Mozilla lançou o Firefox 36 e trouxe-o para uma nova Internet

40 Comentários

Os browsers são já parte fundamental dos nossos computadores. Muita da informação e dos dados que necessitamos estão na Internet e é com estas ferramentas que lhes acedemos.

A Mozilla tem estado na linha da frente no que toca a desenvolvimento e o seu browser, o Firefox, consegue ser uma das escolhas mais usadas na Internet.

Depois de uma versão 35 que trouxe grandes novidades, esta nova versão agora lançada, a versão 36, é mais comedida no que mostra, mas tem muito trabalho feito onde a vista não alcança.

firefox_1

A nova versão do Firefox, que saiu agora para os utilizadores, tem novidades de grande interesse para todos os que se dedicam a avaliar as qualidades deste browser, mas não de forma directa e bem visível.

São novidades que estão bem enraizadas no núcleo do Firefox e que vão dar a todos os utilizadores um acesso mais rápido e mais seguro à Internet.

Falamos da chegada ao Firefox do novo protocolo HTTP/2, que foi recentemente terminado e disponibilizado para ser usado por todos os que criam ferramentas para a Internet.

Esta novidade vai dar ao Firefox e aos seus utilizadores um acesso muito mais rápido aos conteúdos, garantindo que toda a informação circula de forma muito mais protegida e ao mesmo tempo também mais optimizada.

Mas a Mozilla reservou também para esta versão a chegada de uma pequena novidade, relacionada com a sincronização entre diferentes versões do Firefox, sempre com recurso à conta do utilizador.

A partir de agora passa a ser possível sincronizar também os tiles que os utilizadores tiverem bloqueados na página de abertura do Firefox.

Esta opção vem juntar-se a todas as restantes que estavam já disponíveis para sincronização e que permitem ao utilizador manter as suas sessões e configurações entre os diferentes Firefox que tiver a usar.

firefox_2

Para além destas duas novidades de peso, o Firefox 36 tem ainda outras melhorias, mais viradas para a correcção de problemas e de alguns bugs.

Destacamos uma melhoria que pode levar alguns utilizadores a terem alguns problemas na navegação em páginas HTTPS e que é o fim do aceitar de certificados com chaves de 1024 bits. De agora em diante apenas as de 2048 e superiores são suportadas pelo Firefox.

Há ainda a correcção de um problema que estava a afectar os utilizadores do Gmail e do Facebook e que levava a que os acessos às sua contas pedissem constantemente novas autenticações.

Tal como acontece sempre, esta nova versão já deve estar disponível para actualização no Firefox. Instalem-na e vejam o que existe de novo. Como referimos não existe muita coisa visível, mas este browser está novamente no caminho do sucesso.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Firefox

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de p.

    Por sinal depois de quatro anos fiel ao Chrome veltei na semana ao Firefox 35 e estou contente com o que a Mozilla tem vindo a fazer. Espero que o 36 seja são rápido e estável como o 35.

    1. Avatar de soundsyt
      soundsyt

      Estranho mas eu tambem! agora ja nao me apetece voltar ao Chrome.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Boas amigos.

      Sendo eu também um utilizador fiél do Chrome dado a possibilidade de ter tudo sincronizado com o PC + Android…tenho-me deparado com o consumo excessivo de recursos do mesmo.

      Será o Firefox mais leve e com a mesma possibilidade de sincronização que o Chrome?

      Muito obrigado,

      1. Avatar de Roque
        Roque

        Olá … eu estou com firefox desde o inicio, muito antes de ter atingido o 1º milhão de donwloads …. mas o consumo de recursos sempre foi um problema do ff … mesmo que tenha sido corrigido não acredito que a diferença seja significativa em relação ao Chrome .. nunca testei … mas também “nunca quis saber” pois não gosto do Chrome … muito menos do IE

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Eu uso firefox antes sequer de chegar a 1 milhão de downloads tbm! 😀

          Durante uns anitos virei-me para o chrome mas ultimamente voltei ao FF e não quero outro.

          Não crasha tanto e a esta altura o chrome consome mais recursos do que FF

          1. Avatar de Eu Sou Assim
            Eu Sou Assim

            Eu Ainda Me Lembro De Usar O Firebird…Alguém Se Lembra…Antes Do Firefox…

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Se o problema é a sincronização podes abandonar o chrome, pois o Firefox também tem sincronização PC/Android

        1. Avatar de João Carvalho
          João Carvalho

          O Chrome sincroniza e trabalha com outros produtos google associados… contactos, calendários, favoritos, histórico, documentos, traduz… não é fácil encontrar outro à altura… o problema é que não há… cumps

    3. Avatar de Carlos Soares
      Carlos Soares

      Eu também cansei-me do Chrome e da quantidade de treta que agora instalam por defeito. Voltei ao Firefox e estou muito satisfeito.

    4. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Eu sou super satisfeito com o Firefox, cada vez uso menos o Chrome é mais o Firefox e IE.

  2. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Eu acho que vou voltar ao FF tambem.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Entre este Firefox e o Chrome, qual o melhor? Qual é o que consome menos memória RAM? O firefox não tinha um problema que consumo excessivo de memória?

    1. Avatar de Red Devil
      Red Devil

      Teste rapido que podes fazer é abrires os 2 browsers coma as mesmas paginas e vais ver que firefox continua a utilizar mais RAM.

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Boas,

      O Chrome de facto é conhecido por ser o que usufrui de mais memório da nossa máquina, especialmente, pela a abertura de variados processos, um para cada aba, outro para cada extensão a ser utilizada e por aí fora.

      No entanto, numa navegação normal, nada de excessos no que diz a quantidade de abas, a diferença não é muito, pois o Firefox, embora continue a usar menos memória que o Chrome, apenas abre um único processo igualando os variados do Chrome no que diz respeito à RAM.

      No entanto, não deixa de usar menos.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Neste nomento tenho o Chrome e o firefox abertos os dois com o pplware e o gmail abertos… O chrome está a consumir 616Mb e o firefox 300Mb… É uma diferença brutal….

      1. Avatar de @dg
        @dg

        Tens exactamente as mesmas extensões nos dois browsers?

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Acho piada, tenho o Chrome aberto em 3 abas, e apenas está a consumir 150MB no total.

    4. Avatar de João N
      João N

      O Chrome é mais estável. Custa mais memória, mas és recompensado caso uma das tuas abas encrave/crash, pois cada aba é um processo e não afeta o resto do browser.

      A versão 64-bits do Chrome ainda está em beta mas pode ser sacada se quiseres, o que faz o browser ainda mais rápido, seguro e estável.

      A Mozilla cancelou a sua versão 64-bits.

      1. Avatar de João N
        João N

        Aliás, a Mozilla vai trabalhar na versão 64-bits outra vez.
        Principalmente porque o Chrome tem a sua :>

        – Offer our users a better experience with improvements in stability, performance, and security.
        – Remain competitive with the rest of the browser landscape.

  4. Avatar de Vitor
    Vitor

    Qual é o tema do FF que surge na foto?

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Não parece ter nenhum… É o FF a funcionar mo OSX.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Entendo agora porque não encontrava o tema… Obrigado pela resposta.

  5. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Cada vez pior, com mais “bloat”. As novas funcionalidades nem sequer estão traduzidas em pt-pt, umas palavras com o antigo AO, outras com o novo AO. E no YouTube ainda não tem suporte para os 60fps

    1. Avatar de Marco
      Marco

      qt aos 60fps no youtube queixa-te à google.

  6. Avatar de pokiera
    pokiera

    E suporte para os videos do youtube a 60fps?

    Salvo erro, esta relacionado com alguma limitação do html5 no firefox

  7. Avatar de Renato Nogueira
    Renato Nogueira

    Alguém já percebeu que algumas funcionalidade do google não funcionam no Firefox? Ou é só eu que passo por isso! Tipo galeria de fotos do google… não funciona de jeito maneira. Alguém mais com esse problema?

    1. Avatar de Marco Silva
      Marco Silva

      Tenho notado que a Google anda a limitar as funcionalidades dos seus serviços (YouTube a 60fps, Second Factor Authentication com Yubikey, etc.) nos browsers concorrentes ao Chrome.

      E, na maioria dos casos, sem razões técnicas para o fazer, uma vez que as versões mais recentes do Firefox, Opera, Safari, etc. suportam esses funcionalidades.

      Ultimamente, também têm desprezado o Linux e antes não eram assim…

      Acho que a Google ultimamente tem jogado o seu lema de “Don’t be evil” pela janela…

  8. Avatar de Alexandre Mateus
    Alexandre Mateus

    Deviam fazer uma versão light para smartphones, mas igual de fixe.

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Até pode ser efeito placebo, mas sinto-o mais rápido…e eu aqui num PC já antiguinho dá para notar mais do que quem tem um pc moderno…

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    Utilizador de Chrome durante muito anos. Hoje decidi fazer a atualização do Firefox, acho que está muito melhor que o Chrome.

    Mais rápido, e todo o sistema fica mais “leve”.

  11. Avatar de debiangirl
    debiangirl

    Aproveito para informar doutra novidade do firefox 36 é que o RC4 deixa de estar disponivel na primeira negociação

    1. Avatar de José Manuel Fernandes

      Desculpa a minha ignorância, mas podes “traduzir o teu comentário? 😉

  12. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Nas melhorias podia ser escolher a linguagem ao iniciar… Como se altera o idioma? Já estive nas suposta definições e e adicionei o “pt” e cliquei eem Jukke, no entanto após reiniciar permanece no idioma “ach” (ou ahc).

    1. Avatar de Marco
      Marco

      escolhes o instalador para a lingua em questão
      https://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Poderia fazer logo isto ao instalar. Obrigado Marco 😉

        1. Avatar de Marco
          Marco

          O site por predefinição dá a linguagem do sistema operativo e por debaixo no botão de download tens uma linha que diz “sistemas & idiomas”. Mas podes sempre enviar esse feedback para a Mozilla que eles são acessiveis. Já me queixei no twitter da memória que estava a ser comida pelo Firefox e fui contactado por um dev deles que queria mais info para corrigir a situação.

  13. Avatar de Filipe Sá
    Filipe Sá

    Firefox 28 FTW!!!

    Não me consigo habituar à nova interface no mac…

    Já tentei por várias vezes, mas não dá…

    1. Avatar de JCR
      JCR

      +1, e nem sequer uso MAC, uso Windows, mas desde que saiu a versão 29, do Firefox, que recusei-me a fazer o respectivo “update”, fruto principalmente, à desastrosa e trágica “interface”, de nome “Australis”, que o FF 29 e seguintes adoptaram, é 1 risco que eu assumo, não fazer o “update”, dado que a mais recente versão do FF já vai na 37, mas eu, continuo e continuarei na 28, enquanto não houver alterações no maldito “interface”, que muito infelizmente, a Mozilla se borrifou nas milhares de queixas feitas por muitos utilizadores, em todo o mundo, devido ao “Australis”!!!

      1. Avatar de Marco Silva
        Marco Silva

        E porque não atualizar para o Firefox 37 e instalar este add-on, que muda o aspeto para o das versões pré-29?

        https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/classicthemerestorer/?src=cb-dl-mostpopular

        1. Avatar de Marco Silva
          Marco Silva

          É ao gosto de cada um.

          É uma das vantagens do Firefox…