Temu “encostada à parede” por 17 associações europeias, incluindo a DECO

23 Comentários

A Temu entrou no mercado europeu de rompante e conquistou, desde logo, muitos adeptos. Para 17 associações da União Europeia (UE), contudo, o marketplace chinês viola a nova legislação do bloco, por via de “práticas manipuladoras” e falta de transparência.

Temu

A Temu foi lançada em 2022, mas não demorou até ver os seus carrinhos virtuais cheios de novas encomendas. De facto, é um dos marketplaces mais populares em todo o mundo, hoje em dia.

Agora, está a ser alvo de uma ação judicial, após 17 associações a terem acusado de violar a nova legislação da UE com as suas “práticas manipuladoras” e falta de transparência.

Temu

A DECO e 16 outras associações de consumidores europeias, que integram a Organização Europeia de Consumidores (BEUC), acusam o retalhista online de “não proteger os consumidores” e de “utilizar práticas manipuladoras que são ilegais ao abrigo da recente legislação da UE”.

A queixa legal alega que a Temu está a violar regras que ditam que, independentemente do local onde a empresa está sediada, os produtos têm de cumprir a legislação europeia, se forem vendidos a consumidores europeus.

Conforme informação partilhada pela Sky News, o grupo de consumidores Which? encontrou armas à venda, bem como aquecedores que “podem explodir”.

É positivo ver outros grupos de consumidores de toda a Europa unirem-se para responsabilizar a Temu por não conseguir impedir que produtos inseguros acabem nas casas das pessoas.

No entanto, o Reino Unido corre o risco de ser deixado para trás, uma vez que as fracas leis de proteção do consumidor tornam mais difícil tomar medidas eficazes contra a Temu e outros mercados online.

Disse Rocio Concha, diretora de política e defesa da Which?.

As associações europeias acusam a Temu de “práticas manipuladoras”, por, nomeadamente, ser mais difícil apagar uma conta do que criá-la, e por induzir os clientes em erro quanto aos preços. Além disso, acusam-na de permitir que alguns dos seus comerciantes não possam ser localizados pelos consumidores, contrariando a legislação da UE.

A Temu não conhece os comerciantes que vendem na sua plataforma e pode não estar em condições de garantir que todos os produtos vendidos por esses comerciantes cumprem as normas da UE.

A queixa refere, ainda, que a retalhista online não é suficientemente clara sobre a razão pela qual determinados produtos são recomendados aos utilizadores, contrariando, mais uma vez, a legislação europeia.

 

Temu respondeu às acusações europeias

O nosso compromisso com a conformidade e a nossa vontade de envolver as partes interessadas a nível mundial podem ser vistos nas nossas ações proativas.

Na semana passada, a Temu assinou uma declaração de cessação e desistência com a [Federação das Organizações de Consumidores Alemãs] da Alemanha, comprometendo-se a responder às preocupações levantadas sobre as nossas práticas.

Disse a Temu, num comunicado, à Sky News.

No mesmo comunicado, a Temu revelou ter assinado, na segunda-feira, “um compromisso de segurança dos produtos com a Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul, comprometendo-se a adotar um sistema abrangente para detetar, prevenir e retirar de circulação produtos não seguros”.

Sobre a queixa do BEUC, a Temu disse que irá estudá-la “cuidadosamente”, esperando manter o diálogo com “as partes interessadas relevantes para melhorar o serviço prestado pela Temu aos consumidores”.

 

Leia também:

Plataforma Temu: atenção antes de comprar o quer que seja…

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    “”práticas manipuladoras”, por, nomeadamente, ser mais difícil apagar uma conta do que criá-la…”! Enfim, como que se isso fosse preocupante ou sequer um problema real!

    1. Avatar de Maxgiger
      Maxgiger

      Parece muito mais uma desculpa…lol

  2. Avatar de Orelhas
    Orelhas

    no fundo o único problema deles, é a concorrência, habituados a margens descomunais e sugar impostos que nem doidos … aparece concorrência a sério, ficam logo todos preocupados.
    Eu também quero “apagar a minha conta” facilmente de uma operador ou seguradora, e dificultam ao máximo, não os vejo preocupados com isso.
    Publicidade para criar seguros, até mesmo não querendo, aparecem em todo o lado e botões enormes em todo o lado para contratar seguro…. quero terminar o seguro, onde estão os botões? enfim, ridículo estes temas….

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Muito satisfeiro coma Temu. Entregas sempre rápidas.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Só se for contigo, cá pelo burgo demoram sempre um bocadão…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        O que é um bocadão?

    2. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      acho que o problema está mais na mercadoria (que às vezes nem funciona) do que com o prazo de entrega

      1. Avatar de Maxgiger
        Maxgiger

        Eu e pessoas que conheço e que compramos na Temu, nunca houve razão de queixa. Tudo a funcionar muito bem. Penso que o problema é mesmo terem concorrência e agora querem tentar dar a volta ao assunto.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    A Worten também não disponibiliza nenhum email para o apoio aos clientes e também não tem nenhum botão na área de cliente para poder apagar a conta. Existe apenas um número fixo pago que está sempre enterrompido. O tempo a passar e o cliente a pagar e a DECO a assobiar para o lado.

  5. Avatar de Razor
    Razor

    E lixado a temu ter vendas e as outras marcas nao! Compro na temu poupo € e tenho 0 problemas

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Compras lixo é o que é e dás-te por satisfeito

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Lá vai a Irlanda perder está empresa!!! Foram burros! colocavam no Luxemburgo ou na Holanda e a coisa continuava!

  7. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Temu que isto lhes vá dar problemas.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      LOL
      Obrigado pelo riso!

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Viva a TEMU. Estou satisfeitinho e muito. Compro todas as semanas, e nunca fiquei defraudado com os artigos comprados. A UE está preocupada com outras coisas, ainda bem que a china está a entrar forte e feio em benefício das populações.

    1. Avatar de anon
      anon

      “em benefício das populações” e “China” não combinam na mesma frase

      1. Avatar de sergio m
        sergio m

        Quem tiver dois olhos na cara e uns neurónio sabe…
        Que isto é tudo uma hipocrisia.
        Por exemplo já é “legal” comprarmos coisas na WORTEN, mas a WORTEN tem 90% dos artigos em parcerias com marketplace (não tem quase nada em stock), muitas coisas vêm de França ou China.
        A Europa critica o “Temu”. Mas no TEMU já cheguei a comprar leitores mp3, discos externos, smart watch, e outras coisas, que vejo na WORTEN iguaizinhos (a mesma marca), mas a WORTEN coloca ao triplo do preço.
        Tudo o que comprarem na WORTEN é “made in china”, mas a WORTEN encomenda milhares de mp3, por exemplo ficam a 5€ cada um, mas depois vende-te a 16€ esse mesmo mp3.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOLOL Ignorância às vezes é mesmo uma bênção.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Diz isso muita vez… quando não tiveres emprego graças aos chineses depois choras…
      Lixo vindo da Temu e Shein, não obrigado.

  9. Avatar de sergio m
    sergio m

    ACHO PIADA a esses argumento da UE.
    Ok, alguns aparelhos eletrónicos são perigosos, aquecedores podem explodir etc.?
    Já aconteceu isso com vários Iphones da APPLE, que rebentavam enquanto carregavam.
    E hoje em dia, tudo o que compramos é “made in China”.
    Se comprarem aquecedores, ou secadores de cabelo na WORTEN, é tudo praticamente fabricado na China, esses são seguros? 🙂

    Hipocrisia, enfim.

  10. Avatar de João
    João

    É pena a temu não emitir facturas dos produtos que vende, pois as entregas até são rápidas.

  11. Avatar de Ivo
    Ivo

    Qualquer dia, a UE irá alegar que, por motivo de segurança nacional, é hora de bloquear este site.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Ontem era tarde…
      Só vendem sucata, lixo, além de muitos produtos não cumprirem com o especificado.
      Já fiz duas encomendas, nenhuma me apareceu em casa…