Screenleap – Partilhar o ecrã sem qualquer software

11 Comentários

Por vezes temos necessidade de partilhar o ecrã da nossa máquina com vários utilizadores. Pode ser para a realização de uma apresentação remota ou para simplesmente mostrar a alguém como se realiza uma determinada tarefa.

Existem muitas e boas ferramentas para conseguir realizar esta tarefa e muitos serviços web conseguem já providenciar esta capacidade, no entanto, e na maioria dos casos, são complicados de usar ou requerem uma conta e registo. O Screenleap pretende acabar com estes problemas todos, ao fornecer o serviço sem qualquer registo e com uma simplicidade fantástica.


Para poderem usar o Screenleap só têm mesmo de aceder à página do serviço e carregar no botão de partilha de ecrã. Não necessitam de instalar qualquer aplicação adicional ou proceder a qualquer registo no serviço.

É mesmo só aceder a uma página e autorizar a execução de um componente Java. Do lado de quem vai ver o vosso ecrã apenas necessitam de usar um browser.

Esta versatilidade permite que partilhem o vosso ecrã em qualquer sistema operativo (Windows, Linux e Mac) e deixa que qualquer equipamento que tenha um browser possa ver o vosso ambiente de trabalho (desde os normais sistemas operativos até aos mais modernos Android ou iOS).

Até este momento apenas está metade da tarefa realizada. É agora necessário darem acesso ao vosso ecrã a quem pretendem partilhar.

Para isso o Screenleap fornece-vos duas possibilidades. A primeira é acederem directamente a um link via brower e a outra é acederem ao Screenleap e usarem um código de nove digitos.

Os controlos do Screenleap são mostrados ao utilizador e permitem mostrar a quem está a partilhar o ecrã alguma informação útil. Em primeiro lugar, e muito importante, podem ver quantos utilizadores estão a visualizar o vosso ecrã. Podem assim detectar partilhas não autorizadas.

Depois têm ainda acesso às possibilidades de pausar ou terminar a partilha de ecrã. Por fim podem definir que tipo de área pretendem partilhar. Ou o ecrã todo ou apenas um rectângulo.

Esta ultima opção é muito interessante pois permite a quem vai partilhar o ecrã limitar a área que pretende que seja vista. Esta área pode ser redimensionada de forma simples e rápida.

Tal como indicado antes, uma das principais vantagens do Screenleap é que não necessita que seja instalado qualquer software adicional para ser usado, em qualquer uma situações (partilhar ou visualizar).

Basta que acedam com o browser à página do Screenleap e o serviço pode ser de imediato usado. A imagem abaixo mostra a visualização do Mac OS num iPad.

Quem visualiza o ecrã partilhado pode também decidir se pretende ver o ecrã nas dimensões originais ou ajustado para o tamanho da sua área de visualização.

O Screenleap tem como vantagens principais o não requerer a instalação de qualquer software ou a criação de qualquer conta ou a disponibilização de qualquer dado.

Basta lançarem o serviço e partilharem o link fornecido com quem pretendem partilhar o ecrã. Simples, rápido e muito intuitivo. É assim que descrevemos o Screenleap.

Homepage: Screenleap

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fiendmost
    fiendmost

    bem legal! iria ser muito útil pra mim caso houvesse compatibilidade entre screens do windows para o Blackberry (e android)

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Muito bom.
    Só uma questão: Quem vê, pode interagir ou apenas visualizar?

    1. Avatar de pinho
      pinho

      pois quando necessário uso o mikongo, mas pode ser um pouco lento por vezes, este se tivesse intracção seria bom, mas não sei??

  3. Avatar de StonedMouzz
    StonedMouzz

    Excelente! Uso o teamviewer, que considero ideal no meu caso, mas esta ferramenta, desde que não se torne lenta quando usada massivamente e disponibilize às mesmas funcionalidades, será uma escolha muito viável.

  4. Avatar de Knoker
    Knoker

    Sem querer ser picuinhas de mais, sim requer a instalação de um software, o jre

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      pode não requerer a instalação, sendo que em 90% das maquinas já teremos o jre instalado…não precisa!

      cmps

  5. Avatar de Reis
    Reis

    Se não fosse incomodo, poderiam me dizer onde arranjo o wallpaper da imagem de cima, sff?
    obrigado desde já… 🙂

  6. Avatar de JC
    JC

    Gostei muito desta ferramenta, especialmente da sua simplicidade.

    Obrigado Pplware!

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Ainda não testei esta mas gosto muito do “ShowmyPC” http://showmypc.com/ onde também não precisa de instalar nada em ambos os pcs.
    Uma aplicação deste tipo lançada atraves de um browser nao se sabe quem do outro lado (leia-se “local do alojamento do site”) possa estar a obter algum tipo de leitura de dados que possa ser pertinente para outros propósitos.
    Mas é bom que haja sempre alternativas.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom soft. Obrigado pelo artigo.
    Mas será que existe algum programa que permita controlo, que se possa utilizar estando por exemplo um tablet com XP a controlar um programa de apresentação noutro pc, tudo numa rede interna não ligada á internet? Ou seja só na rede local?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Se o tablet tiver o xp instalado, podes usar a “Ligação ao ambiente de trabalho remoto” que existe no proprio windows.
      Tens de ativar no cliente a permissao de uso de acessos remotos.