Rapidshare acaba com o alojamento gratuito de ficheiros

25 Comentários

Todos se lembram de quão rápido e fiável era o serviço de alojamento de ficheiros Rapidshare. Sendo um dos que mais popularizou este tipo de serviço, a par do Megaupload, rapidamente entrou na mira de entidades como o FBI. E aí começa o declínio.

É oficial: o Rapidshare acaba definitivamente com a oferta de alojamento gratuito, disponibilizando apenas planos pagos que custam ao utilizador, no mínimo, €49.99.

rapidshare

Foi há praticamente 2 anos que o FBI encerrou o serviço de alojamento Megaupload. Logo depois o Rapidshare decide baixar a velocidade dos downloads para uns ridículos 30kbps, para todos os utilizadores não pagos. Já nessa altura o serviço perdeu o interesse pela grande maioria dos utilizadores de alojamento de ficheiros.

Meses mais tarde, o Rapidshare obriga os donos de ficheiros a pagar, assim como pelo tráfego gerado pela transferência desses mesmos ficheiros. Estes utilizadores viram-se obrigados a pagar preços elevados ou a mudar simplesmente de provedor de alojamento. Sucessivos downgrades das condições dos planos pagos e os próprios layoffs dentro da empresa foram sinais de que este serviço já muito pouco tinha a oferecer ao mercado.

Eis que o site mostra a mensagem que todos os utilizadores free temiam:

rapidshare_notice

Portanto, se é utilizador não pago já sabe o que fazer: ou paga pelo serviço ou guarda os seus ficheiros antes de Julho deste ano.

Esta decisão é mais um tiro no pé da empresa. O aumento brutal dos preços fará com certeza com que os seus utilizadores procurem alternativas.

Fonte: Rapidshare

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luna Wolf
    Luna Wolf

    Com imensas alternativas mais baratas, com mais espaço de armazentamento e de muito mais qualidade e velocidade de transferência, não sei porque é que ainda há tanta gente por lá…
    E esse pessoal responsável pela rapidshare deviam ter mesmo vergonha. Estão a fazer tudo mal. Em vez de inovarem e tentarem atrair clientes com um produto inovador e interessante, ou um plano que funcionasse de forma diferente e melhor em alguns pontos que a concorrência, não, aumentam os preços, pioram o serviço e dão cabo dos clientes que já tinham.
    Vê-se mesmo que estão destinados a morrer se continuarem pelo caminho que estão a ir.

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      O problema não está no corte das contas free, eles estao a fazer o necessário para “sobreviver” e manterem-se fora dos fatos laranjinhas. À luz do que aconteceu ao MegaUpload, muitos outros trackers fecharam as portas, alguns deles pouco conhecidos mas com serviços gratuitos que rivalizavam com os pagos dos mais famosos. Mas como se costuma dizer em bom português “quem tem cú tem medo”, então muitos deles acharam por bem cancelar serviços.

      O rapidshare deixou de ser uma boa alternativa à muito tempo, mas podemos afirmar que a culpa não é inteiramente deles.

      Enquanto houver perseguição a livre partilha de ficheiros pela net, jamais teremos bons serviços como era o nosso bem amado MegaUpload (aqueles 2mb/s em free eram um sonho :3).

      Vamos esperar pelo dia da libertação, aí poderemos ver serviços incriveis de partilha e alojamento ..

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Atenção que o rapidshare não é nem nunca foi nenhum tracker…

        Tracker é um servidor que ordena o “trafego de ficheiros” entre utilizadores.
        Um host é um serviço que aloja os ficheiros e permite a sua transferência, bastando ter o endereço de localização do ficheiro.

        Atualmente host é tratado como cloud… por ser mais simples de explicar.

      2. Avatar de Diogo Miranda
        Diogo Miranda

        Mas hoje em dia ainda tens essa excelente velocidade no serviço Mega, eu saco ficheiros do Mega a velocidades entre 1.3/1.6 Mbps, e não tenho a certeza mas penso que só não saco mais rápido pelo limite de velocidade da minha internet (tenho internet a cerca de 8 Mbps), quem tiver uma net mais rápida até pode sacar a mais velocidade, nem sei se eles tem limite, isso não faço ideia.

  2. Avatar de Armando
    Armando

    O fim de um serviço mítico… lol

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ainda me lembro do 1 jogo que saquei na net… foi sacado numa biblioteca pelo rapidshare e transportado num mp3 de 1gb pra casa!

  3. Avatar de Cris.
    Cris.

    Ou senão querem somente clientes business com planos apropriados e descartar-se de clientes privados

  4. Avatar de kekes
    kekes

    Querem mudar o seu mercado, está claro, livrando se de problemas com tribunais, e sobrevivendo do melhor modo possível. Esta claríssimo tudo isso.

  5. Avatar de Dude
    Dude

    Ainda me lembro no principio do rapidshare de sacar à velocidade máxima da minha net (4mb) o que na altura era muito bom para tráfego inter.
    E lembro-me do tráfego contar como nacional (o que na altura era big deal, quando se tinha 10Gb de tráfego internacional todos os bytes contam).
    Anos mais tarde e já com conhecimentos de redes e informática percebi a razão: a PT tinha um pearing direto com a Telia.

  6. Avatar de Miguel Belchior
    Miguel Belchior

    Alternativas não faltam… Viraram-se só para as empresas com outras benesses-serviços? Boa sorte!

  7. Avatar de Goncalo Alves
    Goncalo Alves

    A morte do rapidshare nao foi isto. Foi o facto de para se partilhar um ficheiro, as contas tinham de ser “amigas”. Nao se pode partilhar para estranhos. Claro que quem usava o RS nao se conhecia, e torneou-se ineficiente ter de aceitar toda a gente na conta para sacar um ficheiro. Isto e apenas uma tentativa de sacar os ultimos dinheiros

    1. Avatar de Sara
      Sara

      usas-te o rs alguma vez?
      não havia nada de contas amigas, eu clicava no link e sacava, o outro gajo recebia dinheiro caso eu fosse free user, se fosse premium ele não levava nada.

      contas amigas…. lol

      o fbi foi atrás deles e o pessoal mudou para outros serviços.
      no livro “A Estrela-do-Mar e a Aranha” está tudo explicado, quando mais perseguem os utilizadores (vulgo piratas) mais eles se espalham e menos os conseguem apanhar… por cada site que fecham 10 novos e melhores surgem para o substituir-

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não estarás a misturar o Rapidshare com alguns dos vários sites NACIONAIS de torrents?

      É que no rapidshare assim como em todos os hosts de alojamento de ficheiros basta ter o link. A diferença é na velocidade de download ou no tempo em que o ficheiro fica lá alojado. Se pagares, eles dão-te o máximo de velocidade disponível no servidor onde está alojado o ficheiro. Se fores pela parte grátis, tens limites de velocidade. No RS tinham passado para 30kb e ultimamente já era de 20kb.

  8. Avatar de superneo

    nunca prestou…ainda bem menos toco nesses links 🙂

  9. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Utilizei durante anos esse serviço para download na altura premium para sacar varios links em simultaneo e o preço por mes era bem mais barato, mas tambem ja nao uso desde 2010.

    Contudo é um serviço que traz imensas recordações dos jogos sacados 🙂

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Ainda me lembro quando foram multados em 300 milhões de dólares, prometiam fazer uma limpeza,mas passados alguns dias voltaram ao mesmo, ficheiros ilegais por todo o lado.

    Estes e outros serviços foram perseguidos pelas companhias de direitos de autor, pergunto -me se os 300 milhões foram para os artistas “lesados” ou para chulos?

  11. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    Quereis armazenamento sem limites e velocidade de download igual à que contrataram no vosso operador? Pois mudai para o serviço Abelhas.pt e tendes tudo isto e muito mais. Aliás, já aqui foi colocado um artigo sobre esse serviço. Bem hajam!

  12. Avatar de Kiba
    Kiba

    RapidShare nunca prestou.

    Deixem o RS e mudem-se para o Mega, 4shared, MediaFire ou Shared.com

    1. Avatar de TiGaSPT
      TiGaSPT

      ou entao o filedrive que tambem é muito bom, saco sempre ficheiros por ai ou pelo mega

  13. Avatar de Tuga69
    Tuga69

    Pensava que o rapidshare já não existia :O

    A uns bons 3 anos que não uso nada derivado dessa web de alojamento, e pelo que vejo o fim da linha para o rapidshare esta muito perto…

  14. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Dou-lhes 6 meses até abrirem falência.

    1. Avatar de Darkvoid
      Darkvoid

      É certo!

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    O RS vai morrer muito rapidamente.
    A publicidade que suportava boa parte do serviço, deixou de funcionar. Os utilizadores começaram a fugir para outros serviços de alojamento. Depois do que se passou na altura do ataque do FBI aos alojamentos de ficheiro que permitiam a livre utilização, o RS desapareceu. Passou a ser um serviço baseado só para utilizadores que pagavam as contas que usavam e a utilização do serviço. A grande moeda que fez crescer estes serviços eram os utilizadores grátis que apanhavam com a publicidade.

    Desde que eles passaram para 30kb de velocidade limite, que nunca mais usei links do RS.
    Agora com isto, é a morte deles. Valia mais fecharem as portas, porque pelo valor que estão a cobrar, ninguém lá vai pagar nada… há vários serviços iguais que ficam muito mais baratos.

  16. Avatar de Nome
    Nome

    RapidShit, anteriormente conhecido por RapidShare, cedeu ao monopólio dos direitos de autor e lixou-se.

  17. Avatar de Fábio Oliveira
    Fábio Oliveira

    I love torrentz