Operação Far Away: Fraudes com MB WAY rendem 270 mil euros

35 Comentários

As fraudes com recurso ao MB WAY não param de crescer. A Polícia Judiciária voltou a revelar uma nova fraude com a utilização de MB WAY.

Segundo o que foi revelado pela PJ, a “Operação Far Away” implicou a realização “de 29 buscas domiciliária, de norte a sul do país, e foram efetivadas 19 detenções. Os prejuízos ascendem aos 270 mil euros.

Operação Far Away: Fraudes com MB WAY rendem 270 mil euros


A Polícia Judiciária levou a cabo uma operação policial de combate ao cibercrime, designadamente, fraudes perpetradas com utilização da aplicação MB WAY. A operação visava a recolha adicional de elementos de prova que indiciavam já três grupos distintos de indivíduos, sedeados na zona do alto Alentejo e que nos últimos dois anos se vinham dedicando à prática reiterada deste tipo de fraudes, tendo causado com isso um prejuízo que ascende a 270 000 euros.

No decurso da operação foram realizadas 29 buscas domiciliária, de Norte a Sul do país e foram efetivadas 19 detenções, tendo sido apreendidos vários e diversificados objetos usados para a prática dos ilícitos e/ou adquiridos com os proventos da mesma.

Operação Far Away: Fraudes com MB WAY rendem 270 mil euros

Os detidos, vão ser presentes a interrogatório Judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC. 

Recomendações relativamente ao MB WAY

  • Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;
  • Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
  • Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
  • Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;
  • Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    São libertados logo em seguida, com TIR. E no mesmo dia voltam a iniciar as mesmas práticas. Tem sido assim. É gente que não respeita nada, nem ninguém.

  2. Avatar de paulo
    paulo

    Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;

    Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;

    entao nao use o mbway!
    Começo achar que estas noticias veem dos lobbys dos bancos para caparem a inovacao! eles querem é mamar as taxas das trans! mas é claro que vai haber sempre burlas ! o povo tambem confia em tudo tem de saber o que esta a fazer! o problema é esse nao é o mbway!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Mais vale fazer presencialmente e levar uma facada no estômago…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Em Calon “Eshtogamú*

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Mas ao fazer o resisto no MBWay, temos de associar um cartão MB, se o pagamento vai para essa conta
    Ou conseguem abrir contas com nome de outras pessoas?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Com acesso ao Mbway também permite levantamentos, e o que muitos fazem é dar acesso a levantamento e recolhem 400€ numa ATM sem videvigilância

    2. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      O que os burloes fazem, é trocar a pessoa (a vitima), a associar o contacto do burlao, ao cartao da vitima. Assim o burlao fica com acesso ao cartao e ao saldo que lá conter

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    “três grupos distintos de indivíduos, sedeados na zona do alto Alentejo”… *sons de sapo itensificando*

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Grupos de Elvas, e que usam uma ATM que tem no centro de Elvas, sem CCTV.

  5. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Como é possível haver gente que cai nestes esquemas ? O analfabetismo funcional está demasiado disseminado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Assim como há tanta e tanta gente que é enganada de outras formas. Só porque alguém não percebe de algo que tu dominas não faz dessa pessoa analfabeta pois por essa ordem de ideias todos somos analfabetos.

  6. Avatar de OdeioBichasModernas
    OdeioBichasModernas

    Ciganada, nada de novo.
    Não contribuem em nada, mas mesmo nada, para a sociedade.
    Só fazem porcarias, mal estar e crimes.
    Fosse eu quem mandasse nesta pocilga e primeira coisa que fazia era subsídios para essa gente imediatamente anulados.

    E ainda há quem os defenda.
    Claro que quem os defende vive longe deles, como é fácil de perceber.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O problema é que eles podem votar, a mãe Ana Gomes que o diga.

      Mas parece que os Alentejamos ( a levar com esta malta desde 1975) já se fartou da coisa.

    2. Avatar de dasdas
      dasdas

      o que tem a ciganada com isto? vota la em quem kizeres ke ninguem te deu cerebro…por isso é que partidos da treta tem votantes…pessoas ke de inteligencia tem zero. infelizmente, as pessoas ke sao engandas tem inteligencia superior a tua mas mesmo assim podem ser enganadas facilmente pela confiança nas pessoas. nao pela estupidez igual a tua.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Outro que vive no país dos teletubis!

        Queres fazer uma tour pelo alto alentejo?

        Os únicos partitos da treta que conheço são o PS, PSD (de longa data) e mis recentemente também o BE, PCP e PAN (geringonça). São os reponsáveis pelo esgoto em que se tranformou Portugal.
        Cérebro é coisa que te falta a ti.

        1. Avatar de Vitor Tavares
          Vitor Tavares

          Colocaste aí a sigla de diversos partidos com representação parlamentar…menos dois! Com a tua “linguagem” e argumentação já vi onde queres chegar…mas para mim CHEGA o fascismo que tivemos por aqui durante 48 anos! Apesar de não existirem regimes perfeitos…a democracia ainda continua a ser o melhor dos sistemas políticos ainda que “imperfeito”!

          1. Avatar de Migiel
            Migiel

            O único partico fascista atualmente é o PCP e o BE, intolerantes a pensamentos i opiniões diferentes.

            Mas já me esquecia da terceira guerra mundial do Trump. Dos sucessos da Hungria e Polónia é que ninguém fala, lol

        2. Avatar de Tiago Ferreira
          Tiago Ferreira

          Não me diga que o partido mais sério é o CHEGA!! LOLLLLL. É que se você acha o partido representado por uma pessoa como o André Ventura que vive nas ideias do António Oliveira Salazar, que nem ele era nascido para saber o que eram esses tempos, porque se soubesse, ele também saberia que nesse tempo nem mal do governo poderia dizer se não a PIDE levava-o preso e só saía quando o Salazar quisesse!

      2. Avatar de OdeioBichasModernas
        OdeioBichasModernas

        dasdas, pela maneira como escreve nota-se à distância que tem uma inteligência superior.
        Além do mais, pessoas com inteligência não confiam em ninguém, muito menos em quem não conhecem nem nunca viram em lado nenhum.
        Partidos da treta há muitos, olhe, são quase todos.
        Só vc é que não percebeu que o artigo refere-se, ainda que subliminarmente, a ciganos.
        Estranho uma inteligência com a sua não se ter apercebido disso.
        Foi um lapso, por certo.
        Acontece aos melhores, que é o seu caso.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    As ratazanas só fazem disto, o dinheiro da droga cala MTS juízes, a esquerdalha em troca de uma votos mete o país de Pantanas, depois não se admirem de o pessoal ir votar no Chega…os políticos e máfia da justiça são o cancro do país

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Quando dizes alguma coisa tens de ter noção daquilo que dizes ou corres o risco de fazer as figuras tristes que fazes.

      A noticia aponta para um problema transversal à sociedade chamado iliteracia. Iliteracia de segunda geração uma vez que os pais não foram detentores de mecanismos suficientes para promover uma boa formação à geração actual.

      E porquê?

      Não te espantes com o conhecimento, não foi devido à “esquerdalha”, foi antes devido à extrema direita com inicio em Oliveira Salazar e termino em Marcelo Caetano.

      Deixa lá a net, agarra-te mas é a uns livros… de história de preferência!

      1. Avatar de OdeioBichasModernas
        OdeioBichasModernas

        Jamaral, vá lá, haja alguém que não culpe o Passos, o Trump ou o Bolsonaro pelo estado da sociedade Portuguesa.

        Só para sua informação, e para não fazer as figuras tristes que diz que os outros fazem, o problema da iliteracia não vem do tempo do Salazar ou algo do género.
        Esse problema já vem desde sempre, desde a monarquia.
        Ou quer dizer aqui a todos nós que antes de Salazar toda a gente sabia ler e escrever e quando ele foi para o poder mais ninguém aprendeu?
        Já agora…
        Pois é, é o que dá andar a seguir a cartilha esquerda, não é?
        Depois habilita-se a ser desmascarado.
        Deve pensar que todos são como vc.
        E digo-lhe outra coisa, Portugal só melhorou alguma coisa devido aos dinheiros europeus, não pense que foi devido aos seus queridos líderes que isto melhorou.
        Sem o dinheiro europeu estaríamos pior que a Albânia.
        Veja lá se o Kim Costa não foi o primeiro a preencher os papéis para a bazuca.
        Não há guito, caro senhor, se não forem os outros a darem umas migalhas, lá vamos nós outra vez ao charco.
        Sim, a culpa é do Passos, diga lá…
        Neste momento só a Bulgária está atrás de nós no PIB.
        Todos os demais países de Leste já passaram por nós bem acelerados.
        A culpa é do Passos, tb? Ou desta vez é do Trump?
        Pode escolher…
        Deixe a Gina e pegue nuns livros de História…

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Ainda bem que escreveste tudo o que escreveste.

          Apenas reforça tudo o que disse.

          1. Avatar de OdeioBichasModernas
            OdeioBichasModernas

            Bem, eu desdisse o que vc disse. Se entendeu que reforcei a sua opinião, é um problema seu.

        2. Avatar de João
          João

          O facto do problema vir de trás não retira culpas aos falhanços do estado novo no que toca à educação da população.

          Relativamente à questão do PIB (presumo que seja o per capita), é falso o que dizes pois continuamos à frente de praticamente toda a europa de leste.

  8. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    @OdeioBichasModernas

    “Bem, eu desdisse o que vc disse. Se entendeu que reforcei a sua opinião, é um problema seu.”

    Pois…. Iliteracia. Podes pesquisar o significado no Google.

    P.S. Não tem nada a ver com saber ler ou escrever, nem com a Monarquia.

    1. Avatar de OdeioBichasModernas
      OdeioBichasModernas

      P. S. Iliteracia, segundo a madrassa que vc frequenta cujo reitor é o Raivoso Sarnento Loucã, é, por definição, tudo e todos os que não acreditam nos amanhãs que cantam, são ignorantes.

      Não, não tem nada a ver com a monarquia, tem a ver com a falta de vergonha na cara.

      Vergonha, pode pesquisar no Google o significado. Bem precisa.

      1. Avatar de Jamaral
        Jamaral

        Não vou descer ao teu nível uma vez que me vencerás facilmente dada a experiência que demonstras.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É recorrente dos Cheganos este tipo de discurso altamente viciado e descontextualizado.

          1. Avatar de Jamaral
            Jamaral

            Pois, tudo completamente dispersivo e incoerente. Pergunto-me se não haverá algum tipo de psicopatologia associada.

  9. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    O mbway é desnecessário e inútil.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se é necessário pode ser discutido agora a utilidade é bem clara.

  10. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    O Mbway é bastante útil para muita gente.Foi uma das melhores inovações que a SIBS fez.