Portugal: Internet a 6,15 euros por mês arranca hoje

42 Comentários

A tarifa social de Internet, com um valor de 6,15 euros (IVA incluído) e destinada a consumidores com baixos rendimentos, entra hoje em vigor, estimando o Governo que abranja “780 mil beneficiários potenciais”.

Por “apenas” 6,15 euros mensais, os clientes podem usufruir de 12 Mbps de download e um débito mínimo de upload de 2 Mbps, com um tráfego mensal em banda larga de 15 GB.

Portugal: Internet a 6,15 euros por mês arranca hoje

Tarifa Social de Internet em vigor durante este ano

Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet. No entanto, segundo alguns organismos, os preços são elevados. Tal como já acontece no segmento da energia, onde existe uma tarifa social, também no segmento das comunicações tal irá acontecer.

A nova tarifa social de internet visa fornecer serviços de acesso à Internet em banda larga, fixa ou móvel, e tem como objetivo principal promover a inclusão digital através da possibilidade de acesso a um conjunto mínimo de serviços de base digital tipificados na diretiva europeia 2018/1972 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018, que estabelece o Código Europeu das Comunicações Eletrónicas (CECE).

A tarifa disponibiliza um conjunto de 11 serviços mínimos, onde se inclui o correio eletrónico, os motores de pesquisa (que permitem procurar e consultar todos os tipos de informação), jornais e notícias na Internet e comprar ou encomendar bens e serviços ‘online’.

Portugal: Internet a 6,15 euros por mês arranca hoje

A tarifa social de internet “vigora entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2022”, de acordo com a portaria.

Para aceder à tarifa é preciso fazer um pedido junto do operador, sendo a atribuição automática após confirmação da elegibilidade. Os consumidores a quem não seja aplicada automaticamente a tarifa podem apresentar requerimento para a respetiva atribuição a uma das operadoras de comunicações eletrónicas, podendo anexar os documentos comprovativos de que são elegíveis.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lopes
    lopes

    Espera. a tarifa só vigora durante um ano, quer dizer que daqui a 1 ano, já toda gente está a empregada e com grandes ordenados e já pode pagar internet pacote completo.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Não, ao fim de um ano é feita a reavaliação. Mas a taxa social de prestação de serviços de internet em banda larga (com limitações) – é uma diretiva da União Europeia.
      Vem na Portaria publicada no D.R.:
      https://dre.pt/dre/detalhe/portaria/274-a-2021-175043517
      ´
      E, em rede fixa ou rede móvel. O que eu não estou a ver é os operadores a instalarem rede fixa por esse preço (com um custo de instalação adicional de 41€).
      Segundo o “DN” esta tarifa abrange 780.000 beneficiários potenciais.
      https://www.dn.pt/dinheiro/tarifa-social-de-internet-entra-hoje-em-vigor-com-custo-mensal-de-615-euros-14454324.html

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Ao fim de um ano é feita verificado se ainda precisas/qualificas para continuar a ter acesso.

      O mesmo deveria de acontecer com todo o tipo de beneficios que sao oferecidos pelo estado, ao fim de um ano és avaliado novamente para ver se ainda qualificas ou nao, para tal, deverias de ter de fazer prova de rendimentos, bens e valores detidos em contas bancárias.

  2. Avatar de Ts
    Ts

    Mais impostos a pagar, agr tb tenho se pagar as idas dos outros ao facebook, socialismo está a tornar-se ridiculo

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Podes sempre mudar.

      Quando lá chegares manda saudades, que é coisa que cá não deixas!

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        E quando não tiveres mais ninguém que te sustente com impostos vais apanhar pedrinhas para comer.. mente retrógrada e sem sentido nenhum a tua

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Nao é bem assim.
      Primeiro estamos a falar de um servico ridiculo, velocidades extremamente baixas e um plafon de dados também ridiculo, nao dá para fazer muito.

      Se estivesses preocupado com os impostos que pagas a mais por causa dos milhoes roubados nao só aos bancos como em outras situacoes eras capaz de ter um pouco mais de sorte.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Mas afinal é Socialismo ou é uma directiva comunitária ?

  3. Avatar de Tony
    Tony

    Socialismo é roubar aos que honestamente trabalham para dar aos que não querem fazer nada, e claro encherem os seus próprios bolsos. Pode ser que o povo acorde nas próximas eleições.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Acordar para o quê: Duadecimos no ordenado? Subsidio de Natal nas férias? Convite expresso à imigração?

      Tadinho!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Jamaral, não querendo que acorde da sua letargia, quer me parecer que quando se pega num país na bancarrota, debaixo da asa do FMI, a primeira coisa a fazer é cortar na despesa do Estado.
        Mas pelos vistos vc acha que a solução para um país falido é aumentar a despesa.
        Seja como for, quem negociou o acordo de assistência foi o Sócrates e não o Passos.
        Em relação à emigração, parece que o convite continua em vigor…

      2. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Não vivias em Portugal aquando da bancarrota socialista em 2011 foi?

    2. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      As minhas condições para escrever comentários são as de outras ocasiões.
      Apagam-me os comentários não escrevo mais nenhum.

      1. Avatar de Vítor M.

        As regras são para cumprir. Sejam cordeais.

    3. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Tu achas mesmo que pagar 6 euros por 10mbit/s é socialismo?
      É praticamente o que qualquer pessoa com contrato de tv paga para lhe juntar um telemovel…..

      PS: põe a tua propaganda eleitoral no…

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Isto não é propaganda eleitoral mas sim um diretiva imposta pela UE!! Pena que tenhas atacado o alvo errado.

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Claro que o problema do país é mesmo a tarifa social de Internet, que deve de custar centimos por mes ao estado.

      Falar dos que roubam milhoes?Nah… isso nao importa, esses andam de colarinho por isso só podem ser portugueses de bem…

    5. Avatar de Valter
      Valter

      Parabéns, você descreveu o Capitalismo com maestria: roubar aos que honestamente trabalham. Nunca vi descrição mais apta.

  4. Avatar de Mouro
    Mouro

    Dia 30 é dia de lutar contra o socialismo e contra a pobreza em portugal

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Talvez um dia precises do tal socialismo que não precisas hoje, e depois podes voltar aqui para ler o que escreveste.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Socialismo != De ideias sócio económicas.. não queiras tu viver num regime totalmente socialista

      2. Avatar de José Santos
        José Santos

        Socialismo é bom a gastar o dinheiro dos outros!

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          José, é bom a gastar até acabar.
          Quando rebentam com tudo vão embora e quem vier a seguir que se amanhe….

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            É o que vai acontecer com a bazuca

        2. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Escolha errada de palavras.
          Se eu nunca precisei da policia, posso dizer que pagar impostos para uma policia que não utilizo, é gastar dinheiro que é meu?
          Não.

          Pois aquele dinheiro não é meu. É do estado.

          Depois existe a realidade de que a maior parte das pessoas a deixarem este tipo dr comentários, estão fustrados porque recebem o ordenado mínimo. Pois, com o ordenado mínimo quase nao descontam….
          Quem realmente desconta em Portugal é gente que ganha mais de 1000 euros limpos.

          Eu, nao me importo de descontar metade do meu ordenado para vivermos numa sociedade justa(que nao a temos mas que tentamos ter).
          Nao seria justo obrigar as pessoas a usarem serviços do estado de forma online, sem arranjarem uma maneira de dar Internet às pessoas.

          E até digo mais. Devia haver uma internet bem mais basica(menos velocidade) totalmente grátis.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            “Eu, nao me importo de descontar metade do meu ordenado”…

            Credo, que medo.
            Havia era de o descontar todo.
            Anda a descontar metade do ordenado para nada funcionar devidamente.
            Parabéns.
            Vc é um ilustre exemplo pelo qual estamos na cauda da Europa.
            Só paga…. Isto só pode ser para rir.

    2. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Sim, dia 30 vamos poder voltar a responder à pergunta: Queremos, de novo, Passos Coelho?

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Cordeiro, nós não queremos de novo o Passos Coelho, o que nós queremos é outra bancarrota protagonizada pelos mesmos de sempre…

      2. Avatar de Louro
        Louro

        O que vale é o que o povo nao está a dormir, porque estes dorminhocos sao os primeiros a beneficiar do estado social o qual cuspem em cima.

        O que eles querem é um Passos coelho v2 misturado com um Salazar v2.

      3. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Esquece que o Passos Coelho não volta para nos safar. Os portugueses não merecem políticos honestos e humildes. Gostamos mais dos habilidosos e mentirosos…e é por isso que países que entraram bem depois de nós na UE têm melhores índices de crescimento que Portugal…agora pensa e responde convictamente como os outros mentecaptos rosas e vermelhos A cULpA é Do PaSsOs!

        “Eu, nao me importo de descontar metade do meu ordenado para vivermos numa sociedade justa”

        Ao contrário dos defensores do capitalismo do “És pobre logo és livre para cair para uma valeta que não quero saber”Louvo esta tua atitude!

  5. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    15gb por mes e pagar 6.15 ? acho que nao compensa se for o consumidor final a pagar . Se for o governo a pagar ou nalgum sitio remoto entao td bem.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Quem têm NOS, MEO e Vodafone é que vai pagar a diferença. Apanha-se com um aumento na fatura de pelo menos de €1,50.

      1. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        O que rege o aumento dos preços para os outros tarifários é a concorrência ou a falta dela.
        Felizmente vamos ter novos operadores “reais” no 5g.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Estamos todos à espera dessa nova concorrência.
          Gamela onde cabem 4 cabem 6 ou 7…

  6. Avatar de Joao
    Joao

    O estado já gasta dinheiro que muitas vezes cai nas mãos de empresas e pessoas corruptas. Aqui pelo menos pode ter algum benefício para a sociedade no geral. Saber usar a Internet já é uma necessidade para ingresar no mundo laboral mas principalmente é melhor ter jovens de famílias com poucas posses a aprender a usar a Internet do que a fazer outras coisas que não são nada úteis para a sociedade. Pagar impostos para ajudar pessoas necessitadas não é um problema para mim. Pagar impostos para resgatar impresas privadas que actuam de forma irresponsável, isso sim é um problema.
    O problema que tenho com o estado é a corrupção que resulta em uma má gestão do dinheiro que contribuimos. E por isso como tu não sou a favor de mais e mais impostos. Mas de novo se contribuo prefiro que seja para algo como um aceso a Internet mínimo garantido do que para coisas como esta :
    https://www.publico.pt/2021/12/14/economia/noticia/caso-edp-novelo-casos-cruzam-1988610

  7. Avatar de Vrael
    Vrael

    15gb?? Se isso for rede fixa esquece meia duzia de filmes na Netflix e estoira isso… ridículo…

    1. Avatar de Alguém
      Alguém

      Sim, porque uma pessoa que vai pedir a Tarifa Social de Internet também paga a mensalidade da Netflix.

  8. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    15GB? Voltámos a 2005?

  9. Avatar de mário ferreira
    mário ferreira

    afinal quem tem direito a isto? Quais as condições sociais ordenado mínimo?