Operadora DIGI? ANACOM desafia MEO, NOS e Vodafone…

55 Comentários

A chegada da operadora romena DIGI a Portugal foi tema de discussão no evento da APDC.  A presidente da Anacom lançou o desafio às operadoras MEO, NOS e Vodafone para terem uma “reação criativa”.

Operadora DIGI? ANACOM desafia MEO, NOS e Vodafone...


Digi? ANACOM espera que restantes operadoras tenham uma “reação criativa e competitiva”…

A presidente da Anacom, Sandra Maximiano, acredita que a chegada da operadora Digi a Portugal “trará espaço para que as oportunidades sejam maiores do que os riscos”.  Sandra Maximiano, referiu que a entrada da romena Digi “está para breve” e espera que as restantes operadoras tenham uma “reação criativa e competitiva”.

Em breve um novo operador entrará no mercado, o que levará, esperemos, a uma reação criativa e saudavelmente competitiva dos operadores. A procura por conetividade está em expansão e haverá espaço para que as oportunidades sejam maiores do que os riscos

Queremos viabilizar a aposta no investimento dos operadores. Para potenciar a concorrência na oferta de serviços aos utilizadores finais

Operadora DIGI? ANACOM desafia MEO, NOS e Vodafone...

No que diz respeito ao 5G, Sandra Maximiano referiu que..

As oportunidades de negócio e de monetização do 5G são múltiplas e variadas. A Anacom tem sido facilitadora da disponibilização de espetro, tendo autorizado vários ensaios e testes em tecnologias, assim como publicado diferentes estudos de caso e exemplos de aplicação de tecnologia

A Digi é uma empresa de telecomunicações com forte presença no mercado de TV Net Voz da Roménia, Hungria, Itália e Espanha (e com ofertas loucas). A operadora romena entrou em Portugal através do leilão 5G e é por aí que vai começar a sua operação.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de uis+Henrique+Silva
    uis+Henrique+Silva

    Com a Mafia que há cá das duas uma ou a digi ganha ganância como as outras e fixa preços iguais ou tenta até fazer preços baixos mas a magia aperta o pescoço à Digi e pumbas tudo na mesma.

  2. Avatar de jota
    jota

    A “reação criativa”. da MEO, NOS e Vodafone vai ser a de tentar levar a Digi para o Cartel!

  3. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    E ontem no forum das comunicações já começaram com o “choradinho” da rentabilidade ! Coitadinhos !! Tenham a coragem por fazer um “Head cut” nas muitas “gorduras” que por lá andam.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Acho que essas empresas já cortaram nas “gorduras” todas que podiam faz anos.
      Agora é preciso cortar nos ordenados e prémios dos gestores de topo… e algo me diz que isso nunca irá acontecer.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        porque haveria de acontecer?
        1º as empresas não podem descer os seus ordenados base tendo lucros
        2º os prémios existem para compensar as pessoas pelos seus desempenhos, sejam gestores, técnicos ou até meros administrativos e para promover a sua satisfação, motivação e retenção na empresa
        3º os choradinhos fazem parte do negócio

        pessoal de esquerda é sempre assim, não quer acabar com a pobreza, quer acabar com todos os que ganham mais do que eles, isso sim faz com que o país não tenha competitividade e se andem a chorar porque pagam o valor de um almoço num serviço de 4play.

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          A direita defende operações como fez a Jerónimo Martins, MEO, Sonae, NOS, etc. É que pagam 1,7M de euros de salários e prémios anuais, depois pagam 80 milhões em PPR e fundos de pensões externos. E voilá, os membros do conselho directivo, sacou 9000 milhões, das contas da empresa, para ficaram com eles, sem pagarem mais impostos e para usufruir daí a 5-10 anos.
          Sim, tem risco, mesmo assim, em 2022 foram 42700 milhões de euros, a fugirem aos impostos, usando essas ferramentas.

          1. Avatar de João
            João

            No liberalismo / direita, só mudam os destinatários dos subsidios… em vez de serem as pessoas, são as empresas que os recebem… basta ver os milhões de fundos europeus que recebem sonaes e afins.
            Já o tio Belmiro dizia que o trabalhador tinha que receber o minimo possivel, pois doutra forma não era possivel trabalhar.

        2. Avatar de João
          João

          No liberalismo / direita, só mudam os destinatários dos subsidios… em vez de serem as pessoas, são as empresas que os recebem… basta ver os milhões de fundos europeus que recebem sonaes e afins.
          Já o tio Belmiro dizia que o trabalhador tinha que receber o minimo possivel, pois doutra forma não era possivel trabalhar.

          @Zé Fonseca, a esquerda quer acabar com a pobreza… os liberais é que se pudessem não pagar ordenados… é o sonho molhado deles.

        3. Avatar de Sergio
          Sergio

          A Esquerda quer é mandar e decidir onde aplicamos ou investimos o nosso dinheiro. Exemplo disso é o IRC, ” sim se a sua empresa fizer isto e aquilo terá direito a uma devolução de IRC, masssss o retorno é aplicado onde queremos” lol

          E ultimamente até anda com a conversa de quererem ser nossos fiadores no crédito habitação.

          É como dizes, o objetivo não é acabar com a pobreza é acabar com os que ganham mais, meritocracia zero!

        4. Avatar de Paulo Rodrigues
          Paulo Rodrigues

          Ehehe… Devia estar em casa com a família, a trabalhar para um sub-empreito de uma destas empresa, e ser chamado para subir um poste, à chuva, frio/calor, não receber subsídio de risco/insalubridade, fazer “n” de horas e não as receber, estar com um contrato de trabalho a termo… enfim… fico-me por aqui.

          Não trabalho no sector, mas não estou “desligado”…

      2. Avatar de sou o 1005xxxx
        sou o 1005xxxx

        Eu tive acesso a uma lista de ordenados de uma empresa de telecomunicações, e nem te passa o que algums pessoas que lá andam, ninguém sabe a fazer o que, ganham por mes.

  4. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Está um parto difícil…

  5. Avatar de Zé

    A reação criativa é fazer nenhum porque tanto nós como eles só se ouve a falar de digi isto digi aquilo, que vai abalar o mercado e bla bla bla mas até agora deles não vimos nada prático.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E que tal a Anacom tentar junto do governo alterar a lei que permite as operadoras terem períodos de fidelização de 24 meses, colocando por exemplo como se faz em Espanha (6 meses).
    Aí seria uma reação criativa!

    1. Avatar de Lumia
    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      lol o tachinho da ANACOM é decidido pelo governo, onde o lobby dos 3 operadores controlam completamente, nada vai mudar.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      1º Creio que isso já etsá em pratica em portugal
      2º vai dar tudo ao mesmo porque os pacotes de 6 meses vão ser muito mais caros que os de 2 anos portanto ninguem os vai querer e fica tudo igual
      3º 2 anos não é assim tanto

      1. Avatar de SemNome
        SemNome

        Não concordo.
        Por motivos de trabalho já tive de mudar várias vezes de casa e ficar preso à mesma operadora. Atualmente estou com um cartão de telemovel duplicado a fazer de hotspot porque o meu plano anterior incluia os telemoveis e ao mudar de casa para uma zona sem serviço fixo, fui obrigado a manter os telemoveis com planos red porque o serviço movel podiam continuar a fornecer. Era mais barato aderir a um plano de telemovel infinity e usar um cartão duplicado do que ter 2 red + um plano da meo para a casa.
        Se não tivesse fidelização, teria mudado completamente para a meo.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Tiveste fidelização porque quiseste. Todas as operadoras têm ofertas sem fidelização.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          isso aconteceu-te porque quiseste, se eles não tiverem o mesmo tipo de serviço na mudança de casa, não és obrigado a subscrever outro para “terminar a fidelização” como te contaram.
          isso é não saberes valer os teus direitos e deixares-te ser enganado

        3. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Nesses casos vale mais pagar os 800 euros a mais, do que ficar preso a eles e pagar os 800 euros na mesma.

    4. Avatar de António Coelho
      António Coelho

      Muito bem. Muitas vezes falta-nos informação comparativa para constatar os preços absurdos praticados pelo nosso “cartel”

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso já existe. Todas as operadoras têm possibilidade de serviço sem fidelização. Em algumas há a opção de 12, 24 ou 0 período de fidelização.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Se a tua operadora te pedisse 400€ para não teres fidelização, pagavas?

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        É verdade mas, dou o exemplo da MEO 3P.
        Sem fidelização: 89 euros mensais e, caso se alugue a box 4k, é preciso pagar 150 euros de caução. Telefone são 25 euros e o aluguer do router são 5 euros mensais.
        Com fidelização por 24 meses: 57 euros mensais com box 4k, router e telefone.

  7. Avatar de meu bem querer
    meu bem querer

    anacom a fazer das suas. sempre a tentar (F)der o zé povinho. mais uma para se juntar as outras

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A Anacom é que obrigou a haver um 4.º operador, não foi por vontade de mais ninguém acredite, o sector ficou em choque, imagino que tenham tentado de tudo para impedir tal, mas por algum milagre não conseguiram.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ando a ouvir isso deade 2023 e ate agora nada.

    1. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      2023 foi á 5 meses…
      O aeroporto já se fala á 50 anos, e vai ser falado pelos próximos 10+Iva só pra estar feito…

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sinceramente já cansa este tipo de noticia sobre a Digi !!
    “esta para breve” e nunca mais chega a dita “entrada”

  10. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não vai ter nada de criativo, vão se juntar todos a um almoço bem regado juntamente com a ANACOM e fica tudo igual.

    Pelas últimas 2 décadas de pouca vergonha, acredito que nada vai mudar.

  11. Avatar de je
    je

    já está a avisar o “Cartel”… que se preparem….

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Eles começaram há meses a contactar toda a gente com contratos para renovarem o mais depressa possível, se possível aumentando a mensalidade, mas se não for possível até aceitam reduzir um pouco a mensalidade só para não perderem a fidelização.
      A Digi vai ter uns 2 primeiros anos difíceis, pois as outras operadoras não andam a dormir.

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Não faz qualquer sentido. Enquanto essa dita operadora não começar a operar, pode esperar ainda até 31 de dezembro deste ano, as outras operadoras vão aproveitando para esmifrar os seus clientes até ao tutano, pois que, não se sabe quando essa dita operadora começará a operar em Portugal e muito menos quanto aos valores dos seus tarifários. Será que são mesmo muito mais baixos que os operadores que temos agora?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Teoricamente podem sempre fazer mais barato, pelo menos uns 10 euros ou assim, se não tiverem aqueles canais televisivos desportivos que implicam um grande investimento financeiro e que me parece ter levado a um encarecimento dos pacotes com televisão para toda a gente, mesmo para aqueles que nunca subscreveram tais canais.

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Vira o disco e toca o mesmo, no máximo dos máximos poderão ter maior personalização de pacotes, de resto duvido que fuja ao standard praticado na tuga.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Eles têm margem para praticar melhores preços, em especial se não incluírem televisão, ou pelo menos canais desportivos… porque aí têm de fazer toda a gente pagar os custos do investimento quer subscrevam ou não os canais.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Basta não andarem a sustentar equipas de 11 pessoas que andam a correr atrás de uma bola.

  14. Avatar de Manuel Leandro
    Manuel Leandro

    Já é tempo de termos uma operadora ao serviço do público com respeito por este.
    Contratos que começam por €60,00 e ao
    fim de poucos meses estão €90,00. O que
    se pode chamar a isto?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Um bom vendedor, que merece receber um bónus.
      Um cliente que é burro, ou que não avaliou bem a oferta, ou que está a ter uma utilização comercial proveitosa. Enfim cada caso é um caso.

  15. Avatar de Manuel Leandro
    Manuel Leandro

    Já é tempo de termos uma operadora ao serviço do público com respeito por este.
    Contratos que começam por €60,00 e ao
    fim de poucos meses estão €90,00. O que
    se pode chamar a isto?

  16. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    É incrível como as operadoras telecomunicações em Portugal não param de chorar, em França rede Free, chamadas ilimitadas fixo, móvel, Internet e ilimitado, chamadas internacionais para rede fixa a 19.90€. Aqui existe 4 operadoras principais, mais de 12 operadoras virtuais, com preço baixos, eu pago 12€ Internet 120G, Rede 5G, chamadas ilimitadas para fixo e móvel em França e Europa. Operador virtual Syma, que utiliza rede da Orange.
    Portugal por tudo isso é necessário 50€. Um roubo é choram que não ganham!

  17. Avatar de LA
    LA

    Baixem os preços e acabem de vez com a obrigatoriedade da voz fixa nos pacotes. Para além das empresas e de algumas pessoas de idade, ninguém usa, o serviço.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      voz fixa nos pacotes? isso acabou há 10 anos, só a MEO é que faz isso nos sitios onde não tem concorrência

  18. Avatar de Abilio Colaço
    Abilio Colaço

    A DIGI vai estar suportada na rede core de outro operador. Querem milagres?
    A DIGI vai ter de prestar vassalagem a outros operadores. Ao comprsres DIGI pagas para mais que um operador.

    1. Avatar de Hugo Pombo
      Hugo Pombo

      A DIGI tem rede fibra própria.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      A DIGI Tem o seu próprio core meu caro… vá ler um bocadito!
      Já parece os comerciais da MEO quando surgiu a NOS com a ladaínha… ” A NOS usa fibra da meo, portanto contratar um ou outro é igual”.

  19. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Demitir quem está à frente da ANACOM e meter alguém com eles grandes.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A mesma Anacom que obrigou a existir um 4.º operador móvel?
      Bem que gostavam os operadores que a Anacom não tivesse feito o que fez, mas pronto, agora só podem fazer tudo o que puderem para agarrar o máximo de clientes possíveis pelo máximo tempo possível e rezarem que daqui a 1 ou 2 anos a Digi seja só mais uma a fotocopiar as ofertas dos outros como tem mais ou menos sido até agora.

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Demora muito?
    A nos anda aflita, há que travar esses comilões. JÁ!!!

  21. Avatar de Mário
    Mário

    Nesta noticia :https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/sem-espaco-para-4o-operador-consolidacao-e-sustentabilidade-sao-palavras-chave-nas-telecomunicacoes

    Só se esqueceram de dizer que as operadoras da altura boicotaram com a força toda a entrada da Oniway.
    Inclusive a Vodafone recusava fazer a interligação.

  22. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Vou aqui contar a minha história, calma, são apenas meia dúzia de linhas.
    Um amigo contou-me, calhou em conversa, dizer-me qual o pacote NOS que tem.
    Tem mais coisas que o meu e é mais barato cerca de 30 euros mensais.

    Fiquei furioso porque lá percebi que estou a ser enganado pela NOS.
    Se fosse outro, corria logo pro telefone a reclamar e a dizer que aquele tem assim e eu tb quero igual.
    Provavelmente eles lá me dariam um valor igual mas teria que ficar fidelizado novamente…

    Assim, fico quieto à espera que a fidelização termine e depois mando-os dar uma volta.
    Quando perguntarem a razão do cancelamento do contrato, irei explicar esta história ao detalhe.

    Resumindo, haja DIGI ou não, mesmo que a NOS me diga que baixa o preço, etc e tal, a resposta será um manguito.
    Definitivamente, após a fidelização terminar, e faltam poucos meses, a NOS sai de minha casa e nunca mais cá entra.

  23. Avatar de PTO
    PTO

    A Digi vai fazer o que outras já fizeram antes: começa com boas promoções e preços, mas em poucos anos (se tanto) vai alinhar com o sistema de cartel que existe em Portugal entre todas as operadoras.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      PTO, futurologia é na porta ao lado.
      A ver pelo histórico deles nos países onde têm presença, não é nada disso que acontece.
      Mas lá está, Portugal é coisa única no mundo.
      Acontecem coisas aqui que não acontecem em mais lado nenhum por isso o que disse é bem possível, apesar de improvável.