Dropbox PRO: 1 TB de espaço por apenas 9,99€/mês

54 Comentários

…e agora com a possibilidade de eliminar ficheiros remotamente caso o nosso equipamento seja roubado

O Dropbox foi um dos serviços pioneiros na área do armazenamento de informação na Cloud. Por ter sido um dos primeiros, o Dropbox tem milhares de utilizadores espalhados pelo mundo mas, a grande percentagem, corresponde a utilizadores que usam a versão gratuita.

Com o objectivo de angariar mais clientes pagos, a empresa oferece agora 1 TB  por apenas 9,99€/mês.

dropbox_001

A Dropbox anunciou hoje um novo plano de preços com o objectivo de angariar clientes pagos. Na prática a Dropbox  simplificou o plano de preços ao eliminar/juntar alguns planos.

O que oferece o Dropbox Pro

Comparativamente ao Dropbox gratuito, que apenas oferece 2GB, a versão PRO oferece o seguinte:

  • 1 TB de Espaço
  • Possibilidade de configurar prazos para validade de links
  • Prioridade no suporte, caso encontre algum problema
  • Possibilidade de configurar passwords para os links a partilhar

links_01

  • Exclusão remota da conta em equipamentos perdidos/roubados

remove

Além do aumento da capacidade de armazenamento para 1TB, as outras funcionalidades que estão disponíveis nesta versão são igualmente interessantes. A desvantagem é mesmo o preço, pois ainda são cerca de 120€/anuais.

Qual o serviço da cloud que usa actualmente? Tem alguma versão paga?

Via Dropbox

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zé

    uso o mega 😀

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    “A desvantagem é mesmo o preço” pelo menos para mim, aqui dizem tudo.

    120€ por ano ainda é um bocado caro, se bem que não conheço serviço melhor e tão simples de usar como Dropbox.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      120€ por ano por 1 tera é caro?

      Se precisares de menos, é caro… mas se precisares de 1 tera, por exemplo, o Google drive fica-te exactamente ao mesmo preço…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Mas porque uma empresa faz um preço e a outra vai fazer o mesmo, não significa que o preço deixe de ser caro.

        Até pelo contrário, se fosse inferior ainda podia ir buscar clientes à outra.

        Até acho mais barato 1TB num disco externo o mais portátil possível do que depender da velocidade da internet para 1TB na cloud.

        Visto que não são só os 120€ por ano, ainda é preciso uma boa internet para esse TB ser útil.

        1. Avatar de Ze Espinafre
          Ze Espinafre

          Concordo em alguns aspectos, porém terás de ter em conta que o Disco Externo, caso avarie, perdes a informação. Enquanto na Cloud (como está replicada em vários “locais”), não há tanto esse risco.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Pois é preciso uma boa internet, isto é um serviço interessante para empresas… os clientes “normais” normalmente não pagam destes serviços…

          Aliás, é mais barata que a Google, se pagares logo os 12 meses, como foi dito aqui, e as funcionalidades também contam…

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Eu tenho 55 Gb no dropbox e nem 10 uso: tenho um HDD 1 TB 2.5″ Intenso WIFI + USB 3.0 que comprei por 100€ e tenho aacesso rapido em qualquer lado e iOS, Android, Win, etc.

        Cloud obriga a conexoes rapidas de upload, acesso Internet e arriscamos ataques de hackers

        1. Avatar de Rui Costa

          De salientar que o teu disco, ligado à net, não está livre de ser atacado.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            mas a probabilidade disso é muito muito inferior à dum site online. Alem disso não me conecto à internet por ele, o meu está em modo Ad-hoc e sendo que o alcance nao supera uns 20m (ele conecta-se por wifi a uns 75 mbps em “N”, com alcance baixo para poupar bateria).

        2. Avatar de DSpinola
          DSpinola

          E backups??

      3. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Eu por esse mesmo valor comprei um HDD Intenso 1 TB 2.5″ WIFI + USB 3.0 com bateria que funciona em todas as plataformas, e não tenho que voltar a pagar mais. E é muito mais rápido…e posso ter acesso simultaneo até 5 dispositivos, e faz de ponto de acesso de internet.

        Não é igual mas nao se depende de internet com upload super rápido, controlo de trafego, etc etc ou de hackers crackarem a nossa conta.

  3. Avatar de tavares
    tavares

    Acredito que seja um bom serviço mas…tenho cerca de 100 GB gratuitos no OneDrive e mais 20 GB,também gratuitos,no Meo Cloud.Juntando 1 TB no portátil…para mim é mais que suficiente.E o Dropbox tem andado nas “bocas do mundo” pela falta de segurança dos seus servidores…

  4. Avatar de Alvaro Neves
    Alvaro Neves

    em https://www.dropbox.com/pro?oqa=pro_announce_hp
    fala de:

    “Apenas €9,99/mês ou €99/ano”

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      na compra do ano todo de início, diz lá “economia de 17%” daí 99€

  5. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu uso o Drive, mas irei brevemente aderir ao MEGA que tem 50GB gratuitos

    1. Avatar de Sérgio Rebelo

      Eu então uso o Abelhas.pt que não tem limite de espaço xD

  6. Avatar de Felippe
    Felippe

    Eu que estou aqui no Brasil, aparece no site como U$ 9,99/mês ou U$ 99,00/ano (Dólares).

  7. Avatar de Miguel

    Continuo a usar o Drive, vem melhorando cada vez mais. E tem recursos que me agradam

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Estou muito satisfeito a usar o drive, porque é fácil e tem muitos recursos, mas já estou a ficar sem GB suficientes

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    “A desvantagem é mesmo o preço, pois ainda são cerca de 120€/anuais.”, informação errada, em caso de pagamento anual fica em €99.

    O serviço é efectivamente excelente mas ainda há outros que a nível de preço ganham: O Office365 oferece: Office PC/Mac/ Tablet/Smartphone/webapp, 1T no Onedrive e 60min chamadas no Skype por €69/ano (ou €74/4 anos universitários).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Pedro pela info.

      1. Avatar de tavares
        tavares

        Não conhecia essa oferta da Microsoft com o Office 365 para estudantes…um bom “pacote” por 18,50 Euros/ano.Obrigado pela informação,Pedro…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          De nada, é o pacote que tenho actualmente e é, para mim, imbatível =)

          1. Avatar de Luís
            Luís

            só podes renovar a licença 1x acho (mas mesmo assim 8 anos já é bastante tempo…)
            por enquanto tenho uma subscrição mensal mas estou a ponderar seriamente em mudar
            única desvantagem é mesmo o limite a 1 renovação a meu ver

  9. Avatar de Damião Peres
    Damião Peres

    Por esse preço, creio que compensa mais subscrever o OneDrive – sempre se tem o Office 365 (com cinco licenças para Mac ou PCs, iPad, etc), 60 minutos de Skype por mês, e também um 1TB. É um serviço muito mais completo. É certo que não é tão eficiente na partilha de pastas, mas é mais completo por um preço inferior. Especialmente para quem for estudante (uma licença para quatro anos custa menos de 80 euros – olé).

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    BackBlaze tem armazenamento ILIMITADO por 5 US DÓLARES/mês (Ou seja (3,78€/mês), mais barato que Dropbox.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    E quem já tem Dropbox Pro vai ver o espaço actualizado para 1 TB?

  12. Avatar de Regis
    Regis

    Uso o Adrive 50 Gb Free
    E 25$ ano para 100 Gb
    Pedro à quanto tempo usas o BackBlaze? Satisfação?

  13. Avatar de Miguel Ferreira

    Como já foi falado em comentarios anteriores… na maioria do pessoal como eu, nem que fosse 100000000000TB a custar 1€/ano seria caro, com o maximo de 997kbits de upload e 11Mbit down, pouco é util tanto espaço, se as velocidades de fossem 100x maiores, seria optimo, pois a nivel da aplicação, ainda não vi nada tão bom quanto o dropbox, há alguns decentes, mas o drop funciona simplesmente bem (tirando que a pp come muita ram)

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu uso o abelhas e pronto…. acabou-se a mariquice dos limites de espaço e mensalidades

  15. Avatar de joão
    joão

    Não percebo, visto que a maioria das pessoas consegue no maximo 2-3 mb uploud, do que vale esse 1 TB por 100€ ano? Isso dá para comprar 1 disco externo de 2.5″ e ainda sobrar dinheiro. Dura para 3-5 anos e as velocidades nem se comparam, mesmo em usb 2.0

    há qualquer coisa a escapar-me. Mesmo que seja por poder aceder ao ficheiros onde quer que seja, acho que para isso 15-20 gb gratuitos chegam…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      João, penso exactamente da mesma maneira

    2. Avatar de Bahh
      Bahh

      Muita gente preocupa-se com a possibilidade de o local arder, ficar completamente inundado, com um terramoto que pode destruir tudo, com o furto/ roubo do(s) disco(s), que o(s) disco(s) avarie(m)… logo gostam por vezes de ter tudo o que possam ter alojado em computadores remotos.

      Esse 1 TB está muito barato! No Wuala 1 TB são 999€ anuais! Aquilo é encriptado e tal… mas são 999€ por ano.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Eu também uso o Wuala (gratuito) mas o serviço da Lacie é uma coisa à parte, por causa das características de sincronização que eu só conhecia do Sugarsync.
        Aliás muita pena tive quando passaram o serviço a pago… desde aí, Wuala.

  16. Avatar de Frederico Emanuel
    Frederico Emanuel

    Acho que muitas pessoas ainda não descobriram o hubic que acho que é da mesma empresa que a ovh que é uma empresa de hosting. A hubic oferece 10TB por 10 euros por mês e comparado aos 1TB por 9,99 por mês do Dropbox é mais espaço por menos dinheiro.
    É claro que secalhar o Dropbox tem um melhor cliente e funcionalidades que o hubic não tem mas quem não quiser essas funcionalidades tem o hubic 😉

    https://hubic.com/pt/offers/

  17. Avatar de Francisco
    Francisco

    Com o que se paga em 7 meses pode-se comprar um NAS de 1TB e fazer a festa e consegue-se melhores velocidades.

    O senão é a partilha de dados com qualquer pessoa, é onde o NAS falha, pelo menos os mais baratos.

    1. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      E em casa de falha grave da NAS? Agarras-te a quê?

      Pensa bem! Conheço muitos casos de possuidores de NAS que ficaram a berrar quando a “menina” se lembrou de entregar a alma ao Criador …

      1. Avatar de Neopunk
        Neopunk

        +1.

        Não é por ter um NAS a fazer Disk Mirror que se resolve um problema. Sofrer de Silent Data Corruption não é assim tão raro, já nem vou falar do pior cenário possível, a vossa NAS cair no chão e as agulhas dos discos ficarem a saltar do prato, ou um power outage que eventualmente torre a PSU da NAS e causar dano nos discos, nada disto são cenários improváveis.

        Se é possível mitigar esse risco? Óbvio que sim, com a típica redundância da redundância e como é lógico os custos sobem e muito!

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Não precisas de um NAS, basta um disco USB 3.0 e fazeres backups com regularidade. É mega improvavel que nessa “meia duzia” de vezes que o usas aconteça algo. Eu nunca tive um disco externo em toda a minha vida (e tive imensos e com bastante uso) que se estragassem.

          E menos provavel que o PC *e* o backup se estraguem.

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        E se não tiveres um NAS e o serviço Cloud for hackeado e apagarem tudo, ou o serviço for ao charco e fecharem tudo antes que possas fazer backup? É improvavel assim como um NAS falhar ou a casa arder.

        Eu tenho 2 NAS diferentes, em que a info importante está nos 2, mais no PC e os docs mais importantes no dropbox (backup). Multimedia em cloud é simplesmente horrorosamente lento, e às horas de muito trafego os serviços colapsam e ficam lentos. Os meus NAS estão sempre à velocidade da rede. Se um pifar tenho o segundo, e se pifarem tenho o pc e dropbox (ficheiros importantes). Nada é 100% mas só cloud nem pensar, e é penosamente lento.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    A minha preferência vai para o Office 365 Casa Premium.

    Por 99€ tem-se:
    5 contas de 1TB cada no OneDrive
    Office completo para 5 utilizadores (1 computador e 1 tablet/telemóvel cada)
    60 minutos de Skype por mês

    Se dividir-mos o preço pelos 5 utilizadores dá 1,65€ por mês ou 19,80€ por ano…

    Beat that 🙂

  19. Avatar de neopunk
    neopunk

    Já aqui vi referência ao Office 365 para estudantes e fica aqui o cenário da edição Home que serve para qualquer pessoa.

    O Office 365 Home custa 10€/mês ou 99€/ano (17% desconto), com isto têm 5 licenças para dispositivos diferentes ou 5 licenças para utilizadores diferentes com 1 único dispositivo. Para além do Skype, passam a ter 1TB de OneDrive por CADA utilizador que tenha sido atribuída uma licença, portanto se atribuírem 5 licenças, na realidade têm 5TB dispersos por 5 contas diferentes.

    Sobre o OneDrive em si já muito foi dito, sou utilizador desde o Skydrive beta, tinha até há pouco 25Gb (bonús de fidelização)+ 3Gb adicionais por usar Windows Phone, mas para minha surpresa passei a ter on top 1TB com o Office 365.

  20. Avatar de neopunk
    neopunk

    Fazer comparativos de custo por GB entre “Cloud vs Disco físico” na grande maioria dos casos não faz sentido.

    Vou esquecer os fatores de mobilidade e produtividade, para já esses fatores são requisito para uma parte residual de pessoas, portanto vou-me focar naquilo que mexe com todos.

    Passámos a ser fotógrafos regularmente em algum momento ou em algum lugar, as Camaras dos Smartphones que no mínimo oferecem 5Mpx e que facilmente andam nos 8Mpx atingindo até 41Mpx, o fenómeno é tal que existe uma espécie de “TV killed the radio Star” mas no mundo entre o Smartphone e as quickshot cameras.
    Já nem vou falar na moda da fotografia, quantos na vossa rede de amigos ou até vocês mesmos não conheceram um novo hobby com as camaras semiprofissionais, não sendo o meu caso mas no meu ciclo de amigos é uma tendência abundante e crescente.

    O mundo digital já leva uns anos valentes e as nossas fotogalerias crescem de dia para dia, acho que ninguém quer ver o seu passado refém de um qualquer disco sujeito a falhas, por mais sistemas de armazenamento RAID 1, 1+0, 5 que queiram abordar o desconforto fica lá, o retorno de investimento nestes casos é por norma a 2 ou 3 anos o que numa economia de escala e constante transformação da Cloud com os preços a baixar a cada semestre pode até revelar-se um retorno nunca atingível.

  21. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    uma coisa é ter a disponibilidade dos dados em todo o lado, ou um backup temporário. Outra coisa completamente diferente é backup de informação. Vamos imaginar que faço o backup de fotos. Eu quero ter acesso a essas fotos daqui a 5 anos, 10 anos, 30 anos. Um serviço cloud pago está limitado enquanto se pagar. Um serviço free está limitado enquanto o serviço existir (o pago tb, óbvio). Como instrumento de backup parece-me muito pouco interessante.

    1. Avatar de Neopunk
      Neopunk

      Uma das áreas onde a Cloud se tem destacado, tem sido precisamente nos Backups.

      A escolha do prestador de serviço é fundamental, para percebermos em quais dos cestos é que devemos inserir os nossos ovos, basta pensar nisto. Existem 3 e apenas 3 empresas que estarão a dominar o mundo Cloud daqui a 10 anos, Microsoft, Google e Amazon. Tudo o que rodeia, uns irão desaparecer, outros irão sobreviver a competir em áreas onde têm capacidade para o fazer, Storage não será certamente uma delas (posso explicar noutra thread), outros irão ser parceiros destes gigantes tecnológicos e montar soluções com base na tecnologia que estes oferecem.

      Posto isto, eu enquanto consumidor obviamente que escolho o que atualmente se revela credível e previsivelmente duradouro. MEGA, Abelhas, Box, whatever, no que para mim é realmente “crítico” não deposito certamente a minha informação.

      Recordo-me há 2 anos de ter tido uma conversa com um CIO do Governo que me dizia: “A CNPD quer obrigar-nos a guardar Logs durante 20 anos, nem sei se daqui a 10 anos os robots de Tapes são os mesmos, como é que vou recuperar dados com Hardware que já nem existe????”. Afinal não é na Cloud que residem os problemas, eles existem desde sempre!

  22. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Eu uso Dropbox para o “dia-a-dia”, Copy (20GB Free) para backups de “Produção” e Box (50GB Free) para backups gerais de documentos. Para já é mais que suficiente para mim, alem dos backups em suporte HDD.

    Acho no entanto que 99 Eur/Ano para 1TB nao é nada caro!

  23. Avatar de duarte
    duarte

    Uso o OneDrive e estou bem feliz, o office integrado e a possibilidade de editar ficheiros html, js, py é excelente. Para além disso tenho lá 28 GB para sempre mas até 2014 estou com 144 GB de graça =)

    RIP UBUNTU ONE (era o meu preferido)

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Auto-upload de tudo no WP e Win8 para o onedrive. Thank you, but no thank you dropbox

  25. Avatar de Magda
    Magda

    Bom dia!
    Aproveito para perguntar a quem tenha adquirido o Office 365 Casa (10€/mês) ou o Office 365 Pessoal (7€/mês), qual a forma de pagamento que escolheu e se é cobrada alguma comissão/taxa por parte do banco por ser considerado pagamento internacional?

    Obrigada a todos pelas dicas e discussões nos comentários pois parecem-me excelentes. Sou fotógrafa amadora e tenho quase 3 TB em fotografias. Vou estudar a oferta hubiC.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      As taxas cobradas dependem do banco, é conferir no seu banco as taxas que este cobra (ou não) nos pagamentos internacionais (geralmente nos casos em que são cobradas são mais uns poucos cêntimos apenas).

      1. Avatar de Magda
        Magda

        Muito boa tarde Pedro,

        Obrigado pela pronta resposta. Procederei como sugere e consultarei o banco. Como nunca fiz pagamentos deste tipo não tinha a ideia do valor em jogo e queria saber que valores estariam envolvidos (cêntimos, euros, etc.). Muito obrigada.

        Aproveito para ouvir mais sugestões de um serviço de armazenamento na nuvem para o meu tipo de perfil:

        1) Neste momento tenho um pouco menos de 3 TB em ficheiros que gostaria de colocar na nuvem mas que vão crescer mas a um “ritmo calmo”;
        2) Estou disposta a pagar até 10 euros/mês (mais é-me mesmo impossível);

        Obrigada por tudo o que puderem partilhar comigo!
        ———————————–
        Pedro, já agora mais uma pergunta desta newbie porque percebi que tem o Office 365 Estudante. Quem instalar o Office 365 e já tenha o Microsoft Office 2013 (legal) instalado no PC, há algum problema com as licenças e compatibilidades?
        ———————————–
        Li acima o comentário de “neopunk”, que agradeço muito pois dá uma boa ideia, e fiquei com uma dúvida: se eu adquirir o 365 Office Home tenho direito a 5 licenças. Imaginemos que crio 5 contas de e-mail diferentes magda1@outlook.pt; magda2@outlook.pt, etc. e fico com 5 “Onedrives” (1 por cada conta criada, o que perfazia os 5TB e que era maravilhoso para o meu perfil). Mas a minha dúvida é a seguinte: A Microsoft oferece esse 1TB por PC que instale o Office ou por utilizador/e-mail criado? Não sei se me estou a fazer entender e peço desculpa pela falta de clareza. Se for por conta de e-mail criado, instalo o pacote no meu PC e, a partir dele, acedo às 5 contas do Onedrive (numa ponho fotos, noutra livros, etc.). Se for por PC instalado já seria outra coisa e não seria prático ou exequível sequer…
        ——————————-
        P.S.: Obrigada Frederico Emanuel pela sugestão do hubiC sobre o qual nunca tinha ouvido falar e que vou experimentar. Só fico preocupada com a fiabilidade a longo prazo (falências, etc.) Ainda há pouco tempo embarquei, por sugestão de uma revista de informática, no “Yunio” (que era gratuito) e, de repente, passou a pago sem qualquer aviso e ficaram com todos os ficheiros que lá estavam sem me darem uma última possibilidade para os ir apagar… “Nabices” de quem não sabe…
        ——————————–
        Obrigada a todos e desculpem este texto enorme!