Qual é o melhor serviço cloud?

137 Comentários

A massificação da oferta dos serviços cloud está a gerar uma melhor qualidade nos produtos e um ajuste no preço dos serviços “profissionais”. Depois do Dropbox PRO ter anunciado o novo preço de 1 TB de espaço por apenas a 9,99€/mês, o próprio mercado começou a olhar mais para todos os outros serviços, equacionando se haveria uma resposta, principalmente dos mais influentes.

Para termos uma ideia do que estes serviços oferecem e a que preço, deixamos um comparativo para que possa afinar a sua escolha.

imagem_cloud_services


Ainda há uma resistência nos responsáveis técnicos nas empresas para utilizar estas soluções cloud como salvaguarda activa dos seus dados. Muita gente, principalmente o tecido empresarial mais antigo, tem uma relutância em manter os seus ficheiros e as suas base de dados sincronizadas com “computadores” e espaço “na nuvem” fora de portas, mesmo sabendo que a tendência é essa e ao nível de segurança está provado que funciona muito bem.

Para facilitar o acesso à informação dos vários e mais populares serviços cloud, fizemos um comparativo entre os seguintes fornecedores:

imagem_comparativi_serv_cloud011

Claro que existem aqui alguns pontos a considerar: preço, popularidade e confiança.

  • Quanto ao preço, pela tabela, não temos dúvidas que o serviço da Microsoft, o Onedrive, dá cartas e também é o serviço que tem por trás seguramente uma das mais poderosas empresas nesta área e uma que representa a excelência de serviços profissionais.

 

  • Popularidade já é outra coisa. Por vezes as pessoas movem-se não pelo preço, não pela confiança, mas pela popularidade de um serviço. Actualmente o Dropbox goza dessa popularidade, desse mercado alargado de quem percebe e de quem ouviu falar. Contudo, popular e com provas dadas no segmento profissional está o Google Drive, este deve ser um serviço também a ter em conta.

 

  • Confiança, é aqui que temos de nos posicionar em primeiro lugar. Quando falamos em alojamento profissional, onde iremos colocar os nossos dados, onde estará a correr a BD de uma empresa ou onde estará o backup para os dias de aflição, não vamos pelo preço, até porque a tranquilidade não tem preço; não vamos pela popularidade, até porque os nossos dados não são um assunto cor-de-rosa. Queremos sim confiança, queremos que um dia, quando o nosso servidor encomendar a alma ao criador e tudo o que lá está estiver perdido, que as cópias locais não funcionaram… que ao instalar um servidor novo, instalar o cliente cloud na máquina e o puxar o backup do último suspiro da máquina… tudo funcione e esteja lá.

Destaco claro a Meo Cloud, como serviço de confiança e por ser português. A Google como empresa que tem uma redundância brutal em termos de serviço e a Microsoft como a mais poderosa no segmento profissional.

E os restantes, não são de confiança?

São, e cada um destes apresentados tem provas dadas, mas o que referimos destacam-se nos vectores referidos, no preço, na popularidade e na confiança.

Depois há serviços bons que estão suportados na cloud da Amazon, no fundo partilham do preço da Amazon, da confiança e da popularidade desta espécie de cloud. A escolha é sempre do utilizador, até porque depois existem algumas empresas que fornecem também serviço de muita confiança.

Quais os serviços cloud profissionais que utilizam?

Comentários

137

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Mega? 🙂

    1. Avatar de Carlos Magalhães
      Carlos Magalhães

      Pois também acho. 50 GB free e com muito mais features nativas do que o Dropbox.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Também acho!

      Para guardar ficheiros, o MEGA é o maior, é MESMO muito rápido…

      Mas a maioria das pessoas usa Dropbox, e é melhor para recuperar versões e aceder por web.

      Para funcionalidades de integração com o sistema, então é pegar ou largar… Microsoft, Google, Apple…

    3. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Esse, instalei e desinstalei… bom pelos 50Gb mau no sync… perde-se informação. “File renamings” são (eram) fatais! Quando dava por ela, tinha as versões novas e antigas todas no disco, gera confusão e no meu caso deu uma grande “barraca”!

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O Mega sendo de quem é, nem metia lá um txt vazio. Não confio nada em serviços desse senhor Kit Dotcom. Não é por ter medo da privacidade, mas sim da fiabilidade. De um dia para o outro fecha como sucedeu com o Megaupload.

      1. Avatar de Rui Cruz
        Rui Cruz

        Amigo, vá-se informar melhor… Se tem dúvidas, há muita informação na internet à sua espera.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Informar sobre o quê? Se o Mega é fiável?
          Também havia informação que o BES estava bem de saúde e estava aí para durar, e foi o que foi.

          1. Avatar de fornost
            fornost

            infelizmente concordo com o david nisso. Uso muito o mega pra passar ficheiros.
            Mas nunca conto que vai estar lá amanhã…ou seja: serve pra share…já pra backup…sempre com o pé atrás.

          2. Avatar de kk
            kk

            Os unicos fiáveis são aqueles a que NSA tem acesso. eheheh

      2. Avatar de Joao
        Joao

        O Megaupload não fechou de um dia para o outro. Ele foi FECHADO pelo fbi/governo usa. É completamente diferente.
        Mas qualquer um está sujeito a isso.

        1. Avatar de btxeize
          btxeize

          Ahhh bom… fico muito mais tranquilo…

          (ficava, porque não meto lá nada!!)

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Pois, foi fechado, e com o pilantra desse Kit Dotcom à frente disto o mais certo é voltar a suceder algo assim no futuro. É que esse tipo passou toda a vida metido em esquemas escuros, e mais tarde ou mais cedo vai voltar a meter os pés pelas mãos. Prefiro não meter lá nada, para depois não ficar sem nada.

    5. Avatar de John
      John

      Sem duvida o Meo Cloud para mim será o melhor. Nacional e não gera trafego de upload nem download a clientes Meo.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Sera nacional nun futuro breve. Quanto a ficar para sempre, não sei não. Neste momento não confio em nada que seja da Portugal Telecom.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Sendo ou não nacional, a Meo Cloud está alojada nos servidores da Portugal Telecom espalhadis por Portugal. Por isso, mesmo que a PT seja de privados, continua a ser nacional!

    6. Avatar de Miguel Marques
      Miguel Marques

      Sim também acho que o Mega merecia ser falado, mas não só, enfim.
      Também há o Abelhas.pt e o Bitcasa que não foram falados.
      Sendo o Abelhas.pt completamente gratuito e ilimitado.
      o Bitcasa é muito completo ao nível de qualquer um dos outros mencionado e se não melhor. Com varias ferramentas de sincronização de dados tantos para PC’s como Tablets e SmartPhones. Por isso não compreendo que o pplware não tenha falado nestes também.

      https://www.bitcasa.com/
      20Gb free
      8€ 1Tb mês 0.008€ p/Gb
      39€ 5Tb mês 0.0078 p/Gb
      Infinite drive 79€ mês

      https://mega.co.nz/
      50Gb free
      9.99€ 500Gb Mês 0.01998€ p/Gb
      19.99 2Tb Mês 0.009995€ p/Gb
      29.99 4Tb Mês 0,0074975€ p/Gb

      E só mais uma coisa 10€ / 1000Tb = 0.01€ e não 0.001€
      Na no quadro da Microsoft.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        icloud XD

        nao considero o google drive muito bom e o mega para por muita tralha.

        ps: nao metam fotos indecente na claud, vaa pelo menos as vossas aproprias fotos XD

      2. Avatar de Rafael Ramos
        Rafael Ramos

        Bitcasa…8€/mes ILIMITADO!!!!!

        1. Avatar de Joao Campos
          Joao Campos

          Não, isso acabou para novos clientes. Agora o ilimitado é $99/mês.

  2. Avatar de gsilva
    gsilva

    Amazon Web Services sem duvidas algumas nem comparaçoes, o azure ta a crexer, e ainda bem porque aws fazia o que queria em termos de preços.

  3. Avatar de Frederico
    Frederico

    Podem-me dizer o que acham do hubic? https://hubic.com/

    1. Avatar de MaRiO
      MaRiO

      Bela bosta! Tenho (tinha) a conta de 100gb a 1€/mes. Fiquei sem acesso. Dá erro na password e diz q o meu email nao está associado a nenhuma conta hubic. Apoio do forum é lento e pessimo. E sim: só é possivel via forum.
      Qto á sinc: falha imensas vezes. Para utilizadores finais tá pessimo!!

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Estou satisfeito com o dropbox. Actualmente tenho 85GB gratuitos mas só uso 10GB. Nunca me deixou mal.

    1. Avatar de Xplouder
      Xplouder

      Como tens 85?

      1. Avatar de Carlos Nascimento
        Carlos Nascimento

        Eu tenho 100GB na Dropbox e nem sei bem como foi, mas acho que teve a ver com o facto de ter instalado em vários dispositivos e eles foram aumentando o espaço. Nunca pedi nada, eles deram e eu não me zanguei por isso.

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Participei nuns passatempos da dropbox alguns até foram anunciados cá no pplware… Mas e como diz o Carlos Nascimento nem sabia que tinha tanto.

    2. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Como conseguiste tanto? o meu da samsung expirou…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Eu usei os 48 da Samsung já por duas vezes (e durante uns meses em conjunto).

        Basicamente instalei no tablet e deram-me 48GB por um ano. Passado uns meses tive de formatar o tablet (ao instalar nova ROM) e deram-me mais 48GB.

        Entretanto um deles já acabou, e talvez quando o outro tiver a acabar volto a formatar o tablet visto que tenho uma solução bastante simples para ter +/-100GB grátis

        1. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Pois é, comigo foi parecido, tinha um Galaxy Tab 3 que vinha com defeito, mesmo fora do prazo de troca consegui o reembolso, comprei um Galaxy Tab S, nestes 2 dispositivos, ao usar a conta, fui ganhando espaço (para além do smartphone que não sei se também ajudou)

          Julgo eu que tenha a ver com isso… mas, como a cavalo dado não se olha a dente… deixa lá estar isso…

  5. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    E o abelhas ?

  6. Avatar de monux
    monux

    E sobre o MEGA e o ADRIVE ???

    O http://www.adrive.com disponibiliza 50gb na conta free !

    1. Avatar de Amílcar Pereira
      Amílcar Pereira

      Estava a ver que ninguém se tinha lembrado do ADrive 🙂

      Uso os 2 referidos em cima e dá um “geitaço”

  7. Avatar de yy4

    parece me ser o OneDrive,
    practicamente o mesmo espaço em modo gratuito, e o mais barato para quem paga mensalidade, ja para nao falar da “oferta” do office 365.

    pessoalmente uso esse, e dropbox.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    O dropbox free são 2GB e não 10.

  9. Avatar de Raul
    Raul

    Claro que há vantagens e desvantagens em todos os “provedores” do serviço “cloud”, pessoalmente acho que o dropbox,
    e o mais simples. Talvez por já me ter habituado desde o inicio.
    O que mais me leva a continuar a usar o dropbox são os seguintes:
    -Sincronização automática das fotos tiradas com o android (s4)
    -Simplicidade de utilização e sincronização com as varias platafomas e computadores (win8.1, win7, android e ios).
    -Oferta de 50GB por adicionar a minha conta Samsung a dropbox
    -PrintScreens guardados automaticamente numa pasta especfica da cloud
    -Sincronização de documentos fotos e videos cada vez que um dispositivo “amovível” é ligado ao pc

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém me pode esclarecer um duvida: Todas as fotos que tiramos ou ficheiros que temos no telemovel (Android no meu caso) fica imediatamente numa cloud ou temos de fazer o registo numa para que elas sejam lá colocadas?

    1. Avatar de Marco N.
      Marco N.

      Tens de ter conta no serviço cloud que pretendes utilizar como é obvio, como também tens de ter a respectiva app instalada, que normalmente a quando da instalação ou posteriormente tens a possibilidade de activar a opção de upload automático das fotos/videos que tiras.

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Estas “gaitas” não servem só para armazenar/arquivar, servem cada vez mais para sincronizar entre dispositivos da mesma pessoa (smartphone/ tablet/ computador).

    Um contacto, uma password, qualquer coisa, quero poder escrevê-la no smartphone e que passe imediatamente para a “cloud” e para o tablet e computador.

    Se me roubarem/perder o smartphone que se lixe (já aconteceu, sei do que estou a falar). Passwords e esse tipo de coisas não lêem porque estão encriptadas, mesmo que consigam passar o ecrã de bloqueio (ao fim de 10 tentativas, isto sem entar na questão das possibilidades do Find my Phone).

    Mas a vida continua, é só uma questão de ter ficado sem uma pipa de massa. De maneiras que uso o iCloud para uma série de sincronizações e o Dropbox para outras. Já vi que todos sincronizam para fotos. Mas assim por alto, das apps que uso e que têm sincronização, uma ou outra usa o Evernote, mas todas usam o Dropbox. Por isso voto no Dropbox 🙂

    P.S. Cuidado que a sincronização é uma coisa perigosa. Qualquer engano em que se apague um ficheiro num dispositivo (ou na “cloud”), quando ele sincronizar vai apagar em todo o lado. A Dropbox tem backups, para permitir recuperar o ficheiro, mas a duração não é muito grande.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Por isso é que estes serviços não são de backup, são de sincronização 🙂 Para backup tens, por exemplo, o carbonite.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Não é isso. Instalas uma app, seja a 1Password, que tens no smartphone e no tablet (também há para Mac bastante mais cara e menos funcional), que serviços de sincronização te oferecem: sempre o Dropbox e uma vez ou outra outro serviço.

        A 1Password cria um ficheiro encriptado no Dropbox (que também funciona como backup, se perder o smartphone posso comprar outro e ir lá buscar o ficheiro e continuar a uså-lo, com a mesma app) e quando faça alterações no smartphone são feitas no tablet.

        Estava-me a referir a apps de “terceiros” em relação ao serviço, e não, por exemplo, a usar a app Dropbox para sincronizar com o seu próprio serviço, porque os outros serviços também têm as suas próprias apps.

  12. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    my head!haha

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Onedrive, sendo que tenho 29gb gratuitos + 20gb até 19/02/2015.

  14. Avatar de Gil M
    Gil M

    Não havia um serviço cloud gratuito que codificava toda a informação (quer na transmissão, quer no armazenamento)? Sendo (supostamente) todos os dados não acessiveis por quem não tivesse a chave?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      O Mega tem encriptação no lado do cliente baseado na password

  15. Avatar de tavares
    tavares

    Nunca fui adepto de escolher “o melhor do mundo” seja em que campo for.Até porque muitas vezes queremos fazer comparações entre produtos e pessoas que,pelas suas características,não são comparáveis…basta ver as “disputas” entre o Messi e o nosso CR7! E a nível da tecnologia é igual…uns preferem o Windows outros o Linux e outros o SO da Apple.Uns gostam do Chrome outros do Firefox e outros do IE.Há quem prefira o iPhone quem goste do Android e quem prefira o WP…nos antivírus a mesma coisa.O que é bom para uns pode não servir para outros…mas vou dar a minha opinião.Estou muito satisfeito com o OneDrive e com o MeoCloud que utilizo. Por isso esses PARA MIM são os melhores…mas certamente há opiniões diferentes.

    1. Avatar de Manuel Campos
      Manuel Campos

      Excelente comentário.Para mim um dos melhores comentários de sempre que vi aqui no Pplware,que atravessa várias temáticas.Muito bom mesmo.Já agora,excelente artigo sobre serviços de cloud pela pena do nosso “comendador” Vítor Martins.Um grande abraço ao senhor.Já agora,o Outono entra dia 23 de Setembro,uma Terça-feira,e os wallpapers nem vê-los,seu malandro. 😉

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    MEGA, indiscutivelmente.

  17. Avatar de Xico
    Xico

    icloud… (faltava a piadinha) xD

  18. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    Eu uso estes 3:

    Box -> tenho 50Gb vitalícios de uma promoção antiga para os primeiros utilizadores da app deles, uso para guardar algumas fotografias e documentos etc, velocidade aceitável e é bastante estavel

    OneDrive -> tenho Windows Phone e basicamente é crime não usar… um pouco como o iCloud é para o iOS, sincronização de fotografias, vídeos, definições etc.

    MEGA -> Uso essencialmente para colocar ficheiros (bastante) grandes, não é um serviço muito estável, já o apanhei algumas vezes em baixo ou muito lento mas da para usar….

    Ou seja, o meu “core” é OneDrive… muito satisfeito!

  19. Avatar de Diogo
    Diogo

    Como é que o MEGA não está aqui???

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não podiam estar todos, e o post está em género de questão para que os leitores também vão acrescentando. 🙂

  20. Avatar de bitcasa

    Nenhum bate o Bitcasa em funcionalidades e principalmente no espaço oferecido: Ilimitado sem pegadinhas. Mas a melhor parte mesmo é o driver virtual do app deles, como se fosse um flashdrive, disco externo, etc. Com isso podemos usar como source em softwares media center como o XBMC/KODI para streaming de toda sua biblioteca multimídia. Tenho vários terabytes armazenados lá e continua crescendo diariamente. Ah, para novos aventureiros, meus pêsames, depois que saíram da faze beta no inicio desse ano, eles aumentaram o valor do plano ilimitado de $10/mês para 99. Felizmente sou usuário antigo e eles garantiram o valor original para sempre hahaha, só alegrias. Sem mencionar que tudo é criptografado.

    1. Avatar de Joakim Kintaneiro
      Joakim Kintaneiro

      Boas

      Tb tenho bitcasa ilimitado e concordo contudo o que disseste.

      A drive virtual então é topo!

      O único senão, que não sei se acontece o mesmo contigo, é a velocidade.

      A velocidade é baixa a fazer o download de ficheiros.

      A abrir ficheiros na app android então ainda mais lento é…

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Penso que há algumas gralhas na informação apresentada, o Google Drive, cobra 10Eur/mês/1T (e não 7,60Eur como aparece no quadro). O OneDrive adiciona 3GB vitalícios se activarmos o upload de fotos e vídeos nas apps (ou seja, passa a 18GB vitalícios e gratuitos).

    Presentemente uso o OneDrive com o pack Office 365 Universitários + 1T + chamadas Skype por 79Eur para 4 anos (~1,65Eur/mês).

    Uso também o Dropbox, mais para sincronização de algumas apps e por ter lá pastas partilhadas com pessoal.

    1. Avatar de Joakim Kintaneiro
      Joakim Kintaneiro

      a informação está correcta. Se confirmares são 9,99 $/mês e não 9,99 €/mês 😉

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Está certo, vi mal! 🙂

    2. Avatar de dc
      dc

      Boas Pedro,

      Podes-me dizer, como adquiris-te esse Pack Universitário?

      Procurei, mas não encontrei uma pagina concreta, a não ser noticias e comentários…

      Cumps!

        1. Avatar de dc
          dc

          Muito obrigado Pedro!

          Cumps!

  22. Avatar de NS
    NS

    O copy da Barracuda Networks é o melhor serviço, embora utilize o drive, o onedrive e o mega. O copy permite importar ficheiros de outras cloud drives sem consumir largura de banda ou tráfego. Idto é ótimo para passar GB rapidamente… para além disso tem todas as outras funcionalidades habituais (versoes anteriores, upload de fotos automaticamente, partilha de pastas ou ficheiros, controlo de versões, etc.) e está presente em todos os sistemas operativos, incluindo os móveis. O serviço de suporte é ótimo. Respondem sempre aos emails e são próativos na resolução de problemas (quando os há…que me recorde tive um problema com um agente no MS W7 e les resolveram…)

    Quem se quiser registar no copy pode fazê-lo utilizando este link:
    https://copy.com?r=6A4w8E

    Assim ganha os 15 GB iniciais + 5 GB do convite (eu também lucro 5 GB). Não esquecer de instalar o agente, caso contrário não se ganha os 5 GB extra.

  23. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Mega sem dúvida 50 gb grátis ! O que podem querer mais ?
    Já o mega oferece 500 gb por 10€ mês ou 100€ ano
    1 TB 20€ mês ou 200€ ano
    4 TB 30€ mês ou 300€ ano

    Sem qualquer duvida podiam destacar o mega também !

  24. Avatar de Lindoso
    Lindoso

    Pessoalmente acho que o OneDrive é o melhor. percorri todos os serviços cloud da Microsoft, Workplace, skydrive e hoje OneDrive.

    Penso que a Microsoft fez um bom trabalho com a integração no email, não vejo um à sua altura.

    Desdde o início que gostei, e achei intuitivo. No lado oposto, acho o dropbox, uso como obrigação. é o que todos usam, e é onde mais pessoas partilham documentos actualmente.

    O meocloud é um bom serviço, velocidades muito boas.

  25. Avatar de Censo
    Censo

    Uso o onedrive, já que tenho um Windows phone e um pc Windows, que como já alguém aqui disse seria um crime não usar face à integração nos sistemas.
    De qualquer forma, fora as sincronizações, apenas uso para armazenamento temporário, porque de resto guardo tudo em servidor doméstico.
    Também tenho Meocloud…mas só para dizer que tenho.
    Ah…e ainda tenho iCloud, porque o ipad a usa, porque também não ponho lá nada.

  26. Avatar de Espregueira

    O único problema para adoção desta tecnologia por parte de empresa remete-se única exclusivamente a fuga de informação como como controlar a informação na nuvem quando um funcionário sai da empresa? E a segurança tb como recentemente no iCloud.

    Penso que a Microsoft está a dar um grande avanço com o Onedrive e oferece 1TB.

    A nivel pessoal dropbox e box (50gb)

  27. Avatar de Paulo
    Paulo

    O melhor de todos é o “BitTorret Sync”.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      o BTSync não é por defeito um serviço cloud, mas sim uma sincronização P2P

  28. Avatar de Luis
    Luis

    que tal o grande https://www.surdoc.com ???
    para mim é o melhor 100GB FREE!!!

  29. Avatar de Nuno
    Nuno

    Meo Cloud! Excelente serviço e com uma equipa de suporte fantástica!

    1. Avatar de Miguel Goyanes
      Miguel Goyanes

      Sim. É verdade.

      Tem uma equipe fantástica.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      o meo cloud é o que uso…

      já no desktop é uma solução, na qual a sua aplicação desltop nunca mais sai de beta 🙁

      claro falo da versão linux…caso não se tenha notado 🙂

  30. Avatar de Miguel Goyanes
    Miguel Goyanes

    Continuo a bater no ceguinho mas para mim o selective sync é obrigatório.

    Confesso que o Meo Cloud tem-me surpreendido muito pela positiva. É pena é o processo de selective sync ser tão, mas tão, mas tão intricado.

    O MEGA, a meu ver, ainda tem muitas falhas.

  31. Avatar de tiago
    tiago

    Digam-me uma coisa antes de mais… o MEGA é completamente free, certo?

    Estou a perguntar isto porque para mim este tipo de serviço devia ser gratuito como os email’s… pagar para guardar cenas? Não obrigado!

  32. Avatar de Diogo Vale
    Diogo Vale

    10GB gratuitos no Dropbox?
    Eu só tenho 6GB e pouco.. Como faço para ter mais? :O

  33. Avatar de Just ~
    Just ~

    Grande artigo mesmo!

    Uso Meo-Cloud, maravilha!

  34. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    O melhor é o abelhas que é gratuito e ilimitado o que querem mais? lol. Já agora fica a minha aqui conta abelhas.pt/choninhas/ para me darem lá mais uns pontos que ainda não percebi para que servem.

  35. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Gosto mesmo muito do Copy!

  36. Avatar de Ricweb
    Ricweb

    Os que utilizo mais são a GoogleDrive, MeoCloud, e para fotos Flickr com 1 Tb, é imbativel.

  37. Avatar de sakura
    sakura

    “We can basically continually cut our prices for customers and run an operation that is cheaper than pretty much everyone else on the planet.”
    Guthrie’s talk, Top Microsoft cloud executive Scott Guthrie.

    so por isto ja vale a pena usar onedrive.

  38. Avatar de Poispois
    Poispois

    OneDrive sem duvida, olhando para tudo o que oferece e como opera nativamente com o nosso PC é a melhor cloud.

  39. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    OneDrive e MeoCloud!!!

  40. Avatar de Fábio
    Fábio

    Eu uso o Cubby já à uns anos e estou muito satisfeito. Não é muito conhecido porque ainda não tem API publica logo também não tem integrações com outras aplicações mas tem muitas features interessantes, especialmente na versão Pro que começa nos 3.99€/mês/100GB.

    Para além disso é um produto da empresa LogMeIn conhecida pelos seus produtos de Remove Connection e VPN.

  41. Avatar de PauloJCP
    PauloJCP

    Já usei o Dropbox, o Box e o MeoCloud e este ultimo tem uma “feature” imbativel por qualquer outro.

    Trafego gratuito para cliente MEO 🙂 o que o torna em um cartão de memoria para o telemovel 🙂

  42. Avatar de PS
    PS

    eu tenho um que ninguém falou aqui 1TB grátis no cloud@mail.ru

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Ía mesmo falar desse! 1Tb grátis, acho que não se precisa de mais 🙂
      Mas agora acho que já “só” ficam com 100Gb.
      O único inconveniente é a aplicação só haver em Russo.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Já existe em inglês quer para windows quer para android (pelo menos são as que eu utilizo).

  43. Avatar de Ruben
    Ruben

    Uso vários… O único que paguei para usar foi o OneDrive, para fazer backup das minhas fotos todas.
    O meo cloud uso porque não contabiliza para o trafego do telemovel. Dá jeito
    O Dropbox uso, porque é o mais popular.

  44. Avatar de Strato
    Strato

    Mega e Mediafire e também o Google Drive

  45. Avatar de Joaquim Pinheiro
    Joaquim Pinheiro

    Copy sem dúvida alguma 😀

  46. Avatar de Machado
    Machado

    Atualmente uso o DROPBOX, não pela capacidade disponibilizada (pois não necessito muito) mas por poder recorrer a app terceira DROPBOXAHK que me permite usar em modo portable numa Pen.
    Contudo com as recentes atualizações da Dropbox tem havido muitas dificuldades e o programador conseguir manter o seu programa portable a funcionar corretamente ( a nível de sincronização)

    Alguém conhece outra alternativa que se possa utilizar como Cloud Portable, para usar numa Pen?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Alguém conhece outra Cloud que funcione em modo Portable???

  47. Avatar de JotaEme
    JotaEme

    O preço GB/mes do Onedrive está mal, é € 0,010, igual ao do Dropbox.

  48. Avatar de Helio Felix
    Helio Felix

    E para uso empresarial, o que recomendam?
    Para partilhar ficheiros para trabalho em equipa (sincronização de pastas partilhadas) ? (que aqui é onde o OneDrive falha bastante, as pastas partilhadas com outra pessoa não são sincronizadas para o computador. Só se consegue aceder online)

    O OneDrive tem o office (mesmo o online) – é bom.
    O OneDrive tem um excelente preço por MB.
    O OneDrive não é bom na partilha sincronização de pastas partilhadas.
    O OneDrive não tem app para linux.

    1. Avatar de Nuno@Vieira
      Nuno@Vieira

      Lá está, cada um vê o seu ponto de vista.

      É complicado satisfazer todos, por acaso essa é a opção que me irritava no DROPBOX, o facto de alguém partilhar e o remetente, receber os dados no seu pc (disco). Não sabemos até que ponto é que as pessoas estão bem dispostas, para que aceitem receber.

      Por outro lado acho muito mais cómodo partilhar e o remetente ir ao site ver, e descarregar para onde muito bem entender.

      1. Avatar de Helio Felix
        Helio Felix

        @Nuno@Vieira compreendo o teu ponto de vista. Mas bastaria termos essa opção na nossa própria conta… quando partilhado connosco, iria ou não fazer download automático para o pc (disco).

        Neste caso o objectivo é mesmo não ter que ir online fazer um download, é o “basta colocar na pasta e já está”.
        ( para ajudar nesta opção, a sincronização selectiva ajuda a que o disco não fique atulhado )

  49. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já aqui falaram sobre todos os serviços de Cloud, bem quase todos. Mas infelizmente o ter muito espaço não define por si só um excelente serviço.
    Após um estudo de mercado, da tecnologia usada, segurança e privacidade tenho que vos dizer que o SugarSync apesar de ser um seviço apenas pago é um excelente serviço e muito completo.
    Se quiserem saber mais informações é só dizerem.

  50. Avatar de John
    John

    Meo Cloud, é nacional, tem 16Gb, e não gera tráfego nos downloads e uploads de clientes meo.

    Por isto, além de ser bastante eficaz e intuitiva para mim será a melhor opção.

    1. Avatar de AlGuidar
      AlGuidar

      Concordo inteiramente com o John. Eu uso o MeoCloud e acho 5 estrelas.

    2. Avatar de Nuno Santos
  51. Avatar de Pedro
    Pedro

    MeoCloud, para sync de ficheiros de trabalho é mais que suficiente e é português. Já tive que recorrer ao serviço técnico e 5 estrelas.

    Uso Dropbox, abelhas e Mega mas com outros “fins”, não confio assim tanto.

    1. Avatar de Portuguese Person
      Portuguese Person

      Concordo contigo. O serviço técnico é demais. Quando lhes tive de perguntar qualquer coisa, quer no blog, quer no Twitter, responderam-me rapidamente e com clareza a todas as perguntas.

  52. Avatar de Nuno Encarnado
    Nuno Encarnado

    Eu uso o OneDrive por ter 29gb Gratuitos, mas tenho tenho uma conta do Meo Cloud, mas sinto me mais satisfeito com o OneDrive.

  53. Avatar de Neuromancer
    Neuromancer

    Eu uso o Google Drive por ser o mais barato para 1TB e que me permite fazer uploads de + de 4GB por ficheiro.

    Para além disso é o que mais tem sincronização com montes de serviços externos, plex, etc.

  54. Avatar de Taga
    Taga

    MEGA na frente, depois outros.

  55. Avatar de Portuguese Person
    Portuguese Person

    Sinceramente, acho que o melhor será mesmo o Abelhas.pt porque o serviço é gratuito e ilimitado e a velocidade de upload e download é rapidíssima. A verdade é que o Abelhas.pt não é bem um serviço cloud privado, já que é um site mais à base de partilha de ficheiros, não tem plataforma móvel e não tem um programa para manter sincronizado numa pasta os teus ficheiros. É bom para encontrar filmes e séries com boa qualidade. A pesquisa de ficheiros é que um pouco confusa.
    Para isto uso o MEO Clou . É português, tem sync para PC e telemóvel, a interface é boa e tem funções muito boas, mas acho que a velocidade de upload e download é um pouco lenta, mas não tenho a certeza. Ainda quero experimentar o Mega, parece que tem boa reputação.

  56. Avatar de Toninho
    Toninho

    E o abelhas.pt, ninguem usa

    O preço GB/mes é de 0€

  57. Avatar de btxeize
    btxeize

    Bem, uso o MeoCloud, Dropbox, Box e GoogleDrive e estou muito satisfeito

    Cada um paca uma coisa (trabalho, fotos, docs pessoais, etc) e recomendo.

    Todos com App Android, acesso online em qq PC, e espaço mais que suficiente

  58. Avatar de Abílio
    Abílio

    Pela abrangência voto na Dropbox, também quase tudo que é app em que é útil a de ligação à nuvem pode faltar esta ou aquela mas a Dropbox está quase sempre presente.

  59. Avatar de Gustavo Dias
    Gustavo Dias

    Dropbox e Mega, sem duvida!
    O pior só pode ser mesmo o iCloud. Já que são várias as vezes que hackers têm acesso a tudo na Apple…. Ou será de propósito?

  60. Avatar de dc
    dc

    Por aqui uso o ONEDRIVE, 100GB e compensa!
    Mandei para lá todas as fotografias, e implementação no Windows 8 é feita sem espinhas, etc

    Até agora, os único problema que detectei (comparadamente com o abelhas.pt), é a fraca capacidade de ler ficheiros online, principalmente os de video e audio.
    Ficheiros que tenham codecs que não seja o MPEG4 ou o Windows Media Video, é para esquecer… Ou seja, todos aqueles videos da GoPro, entre outros vídeos de trabalho que são gravados em Quick Time, é impossível pré-visualisar.

    Já nisso o abelhas.pt, acaba por ser um Backup ilimitado, e quando é preciso ir “procurar” algum ficheiro, do qual é necessário pré-visualizar, sem ter que descarregar tudo, é perfeito!

    Outra coisa, no ONEDRIVE como qualquer outro serviço, nunca sabemos se nos podem “fechar” a conta por lá meter-mos um filme ou uma musica qualquer que possa indiciar pirataria…
    Já o abelhas.pt é a “feira da ladra”, se a conta algum dia encerrar, será no mesmo dia que o serviço encerra totalmente.
    Tem falhas, bastantes, mas o facto de fazer preview te tudo o mais alguma coisa, torna-o num must have, para trabalhar e guardar documentos “online”.

  61. Avatar de eu
    eu

    Na verdade o Onedrive até é ainda mais barato – 7€ / mês por 1TB com Office 365, 10€ é o preço da licença familiar 🙂

  62. Avatar de Aybara
    Aybara

    Uso o Meo Cloud. Gosto muito. Pena é os preços dos pacotes pagos serem muito mais caros que todos os outros…

    Para quem não é universitário, quanto fica o onedrive?

  63. Avatar de fernando
    fernando

    E o Flickr com 1 TB gratuitos. sim é só para fotos mas o que ocupa mais espaço são as fotos.
    Para documentos temos outros, meocloud, one drive etc…

  64. Avatar de Miguel Castro
    Miguel Castro

    Copy!
    15 gigas a abrir + 5 gigas por cada convite para ambos.

    Super funcional e com espaço que nunca mais acaba… tenho cerca de 500 gigas tudo grátis. Não tenho qualquer defeito a apontar-lhe.

    Quem quiser arrancar com 20 gigas é favor clicar aqui: https://copy.com?r=OxT2nq

    E não se irá arrepender!

  65. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Bitcasa…8€/mes ILIMITADO!!!!!

  66. Avatar de Sergio Pinto
    Sergio Pinto

    Livedrive Briefcase: 2TB por 10€/mes
    http://www.livedrive.com/?tid=DYKXPC7T&r=1

  67. Avatar de Ivan
    Ivan

    Se pudessem fazer algo do género mas para programas do género Spotify, ficava muito agradecido 🙂

  68. Avatar de Miguel Duarte
    Miguel Duarte

    De todos os serviços que testei, e foram muitos, o melhor que encontrei é o Copy. Empresa conhecida (Barracuda), com funcionalidades excelentes mesmo no serviço gratuito. Encripta os dados tanto na transmissão como no armazenamento, clientes para todas as plataformas, sem limite no tamanho na transferência de ficheiros, oferece logo 15GB aquando do registo, e se indicarem os vossos amigos para se registarem, ganham 5GB de bonus por cada registo com email confirmado e uma aplicação instalada. E os vossos amigos ganham os mesmos 5 GB de bónus! Ao contrário de algumas empresas, a Barruca faz uso de servidores próprios, sem limite ao tamanho dos ficheiros, sem limite ao volume de tráfego. Faço uso profissionalmente desde há cerca de 2 anos, sem qualquer problema até à presente data. Umas das funcionalidades interessantes, é a partilha de ficheiros ou pastas com outros utilizadores para trabalho colaborativo. O Copy é perfeito! Experimentem e usem o meu link de registo! Ganham logo mais 5Gb de bónus:

    https://copy.com?r=9s7BuY

  69. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esqueçeram-se do adobe cloud, que oferece 15 gb!

  70. Avatar de mlourenco
    mlourenco

    Synolygy Cloudstation, juntamente com as restantes funcionalidades do NAS. Sem falhas, espaço equivalente aos discos que adquirirmos. Eu tenho 6 TB úteis.

  71. Avatar de Pedro Miguel
    Pedro Miguel

    Alguém conhece alguma versão portátil para correr em Pc’s em sessão de convidado????

  72. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Cá eu uso a MeoCloud…

    É um ótimo serviço, com um sistema de recuperação de ficheiros e de importação de fotografias das redes sociais bastante intuitivo.

    Pode não ter um sistema de upload perfeito através dos browser alternativos ao Chrome, mas ganha todos os pontos quando tem a maior oferta de espaço gratuito de entre as principais concorrentes e acima de tudo é nacional!

  73. Avatar de X1
    X1

    Boas. desculpem a pergunta mas como nunca usei…

    Necessitava de um serviço grátis, +/- 15 a 20gb, mas que fosse para carregar musicas. Ou seja:

    Quando necessitasse de as tocar num determinado local, em vez de andar com as pens e discos atrás, ligasse através da net e escolhesse as que queria tocar na hora.
    Ou seja, não necessitava tanto para backups, mas para estarem disponíveis na hora, quando necessário.

    Alguém que me possa dar opnião sobre qual o melhor serviço para isso, se houver?

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Usa a Meo Cloud. 16 Gb gratuitos para todos e ainda podes ganhar mais. Além disso tem um player próprio para músicas e um sistema de backup bastante intuitivo!

  74. Avatar de NickMarado
    NickMarado

    Eu encontrei estes 2 serviços muito bons de cloud 😀

    http://www.weiyun.com com 1tb de espaço e hive.im que tem espaço ilimitado, pelomenos pelo que me apercebi, mas pode obtar por premium com 100 amigos e o premium é gratis (;

  75. Avatar de Joakim Kintaneiro
    Joakim Kintaneiro

    Pessoal esclareçam-me…

    Na versão de 1 TB actualmente o google drive é o dobro do preço mensal do onedrive?!!!

    É que os preços do google drive anunciados acresce 23% de IVA! Assim uma assinatura mensal fica por cerca de 12 euros!

    Já no onedrive, adquirindo o seguinte plano fica por 5,75 euros mensais:

    http://products.office.com/pt-pt/office-365-personal

  76. Avatar de Teixeira
    Teixeira

    Concordo com o Miguel Duarte, também sou utilizador do COPY.COM e recomendo.
    “Empresa conhecida (Barracuda), com funcionalidades excelentes mesmo no serviço gratuito. Encripta os dados tanto na transmissão como no armazenamento, clientes para todas as plataformas, sem limite no tamanho na transferência de ficheiros, oferece logo 15GB aquando do registo, e se indicarem os vossos amigos para se registarem, ganham 5GB de bonus por cada registo com email confirmado e uma aplicação instalada. E os vossos amigos ganham os mesmos 5 GB de bónus! Ao contrário de algumas empresas, a Barruca faz uso de servidores próprios, sem limite ao tamanho dos ficheiros, sem limite ao volume de tráfego. Faço uso profissionalmente desde há cerca de 2 anos, sem qualquer problema até à presente data. Umas das funcionalidades interessantes, é a partilha de ficheiros ou pastas com outros utilizadores para trabalho colaborativo. O Copy é perfeito! Experimentem e usem o meu link de registo! Ganham logo mais 5Gb de bónus:” https://copy.com/?r=3xWZTb

  77. Avatar de Ivo
    Ivo

    Sou um utilizador de vários destes serviços. Tenho uma equipa de vendas que sincroniza pastas com mais de 10.000 ficheiros de imagem e na altura de escolher tive de estudar todos. Sem dúvida que a MeoCloud é muito bom mesmo. Dos poucos que o serviço de upload e download funcionam em simultâneo. Isto faz com que um upload de 1Gb por exemplo depois de completo, despolete um download praticamente imediato num outro pc entretanto ligado. Nisto o OneDrive é muito mau. Tenho 200 vb numa conta cujo utilizador foi formatado. Após reposicao demorei cerca de 1 semana a fazer o download de todos os ficheiros (com fibra 100mb)

  78. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Deixei a Dropbox quando começaram a tirar-me o espaço promocional que me haviam dado.
    Agora só BOX (Tenho serviço ilimitado) e Google Drive.

  79. Avatar de Warning
    Warning

    Atencao! O Copy vai ser descontinuado a partir de Maio de 2016.

  80. Avatar de JM
    JM

    Tenho uma experiência para contar sobre as Cloud, mais precisamente sobre a meo cloud. Aderi à oferta da Microsoft sobre o Windows 10, comprei o Office. Fiz um backup do meu telemóvel, adicionei os isos do Windows e do Office, na meo cloud. Para meu espanto, a Meo apagou a minha cloud. Onde está a privacidade? Era software oficial com números de série e tudo. Obriguei-os a colocar no local correto. Pediram-me para apagar a conta, nem hesitei, apaguei com todo o gosto, agora ando à procura de uma cloud.