Redes móveis já batem as velocidades do Wi-Fi em muitos países do planeta

12 Comentários

O Wi-Fi é, há alguns anos, a forma mais simples, rápida e direta para acedermos à Internet, batendo as redes móveis nas velocidades de acesso à Internet. Claro que, com o passar dos anos e o evoluir da tecnologia, esta diferença tem-se esbatido.

Agora, e com base em informações recolhidas de forma distribuída, sabe-se que as redes móveis já começam a bater as velocidades do Wi-Fi em muitos países do planeta.

Wi-Fi redes móveis velocidades países planeta

Ainda não nos habituámos a usar as redes móveis de forma constante e permanente para aceder à Internet no nosso dia a dia. Sempre que possível, e de forma consciente, optamos pelas redes Wi-Fi, por razões económicas e pela melhor velocidade à Internet que nos podem fornecer.

A OpenSignal lanço agora um relatório que mostra que esta realidade está a mudar e cada vez mais as redes móveis estão a bater as redes Wi-Fi  na velocidade no acesso à Internet.

Wi-Fi redes móveis velocidades países planeta

De acordo com a OpenSignal, em 33 países da sua fonte de dados (80), as redes 4G são já mais rápidas que as redes Wi-Fi onde os utilizadores acedem. Este valor corresponde já a 33% dos países.

Curiosamente, e ao contrário do que seria esperado, estas diferenças de velocidades encontram-se em países Africanos, Europeus, da América Latina e do Médio Oriente. É normal nestes países haver diferenças de 10Mbps entre o Wi-Fi e as redes móveis.

Wi-Fi redes móveis velocidades países planeta

Não é também surpresa para ninguém que acesso por Wi-Fi tem vantagens em países onde as ligações residenciais são de maior velocidade, tal como acontece em Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e também os EUA.

É interessante ver esta evolução das velocidades das redes móveis, ainda por cima agora que as redes 5G e todas as suas vantagens, principalmente ao nível da velocidade de acesso à Internet, estão prestes a chegar e a conquistar o mercado, em todas as suas vertentes.

Chegou finalmente o standard completo do 5G

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ_
    JJ_

    “Curiosamente, e ao contrário do que seria esperado, estas diferenças de velocidades encontram-se em países Africanos, Europeus, da América Latina e do Médio Oriente. ”

    Acham isso curioso!?
    Curioso seria esses países estarem a investir milhões em redes de fibra para particulares.
    Atualmente, com a capacidade do 4G e 5G, para países onde a rede de fibra é escassa, é a solução mais económica e mais rápida será implementar o 4G e 5G em vez de investir em rede de fibra.
    Alem disso esses países tem densidades populacionais muito espalhadas, e na sua maioria não muito grandes, o que aumentaria ainda mais os custos de uma rede fixa.

    A rede fixa, só compensa para grandes densidades muito grandes.
    Portugal deveria começar a investir grandemente na rede 5G, não nas grandes centros urbanos, mas no interior, visto que é ai que é difícil/dispendioso chegar com a rede fixa. E por sua vez oferecer pacotes acessíveis aos utilizadores.

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Nivelamento por baixo? Eu sei que é muito chato não ter uma rede de alta velocidade. Quando vivia na casa dos meus pais era muito complicado,pois estava a quase 10km da central ADSL, logo tinha velocidades baixas. Felizmente agora até já têm fibra. Mas nunca me passou pela cabeça que lá por eu viver a quase 10km do centro, as milhares de pessoas da cidade fossem penalizada por meia dúzia de gatos pingados

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ninguém está a penalizar ninguém… apenas referiu “COMEÇAR”.

      2. Avatar de JJ_
        JJ_

        Nos grandes centros urbanos faz todo o sentido e é mais económico investir em rede fixa.

        Mas fora desses centros, fica mais viável economicamente e mais rápido de melhorar o serviço, se investirem nessas áreas na rede 4G/5G.
        Ou seja, para aldeias e vilas, que estão a será mais rápido e viável instalar antenas bem localizadas de 4G/5G, para cobrir essa área com uma boa velocidade de Internet.

        Mas, falas-te em 10km… Sabes quanto custa a passagem de fibra para esses 10km?
        Há tempos, estive pesquisar para um projecto, de colocação de fibra numa casa isolada, que deveria estar a uns 4~5km da ultima caixa de fibra (PDO), a coisa ia ficar a volta de uns 0,35~0,45€ ao metro, isto se não fosse preciso levantar postes ao usar os já existentes para a linha telefónica.
        Repara no investimento necessário para cobrir uns meros 5km, principalmente se nesse percurso não existirem mais de 50~100 potencias clientes, para recuperar esses investimento.

        Dai ser mais vantajoso investir na rede fixa nos centros urbanos e na rede móvel nas áreas isoladas.

        1. Avatar de DUMDUM
          DUMDUM

          Ja pensou que seria mais vantajoso e económico fazer passagem subterrânea do que andar a enfeitar o país tipo estendal da roupa? Apenas gastavam o dinheiro uma vez ficava protegido das intempéries, dos fogos e afins, de que serve investir em 4g ou 5g se nem nisso sabem trabalhar como deve ser? 4g com baixas velocidades ao nivel do adsl, é o que acontece longe dos grandes centros urbanos, a nao esquecer que a rede móvel é suportada por rede fixa

          1. Avatar de JJ_
            JJ_

            Eu disse em investir nisso como deve de ser… não é mal feito como esta agora.

            É verdade que a rede móvel tem um suporte na rede fixa, mas também deve saber que é possível instalar antenas sem estarem ligadas directamente a rede fixa. Sendo o sinal transmitindo de antena em antena.

            Por outro lado, deve estar a fazer confusão quando diz que é mais económico fazer passagem subterrânea. É económico numa cidade… fora da cidade não o é.
            Como mencionei no meu comentário anterior, um percurso numa zona isolada, em superfície, onde seria apenas passar cabo, uns 5km ficavam nuns 2000€, imagine o valor que seria ter de fazer uma vala para fazer o mesmo percurso (licenças+projecto+aluguer de equipamento de escavação+estrutura para passagem dos cabos+pessoal envolvido). Facilmente o custo desses 5km passavam dos 2000€ para os 100.000€. Onde é mais económico subterrar?

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Já agora podiam dizer em qual planeta….

    1. Avatar de Renato Gomes
      Renato Gomes

      +1, também fiquei com essa dúvida

    2. Avatar de Regis
      Regis

      E fora do planeta?

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    E no espaco? Na iss?!

  4. Avatar de Alain Rodrigues
    Alain Rodrigues

    Assim torna melhor com a evolução da tecnologia