Outlook.com vai perder chat do Facebook e da Google

8 Comentários

A integração entre serviços de diferentes marcas tende a ser efémera e a apenas funcionar enquanto estas se conseguem relacionar de forma positiva.

A Microsoft introduziu no seu serviço de email Outlook.com um conjunto de serviços adicionais, que traziam para esta plataforma uma integração com outras fontes. A sua intenção era manter os utilizadores nesse seu serviço de email, dando-lhes tudo o que precisariam.

Mas agora a integração que existia com os serviços de chat externos vai ser terminada. Nas próximas semanas o chat do Facebook e da Google vão deixar de estar disponíveis.

outlook_1

A novidade da remoção destes dois serviços de chat está a ser dada aos utilizadores do Outlook.com através de uma mensagem de email que está a ser enviada.

Nessa mensagem a Microsoft anuncia e esclarece as razões porque vai remover do Outlook.com os serviços de mensagens instantâneas externos e dá a conhecer que apenas vai manter o seu Skype.

As razões apontadas para essa remoção não são totalmente responsabilidade da Microsoft, no caso da Google, e surgem como resultado do abandono do protocolo de mensagens que esta empresa usava na plataforma Google Talk.

Algo que não é referido e que seria do interesse dos utilizadores é a razão pela qual as mensagens instantâneas do Facebook estão também a ser removidas, mas a Microsoft escusou-se de revelar esta razão.

A mudança decorrerá nas próximas duas semanas, mas todos os dados que os utilizadores têm na aplicação Pessoas e nem removerá qualquer ligação aos serviços do Facebook e da Google.

outlook_2

Como oferta fica apenas o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, o Skype, que estará disponível no Outlook.com nos mesmos moldes que actualmente é disponibilizado.

Também na mensagem que está a ser enviada aos utilizadores é detalhado o processo que deve ser seguido para que este serviço possa ser activado e utilizador.

Uma das mais valias que o Outlook.com tinha era agregar numa única interface todos estes diferentes serviços de mensagens instantâneas. A sua eliminação, por parte da Microsoft, vem tirar algum do interesse que o Outlook.com poderia estar a dar aos utilizadores.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alisson
    Alisson

    Microsoft é doida, era bom de usar, e 90% das empresas que eu ia, os funcionarios usavam o outlook com facebook conectado.

    vai perder usuarios.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A culpa não é da MS mas sim da Google que acabou com o seu serviço e o FB vai deixar de permitir ligações de terceiros ao chat.

    2. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      para estar no paleio durante o trabalho? lol

    3. Avatar de Dumitru Toderici
      Dumitru Toderici

      Doida porque? Se fores um daqueles usuários então és mais um que não sabe o que quer! Primeiro a Google mereci isto pela guerra que tem com o WP e ate a Google vai fechar o seu próprio serviço Google talk… e por segundo o Facebook quer ver-se livre de ligações de terceiros portanto não vejo onde é que a MS esta doida

  2. Avatar de Fernando Afonso
    Fernando Afonso

    É uma grande perda!
    Principalmente do chat do facebook. As vantagens eram imensas, para usar como apenas serviço de mensagens, não era necessário fazer «log in» no facebook.
    Possivelmente o serviço integrado no Skype vai ter o mesmo rumo…

    Contras: o facto de não ser possível enviar mensagens, quando o receptor está offline, e de não possível o envio de ficheiros

    1. Avatar de Fernando Afonso
      Fernando Afonso

      *e de não ser possível o envio de ficheiros

  3. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Continuo a achar que a tecnologia relativa às mensagens instantâneas está a regredir cada vez mais.

    Imaginem o que seria se só fosse possível enviar emails de gmail para gmail ou hotmail para hotmail.

    O gtalk já foi universal e foi o único…

  4. Avatar de Ismael Guimarães AJ

    ✪ Gostava de ver a Microsoft interessar-se pelas Redes Sociais. Seria uma coisa muito se a Microsoft investisse forte nestas área e, por exemplo, comprasse a Ning. Depois era só mudar a Ning para que a Ning voltasse a ter um plano gratuito.

    ✪ Acredito que a Microsoft com a Ning teria, mais tarde ou mais cedo, capacidade para vender publicidade indexada e lucrar com ela. Se Microsoft melhorasse a Ning para que houvesse uma Ning principal – MS Social – e depois as outras Nings passariam a ser sub-Nings, como que quase ressuscitando os extintos MSN Groups. Os MSN Groups foram a melhor coisa que a Microsoft fez na Web.