Portugal: Burla com MB WAY leva à prisão de jovem de 34 anos

72 Comentários

O MB WAY é um dos sistemas digitais mais fantásticos para transferência de dinheiro. No entanto, devido à sua facilidade, é também usado para esquemas de burla com elevados retornos monetários para os burlões.

Em Portugal, pela primeira vez, um burlão vai ser preso.

Portugal: Burla com MB WAY leva a prisão de jovem de 34 anos


O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.

Em Portugal são mais de 5000 vítimas de burla via MB WAY. Mais de 2,3 milhões de euros já foram desviados. Os últimos esquemas, que têm vindo a ser revelados, indicam que os burlões fazem-se agora passar por empresas portuguesas conhecidas – saber mais aqui.

Portugal: Burla com MB WAY leva à prisão de jovem de 34 anos

Jovem burlão de 34 anos vai ser preso 

De acordo com o JN, um arguido que enganava as vítimas usava a plataforma MB WAY vai ser preso. Segundo o jornal, o tribunal de Setúbal proferiu a primeira condenação a pena de prisão efetiva. Fábio Farias, 34 anos, liderou durante um ano um esquema de burlas, em Setúbal, e mesmo quando foi para a cadeia por outros crimes, continuou a enganar as vítimas.

De acordo com informações, o grupo conseguiu roubar 40 mil euros, enganando dezenas de vítimas em transações feitas na internet e com pagamentos combinados ao telefone.

As vítimas dos crimes eram pessoas com bens nas plataformas de anúncios online. O arguido abordava-as e dizia que pretendia realizar o pagamento via MB WAY. Informava-as de que deviam introduzir o número de telemóvel do comprador, quando, na verdade, o número a inserir era do próprio utilizador da aplicação.

Uma vez mais deixamos o alerta para quem usa MB WAY…

  • Se não compreende o funcionamento da aplicação, recuse o pagamento por esta via;
  • Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
  • Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
  • Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
  • Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Brito
    Brito

    Jovem de 34 anos? Wtf?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exactamente o que eu pensei assim que li o título. Sinais da infantilização dos tempos

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Acabei de perceber que sou criança.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          És Jovem pá!

    2. Avatar de int21h
      int21h

      É a forma politicamente correcta de dizer que é cig@no.

  2. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Não percebi, como é que alguém que está preso, vai preso por cometer burlas preso? Fica preso X2 ou a cela deste passa a ter duas grandes?

    1. Avatar de Artemus
      Artemus

      Foi preso por outras burlas e enquanto estava preso, continuou com as burlas do MBWay. Não percebi qual é a dúvida?

      1. Avatar de xnelox
        xnelox

        Então não foi preso como apresentado no título, porque já estava preso.

      2. Avatar de xnelox
        xnelox

        “aumentou a pena” se é que efetivamente será aumentada. Isso sim é o que poderá acontecer, não é ser preso quando já está preso… posso levar a taça?

    2. Avatar de VM
      VM

      Nenhuma das duas… é adicionado MAIS tempo à pena..
      Simples.

  3. Avatar de Félix Errado
    Félix Errado

    Com essa idade já devia ser um homem xD
    (Sim, o trocadilho foi propositado)

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Até aos 18 é uma criança, visto que no hospital vais para a pediatria, logo com 34 és um jovem.

  4. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    “Fábio Farias, 34 anos, liderou durante um ano um esquema de burlas, em Setúbal, e mesmo quando foi para a cadeia por outros crimes, continuou a enganar as vítimas.”

    A questão aqui é saber se a prisão não é castigo suficiente ou se as medidas para reinserir na sociedade não são suficientes.

  5. Avatar de Rita marques
    Rita marques

    Preso por apenas roubar 40mil euros? Há quem roube milhões e seja condecorado….Berardo, LFV, Sócrates. É o nosso país.

    1. Avatar de Phil
      Phil

      Sim, porque rouibar 40mil euros é banal.

      1. Avatar de Rikko
        Rikko

        Não é banal mas vá são apenas 5 meses de salário. Bastava pena suspensa.

        1. Avatar de HellShoot
          HellShoot

          5 meses de salário?! Hello! Enganei-me na porta de saída ao nascer. Vim parar ao Portugal errado

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      Se tivesse roubado 40 milhões também seria condecorado!!

      1. Avatar de Paulo Pedroso
    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      O problema é que 40 mil não chega para subornar Juizes e advogados

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Resta saber se é pena suspensa ou efetiva…

    1. Avatar de Sérgio Miguel Henriques
      Sérgio Miguel Henriques

      “(…) Segundo o jornal, o tribunal de Setúbal proferiu a primeira condenação a pena de prisão EFETIVA.”

  7. Avatar de Test User
    Test User

    Jovem??? Desde quando 34 Anos é ser jovem.
    Legalmente, pelo menos 16 anos que é responsável pelo seus actos.

    Expresso: “Tribunal de Setúbal condenou um homem de 34 anos a uma pena de prisão efetiva de quatro anos.”

    1. Avatar de João
      João

      Pois…. é para aligeirar a noticia….
      A expressão jovem é usada e abusada pelos jornalistas em função do que o “jovem” fez.
      É parecida com a nacionalidade “estrangeiro”.

      1. Avatar de Vítor M.

        Aligeirar? Imagino que lhe tirou praí dois anos de pena.

    2. Avatar de Luisão
      Luisão

      Mas qual é o drama de chamar jovem, adulto, homem, idoso, sénior, velhinho? Acrescenta alguma coisa à noticia?

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Problema é quando não corresponde a verdade. Leia outros comentários , não sou único perguntar porque é jovem.
        Outro problema é nesta sociedade, desresponsabilizar os jovens. Este sujeito na notícia, já devia ter responsabilidade pelo menos 16 anos e fazer algo útil para sociedade.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E a que idade alguem deixa de ser Jovem e passa a ser adulto?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          No meu tempo era quando ia cumprir o serviço militar obrigatório 🙂

          1. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            Eu cumpri o serviço militar obrigatório, tenho bem mais que 34 anos e ainda me considero jovem…

    3. Avatar de LSpencer
      LSpencer

      Tinhas que estragar a minha alegria não é? Mal li o título fiquei todo contente porque se 34 é jovem, 35 também é! E eu tenho35! Obrigadinho…

    4. Avatar de int21h
      int21h

      É a forma politicamente correcta de dizer que é cig@no.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    “Em Portugal, pela primeira vez, um burlão vai ser preso.”
    Eh eh ..

    1. Avatar de Luisão
      Luisão

      Já pode colocar no CV e mandar moldurar na parede da sala

    2. Avatar de xnelox
      xnelox

      Foi um estudo instantâneo e conclusivo realizado pela equipa pplware enquanto escreviam esta notícia

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        LOL é isso mesmo!

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Jovem de 34 anos, está boa está. Obviamente que é propositado, mas qual a principal razão?

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      A razão é viver de expediente não ter trabalho. Metam o gajo a limpar fossas e a limpar matas e está resolvido esses e todos os outros que mamam a contam do estado ou de terceiros

  10. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Bem acho que deviam investigar mais porque deve haver muitos mais que também burlam e ainda andam por ai, espero que as penas sejam pesadas e que as pessoas que usam a plataforma prestem mais atenção para que não se faça do MBWay um bicho porque a app é boa, cuidado e não se deixem burlar.

  11. Avatar de LA
    LA

    34 anos e jovem?

  12. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    *homem de 34 anos

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como eu gosto dos eternos jovens.
    Já passei os 34 anos, mas lembro-me de que quando tinha essa idade ser tratado como sendo já um homem adulto.

  14. Avatar de xnelox
    xnelox

    Soltem o jovem que ele ainda é menor de idade!

  15. Avatar de Hidelberto
    Hidelberto

    O meu vizinho tem 38 anos é um jovem que nunca trabalhou na vida e vive com a mae, mas anda de BmW Series 5 e uma namorada ucraniana de 23 anos. È jovem!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não!! Esse é mas é esperto 😀

      1. Avatar de xtremis
        xtremis

        Pode ser um jovem esperto xD

  16. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    Sinceramente, não encontro razão de não chamarem jovem a um sujeito de 34 anos… Por exemplo (real): tenho 74 anos quando me deito e 30 quando me levanto… Sou um “velho” ao deitar-me e um “jovem” ao levantar-me! O problema é que, com o correr das horas, as trampas que vão acontecendo, que vou lendo, que vou constatando, fazem-me “envelhecer” até chegar aos 74 na hora de ir xonar… (off-topic): excelentíssimos senhores Administradores deste site, tentei inserir este post com o VPN ligado e, como habitualmente, não saiu… Tive de desligar o VPN, expondo-me à curiosidade de terceiros para o poder publicar. Não façam mais PUB aos VPN’s porque assim não vale, ou então informem o vosso algoritmo que escrever via VPN não constitui nenhum crime de lesa Pplware… Muito obrigado pela vossa atenção.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nunca tive problema e uso sempre VPN.

  17. Avatar de Reis
    Reis

    Toma! Bem Feito!

    1. Avatar de Rikko
      Rikko

      Tanta satisfação com uma pena de prisão para alguém que passava dificuldades? Nem todos são como tu que tem papas a pagar tudo.

      1. Avatar de just saying
        just saying

        ah bom, passar dificuldades é razão para roubar? e quem ficou sem o dinheiro? Não ficou a passar dificuldades? Trabalhar honesto está quieto, mas roubar já se pode? Tem juízo!

        1. Avatar de Reis
          Reis

          Mesmo! Têm a mania, pensam que são os chicos expertos, deviam ficar sem computador e sem dedos por andarem a roubar!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já viram bem esta conversa de malandreco? Fala em tudo menos em trabalhar.

      3. Avatar de gr33nbits
        gr33nbits

        No comments..

      4. Avatar de Reis
        Reis

        Tu também podes ser o próximo! Ninguém rouba por fazer nenhum, não trabalhas azar…

  18. Avatar de JORGE
    JORGE

    Boa tarde.
    Tenho 64, acabei de entrar na adolescência

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Jorge, Pouco menos tenho, sou um adolescente rebelde que para chatear os papás levanto-me todos os dias bem cedo para ir trabalhar.
      Isto apesar de ainda ser menor de idade, note-se…

  19. Avatar de Manoel
    Manoel

    Pimba! Ainda bem.. à uns tempos também me ligaram com o mesmo processo… correu bem porque já conhecia o esquema… Ainda fui à policia fazer queixa, ou melhor, reportar a situação, mas penso que nao adiantou muito..

  20. Avatar de Xaikkul
    Xaikkul

    Faz-me lembrar aquele jovem de 98 anos que foi preso por trabalhar em Auschwitz…

  21. Avatar de D
    D

    34 anos com mentalidade de 15.

  22. Avatar de Ricardo mota
    Ricardo mota

    Para quem quiser uma excelente VPN a um preço bom:
    https://go.nordvpn.net/aff_c?offer_id=15&aff_id=50894&url_id=902

  23. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    tenho que aprender como se fazem essas burlas, quero entrar no esquema.

  24. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    E a SIBS passa pelos pingos da chuva sem assumir nenhuma responsabilidade por falta de segurança na adesão da aplicação.
    O BP nada faz nada para responsabilizar a SIBS.

    1. Avatar de poiou
      poiou

      Acho muito bem, acabe-se também com a bolsa.porque há uns macacos que pensam que são os.maiores e perdem.dinheiro. Acabem com os automóveis porque causam acidentes.

  25. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    A SIBS não tem culpa nenhuma.Muitas pessoas é que são ingénuas..Este método de pagamento,foi das melhores coisas criadas em Portugal,pelo sistema bancário.
    Vamos ver quanto tempo de cadeia efectiva cumpre este artista.Na choldra haviam de lhe arranjar uma tromba nova.

  26. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Em Portugal, pela primeira vez, um burlão vai ser preso.” Só agora ?? Quantos outros já roubaram por certos métodos e burlaram pessoas através deste sistema digital,o MB WAY ?? É por isso que eu neste mundo desconfio de toda a gente.De toda a gente. ಠ_ಠ

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Mais nada do que confiar nos CTT e dar e entrega pelo correio com portes, assim ninguém te come.

  27. Avatar de WhoCares
    WhoCares

    https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/burlao-do-mb-way-confessa-crimes Aqui fica o “jovem” que claramente só não foi a tempo de comprar o Mercedes/BMW para se juntar à esc*ria do bando que anda neste pais.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Não diga isso, olhe que para certos partidos, que representam centenas de milhares de eleitores, essa gente tem mais direitos que você.
      Deveres é que se esqueceram de lhos atribuir…