Portugal: Megaoperação da PJ contra o smishing e vishing! 6 detidos…

16 Comentários

A Polícia Judiciária, através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em articulação com o DCIAP, desencadeou  hoje uma megaoperação policial contra o cibercrime.

Denominada de “BITPHISH”, nesta operação foram realizadas 31 buscas que resultaram em 6 detenções.

Portugal: Megaoperaçao da PJ contra o smishing e vishing


Em causa, está um grupo criminoso organizado, fortemente indiciado da prática dos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo, branqueamento de capitais e associação criminosa.

De acordo com a PJ, foi possível apreender cerca de €200.000,00 em numerário, um prédio urbano, um automóvel, uma arma de fogo e diversos elementos de prova.

Os factos em investigação centram-se no modus operandi denominado de phishing bancário, na modalidade de smishing e vishing.

Como funciona um ataque de smishing e vishing?

Normalmente é enviada uma SMS ou uma MMS, onde são, por exemplo, oferecidos prémios ou a solicitar a confirmação de algum tipo de vínculo com uma empresa credível. A mensagem contém um link e ao clicar no mesmo é reencaminhado para uma página onde é solicitado o preenchimento de dados pessoais, como cartão de crédito ou outros.

Estas mensagens são enviadas em nome de empresas conhecidas, geralmente de comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações, de bancos e de empresas de entrega de encomendas.

Portugal: Megaoperaçao da PJ contra o smishing e vishing

Seguidamente as vítimas eram contactadas por chamada de voz (vishing), por indivíduo que dizia ser do serviço de segurança do Banco, com o propósito de enganar a vítima a validar a transferência bancária ilícita realizada.

As pessoas detidas irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes, para interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. Além dos seis detidos – quatro homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 70 anos – foram constituidos mais 10 arguidos.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aquele
    aquele

    Trocos ao pé da corrupção do governo. Preferia que as prioridades fossem com base nos montantes, mas enfim, Portugal.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      A malta corrupt no Governo não é apanhada, porque são eles que fazem as leis e sabem como se safar. Assim também eu…

      1. Avatar de aquele
        aquele

        Ora… no entanto a malta continua a votar nos mesmos.

        1. Avatar de joao matos
          joao matos

          Porque não há outros em quem votar. A não ser que o ‘trump’ venha do estados unidos viver para portugal para formar um partido, mas esse aqui também não se safa porque já é muito conhecido. Ditadura? Não obrigado! Resumindo…dentro do mau, o mau menor.

          1. Avatar de zakarias
            zakarias

            Ditadura ? Mas qual Ditadura ? Isso é conversa de ignorante. A constituição previne que isso pudesse acontecer. O que estás a fazer é usar a conversa do medo para justificar as tuas opiniões que não são fundamentadas em facto nenhum. Hoje em dia em Portugal existem dois tipos de pessoas, aquelas que são coniventes com o sistema actual de justiça manipulada e politicos corruptos e aquelas que estão dispostas a lutar contra isso. Se te sentes confortavel a viver na m3rd4, é um problema teu, outros estão a lutar para uma mudança.

          2. Avatar de sayWhat
            sayWhat

            Se calhar, está na hora de mudar de regime 🙂

          3. Avatar de Diogo
            Diogo

            Se dizes que não há outros em quem votar é porque não tens andado muito atento, existe alternativa.

          4. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            A alternativa é votar em branco, mas votar.

            Se houver mais de 50% de votos brancos, quer dizer que o povo não se revê nos candidatos e terá que haver outra eleição com candidatos novos.

            O povo manda, mas é conformado e preguiçoso… Pão e circo cala muita gente…

            Já repararam na quantidade de obras e “melhoramentos” que começaram à cerca de 1 mês?

          5. Avatar de ZarkBit
            ZarkBit

            Artur Peralta o voto em branco não tem qualquer poder no sistema eleitoral Português, vale tanto quanto o voto nulo e abstenção, o ideal é votar noutro partido para evitar maiorias absolutas.

          6. Avatar de aquele
            aquele

            @joao matos é por pessoas como tu que o pais está como está. Se achas que não há alternativa, cria-a, votar no mesmo é ser cúmplice desta situação.

          7. Avatar de theman
            theman

            O Trump? A sério? Achas que os EUA deixaram de ter a Goldman Sachs no governo só porque estava lá um gajo que falava grosso? Claro que não. Continuaram a mamar os mesmos.
            Mete cá o Ventras que vais ver que é o mesmo, mais um tipo casado com os advogados e financeiros do costume.

  2. Avatar de Sapo Cigano
    Sapo Cigano

    “quatro homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 70 anos – foram constituidos mais 10 arguidos.” Como querem que a economia prospere se andam a destruir negocios de famila.

    1. Avatar de enfim
  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Vi no Telejornal da RTP1 esta notícia.Como isto vai.Vejam lá—>(De acordo com a PJ,foi possível apreender cerca de €200.000,00 em numerário, um prédio urbano,um automóvel,uma arma de fogo e diversos elementos de prova.) Que mundo de gatunos e ladrões. 😐

  4. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Mão pesada com eles!

  5. Avatar de eu
    eu

    “A alternativa é votar em branco, mas votar.
    Se houver mais de 50% de votos brancos, quer dizer que o povo não se revê nos candidatos e terá que haver outra eleição com candidatos novos.
    O povo manda, mas é conformado e preguiçoso… Pão e circo cala muita gente…
    Já repararam na quantidade de obras e “melhoramentos” que começaram à cerca de 1 mês?”
    Isto é apenas uma enorme mentira…
    ganha as eleições quem tiver 50% +1 dos votos válidos… votar em branco é o mesmo que não votar.