.

    1. Avatar de numan
      numan

      curiosamente foi para evitar que o Bolsonero possa ser de novo eleito como parece ter sido usando as redes sociais

    2. Avatar de numan
      numan

      curiosamente o suposto “bandido” Lula foi o unico presidente do Brasil a conseguir elevar o Brasil a 5ªpotencia economica do mundo, o presidente que criou mais universidades na historia do Brasil e que criou mais empregos, que teve a taxa mais baixa de cambio do dolar com a moeda brasileira que chgou quase a ser 1 dolar= 2 reais, as classes medias começaram a ter poder de compra para andar de avião e ir a Miami, de modo que a elite se sentiu ultrapassada, “ver pobre andando de avião” onde ja se viu? esse o problema do Brasil,

    3. Avatar de numan
      numan

      A Era Lula foi o mais próspero período da economia brasileira em três décadas. Teve também o menor período recessivo da história do país — seis meses, durante os impactos da crise mundial de 2007 e 2008. Nos seus dois mandatos, Lula empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s. Em 2010, último ano do Governo Lula, o PIB brasileiro cresceu 7,5%.

      (fonte: wikipedia)

  17. Avatar de nuno a
    nuno a

    Telegram não obrigado, dos gratuitos o melhor sem duvida é o Signal no entanto não existe nenhum que bata o Threema em todos os aspetos