Skydrive – O melhor serviço da cloud para guardar fotos

36 Comentários

Agora com timeline, “reconhecimento” de eventos e uploads 3x mais rápidos

Nos dias que correm, já não há motivos para não efectuarmos backups da nossa informação (pelo menos da mais importante). As pens USB e discos externos são cada vez mais baratos e além disso apareceram os populares serviços gratuitos na nuvem(ex. CloudPT, Abelhas, Dropbox, Copy…entre outros – ver aqui Qual a melhor solução de alojamento cloud) que nos permitem guardar informação de forma simples, rápida e segura.

Recentemente, depois de me aperceber que guardava já uns bons GB de fotografias no disco, decidi investigar qual o melhor serviço da cloud para me guardar este tipo de informação. A escolhe recaiu sobre o serviço de alojamento de ficheiros da Microsoft..venha saber porquê!

skydrive_04

Como armazenamento de ficheiros, sempre usei o Dropbox e o CloudPT (e o Drive onde guardo a maioria dos meus documentos). No entanto, para o backup de milhares de fotografias, eu precisa de um serviço com funcionalidades mais especificas e o SkyDrive provou ser o mais adequado neste momento. Porquê?

O SkyDrive ultrapassou recentemente a barreira dos 250 milhões de utilizadores e com isso apareceram também novas funcionalidades. Ao contrário de outros serviços idênticos, o SkyDrive  reorganiza as imagens por data, oferecendo uma linha do tempo. Além disso, a Microsoft também fez saber que melhorou significativamente a integração com o Windows Phone, permitindo agora uploads bem mais rápidos.

TimeLine de fotografias

Segundo informações oficiais da Microsoft (ver aqui), o algoritmo associado à nova funcionalidade de organização de fotografias consegue detectar eventos diferentes, organizando assim as fotografias em grupos diferentes.

skydrive_00

Com esta nova funcionalidade, o utilizador pode também facilmente aceder às fotografias que foram tiradas num determinado mês.

skydrive_01

Além disso, o utilizador poderá também visualizar as imagens, estilo slide show

skydrive_02

Performance no Upload

Como já referido, a performance associada ao upload de fotografias via SkyDrive desktop app também foi melhoras. Segundo informa a Microsoft, os resultados indicam que actualmente conseguem-se fazer uploads 2 a 3x mais rápidos

Novo layout para thumbnails

Além das funcionalidades já referidas, a interface do Skydrive introduziu melhorias significativas nos Thumbnails, que permitem de uma forma rápida encontrar o que pretendemos. Actualmente a interface oferece uma nova interface para thumbnails, podendo ver os documentos Word e PowerPoint nesse “formato”.

skydrive_03

Estas foram algumas das funcionalidades que me convenceram a colocar as fotografias no Skydrive. Tudo o que é documentos continuam no Dropbox e CloudPT.

Para vocês, qual o melhor serviço da cloud para guardar fotografias?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    Para mim o picasa é a minha escolha 🙂

  2. Avatar de Rúben Mota
    Rúben Mota

    Não me aparece a opção das fotos no menu do lado esquerdo como apareceu na imagem.

  3. Avatar de Flávio Pinho
    Flávio Pinho

    Dropbox – Nova interface 😀

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      COitada da Dropbox, já o SkyDrive é assim faz tempo!

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    Sempre usei só para fotos pois tenho 25GB.Já consumi 17GB… 🙁 . Concordo com o que aqui é dito.
    Para tudo o resto uso Dropbox.

  5. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Pronto, chegou o chato do SugarSync… 😉

  6. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Eu comecei a usar mais o skydrive quando saiu a app para a Xbox, e agora com a sincronização entre o meu Lumia, PC, tablet e a Xbox é a opção lógica, muito bom.

  7. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Se adicionarem em breve as thumbnails para os restantes formatos Office e ainda para o formato PDF, o serviço fica perfeito. Para mim é claramente o melhor serviço para hospedar todo o tipo de ficheiros, de entre os vários que já experimentei (GDrive, Dropbox e por aí fora) e que ainda vai melhorar no futuro próximo. Eu recomendo para armazenar tudo no Skydrive, não só as fotos, sobretudo se forem ficheiros Office, de modo a tirar o melhor partido das Office Web Apps.

    A concorrência com o Google está a fazer com que Microsoft seja obrigada a esforçar-se por produzir um ecossistema online com muita qualidade, que chega a superior ao Google em quase tudo excepto na pesquisa (Google Search), eventualmente mapas e hospedagem de vídeos (Youtube). Até mesmo o Outlook.com está uma maravilha.

    Eu teria todo o gosto em só usar os serviços da Microsoft, incluindo pagar uma subscrição do Office365, para o qual não há concorrência minimamente à altura, mas INFELIZMENTE, tal não é possível porque parece que a Microsoft nunca irá abdicar de manter os seus clientes presos a formatos proprietários e ao seu sistema operativo. Eu até nem me importo com os formatos proprietários, desde que garantam melhor qualidade do produto final e haja sempre o suporte a formatos abertos e a possibilidade de exportar os dados, como acontece com o Office que tem suporte a .odt, mas como a Microsoft insiste em prender os seus clientes ao Windows… torna-se complicado só usar serviços Microsoft, por muito bons que sejam. Acho que a Microsoft deveria rever essa estratégia, ainda por cima agora com a ascensão do Ubuntu e a sua expansão para o segmento mobile.

    Por um lado até compreendo, criar um Skydrive desktop ou Office 2013 nativo para Ubuntu, por exemplo, seria admitir o fracasso do Windows, o principal produto da Microsoft. Talvez um dia a maré acabe por mudar… afinal de contas grande parte do lucro vem dos serviços prestados a clientes corporativos.

    1. Avatar de OOXML
      OOXML

      O futuro do Office noutras plataformas não Windows tem sido apontado como o próximo passo do Office. A ValueAct quando investiu recentemente 2 Mil Milhões de dólares abordou esse tema.

      A expetativa é que o Windows Blue venha a impulsionar o lançamento de devices mais baratos e mais competitivos com a gama média de Android (200-300€), se isso revelar sucesso, constitui um problema de menor fragilidade face a iPads, Androids ou promissores Ubuntu Tab, abrindo assim espaço ao alargamento de outras plataformas no Office. Recordo que a proposta de valor de devices RT incide atualmente no Office integrado de forma gratuita, podemos debater aqui os prós e cons de tal decisão, mas quando a empresa que desenvolve o Office e o Windows é a mesma, não é certamente indiferente tal decisão.

  8. Avatar de Nelson Vidal
    Nelson Vidal

    Só uso SKYDRIVE, nem vejo necessidade de usar outro serviço.
    Tem a vantagem de ser um tudo em um: mail, calendario cloud (com Office)

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Para fotos dificilmente algum serviço baterá o Flickr. O Flickr foi feito especificamente para fotos (embora agora também aceitem vídeos) e, com espaço ilimitado, galerias, sets, colecções, etc… dificilmente será batido por outro serviço cloud que não seja igualmente específico.

    Mais uma vez, um título enganador neste blog.

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      No Flickr:

      Limite de upload de fotos de 300 MB por mês (30 MB por foto)
      Uploads de 2 vídeos (máx. 90 segundos, 150 MB por vídeo)
      Visualização limitada da galeria das 200 fotos mais recentes
      Possibilidade de postar qualquer foto em até 10 galerias de grupos
      Acesso apenas às imagens menores (redimensionadas) (embora as originais estejam salvas, caso você faça uma atualização posterior)

      Mais uma vez, um comentário mal fundamentado.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Não estou a ver, no teu comentário, nenhum desmentido ao texto que eu coloquei.
        E as características que referes aplicam-se apenas às contas gratuitas que, de qualquer das maneiras, e tal como eu referi, têm espaço ilimitado para fotos e vídeos, galerias, sets, colecções, etc….

        1. Avatar de Alberto Ferreira
          Alberto Ferreira

          Ora, para o título ser enganador, o Flickr na versão gratuita, tal como o SkyDrive na versão gratuita, deveria:

          – Permitir Videos superiores a 60 segundos: O SkyDrive permite;
          – Permitir Upload de mais que 2 Videos: SkyDrive permite;
          – Visualização ilimitada da Galeria, acesso às fotos originais … e por aí em diante.

          E na versão paga, o Flickr continua a ter a limitação no tempo dos Videos, limitação do tamanho dos ficheiros, não sincroniza alterações a fotos guardadas localmente, etc.

          E quando falamos em “Fotos”, é comum assumir que também falamos dos videos que qualquer máquina fotográfica tira, mas nem quero entrar em discussões de interpretação.

  10. Avatar de Paulo Fontoura
    Paulo Fontoura

    SkyDrive para fotos e tudo o resto no Copy. 🙂
    Quem quiser subscrever o copy atrvás deste link https://copy.com/?r=mEhEBc ganha 10GB de espaço gratuíto inicial podende depois ainda aumentar esse espaço. 😉

  11. Avatar de 007
    007

    É sobretudo interessante uma vez que com Windows Phone, as fotografias tiradas com o smartphone podem ser guardadas automaticamente no skydrive. Podendo apagar na memoria libertando espaço no phone

  12. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Eu pessoalmente uso quase de maneira diferente os vários serviços cloud por aí.
    Gosto do Skydrive para ficheiros do Office e coisas mais importantes.
    Para fotos depende: uso o Box (somente) para guardar imagens RAW e uso o flickr para publicar fotos (que não sejam pessoais ou de festa – refiro-me a paisagens, por exemplo).
    Uso a drop como forma de partilhar gigas com vários utilizadores rapidamente (quer sejam fotos ou músicas).
    Também gosto do Google Drive para docs que queira aceder rapidamente e que sejam trabalhos partilhados.

    1. Avatar de Luis Gonçalves
      Luis Gonçalves

      Olá tento usar a dropbox, para colcar ficheiros raw, mas dá erro, podem me ajudar?

  13. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Discordo completamente de dizer que os serviços de cloud são seguros para backup.
    São tudo menos seguros, principalmente para fotos. Quem nos garante que o serviço vá existir daqui a 3 anos. E daqui a 10. E daqui a 20?
    São óptimos serviços, servem para backup transitório, mas não é para longo prazo.

    Relativamente ao skydrive, confesso que ainda não experimentei, mas fiquei com o bichinho

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Em parte estou de acordo, mas para evitar o que dizes, o melhor mesmo é usar o serviço de uma companhia com nome, nao estou a ver a Microsoft a fechar sem mais nem menos um serviço Cloud, agora que é necessario ter cuidado com algumas companhias que oferecem serviços Cloud é, por isso a minha aposta e sou fotógrafo é na Skydrive para ter “mais” um backup e na Drop para enviar fotos para os meus clientes.

  14. Avatar de Jptsilva
    Jptsilva

    e em relação ao MEGA ?

    Não esta a altura?

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      O MEGA ainda tem mt broa para comer. I.e., optimo espaço, velocidades de down/up inrrepreensiveis, todavia a pre-visualização de ficheiros n existe, para ver no browser os pdf’s, docs, etc. Segundo me foi dito via twitter “files are encrypted before you send request to download them :)” dai n conseguir poder haver uma previsualização, mas a verdade é que n é “pratico” p visualizar conteúdo online, qt ao facto de n ter uma app especifica para se usar e a mesma já esta p sair ao tempo, é outro ponto negativo. Tirando esses 2 pontos, MEGA FTW!

  15. Avatar de F. Gomes
    F. Gomes

    Vim aqui so para ver os comentarios acerca da frase “O melhor serviço da cloud para guardar fotos”… xD

  16. Avatar de R. Marques
    R. Marques

    Este serviço possibilita os links IMG para inserir em foruns?

    1. Avatar de OOXML
      OOXML

      Sim, suporta.

      Share –> Get a Link –> Make Public
      (Shorten Link se quiseres…)

      http://sdrv.ms/10VtWKc

  17. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Existe alguma forma de ter duas contas simultâneas na dropbox, skydrive ou box em aplicações nativas no Windows e no Android para sincronizar pastas do computador?

  18. Avatar de Alberto
    Alberto

    Uso o thislife.com.

    Testem e impressionem-se. Tinha feito um post mais detalhado mas perdi-o graças ao Feedly …

    1. Avatar de Vítor M.

      Interessante. Ora vamos lá testar.

      1. Avatar de Alberto Ferreira
        Alberto Ferreira

        Agora num teclado.

        As fotos e videos têm informação muito útil que é desperdiçada por serviços de alojamento puro e duro. Daí, há uns 2 anos que comecei a minha procura pelo serviço ideal para guardar e aceder às minhas fotos e videos.

        Se virem bem, é ridículo termos as fotos organizadas em pastas, principalmente se forem os meses/anos. Qualquer serviço de jeito consegue filtrar pela informação contida nas fotos (Geo, Data, Tags, etc).

        Assim o Thislife permite que todas as fotos vão para uma timeline (como uma Inbox), tudo ao “molho”. Por exemplo o Picasa limita 1000 fotos por pasta, o que me fez desistir do mesmo.

        Assim, só tenho que fazer upload, e já está. Não tenho que andar a organizar pastas, a procurar duplicados, a dar nomes a pastas, etc.

        Depois já sei que os filtros básicos vão estar disponíveis (fotos de Dezembro de 2012 a Janeiro de 2013, em Lisboa, em que eu apareça). Ou então tenho a Timeline temporal.

        Posso depois refinar, meter mais Tags, criar albums que não são pastas (por exemplo, posso ter um album “Praia” com todas as fotos na Praia, e outro “Férias no Algarve 2013”, sem ter que andar a decidir se aquela foto na Praia do Algarve vai para um album ou outro).

        O thislife oferece não só uma filosofia de organização tipo GTD, como tem as ferramentas para o fazer. Pode criar alguns entraves a quem gosta de ter o “controlo”, e fazer confusão não haver pastas, mas está um nível mais à frente de organização pessoal. A sensação que tive com o thislife, foi como mudar de Windows para MAC. Quem o fez, sabe a que me refiro.

        Eles foram comprados pela Shutterstock, pelo que muitas das funcionalidades ainda estão para sair: APPs, Filtros mais complexos, etc.

        Como tenho conta paga, foi-me atribuida uma “gestora de cliente”, a Heidi, que é impecável. Tenho sugerido muitas melhorias, e eles têm implementado, dando sempre feedback e respostas aos meus e-mails.

        1. Avatar de Wilson
          Wilson

          Boas, Isso parece bastante interessante, mas

          não encontrei nada no site a primeira vista, suporta ficheiros raw tb?

          Outro inconveniente que vejo, do meu ponto de vista, é que como tb faço alguns trabalhos de fotografia, se quiser fazer upload e não misturar os trabalhos com a vida pessoal, tb não me parece possível.

          Ou até distinguir os vários trabalhos. Por exemplo quando fazemos uma sessão fotográfica.

          Mas o conceito está bastante interessante.

          Cumps

          1. Avatar de Alberto Ferreira
            Alberto Ferreira

            Wilson,

            Sim, suporta RAW. Eles mesmo referem no video de apresentação.

            Para separar os trabalhos profissionais, podes criar albums (storys), e até partilhar com o cliente, por exemplo.

            Aqui é ideia é ver a Timeline como uma Grande Caixa onde está tudo (Pessoal, Trabalho, Produtos, Referências, etc). Depois podes criar Storys pessoais, trabalho, fotos a produtos, etc.

            No final, quando queres consultar as tuas fotografias, ou as vais filtrar por momentos, por data, por pessoas que estão contidas nela, por local …

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Uma curiosidade, tenho o Box com 50gb gratuitos ( oferta de lançamento da app do iOS ) e com isso praticamente deixei de usar outros, principalmente pela velocidade de upload face ao Dropbox. No entanto o Box nunca é referido nestes comparativos. Porquê?

    1. Avatar de Alberto Ferreira
      Alberto Ferreira

      Ricardo,

      Até há bem pouco tempo, esses 50GB que andavam a oferecer, tinham 25mb de limite por ficheiro …

      Mesmo os 250mb/ficheiro para a conta gratuita de 5GB torna-se pouco. Um video com 5 minutos tirado de um iPhone excede logo esse limite.

      E quando desisti do Box.net, ainda não tinham aplicação para PC / Mac. Era tudo no Browser. Não sei se já têm.

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Uso o G+, pois recentemente descobri que ele faz Upload de fotos com limitações de resolução “2048×2048” sem mexer no espaço livre, ou seja o G+ oferece 5Gb de espaço, e transferi 18Gb de fotos respeitando as resoluções máximas de 2048. isso é feito automaticamente pelo Picasa, claro.

    Outra boa noticia que haverá integração do Gmail, G+ e Google Drive, ficando então com 15Gb pra usar em qualquer um destes serviços.

  21. Avatar de Wilson
    Wilson

    Ora só quero dizer ao pessoal que ou bem me engano, ou flickr acabou de arrumar com a concorrência… https://pplware.sitedev.pt/internet/yahoo-lanca-novo-flickr-com-1-tb-de-espaco-gratuito/ 🙂

    Só lhe falta um sistema de sincronização de pastas como o picasa e estaria perfeito para mim! 🙂

  22. Avatar de Mike
    Mike

    O melhor serciço actualmente é sem dúvida o Copy. 15GB mais 5GB por cada referral. E ao contrário dos outros serviços, os referrals dão bonus ao convidado e ao convitante. Ganham os dois. Se alguem precisar: https://copy.com?r=9s7BuY