Outlook e a Autenticação em dois passos 

19 Comentários

Por Pedro Fonseca para o Pplware

Depois de configurar a autenticação em dois passos na minha conta de e-mail no Outlook, deixei de conseguir sincronizar o meu Outlook 2007 às minhas contas do Outlook.com, que repetidamente me pedia pela password.
Eu sabia que estava a colocar a password correta porque quando acedia ao serviço via browser, conseguia entrar.

Então pensei para mim, como é que eu vou voltar a conseguir usar o Outlook 2007 para aceder à minha conta no Outlook.com sem desativar a opção de autenticação em dois passos?

fotocapa


Depois de se ativar a autenticação em dois passos no Outlook.com precisamos de gerar uma password “especial” para a aplicação que vai aceder ao serviço. Este passo só é necessário para as aplicações que não estão preparadas para funcionar com o serviço de autenticação em dois passos do Outlook.com. Ligações via o “Outlook Hotmail Connector” ou via Exchange ActiveSync (EAS) são dois dos métodos que requerem este tipo de autenticação, via “Palavras-passe de aplicação”.

Gerar esta password é simples e rápido! Saiba como fazer!

1. Entre, via browser, na sua conta Outlook.com, @hotmail.com ou @mail.live.com

weboutlook_001

2. Vá às Definições de Conta

weboutlook_002a

3. No quadro do lado esquerdo, seleccione a opção “Segurança e Palavra-Passe” e, a meio da página, clique na secção “verificação em dois passos“.

weboutlook_003a

4. Basta agora clicar na opção “Configurar a verificação em 2 passos”. Siga os passos e configure o que precisar.

Caso já tenha a verificação a dois passos configurada, clique no fim da página em “Palavras-passe de aplicação” e seleccione a opção “Criar uma nova palavra-passe de aplicação”.

weboutlook_004a

 

Caso salve a password gerada, esta pode ser usada em mais do que um software/aplicação, mas não aconselho por questões de segurança. Sempre que precisar, não custa nada voltar a gerar uma nova password.

Caso alguma das aplicações que usa possa  ter sido comprometida por alguma falha de segurança, use a opção “Remover uma password de aplicação existente“. Apesar do nome, esta opção inutiliza todas as passwords geradas até então. Algo que fiz após ter gerado a senha que está na imagem mais acima.

software_v32

A imagem acima demonstra que, para quem usa o Outlook 2003, 2007 ou 2010 e quer ter acesso às suas contas Outlook.com, basta instalar a aplicação da Microsoft, Outlook Hotmail Connector, – download da versão 32bits e 64 bits.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joana R
    Joana R

    Sabem me dizer qual é o aplicação para usar a autenticação de dois passos no Android?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      https://www.authy.com/

      Mas a microsft tem serviços próprios. A vantagem das apps é que podes usar qualquer dispositivo (até pc) para autentificar.

      1. Avatar de Manuela Moura
        Manuela Moura

        Não é inseguro usar essa aplicação de terceiros. A vantagem é mesmo ter para Windows, que a da Microsoft e google não têm.

        1. Avatar de Manuela Moura
          Manuela Moura

          A questão da insegurança dessa app é uma dúvida minha e não uma afirmação. Não coloquei o?

        2. Avatar de Joana R
          Joana R

          A Google tem e foi primeiro que a Microsoft.
          Google Autenticator.

          So queria saber se a Microsoft lançou uma app para Android.

      1. Avatar de Joana R
        Joana R

        Pois eu vi essa app, mas não tinha a certeza se era essa. Mas pelos vistos é. Obrigado.

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      Instala esta APP no teu Android https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.authenticator2&hl=pt_PT e segue os passos que são indicados

      1. Avatar de Joana R
        Joana R

        Pois eu vi essa app, mas não tinha a certeza se era essa. Mas pelos vistos é. Obrigado.

  2. Avatar de Abílio
    Abílio

    E para quem tem o 2013 64 bits?
    Meia horita e já testo.

    1. Avatar de JJ

      Julgo que para a versão 2013, já não é preciso instalar nenhum programa auxiliar.

      1. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        Correto!

      2. Avatar de Abílio
        Abílio

        Sim, correcto. Está a funcionar.

  3. Avatar de Cromosdocosmos
    Cromosdocosmos

    Portanto, um sistema semelhante ao do Gmail.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Correto.

  4. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    E para o Onedrive já existe alguma coisa?

  5. Avatar de Fabricio Tose
    Fabricio Tose

    Show! Finalmente alguém escreve algo com propriedade. Fiquei semanas sem meu e-mail no Galaxy Note.

    Valeu!!!
    FT

  6. Avatar de Hugo Faria
    Hugo Faria

    Para quem está procurando um software que sincronize contas de email (Hotmail, gmail, Yahoo, etc) com o Outlook, deixo aqui como sugestão o EVO Collaborator for Outlook. É muito intuitivo e útil. Recomendo darem uma olhada aqui: http://contatoecalendariodeoutlook.blogspot.com/2015/06/como-sincronizar-o-hotmail-com-o-outlook.html

  7. Avatar de Monteiro
    Monteiro

    E como fazer para quem, como eu, tem o Outlook 2016???