ReactOS 0.3.7

28 Comentários

O ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, que se reflecte num esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

ReactOS

Para isso os programadores do ReactOS pretendem atingir uma total compatibilidade de binários, seja para aplicações ou para controladores de dispositivos feitos para os sistemas operativos NT ou XP, utilizando uma arquitectura similar e oferecendo uma interface completa e equivalente.

O ReactOS é o modelo mais completo e funcional disponível de um sistema operativo idêntico ao Windows. Consequentemente, vários programadores poderão aprender muito estudando o código fonte do ReactOS ou até mesmo participando no seu desenvolvimento.

Licença: GNU
Download: ReactOS 0.3.7 (CD de Instalação) [30.29MB]
Download: ReactOS 0.3.7 (Live CD) [29.03MB]
Homepage: ReactOS

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de street
    street

    este server esta muito lento!!!!

  2. Avatar de Almeida119
    Almeida119

    Não é uma má ideia, mas acho que não inova em quase nada.

  3. Avatar de Renato Pauperio
    Renato Pauperio

    Existe pouco interesse no desenvolvimento deste Sistema Operativo, é de longe a longe que sai novas versões, digo eu que será por ter falta de desenvolvedores a trabalhar nele. Então que comparamos com o mundo Ubuntu.
    Se eu tivesse capacidades de desenvolvimento era um dos projectos que mais me gostaria de dedicar, pois queiramos quer não, o Windows e o mais utilizado de todos e esta seria a única maneira grátis de utilizar programas feitos para Windows sem ter que comprar a licença Microsoft.

    Cumps.
    Renato Pauperio

  4. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Vitor, não existe nenhum SO livre que seja especialmente dedicado ao multimédia? Tipo apenas com um interface multimédia, em que se navegasse pelos menus podendo ver imagens, música e vídeo, e que fosse visualmente atraente, além de, no caso dos vídeos, poder ler tudo e mais alguma coisa, e também poder organizá-los (filmes, séries, etc.) e a música num tipo de biblioteca, usando as bases de dados do IMDB ou do TV.com?

  5. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    @ Sérgio Dias

    Tens várias variantes de ubuntu, algumas especificamente viradas para isso. É só googlares.

    Isto do ReactOS é uma ideia engraçada, o chato é andar sempre muito atrás do windows..

  6. Avatar de Nuno Paulo
    Nuno Paulo

    Acho esta iniciativa mt bem vinda e espero que não desistam a meio. Se todos colaborarem este SO poderá derrotar a gigante M$. Partindo do principio que é gratuito e de código aberto estes são bons ingredientes para tar a altura dos grandes SO`s do momento. É verdade que é uma das 1ªs versões mas com colaboração de todos(críticas tbm ajudam, mas opíniões são melhores). Se chegar á versão final e se realmente ficar como prometem muitos dos utilizadores de windows viram a utilizar este só(eu tbm). Pelo menos eu espero que este SO seja rápido,estável,seguro,compatível com 99,9% do hardware e software(actual e o mais velhote) e sem esquecer de preferência com um visual bonitinho(não como o Windows Vista), algo mais simples e util.

  7. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Então ninguém vem dizer mal por ser uma cópia chapada de outro Sistema Operativo?… xD
    Se fosse o Vista, diziam logo que era cópia do MACOS! Fanboys da treta que para aí andam! 😛

  8. Avatar de Nuno Paulo
    Nuno Paulo

    Filipe Lourenço mas ao menos não andam a pedir fortunas pelo SO, logo não tem nada a ver. 😉 mas pronto as pessoas têm tendência a dizer mal do vista mesmo sem o terem experimentado.

  9. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Mesmo que queira instalar num ambiente virtual, onde vou buscar os drivers para isto?

    Não sei se disse alguma burrice.

  10. Avatar de vasco
    vasco

    Boa treta essa; Linux é Linux, Windows é Windows, esta coisa não é carne nem peixe e feitas as contas não serve absolutamente para nada! mais inútil ainda que o WINE.

  11. Avatar de Bruno Miguel

    Não existe nenhuma licença chamada GNU. Existe, isso sim, uma licença chamada GNU General Public License, que actualmente está na terceira versão.

  12. Avatar de Victor Domingos

    @Filipe Lourenço: Eheh!… Pelos vistos a Microsoft não consegue atrair “fan-boys”… tirando obviamente o fan-boy mor, que é o Steve Balmer 🙂

  13. Avatar de manarte
    manarte

    Só 30 megas? Maravilha! è o ovo de colombo? E drivers incluidas?

  14. Avatar de Jhuy
    Jhuy

    ReactOS ainda se trata de um sistema operacional para testes, e está longe de ser um que possa ser usado no dia a dia. Não vejo motivo para ficarem criando posts sobre ele cada vez que ele recebe uma atualização. Até chegarem num nível de ser um SO “utilizável”, previsto para daqui a 3 ou 4 anos, quantos posts já não terão sido criados vagamente apenas para lembrar da existência do dito cujo? 😛
    Claro que isto é apenas minha humilde opinião, mas acho que deveria ser levada em conta. 😀

  15. Avatar de luminoso
    luminoso

    que coisa incompleta e inutil.
    Alternativas?

    Fedora 10 (sai final deste mes)
    Ubuntu 8.10

    Isto sim, sao alternativas que faz mesmo pensar seriamente no abandono do Windows e/ou Mac OS.

  16. Avatar de Rolando Almeida
    Rolando Almeida

    É bom que o linux se aproxime do windows, pelo menos para o utilizador comum pois enquanto for coisa de nerds a transição será, para a maioria, complexa.

  17. Avatar de Daniel Pontes
    Daniel Pontes

    Eu uso Vista todos os dias desde que saiu até hoje, mesmo no trabalho, e continuo a dizer mal dele. lol

    É um OS que cumpre, mas está longe de ser bom.

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    @Bruno Miguel

    pormenores sem importancia…

  19. Avatar de fabio
    fabio

    4 ou 5 anos para ser utilizavel duvido muito… imagino quando sair os bug na segurança que vai ter…nunca vai ser viavel utilizar este SO…. acho um projecto a partida perdido!

    cumps

  20. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    “Então ninguém vem dizer mal por ser uma cópia chapada de outro Sistema Operativo?… xD
    Se fosse o Vista, diziam logo que era cópia do MACOS! Fanboys da treta que para aí andam! :P”

    Concordo a 100%
    Gostam do windows mas nao querem pagar por uma coisa que deu trabalho a fazer, entao vao para o linux onde nao se paga, mas como se vêem sozinhos no mundo deles comecam a criticar as inovacoes dos outros 😛

  21. Avatar de luminoso
    luminoso

    quem fala mal do vista é retardado.
    tenho dito.

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    Epá!

    Está igualzinho ao windows 95!

    Isto sim é inovar!

    😛

  23. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Não sei porque falam tão mal do SO!! -.-
    O Linux era, ao inicio, uma cópia do Unix!
    agora por este ser Free, opensource, e ter aparencia de windows, começam logo a criticar!

    É deixar que o projecto avance, e esperar frutos!
    Parece que nunca tiveram programação!!
    Eu ria-me, a ver-vos tentar “vender” uma aplicação que vos custou suor, e que voces acham ainda estar em faze de desenvolvimento, e chegar o prof ou outros.. que digam que é uma merd#, e que nao presta, e nao sei que mais, que e uma copia, que nao serva para nada, tendo voces a aplicação ainda em faze de testes e desenvolvimento… é melhor pensarem antes de dizer alguma coisa!

    Nenhum dos programas que vocês utilizam, á primeira era tão bem conhecido, ou era tao bom como o é agora! o caso no Winamp, que meio mundo utiliza.

    Não sabem valorizar o esforço das outras pessoas e depois é assim…
    Programem! Trabalhem!, e depois critiquem!
    A minha aplicação: Time To GO, tbm muitos nao gostam e outros estão á espera de ver melhoramentos, com bocas dessas, onde todos falam e ninguem dá sugestões, o pais e nada neste mundo anda para a frente.

    A unica coisa que espero deste SO, é que seja possivel correr DELHPI 7 ou Visual Basic, ou qualquer outro programa exe ou linux.

    isso sim seria um grande desenvolvimento, poder ler, tanto arquivos Linux como Windows ou Mac.. entre outros.

    Boa noite.

  24. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mt bem dito 😉

    cumpzz

  25. Avatar de Paulo Gomes

    Viva a todos,

    Acho a iniciativa boa, mas penso que vai demorar muito tempo até estar estável e com uma grande panóplia de controladores de hardware!
    Eu cá vou continuando com o meu Ubuntu, que funciona que é uma maravilha!
    De qualquer forma o ReactOS tudo o que é novidade é interessante, logo este SO pode ser interessante 🙂

    Cumps,
    Paulo Gomes
    http://aventux.blogspot.com/ – Aventuras p’lo Linux

  26. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Rolando Almeida

    Lá está, a falar do que não sabem…
    Neste momento GNU/linux é bastante simples e intuitivo (muitas vezes até mais que em Windows) só que as pessoas estão agarradas ao Windows e depois vêm com conversas de que é muito complicado, etc. Eu para aprender a mexer no Windows também não aprendi na 1ªvez que lhe mexi.

    Em relação a este projecto, espero que continue a desenvolver-se, é sempre bom haver outro tipo de alternativas open-source. 🙂

  27. Avatar de alphaxs
    alphaxs

    Boas,

    Acompanho quase desde o dia 1 este projecto, a par de muitos outros, e posso dizer duas coisas, aliás três…

    Primeiro e só para quem não sabe criticar, não é dizer mal. é sim expressar uma opinião fundamenta-la e apresentar outras hipoteses… tudo que não cumpre estes paramentros chama-se na lingua portugesa é escarnecer…ou para quem não sabe ou pensa ser critico…”dizer mal de”.

    Em segundo lugar, fundamentalismos a parte, todos os SO’s “dominantes” tem as suas virtudes… sejam elas o suporte por outros fabricantes e programadores o que lhe alarga o leque de opcoes, mas que por vezes gera conflitos como o caso do windows, seja o fecho completo e da estabilidade mas acaba por limitar o utlizador “comum” como seja o caso do mac, ou nos seus diferente sabores de linux, a sua rapida actualizacao e correcao, mas tambem disparidade de “sabores” ao mesmo tempo que ajuda na sua essencia mas tambem acaba por nao ajudar em termos de mercado pois os utilizadores finais nao se sentem compelidos a experimentar e usar algo que esta sempre em mudanca…

    Isto tudo leva ao terceiro onto, ou seja a que exista de facto espaco para uma outras opcoes, e uma delas pode bem ser no futuro o reactOS, que como o proprio nome indica vem de uam reacao ao que se passa, nao digo com isto que venha a ser o proximo paradigma, mas pelo menos sera uma opcao a considerar, isto porque tem como objectivos garantir uma ambiente grafico com o qual o utilizador final se sinta confortavel (habituado), e vem de encontro ao que milhoes de pessoas, procuram… poder continuar muitas das aplicacoes que a muito se habituaram e nao ficar dependentes da microsoft para fazer isso.

    Isto há parte…um ultimo comentário, trata-se de um projecto com muito poucos anos, criado de raiz ou seja praticamente do zero, e quer linux windows (codigo fechado) ou macos ja tem muitos anos de desenvolvimento, ha´que ter isso em conta, e perceber que mesmo como uma versao de testes (nem beta…mais alpha que outra coisa) ja corre, ok n falhas, muitas e muitas coisas que nao estao implementadas, mas tudo tem o seu tempo, e esta planeado, mas nao se faz milagres.

    Agora sejam sinceros com vos mesmos quantos de vos nao gostaria de correr aquele jogo ou aquela aplicacao sem ter de ter de pagar 200, 300 ou mais euros so para ter o windows onde ele/ela correm…isto sem legalmente!

    bem haja! e se podes ver ver… se podes ver, repara!

  28. Avatar de hardware
    hardware

    o blog ReactOS Brasil fez um artigo com as primeiras impressoes sobre a versao 0.3.7 do ReactOS. Voces podem ler o artigo em: http://reactosbrasil.remotelink.info/primeiras-impressoes-e-sucesso-na-instalacao-do-reactos-037/