Abelhas.pt – O único serviço cloud ilimitado e gratuito

97 Comentários

Os serviços Cloud assumem-se cada vez mais como a alternativa moderna de partilha, de armazenamento seguro, “eterno”, para manter guardados dados importantes, serviços que o utilizador empresarial ou doméstico tem cada vez mais como fidedignos.

Há uns tempos, quando apresentamos 10 excelentes ferramentas gratuitas de alojamento online, recebemos um feedback extraordinário dos nossos visitantes, nos comentários, a falar-nos de um serviço, nacional, que desconhecíamos em termos de produto em si. Embora o nome não fosse estranho, o serviço tal como se apresenta, não nos era familiar.

Existem de facto cada vez mais serviços nacionais que fazem uma concorrência eficaz com os serviços, populares, internacionais. O Abelhas.pt poderá ser um desses produtos.

imagem_abelhas00a

 


 

O que é o Abelhas?

Fomos pesquisar sobre este serviço e registamos a nossa conta no Abelhas.pt. Este serviço de partilha de ficheiros foi lançado em Portugal em 2012. Apesar de ter as funcionalidades de uma cloud, apresenta ainda a possibilidade de partilha de ficheiros entre os utilizadores do site, tal como uma comunidade em colmeia, daí, provavelmente o nome do serviço. É um sistema simples, totalmente português e com uma plataforma que promete muito.

 

Registo no serviço

O registo é normalíssimo, são pedidos o nome de utilizador, mail, palavra-passe e a confirmação que chegará ao mail. Também poderá ser feito o login recorrendo às credenciais do Facebook. A partir daí o acesso está feito e o produto pronto a usar.

imagem_abelhas01a

 

Características da conta

Com a criação de conta, os utilizadores têm acesso a uploads sem qualquer limite de espaço e podem organizar os ficheiros em pastas partilhadas ou privadas, só acessíveis após a introdução de uma password. O site permite também o download ilimitado de ficheiros a partir de outros utilizadores.

imagem_abelhas02

Este serviço não tem os mais avançados dos recursos, isto comparado com outros serviços que conhecemos, dentro do leque Cloud, mas a base é extraordinariamente interessante, pois permite, por exemplo, personalizar a conta, a partilha e o armazenamento online de todo o tipo de ficheiros sem limites de transferência. Isto dá liberdade ao utilizador para fazer praticamente tudo cá dentro, é um hosting com liberdade total.

imagem_abelhas03

 

Velocidade de upload e download

Mas este serviço é muito interessante. Pode ser, por exemplo, usado para cada um de nós guardar a nossa biblioteca de música legal e poder usufruir dela em qualquer lugar. Podemos ter no abelhas.pt gigas de música online e com as fantásticas velocidade de streaming conseguir ter a minha audioteca no smartphone sem necessitar de um cliente dedicado.

As velocidades de upload e download são também de registar, que apesar de dependerem dos serviços que contratamos ao nosso operador, a verdade é que o serviço demonstra ter grande disponibilidade e performance. Para os serviços ditos de referências, este não está nada mal.

imagem_abelhas04

 

Clientes para dispositivos móveis e outras plataformas

Isso o serviço não tem, é uma verdade. O Abelhas.pt não tem clientes para smartphones, para nenhuma plataforma móvel. Segundo informações do responsável, estão em desenvolvimento aplicações para as mais relevantes plataformas móveis, assim como para Mac OS X.

Actualmente o Abelhas.pt conta só com um cliente para Windows, a Box (iremos dissecar mais à frente), software que pode ser descarregado no site e que permite fazer a ponte com o serviço online.

imagem_abelhas05

 

Em resumo…

Continuaremos a estar atentos a este serviço. Não é todos os dias que nos é disponibilizado um serviço gratuito, onde podemos alojar música, vídeos, documentos e todo o tipo de ficheiros de forma gratuita. O serviço promete, pelo que andamos a indagar esta plataforma nacional é a única que dá acesso a um espaço ilimitado de armazenamento do forma gratuita.

O site conta já com mais de 12.000 utilizadores registados, 400.000 downloads efectuados e mais de 3000 GB de ficheiros disponíveis. Este serviço é ideal para utilizadores intensivos de internet e de media digital que precisem de libertar espaço no disco, partilhar ficheiros com outros utilizadores ou aceder aos seus ficheiros a partir de várias localizações.

Homepage: Abelhas.pt | Facebook

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge m
    jorge m

    Acho curioso esta empresa afirmar que tem sede em Nicosia, Suite 4A, 4 Georgios Seferis Street, Ayioi Omologytes. a mesma morada que o rapidshare!

    1. Avatar de André do Carmo
      André do Carmo

      bem observado!!!

    2. Avatar de Não quer dizer nada
      Não quer dizer nada

      Isso não quer dizer nada. Deves ter centenas/milhares de empresas registadas nessa morada.
      Quase de certeza é a morada de uma das empresas que presta os serviços de constituição/contabilidade/fiscalidade para quem quiser ter uma empresa registada em Chipre.
      Tens a mesma situaçãoe em todos as zonas francas, incluindo na Madeira.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Este serviço é tão Português como o google.pt ou o youtube.pt. Ou seja, tem zero de nacional ao contrário do que diz o artigo.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Daquilo que andei a ver parece-me que a empresa “facilitadora” seja esta:
        http://www.advantax.com.cy

        Estou em completamente de acordo com o Alex, talvez haja alguém que fale português do brasil que apanhou a ideia das abelhas. Os textos do site nota-se que não forma escritos por portugueses.

        1. Avatar de Ro301
          Ro301

          O mais estranho é o serviço estar de braços dados com o aeiou e ao memo tempo não ter nenhuma publicidade e see gratuito. Não percebo como ganham dinheiro e como conseguem sustentar enorme trafico e transferencias.

  2. Avatar de monux
    monux

    Muito boa a dica,já fiz minha conta !
    Existe alguma Cloud que fornece acesso http://FTP…GRATUÍTO ?
    Cumps

    1. Avatar de luis santos
      luis santos

      as clouds só fornecem chuva. o que tu queres é um servidor FTP onde possas guardar ficheiros. se estiveres no parque das nações, é possivel que tenhas uma boa ligação à net e, aí, podes fazer um pequenos NAS e ter o dito servidor. até lhe podes chamar nuvem, se quiseres.

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    O sistema de busca por ficheiros de partilha não é dos mais intuitivos. No entanto gostei deste serviço e por enquanto dá para eu aceder no “work”.

    Tem também a vantagem de usar um pasta privada e com password à nossa escolha para que o que lá colocarmos esteja apenas disponvível para nós próprios;)

    Por enquanto está a ser o meu serviço de eleição…

  4. Avatar de bakabaka
    bakabaka

    Fiquei intrigado com as palavras “música legal”. O que é que isso quer dizer concretamente? Existe algum tipo de controlo sobre as músicas ou vídeos que os users lá colocam? Ou tens a liberdade de colocar o que bem entenderes sem estares sujeito a regras “estranhas”?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A responsabilidade do que se la coloca, é de cada um que usa o serviço.

      1. Avatar de tocoteco
        tocoteco

        Só queria saber até que ponto é que os users têm privacidade e podem colocar lá os seus ficheiros sem serem incomodados. Calhando ainda tinha o azar de filmar uma festa em que estivesse a passar música do toy e depois vinha receber ameaças da acapor porque meti lá o video na colmeia 😛

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Se era musica do toy não era só da acapor que irias receber ameaças!!! lololol

    2. Avatar de Tens de "ler" com sotaque brasileiro
      Tens de “ler” com sotaque brasileiro

      Tens de “ler” com sotaque brasileiro, isto é, só podes colocar lá musica “legau”:D

      1. Avatar de tocoteco
        tocoteco

        Ah!!! Música legau??? hmm… VAMOS CHAMAR O MICHEL TELÓ!!!! xD

    3. Avatar de César
      César

      https://copy.com?r=OXEM0L´

      “Só” oferece 5gb (10 se se inscreverem neste link), mas na minha opinião é muito melhor… compatibilidade em todas a plataformas móveis incluída 🙂

  5. Avatar de kapoing
    kapoing

    Para mim o mais importante num serviço cloud, não é os gigas que oferecem, mas sim a confiança que transmitem, se oferecem muitos gigas, será sustentavel num futuro próximo, quem paga as despesas todas, a publicidade dúvido que chegue,será que de hoje para amanha desaparecem.
    Prefiro o google drive , mesmo com apenas 5gb porque sei que não vai desaparecer do dia para a noite.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo plenamente. A confiança no acesso ao nossos dados, a segurança e a fiabilidade são muito mais importantes do que os GB. Serviços como o Drive, Dropbox e Box transmitem-me confiança. Se precisar de mais GB prefiro pagar num destes serviços do que alojar gratuitamente em serviços de qualidade mais duvidosa.

    2. Avatar de Vítor M.

      Isso já não sei se concordo. Quantos serviços da Google desapareceram?

      Quantos, digam lá?

      Este é dedicado, será que não vingará, será que esta empresa nacional não tem mais crédito que muitas internacionais?

      E será que o que colocamos nos serviços Google não são vasculhados pelos serviços de inteligência americanos, como varias vezes foi já avançado?

      Quem será mais sério a guardar os dados?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Os do Google não desaparecem de um dia para o outro.

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade, e destes quantos conheces que desapareceram de um dia para o outro?

          1. Avatar de Edgar Marques
            Edgar Marques

            Lembro-me do Zmail.pt, que de um dia para o outro, milhares de utilizadores ficaram sem e-mail (e era a pagar).
            Nem arranjaram forma de entregar os e-mails a quem de direito!

            E era uma empresa portuguesa com alguma reputação…

          2. Avatar de Vítor M.

            Repara de quem era o zmail 😉 e em que época foi isso e repara mais… olha bem quantos anos tiveste de recuar para te lembrares de um! 😀

          3. Avatar de Cláudio Esperança
            Cláudio Esperança

            megaupload…

      2. Avatar de Fred
        Fred

        ora nem mais, quem quer privacidade n usa cloud, voltando ao assunto de google drive, duvido q este serviço vai desaparecer num futuro próximo.

        1. Avatar de Pedro Antunes
          Pedro Antunes

          O tugamail também desapareceu, e ainda hoje vivo arreliado por causa disso.

          Mas tenho fé no Abelha, há arquivos lá já co algum tempinho…

      3. Avatar de Springfield
        Springfield

        GoogleApps gratuito…..

  6. Avatar de Darth
    Darth

    Se a biblioteca de musica for ilegal, ja nao posso ter? Lol, deveriam deixar de tentar pregar a missa

    O que eu gostria era de ter online um serviço, que me corresse os ficheiros por player cloud, ou seja, poderi ouvir directamente por staming, sem ter de baixar

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes, fazes o que entenderes. Daqui levas boas praticas, para o mau caminho vais se quiseres. Portanto, é tipo a educação que reténs em casa, dada pelos teus pais 😉

      1. Avatar de Rui Cardoso

        Gostei da resposta, pronta e pertinente

      2. Avatar de darth
        darth

        e uma resposta pronta e pertinente a pergunta, isso já não tem? quanto à minha educação, não sei porque veio à baila, mas caso interesse a si e ao seu yes-man, é boa e recomenda-se.

        1. Avatar de Vítor M.

          Eich.. não gostaste. Isso notou-se, mas tem lá calma, essa azia não te faz nada bem, apenas respondi ao que provocaste, a missa serviu para te sugerir as boas práticas. Quem perguntou foste tu e levou a respostas, tudo dentro dos conformes e ninguém falou na tua educação, mas sim nos principios que aqui, tal como em tua casa, são sempre os melhores.

          Tem lá calma, vocês pedem e não gostam de ouvir, enfim!

          1. Avatar de Darth
            Darth

            O mesmo se pode dizer desta tua resposta. Claramente nao gostaste que alguem te tenha respondido, e como tens de ter sempre razao e a ultima palavra, continuas. Concordamos em discordar. Va, responde ainda a esta, e fica-se por aqui. Abraco

          2. Avatar de Vítor M.

            Fica com a razão, dou-ta a minha toda.

            Abraço e bom proveito com a razão que acabaste de ganhar.

            Apenas te disse que há boas praticas, segues se queres, tal como os teus pais te deram a boa educação e a segues se queres. Não querendo. Boa viagem.

    2. Avatar de Júlio César Oliveira
      Júlio César Oliveira

      E tens, chama-se grooveshark

    3. Avatar de Safira21

      Em grande parte dos servers de Cloud é possível verificar o url de cada arquivo de música (ou outro) e criar uma playlist com extensão m3u. É evidente que quase todos os url’s foram pensados para download do arquivo, mas com uma ligeira alteração vão ficar adaptados para streaming. No caso do Abelhas, ainda não consegui descobrir o url exacto do server, tanto pelo código-fonte como pelos arquivos de cache.

  7. Avatar de Carlos B.
    Carlos B.

    Fui ver sem me registar e deparei-me com o seguinte:
    “O registo dá-te muitas vantagens:

    Downloads mais BARATOS! Ganha já pontos, assim como o acesso a pacotes especiais de transferência!
    recomeço fácil de downloads
    Download gratuito de pequenos ficheiros
    navegação mais facilmente pelo portal e acede a muitas funções da comunidade! :)”

    Parece-me que o gratuito e ilimitado não são tão lineares quanto isso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, também li, mas pelo que consegui apurar, essas praticas não estão activas, está tudo em modo ilimitado mesmo.

  8. Avatar de Filipe Freitas
    Filipe Freitas

    “Termos de Serviço: (…) 2.O operador de serviços é a empresa Abelhas.pt Limited, com sede em Nicosia, Suite 4A, 4 Georgios Seferis Street, Ayioi Omologytes (…) dentro dos limites definidos para contas gratuitas ou dentro dos limites da definidos para contas pagas (…) Conta Gratuita – uma conta que pode ser usada sem pagar uma taxa de subscrição. Contudo na Conta Gratuita um Utilizador pode também comprar serviços particulares do Fornecedor de Serviço (por exemplo capacidade de transferência adicional) de acordo com a tabela de preços.
    Conta paga – uma Conta que é sujeita a uma taxa de subscrição relevante a ser paga pelo Utilizador, de acordo com a tabela de preços. (…)
    Por enquanto no portal Abelhas.pt existe apenas a opção de conta gratuita, graças ao qual podes fazer semanalmente o download de 10 GB.”

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Hmmm … um serviço nacional (!?) com sede em Nicosia (Chipre = paraíso fiscal) … Hmmm!? Cada vez com menor confiança em lá alojar os meus docs.

      1. Avatar de sergio
        sergio

        ter sede na Nicósia não significa que não seja de confiança, há tantas grandes empresas assim

  9. Avatar de fornost
    fornost

    meu medo é colocar meu mundo aí e, do dia pra noite, perder tudo como aconteceu com o megaupload (quando ele caiu A MAIORIA dos outros sites caíram juntos. perdi minha conta com mais de 2T no filesonic.com)

  10. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Estes serviços estão por todo o lado agora, mas não me parece ser ainda aquilo que procuro.

    Neste momento estou a tentar criar uma ligação entre um serviço cloud e um forum do meu curso da faculdade. A ideia seria que quem fizesse upload de ficheiros para o forum, estes ficassem alojados automaticamente numa conta do forum num serviço cloud a partir do qual todos os meus colegas pudessem fazer download (por isso sem muitas restrições no que toca a partilha).

    Soluções como cada pessoa publicar um link da sua conta da dropbox não seria o ideal devido às restrições em partilhas e mais tarde ou mais cedo cada pessoa apagaria os ficheiros das suas pastas e o link ficaria obsoleto.
    Alguém sabe de alguma solução?

    Sou um bocado newbie com PHPs e etc, mas se alguém me apontar na direcção certa eu desenrasco-me!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O forum é teu? Normalmente os scripts de fóruns tem sistemas próprios de upload e alojamento. Alguns permitem fazer o upload para qualquer servidor, local da rede, desde que configurado por FTP.

      Nesse sentido, tens de direccionar o sistema de upload do forum, para um servidor ou serviço cloud que aceite acesso por FTP. Assim fica alojado nessa cloud/servidor com ligação directa ao forum.

  11. Avatar de JJ
    JJ

    Eu costumo dizer: “Esta na net… esta no mundo!”
    Essa historia de privacidade em serviços cloud e afins é sempre muito subjectiva. O site/serviço pode ter um bom historial, transmitir confiança e ter politica de privacidade, mas a respectiva privacidade vai depender da conduta dos que toma conta do servidor. Para não falar de quanto tempo dura a dita privacidade.

    Pessoalmente olho para os serviços cloud com serviços que servem como pens, para ter acesso a ficheiros comuns em qualquer lado e como um sistema de backup. Nunca iria utilizar um serviços destes, para guardar ficheiros importantes ou ser a principal forma de armazenamento dos meus ficheiros e muito menos guardar ficheiros que podiam-me comprometer.

    Por isso, quando vejo a malta a falar da privacidade e afins, referentes a esse serviços, desvalorizo completamente. Privacidade de algum ficheiro, é nunca o por na Internet. Um ficheiro estar na net, de longe tem a sua privacidade 100% garantida, e talvez nem 60% ou 70%.

    1. Avatar de Comprometido
      Comprometido

      Bem, se tens ficheiros que te podem “comprometer” se calhar o facto de eles estarem na cloud ou noutro lado qualquer é a menor das tuas preocupações não?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        A questão não é comprometer… mas há coisas que são do foro privado. Sim, coisas simples como as fotos do teu filho recém-nascido ou a tua conta da luz.

  12. Avatar de bimbo
    bimbo

    If You’re Not Paying for It; You’re the Product
    Nimguem da nada a nimguem, se não paga com dinheiro, é com outra coisa.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parece-me que o intuito é o de um site de partilha, e não propriamente uma cloud…

    1. Avatar de Vítor M.

      Também, mas tem a componente cloud, com cliente que podes instalar no Windows. E partilhas se entenderes.

  14. Avatar de AA
    AA

    sim guardem os ficheiros em chupre, guardem. depois vai lá a troika e fica com 20% dos uploads superiores a 100 GB.

  15. Avatar de luniq
    luniq

    caros admin do pplware, o luniq fez um post já de madrugada. o luniq veio agora ver se o seu comentário já tinha sido publicado. luniq não encontrou seu comentário. luniq ficou chateado e triste. luniq de leitor-que-expressa-a-sua-opiniao passa a ser leitor-que-só-le-e-não-comenta-nada-porque-o-sistema-come-seus-comentários.

    boa semana 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      luniq… era tarde e não deste conta. Mas eu vi o teu comment publicado. Check again!!! 😉

      1. Avatar de luniq
        luniq

        hehehe. ou tou com os neurónios encalhados, ou estás me pregando uma partida. eu lembro de ter escrito cyberlocker, e não encontro sequer essa palavra. até já pedi ajuda ao góógles e nada.

        sabes que post estou a falar? desculpa-me mas não estou enxergando;)

          1. Avatar de luniq
            luniq

            …onde? tens que dar uma ajudita

  16. Avatar de João Reis
    João Reis

    Não conhecia, mas a primeira vista parece ser muito bom.

    Alguém sabe se é possível fazer os downloads através do IDM (Internet Download Manager)?

  17. Avatar de screamer
    screamer

    Um comentário quanto ao conceito de “cloud” do modo como o estão a apresentar neste artigo. Estão a reduzir o conceito de “cloud” ao mero armazenamento de dados, o que, por si só, pode induzir os leitores menos atentos a interpretações erroneas.

    De resto, a utilização dos sistemas de armazenamento na “nuvem” deve ter em conta exactamente as mesmas premissas no que respeita ao armazenamento de dados – é suposto ter backups. Assim, se (quando) um dos fornecedores for abaixo, não perdem os dados.

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já me registei a algum tempo e aprovo. Só utilizo a pasta privada e estou ,contente. Muitos falaram sobre a a fiabilidade e segurança. Para isso criem a vossa própria Cloud, como eu fiz para ficheiros mais importantes. Um servidor dedicado OVH e instalei owncloud. Fico com uma cloud de 500gb só pra mim, e posso fazer stream do conteúdo no meu IPad. Nao e de borla, mas ninguém me chateia.

  19. Avatar de Ze Sousa
    Ze Sousa

    Quando a esmola é grande o pobre desconfia…

  20. Avatar de Miguel

    Só uma pequena dúvida..e se por acaso este ou outro site com o mesmo objectivo fechar um dia? Lá se vão os nossos ficheiros todos…não? Ou contactam-nos por email a avisar para fazer download dos nossos ficheiros ?

  21. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Tantas perguntas, tantas dúvidas, tantos medos…
    Se aparece algo de novo – e gratuito – lá aparecem os medrosos do costume!
    Mas na verdade, quem tiver telhados de vidro ou temer a sua “privacidade”, o melhor é nem sequer usar um computador! Ou então, limitar-se a escrever textos em Word e a imprimir o trabalho… Nem sequer pesquise “medo” no Google, porque lhe poderão entrar em casa os serviços secretos!
    Outro receio sem fundamento: e se um dia fechar o site?
    Pois é… E se um dia a Microsft falir, o Google encerrar o Gmail, o Hotmail/Outlook fechar o serviço?
    E se?… E se?…
    Meus caros, aproveitemos o que nos é oferecido. E antes de colocarmos seja o que for na “nuvem” ou na “bolha”, lembrem-se de que existe um acto de bom senso chamado “cópias de segurança”…

  22. Avatar de KeKrize
    KeKrize

    Tudo o que é de graça… o pobre desconfia.
    Vamos dar o beneficio da duvida e não sejamos pobres e mal agradecidos.
    KeKrize……

  23. Avatar de Marco Sotto Mayor
    Marco Sotto Mayor

    O melhor servilo cloud, em espaço, bonus e funcionalidades, é o Copy:

    https://copy.com?r=9s7BuY

  24. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Ora bem, eu já tenho vários gigas de fotos familiares, e olhava para a nuvem como uma forma de as poder guardar, sem necessitar de discos rígidos (que se podem avariar) ou pilhas de DVD’s (que também se podem estragar, além do espaço que ocupam).
    Agora, pelo que leio, a nuvem não é assim tão “segura” (o que faz todo o sentido) mesmo que seja um serviço pago.
    Não me refiro à segurança de alguém poder aceder/roubar os docs, apesar disso também ser um fator importante, mas principalmente pelo facto de um dia vir a descobrir que a nuvem fez o que é habitual, esvai-se.
    Então a minha conclusão é: guardar os docs no pc + disco rígido externo + nuvem1 + nuvem 2 e rezar para que estes serviços não falhem todos.
    Estarei a ficar paranoico?

    1. Avatar de José Ivo
      José Ivo

      Estou 1000% de acordo…

  25. Avatar de pedrocas
    pedrocas

    Encripta os ficheiros antes de enviares para qualquer cloud… 7-zip aes 256, nenhuma autoridade os consegue decrifrar
    (não há prova que alguém tenha decifrado, mesmo em brute force com um supercomputador duraria milhões de anos…)
    Googla por aes 256 encription e verás se não tenho razão.

  26. Avatar de José Ivo
    José Ivo

    Não passo de um simples utilizador de internet…mas uma coisa é certa…não confio em serviços de Cloud…e se de repente se lembram de fechar as portas ???
    Vejamos o Abelhas…serviço gratuito de espaço ilimitado…acham que vai durar muito tempo ???
    Eu cá não…posso estar enganado…mas temos exemplos bem recentes de sites similares que fecharam portas e deixaram os seus utilizadores a arder…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes o que está por trás do Abelhas? Sabes o potencial que tem a empresa polaca atrás do abelhas? 😉 se calhar não sabes e por isso é que….

  27. Avatar de Joaquim

    Na minha opinião, nada na informática é cem por cento seguro, e vários serviços que subscrevi, quer pagos, quer gratuitos, acabaram. Como aqui foi referido, CDs e DVDs podem avariar, o HD do computador pode ter de ser formatado sem a possibilidade de salvar os dados. Entendo que o melhor a fazer será optar pelas duas soluções ao mesmo tempo, isto é, guardar os nossos dados em casa e na Internet. Decerto que se um dos recursos falhar ficará o outro; porque o azar de falharem os dois em simultâneo é de todo inconcebível.

  28. Avatar de sck0bie
    sck0bie

    O serviço é credível, ou há possibilidade de desaparecer repentinamente levando à perda dos dados armazenados?
    Obgd

  29. Avatar de Marcio F.
    Marcio F.

    De todos os serviços que testei, e foram muitos, o melhor que encontrei é o Copy. Empresa conhecida (Barracuda), com funcionalidades excelentes mesmo no serviço gratuito. Encripta os dados tanto na transmissão como no armazenamento, clientes para todas as plataformas, sem limite no tamanho na transferência de ficheiros, oferece logo 15GB aquando do registo, e se indicarem os vossos amigos para se registarem, ganham 5GB de bonus por cada registo com email confirmado e uma aplicação instalada. E os vossos amigos ganham os mesmos 5 GB de bónus! Ao contrário de algumas empresas, a Barruca faz uso de servidores próprios, sem limite ao tamanho dos ficheiros, sem limite ao volume de tráfego. Faço uso profissionalmente desde há cerca de 2 anos, sem qualquer problema até à presente data. Umas das funcionalidades interessantes, é a partilha de ficheiros ou pastas com outros utilizadores para trabalho colaborativo. O Copy é perfeito! Experimentem e usem o meu link de registo! Ganham logo mais 5Gb de bónus:

    https://copy.com?r=9s7BuY

  30. Avatar de Ro301
    Ro301

    Três observações

    Em primeiro lugar quero já dizer que sou fã de qualquer trabalho de partilha de informação.

    Sou também usuário do abelhas à mais de um ano e gosto muito do serviço. Porém tenho de fazer 3 notas.

    1- Não entendo como a acapor faz uma denuncia contra o OXE7 e outros sites de pessoal que nem deve saber o que é um balanço nem a diferença entre resultado liquido e lucro enquanto fica serena a olhar para a colmeia.

    A verdade é que os senhores que gostam de levar processos a tribunal só o fazem ou para se promover ou então para também lucrar.

    O abelhas deve ter um gabinete juridico. Podem até ganhar a maior parte com a pirataria mas pagam impostos e isso para o estado parece fazer toda a diferença. Não devia ser assim mas desde ontem que soube que foi arquivado e não foi investigado o passos coelho pelo que fez ou não fez passei a acreditar em tudo.

    2 – Como é possivel haver um serviço ilimitado? Alguém consegue me explicar?

    3- Vejam lá se este site não é muito igual minhateca.com.br
    O que isso significa?

    Como disse sou usuário do abelhas mas não posso deixar de levantar estas 3 questões. Uma coisa é um grupo de jovens ou lunático com sonhos como o fundador do mega. Outra é uma empresa bem estruturada com pessoas que sabem o que estão a fazer. Como cidadão tenho de levantar estas questões.

  31. Avatar de 1c3-7
    1c3-7

    Reitero o ponto 2 do Ro301 e pergunto:

    Qual o modelo de negócio do Abelhas?!? Nem sequer publicidade têm…

    Como financiam o custo dos milhares de TB de armazenamento?

    Sou só eu que acho que há aqui qualquer coisa que não bate certo?

    1. Avatar de RJCA
      RJCA

      Bem, pessoalmente acho haver muito pouca informação credível em relação ao Abelhas. Para todos os efeitos nem sei nada sobre quem o mantém…

  32. Avatar de RJCA
    RJCA

    Por acaso dei com o site http://minhateca.com.br/ e achei-o muito idêntico ao Abelhas. Recomenda-se os 2 serviços?

  33. Avatar de ovelhum
    ovelhum

    Abelhas.pt, Toutbox.fr, Minhateca.com.br, lolabits.es, Chomikuj.pl

    1. Avatar de RJCA
      RJCA

      Ena tantos identicos…

  34. Avatar de Ismael Guimarães AJ

    Se calhar os serviços como o Abelhas.pt, Toutbox.fr, Minhateca.com.br, lolabits.es, Chomikuj.pl são mantidos pela mesma organização.

    Há uns tempos atrás o Google também prometia que ninguém mais teria que apagar um email da sua caixa de emails. A verdade é que a Cloud do Google não é ilimitada, com muita pena minha, porque se fosse, eu não iria mais buscar nenhum outro serviço.

    Quanto ao Abelhas não ter APP para Android, isso é mentira. Eles não tinham, há altura do artigo, mas hoje já têm. É claro que não gosto do seu tipo de App mas, fazer o quê né?

    Outra coisa, amaria que o Abelhas permitisse trabalhar com pastas partilhadas, tal como a Dropbox. Eles têm as pastas privadas mas a sua AppBox não é tão completa como é da Dropbox.

  35. Avatar de Alexandre Calvario
    Alexandre Calvario

    De Acordo com o post de Luiz Paulo Kenny em

    http://imasters.com.br/infra/cloud/conheca-12-sistemas-de-armazenamento-em-nuvem-gratuitos/ (quase no fim)

    a minhateca.com.br pertence à Seagate que também detem o copy.
    O que eu não percebo é a semelhança entre o abelha e os sites que o ovelhum referiu. Parece que o webdesigner não se esteve para matar muito…

  36. Avatar de João Reininho
    João Reininho

    Também tenho conta no Abelhas e na Minhateca. Não sei se isto vai durar ou não, sei que o meu arquivo áudio, vídeo e de livros entre outros, pelos quais paguei estão aí arquivados e posso a cessar a eles onde e quando eu quiser e acreditem que são uns largos GB de informação. O arquivo é meu e não de acesso público, para isso é necessário a Password. Partilhar ou não eis a questão, há coisas que partilho desde que seja para uso didáctico, como escolas , professores ou outros educadores. O material cultural é caro e nem todos lá podem chegar. Não ganho nada com o arquivo, e não estou minimamente preocupado com Fnac ou tubarões da indústria musical e livreira. Os músicos e autores devem ser pagos por criar, e as suas obras devem ser a cessados por todos e não pela elite. Defendo que os que criam obras culturais sejam devidamente ajudados pelos governos, afinal de contas estou a pagar para a RTP e nem seq

  37. Avatar de João Reininho
    João Reininho

    Também tenho conta no Abelhas e na Minhateca. Não sei se isto vai durar ou não, sei que o meu arquivo áudio, vídeo e de livros entre outros, pelos quais paguei estão aí arquivados e posso a cessar a eles onde e quando eu quiser e acreditem que são uns largos GB de informação. O arquivo é meu e não de acesso público, para isso é necessário a Password. Partilhar ou não eis a questão, há coisas que partilho desde que seja para uso didáctico, como escolas , professores ou outros educadores. O material cultural é caro e nem todos lá podem chegar. Não ganho nada com o arquivo, e não estou minimamente preocupado com Fnac ou tubarões da indústria musical e livreira. Os músicos e autores devem ser pagos por criar, e as suas obras devem ser a cessados por todos e não pela elite. Defendo que os que criam obras culturais sejam devidamente ajudados pelos governos, afinal de contas estou a pagar para a RTP e nem sequer a publicidade vejo.

    1. Avatar de willi
      willi

      ainda usa o minhateca

  38. Avatar de Marcos
    Marcos

    O minhateca não é mais tão “minha” assim. Agora o serviço é pago, até para baixar os arquivos da nossa própria conta temos que desembolsar uma grana.

  39. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Abelhas tbem é pago agora !!!!!!!!

    1. Avatar de Ro301
      Ro301

      Viva.

      Andei a rondar e a mim parece-me que ainda continua gratuita. A minhateca é paga mas só se baixares ficheiros de outras contas. Da tua conta continua ilimitada e gratuita. Também não conta copiares conteúdos da conta dos outros utilizadores para a tua.

      Penso que é uma questão de tempo até o abelhas ser taxado. Baixem o máximo que puderem. É a sacar pessoal… desalmadamente!!

      O mega dizia limitado a 50gb mas eu cheguei lá a ter mais de 800gb na nuvem. Agora eles bloquearam essa possibilidade. Para aqueles que pensavam que iria existir serviços ilimitados e gratuitos desenganem-se. Já temos o youtubue para videos caseiros e o abelhas para “could” pessoal. Já não é mau. Há, não se esqueçam que eles ganham dinheiro a vender os vossos ficheiros a outros usuários (aqueles que não são privados). Os privados talvez tenham um outro publico para serem vendidos. Ninguém sabe. Nem se sabe bem quem é a empresa do abelhas em pORTUGAL.

  40. Avatar de REGIS
    REGIS

    O site abelhas agora é pago. Mesmo se você subir os seus arquivos, você terá que pagar para baixar.

    1. Avatar de Albeerto do Arco
      Albeerto do Arco

      Ontem, 24 de Agosto de 2015, não era pago, mas isso irá acontecer mais tarde ou mais cedo. Aconteceu no Brasil com site em tudo igual, Minhateca, .

  41. Avatar de Alberto do Arco
    Alberto do Arco

    Já agora, alguém conhece o nome desta cloude na versão francesa?

    1. Avatar de joaoreininho
      joaoreininho

      Toutbox.fr

  42. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Alguém pode me dizer porque só posso baixar 50 mb sendo que tem arquivos com 200 ou ate mais como consigo aumentar a quantidade para fazer o dowload

  43. Avatar de Madmax
    Madmax

    Concerteza muitos de vós devem ter visto recentemente no facebook uma informação que anda a circular sobre o encerramento do abelhas a 30 de Março. A ser verdade, é profundamente lamentável porque afinal de contas aquilo não tem só o propósito de pirataria. Serve para o pessoal guardar as suas coisinhas…
    Na minha opinião, é mais um exemplo de seguidismo do nosso triste país em relação à EU, nestas coisas, somos sempre mais papistas que o Papa. estamos sempre no pelotão da frente a aplicar sanções e restrições.

    1. Avatar de wolf
      wolf

      poisé mano e uma pena mesmo :'( mais vc não conhecer um site parecido com o abelhas.pt ? :v queria muito baixar filmes num site que o download seja ilimitado

  44. Avatar de virus100nome
    virus100nome

    ainda é possivel recuperar o que tinha na minha cloud do abelhas??