Elon Musk já tem nova data para irmos a Marte e NASA já testa nave para ir à Lua

3 Comentários

Se há alguém entusiasmado por ir a Marte, esse alguém é Elon Musk, o CEO da Tesla e SpaceX. Na verdade, em 2016, o multibilionário vaticinou a data de 2024 para visitar o planeta vermelho. Mais tarde voltou a corrigir as expectativas e apontou o ano de 2026 como sendo o momento em que os seres humanos iriam pisar solo marciano. Contudo, as coisas não estão a correr de feição e, numa resposta a um seguidor, Musk avançou com uma nova data para a humanidade pisar Marte.

A NASA tem o projeto Artemis já numa nova etapa e prepara já a nave para levantar voo. Venha connosco que contamos tudo!

Imagem da Terra, Lua e Marte. O sonho de Elon Musk e da NASA


Sonhar com Marte… segundo Elon Musk

Usando o seu canal de comunicação preferido, Elon Musk escreveu, no Twitter, 2029 como a data para que os humanos consigam pisar Marte. Esta data tem um certo simbolismo por ser 60 anos depois do primeiro homem ter pisado a Lua. Feito que aconteceu em 1969.

No dia 6 de outubro de 2020, o planeta Marte esteve muito perto de nós, a apenas a 62,1 milhões de quilómetros da Terra. Este fenómeno acontece de 26 em 26 meses, sempre que a Terra ultrapassa Marte no seu movimento de translação em torno do Sol (o nosso planeta é mais rápido neste movimento).

No entanto, a distância mínima atingida em cada órbita não é sempre igual, devido à excentricidade das órbitas, às inclinações dos planos orbitais e às alterações provocadas por forças de maré. Por isso, a maior aproximação será a de 2035!

Em março de 2029, Marte estará a cerca de 96 milhões de quilómetros da Terra. Mesmo assim, para aproveitar os momentos em que a viagem entre os dois mundos é mais curta, é necessário lançar certas janelas. As janelas de lançamento de Marte ideais para esta década são no final deste ano, final de 2024, final de 2026 e final de 2028/início de 2029.

 

Primeiro a Lua… diz a NASA

Os testes da Starship, nave que viajará à Lua na missão Artemis, desenvolvida pela SpaceX, parece estar a ficar preparada para levar astronautas de volta à Lua já em 2025. A nave já fez alguns voos bem-sucedidos em alta altitude, mas ainda não chegou ao espaço.

No entanto, a NASA continua empenhada nos preparativos para o regresso ao solo lunar. Se tudo correr como planeado, a primeira das missões do programa Artemis será lançada para o espaço já em maio.

Para tal, esta semana, o foguetão Space Launch System (SLS) da Agência Espacial Americana foi transportado até à plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, na Florida. Agora será iniciado um processo de testes e inspeções.

A missão Artemis I não é tripulada. Tem como objetivo testar os sistemas tecnológicos e as rotinas do projeto. A cápsula Orion que será transportada pelo foguete Moon-shot, o SLS, levará consigo um manequim, chamado Comandante Moonikin Campos.

Este boneco simula um tripulante. Nele serão colocados sensores para registar os níveis de radiação, aceleração e vibração enquanto a missão viaja à volta da Lua e regressa à Terra, assim como um peluche do Snoopy, que servirá como indicador de gravidade.

A janela de lançamento da missão Artemis I, segundo a NASA, ocorrerá entre os dias 7 e 21 de maio. Caso não seja possível lança-la nesse período, a agência aproveitará outras duas janelas temporais entre 6 e 16 de junho ou entre 29 de junho e 12 de julho.

Depois de um adiamento, a missão Artemis II, onde serão testadas as funcionalidades técnicas relacionadas com a parte humana da missão, está prevista para 2024. Já o regresso de astronautas à Lua só deverá acontecer em 2025 com a missão Artemis III.

Os astronautas Artemis III viajarão para a órbita lunar na nave espacial Orion da NASA, mas tal como o módulo de comando Apollo, Orion nunca tocará na própria Lua. Em vez disso, Orion irá encontrar-se com a Starship HLS e ambos os veículos irão atracar com o portal da NASA – uma pequena estação espacial planeada para a órbita lunar.

Os astronautas Artemis serão então transferidos para a nave HLS e descerão à superfície da Lua no veículo SpaceX, servindo como base de operações durante seis dias. No final da sua missão, a Starship HLS devolverá os astronautas à órbita e à Gateway, onde serão transferidos de volta a Orion para a sua viagem de regresso à Terra.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “Elon Musk já tem nova data para irmos a Marte”, vá ele! Sozinho!!

  2. Avatar de secaya
    secaya

    No calendário gregoriano: 2040.

  3. Avatar de Múltiplo Cientista Energético.
    Múltiplo Cientista Energético.

    A IGNORÂNCIA DE ELON MUSK.

    Desconhecendo totalmente que é um SER ELEMENTAR H3 chamado indevidamente de humano, que habita o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 que chamam erradamente de TERRA já que TERRA sempre foi e sempre será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA…

    Mesmo sabendo que possui seu corpo predominantemente composto pela 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA, totalmente vulnerável e mortal até mesmo a baixíssimos níveis de RADIAÇÃO TERMONUCLEAR como as dos reatores termonucleares de CHERNOBYL e FUKUSHIMA…

    Que também nunca foi nem será capaz de colonizar o ESTABILIZADOR que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso PLANETA, estabilizador, que ele também chama primitivamente de LUA:

    O ignorante ELON MUSK, que não sabe sequer quem ele é e desconhece até mesmo onde vive, apenas por ganância desmedida, vende ilusões aos menos esclarecidos, de que um dia pisarão, habitarão e colonizarão, o superior 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4, que ainda como os antigos legionários romanos, ele também chama primitivamente e indevidamente, de MARTE DEUS DA GUERRA.

    Analfabeto de pai e mãe das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, dentre essas a MACRO COSMOLOGIA AVANÇADA e MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, ciências existentes apenas em DIMENSÕES SUPERIORES a essa subdesenvolvida 3° dimensão que ainda vivemos, ELON MUSK ignora totalmente, que para pisar, habitar e colonizar o PLANETA-H4 que ele chama primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA… Ele teria que dominar primeiro o avançadíssimo processo de TRANSMUTAÇÃO ELEMENTAR DO SEU CORPO de predominância inferior 3° ELEMENTO ÁGUA totalmente vulnerável a radiação termonuclear, para a PREDOMINÂNCIA superior 4° ELEMENTO AR, como na verdade são as composições corpóreas predominantes, dos superiores SERES ELEMENTARES H4, que habitam o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4 e não MARTE DEUS DA GUERRA, como ele primitivamente e indevidamente, também chama.

    A prova incontestável de que os corpos dos superiores SERES ELEMENTARES H4, diferentemente dos nossos SERES ELEMENTARES H3 inferiores, predominantemente compostos pelo superior 4° ELEMENTO AR (+OXIGÊNIO), são:

    É o facto de nunca terem sidos vistos fotografados ou filmados por sodas da NASA… Suportarem a DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR que incide diretamente por lá… Imunes serem a cânceres bactérias e vírus que facilmente nos matam… E diferentemente de nós que vivemos em média, inexpressivos só 70 anos: eles vivem MILÊNIOS!

    Será que o bilionário ELON MUSK, que também viverá em média inexpressivos só 70 anos como também viveu seu colega STEVE JOBS, não gostaria de saber TRANSMUTAR A PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR inferior do seu corpo 3° ELEMENTO ÁGUA vivência média só 70 anos, ainda mais diminuída pela desgraça da COVID-19… Para predominância superior 4° ELEMENTO AR (+OXIGÊNIO), e viver MILÊNIOS?

    Só que esse avançadíssimo processo de TRANSMUTAÇÃO CORPÓREA, que por ELEVAÇÃO pode-se chegar até mesmo a tão sonhada IMORTALIDADE FÍSICA, DAVID ROCKEFELLER que herdou muito mais dinheiro que ELON MUSK, jamais soube, tanto é que morreu há pouco tempo… Também o ignorante e iludido ELON MUSK, jamais saberá.

    ELON MUSK, sequer sabe a ordem correta das 4 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS que ele diz conhecer, também ignora a 5° só a partir de mim conhecida, e corretamente classificadas abaixo:

    1° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA FOGO.

    2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA.

    3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA.

    4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR.

    5° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA EC.

    O que me leva a afirmar com toda certeza e até apostaria minha vida nisso, é que mesmo se espaço-tempo-i houvesse, porque devido a breve 3° MACRO DES(PROJEÇÃO) E RÉ-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA que ele também ignora, não haverá:

    Jamais apenas por si mesmos, ELON MUSK, seus filhos, seus netos, seus bisnetos e tataranetos, conseguiriam simplesmente pisar no solo do 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4, que por pura ignorância do pai, continuarão chamando indevidamente também, de MARTE DEUS DA GUERRA.