OpenDNS suspende serviço em Portugal e França devido a ordem para bloquear pirataria

65 Comentários

O OpenDNS é um dos serviços de DNS mais usados na Internet. Oferece aos utilizadores a segurança e a privacidade necessária, com filtros importantes para conteúdo para os mais novos. Com muitos utilizadores no nosso país, surge agora a notícia de que o OpenDNS foi suspenso em Portugal devido à ordem para bloquear a pirataria. A empresa seguiu o mesmo caminho em França.

OpenDNS Portugal França pirataria DNS


OpenDNS suspende serviço em Portugal e França

Foi de forma (quase) silenciosa que esta novidade tomou forma. O OpenDNS deixou de estar disponível no nosso país na passada sexta-feira, com as queixas dos utilizadores a centrarem-se apenas no nosso país. Todos os pedidos de resolução de DNS deixaram de ter resposta, apresentado uma mensagem de erro.

Do que foi publicado numa página de suporte, as razões estão mesmo associadas a uma ordem do tribunal. Esta veio como resultado de um caso onde o Canal+ terá conseguido agir contra a partilha de conteúdos próprios que eram usados em pirataria.

Serviço OpenDNS não disponível para utilizadores em França e Portugal

Em vigor a partir de 28 de junho de 2024: Devido a uma ordem judicial em França emitida ao abrigo do artigo L. 333-10 do Código do Desporto francês e a uma ordem judicial em Portugal emitida ao abrigo do artigo 210-G(3 ) do Código de Direitos de Autor Português, o serviço OpenDNS não está atualmente disponível para utilizadores em França e em alguns territórios franceses e em Portugal. Pedimos desculpa pela inconveniência.

Resposta a ordem para bloquear pirataria

Do que revelou numa publicação feita no seu serviço de suporte, a razão é apenas legal. Está a responder a uma ordem judicial, emitida ao abrigo do Código de Direitos de Autor de Portugal e do Código do Desporto de França.

O mais estranho é a forma como o OpenDNS reagiu a esta ordem do tribunal. Outras empresas associadas bloquearam o acesso a certos sites de forma isolada e controlada. Já a empresa de serviços de DNS simplesmente bloqueou o seu serviço tanto em Portugal como em França.

OpenDNS Portugal França pirataria DNS

Solução para contornar limitações do DNS

A indicação para impor a limitação ao DNS veio da forma como os utilizadores reagem nestas situações. Depois dos fornecedores de Internet aplicarem os bloqueios, é normal recorrer-se a fornecedores de serviços de DNS externos para garantir que esses sites continuam acessíveis.

Não é certamente normal o bloqueio deste serviço tanto em Portugal como em França. O OpenDNS é usado por muitos utilizadores, que assim ficam impossibilitados de ter acesso a esta oferta gratuita e que oferece uma experiência de navegação na Internet mais segura, rápida e melhor para todos os utilizadores.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Censura nunca mais
    Censura nunca mais

    “O mais estranho é a forma como o OpenDNS reagiu a esta ordem do tribunal.”
    Permita-me discordar, mas acho que é a unica maneira de como reagir a isto. DNS é o serviço mais basico que há; converte um nome num endereço IP e vice-versa.

    O que os governos querem é que o OpenDNS, perante certos nomes, aponte para um IP do estado para indicar que a página está bloqueada por motivos legais.

    Se os governos estão tão interessados na pirataria, em vez de fazer com que outros façam o seu trabalho sujo contratem policias e investigadores para parar o problema na origem, mas isso custa dinheiro.

    É verdade que o OpenDNS já faz isto quando um UTILIZADOR cria conta e bloqueia um nome especifico ou quando bloqueia uma categoria especifica (pelos dados da própria Cisco Talos Intelligence Group, a sua divisão de segurança)

    Faz-me lembrar as idiotices do governo do Reino Unido de querer banir a encriptação ponto-a-ponto em que a Meta também admite deixar de operar lá, se for obrigada a banir a encriptação

    Eu usava-vos OpenDNS e fizeram algum estrago em minha casa com isto mas concordo com o que fizeram e cá estou se algum dia voltarem.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      99% dos serviços de pirataria (maioria sites de streaming que até cobram mensalidades entre 5 a 800 euros mensais) estão baseados em países que não são contra a pirataria de conteúdos externos. Países como a Tailândia, Malásia, Vietname e Myanmar podem prender e destruir servidores se partilharem alguma música ou série produzida no país, no caso de filmes, séries e música estrangeira, nunca eliminam os sites. O mesmo para alguns sites, baseados em pequenas ilhas do Pacífico, que a lei permite que partilhem conteúdos livremente, incluindo se cobrarem por esse serviço, desde que tenham alguém a receber ordenado nessa ilha.

    2. Avatar de berlaitadav2
      berlaitadav2

      O pessoal deixa os dns e começa a usar vpns gratuítas que ainda é pior e existem milhares delas, sem falar da rede tor. É só ver a malta toda na darkweb porque um juíz caduco achou bem bloquear o opendns como se bloqueia um contacto no smartphone.

      A bem ver o opendns é… queria os ver a bloquearem clouflare ou o do google e o país a parar LOL

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    há link para algum anuncio oficial ou para a fonte da noticia?

  3. Avatar de Superfan
    Superfan

    Leis bem feitas e juizes burros dá nisto. Daqui a pouco estão a fechar o DNS da google e da Cloudflare . No limite podem até mandar fechar ISP’s porque alguém usou um feed para ver a bola.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Atenção que aparentemente foi o próprio serviço a decidir bloquear-se em Portugal e França. A ordem mandava deixar de dar resposta de DNS para um conjunto de sites, tal como a Google e outros fizeram.

      1. Avatar de ZeCarlos
        ZeCarlos

        Obviamente, se eu tivesse de alocar o meu pessoal para bloquear cada site à medida que os panascas da SPA encontram um link novo, também preferia fechar o serviço por completo.
        Isto vai dar em ZERO, a pirataria nunca irá acabar por fecharem um site ou um serviço, acaba quando os produtos tiverem um preço acessível e que sejam acessíveis de forma rápida e prática, tal como acontece na pirataria.

        1. Avatar de ricardo
      2. Avatar de Alberto Santos
        Alberto Santos

        Sim, faz sentido que o tenha feito. Não lhe compete envolver-se num problema que não é seu. Acontece ainda que o facto de ter de o fazer pode levar a vinganças por parte dos visados, que poderiam afectar o serviço. E aí iam se queixar a quem? Este tipo de ideia de usar uns para fiscalizar ou castigar outros está toda errada. Contudo isto traz uma ideia para contornar a constante quebra do segredo de justiça: que tal impedir que a comunicação social divulgue qualquer noticia de suspeitos ou arguidos de casos que não tenha sido julgados? E neste caso ainda existe uma vantagem, os inocentes não ficaram sentidos.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O serviço pode não bloquear alguns sites, mesmo sobre ordem dos tribunais europeus. Já aconteceu cá em Portugal que 2 juízes decidiram bloquear um fórum onde eram partilhados rips de VHS de desenhos animados dos anos 70. Os juízes consideraram que era pirataria e os operadores não aceitaram bloquear os sites, pois esses desenhos animados nunca renovaram as licenças europeias. Por isso a sua partilha não pode ser punida. E, ainda hoje, o fórum está disponível apesar de ter pouca gente activa.

      1. Avatar de ianchika
        ianchika

        Qual é? Só por curiosidade.

  4. Avatar de Oh
    Oh

    f0d$# com a segurança dos utilizadores não é?! Este serviço tem outras utilidades que não essencialmente esta e o ideal é cortar o serviço a todos. Não se entende, paga o justo pelo pecador.

    Alternativas:

    https://www.quad9.net/pt/

    https://one.one.one.one/

    A internet tem que ser um espaço livre, não oprimido.

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      Olá,

      Tentei mas não consegui aceder a https://www.magnetdl.com/

      Pode ajudar?

      Muito obrigado

  5. Avatar de Miguel Esteves
    Miguel Esteves

    Passei a usar o Quad9 DNS. Esta porcaria dos estados querem controlar o que as pessoas podem ou não podem aceder…

  6. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    por acaso uso os da adguard, mas isto é um bocado ridículo

  7. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    O que não falta é servidores de DNS, uns com filtros familiares e tudo, que bloqueiam sites impróprios para crianças.
    Há muitos que até por IPv6 funcionam, outros por outros métodos de encriptação como DNS sobre tls, etc.
    A questão que se coloca é, então mas o OpenDNS por acaso tinha log dos pedidos de resolução dos utilizadores?
    Sim porque davam a imagem de quem não fazia track dos utilizadores, e se assim for, com que provas um tribunal mandava encerrar algo que não tinha log dos pedidos de resolução?
    Uma última nota, é possível ter um *servidor de DNS” em casa, e para quem queira fazer algo assim, é só pesquisar por *self DNS server”.

    1. Avatar de Saiyajin
      Saiyajin

      sim, podes ter o teu próprio servidor de dns, mas este vai consultar outros servidores (que tu podes definir quais) caso não consiga obter a resolução. Pesquisa no youtube “configurar um servidor de dns” , não falta ajuda

      1. Avatar de jacaestive
        jacaestive

        O servidor DNS próprio poderá não precisar de third party DNS como é o caso do uso de unbound em modo recursivo.

        1. Avatar de Angustiado
          Angustiado

          para ter um servidor dns interno pihole é o melhor projecto e simples de usar

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O não partilhar logs não quer dizer que não os tenham.
      Segundo o RGPD europeu, as empresas podem não entregar os logs, se incluírem serviços pessoais. No caso do DNS a empresa pode alegar que as suas vendas de dados, que os utilizadores aceitam que seja feita, ao usar o serviço, estão lá e qualquer autoridade pode avançar com queixas por acederem a empresas externas. A lei é igual para todos.
      Além disso, se você usar o seu telemóvel e fizer uma procura, o que é enviado para o serviço de DNS passa por 60000 milhões de serviços, assim como a resposta. Não é preciso que a empresa de DNS diga quem a usou para aceder a este ou aquele site.

  8. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    Bloqueia-se “uma coisa”, reaparecem “duas coisas novas”.

    O nicho de um empresa é oprimido, e abrem-se portas para outros aproveitarem o “buraco”, e fazer melhor e mais “seguro” contra a opressão.

    Quando a NET “normal” estiver totalmente oprimida, estaremos todos na dark web, utilizando serviços TOR, e outros.

    Aí sim, acabou a opressão, mas também ninguém verá o que se passa… nem a polícia.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      99,9999% das pessoas nem sabe que acede à “dark web” 5000 milhões de vezes por dia.
      Veja lá que até quando entrega o seu IRS a ligação é parte da dark web.

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Estás a baralhar dark web com deep web.

    2. Avatar de Sapo
      Sapo

      O grosso d9s servidores da rede Tor são servidores de serviços de espionagem e investigação porque eles perceberam que a única maneira de espiar na rede é controlar o tráfego e como eles tem poder de disponibilizar servidores extremamente rápidos e com capacidade de lidar com muito tráfego eles controlam muito dos dados que passam pela rede. Houve uma tentativa de banir esses servidores da rede quando perceberam o padrão de operação deles mas eles sempre voltam a se incorporar a rede com dados diferentes. Tor é longe de seguro, pode abrir muitas portas e contornar barreiras mas seguro e privado!? Não na minha opinião

  9. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    Felizmente, com ou sem DNS, a pirataria vai estar sempre presente.

  10. Avatar de berlaitadav2
    berlaitadav2

    E as vpns servem para quê?

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Era interessante descobrir quais as empresas air cumpriam com a ordem judicial. Só curiosidade.

  12. Avatar de mb
    mb

    Nos dias de hoje não faz grande sentido utilizar intermediários. É preferivel dns local com acesso directo aos servidores de dns principais.

    1. Avatar de BigDaddyGov
      BigDaddyGov

      Ganhas-te o prémio de comentário mais ridículo. Senão sabes do que falas, fica calado.

  13. Avatar de padeira
    padeira

    1.1.1.3 1.0.0.3 safe for families

    1. Avatar de Kim
      Kim

      ou 1.1.1.2 1.0.0.2 que bloqueia sites conhecidos com maleware

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Este bloqueia sites com malware?!?

  14. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Os canais de desporto em Portugal, Espanha, França com o seu lobby têm conseguido que juízes assinem de cruz coisas impensáveis, enquanto tudo deixar andar como se nada fosse cada vez vai ser pior.

    1. Avatar de berlaitadav2
      berlaitadav2

      Em troca de canais premium vitalícios para os juízes e respetivas famílias. Sound good to me LOL

  15. Avatar de Aves
    Aves

    Uso os servidores DNS da Clouflare 1.1.1.1 e 1.0.0.1 desde há tempos imemoriais.
    Bloquear serviços da OpenDNS não altera nada. À segunda vez que o servidor DNS do operador diz que não encontra um site – porque as autoridades nacionais mandaram bloquear um endereço URL, creio que não há ninguém que não escolha outro servidor DNS.

  16. Avatar de nunof
    nunof

    Entretanto a Microsoft assume oficialmente que tem o direito de piratear qualquer conteúdo para treinar os seus modelos de IA, a OpenAI e outras não desmentem que usaram conteúdos sem autorização dos detentores dos direitos de autor. Fico apenas a aguardar que as mesmas entidades nacionais que perseguem utilizadores particulares apliquem as mesmas regras a essas empresas. “if buying isn’t owning piracy isn’t stealing”

  17. Avatar de Sapo
    Sapo

    Não é apenas serviços de pirataria que o governo quer censurar e banir, pra acessar a RT que eu sempre acessei a usei agora tenho que usar serviços de dns que não se curvam perante a ditadura que se acha no direito de decidir o que uma pessoa pode ou não acessar e que quer impedir as pessoas de obterem informações fora da zona de controlo e manipulação que eles detém. Eu tenho o direito de decidir por mim o que eu quero ou não ver ler e aceitar como verdadeiro ou falso, não faz falta uma Europa com poderes de ditadura e um governo subserviente a executar as ordens dos ditadores para decidir por mim

  18. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Olá. Desde Sexta que quando vou ao meu pc nao consigo entrar no crhome ou no bing etc… Nem em aplicações que requerem wifi.
    Quando tento entrar em um site diz Dns pode estar indisponivel. tentei de tudo e procurei no yt e nada funcionou.
    Esta Noticia apareceu me agora.
    Será isto?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Os servidores DNS da OpenDNS são (ou eram) 208.67.222.222 e 208.67.220.220
      Num browser doutro equipamento vê como se altera o endereço DNS. Se lá estão esses é porque tinhas alterado para a OpenDNS – nesses caso muda-os para os da Google, da Clouflare ou outro.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      … Cloudflare (e não Cloufare)

  19. Avatar de Pmb
    Pmb

    Olá a todos.
    Ao tentar tapar o sol com uma peneira, bloquearam a Internet a milhares de alunos e professores com os portáteis do Programa Escola Digital. Estes trazem um software chamado “Umbrella Roaming Client”, um filtro de DNS para bloquear sites impróprios para crianças. Esse Umbrella usa os servidores da OpenDNS para o efeito. Em princípio vão começar a chover queixas por essas escolas fora.

    É só uma informação.
    Pode ser que ajude alguém

    1. Avatar de Miguel Freitas Bombarda
      Miguel Freitas Bombarda

      Redes minedu de escolas sem net de norte a sul. Tá bonito!

      1. Avatar de Pmb
        Pmb

        É isso!
        Muitas escolas têm os servidores de DNS a apontar para o OpenDNS. Era a recomendação!

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Quanto ao sol e à peneira (?), o que diz o post é que a OpenDNS bloqueou o acesso ao seu serviço a partir de Portugal e de França – em vez de bloquear os URL específicos indicados pelas respetivas autoridades competentes (que é o que fazem as operadoras de internet portuguesas).
      Da descrição que a Cisco faz do “Umbrella Raoming Client”, em que diz que as consultas do filtro são feitas diretamente à Umbrella, essas consultas não serão afetadas. Os endereços não permitidos pela Umbrella não seguem para o servidor DNS normal, seja da OpenDNS ou outro. Isto quer dizer que se os servidores DNS das escolas não são da OpenDNS não haverá qualquer consequência.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Facto é que a OpenDNS pertence à Cisco. O que pode querer dizer que se as escolas usam o Umbrella Roaming Client, da Cisco, estarão a usar servidores DNS da Cisco. Mas custa-me muito a crer que o bloqueio do acesso ao seu serviço OpenDNS a partir de Portugal incluísse os seus próprios clientes (como os que usam o Umbrella Roaming Client). Ou estão está tudo doido.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          “Não consegue aceder à Internet? (Umbrella) OpenDNS suspenso desde 28/06/2024”.
          Como resolver, pelo Suporte | Escola Digital AEVPA Gabinete de Informática
          https://www.avpa.pt/escoladigital/blog/2024/06/30/umbrella-opendns-suspenso-desde-28-06-2024/

          1. Avatar de José
            José

            Obrigado pela partilha.
            Eu e a minha companheira professora passámos o fim de semana às cabeçadas às paredes a tentar resolver o bloqueio num pc escolar sem sucesso.
            Por agora problema resolvido.
            Thanks!

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Agora entendi o porque da minha esposa não ter net no pc da escola (ela é professora). Até descobrir que era o umbrella demorei um pouco mas após desinstalar ficou ok

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Entao é so desinstalarrrr. OBRIGADA meu deus

  20. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Estranho, eu continuo a aceder a tudo, como sempre.
    Se calhar estou noutra dimensão…

  21. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Curioso que usem pirataria mas precisem de um serviço de DNS para fazer bypass ao bloqueio dos sites quando poderiam fazer bypass em qualquer equipamento, incluindo routers, sem recurso a nenhum serviço de DNS.

  22. Avatar de Profeta
    Profeta

    Nao se pode processar o juiz por ter tomado uma decisao errada e afectar outras pessoas alheias ao uso da pirataria ?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Podes tudo

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Quem envia, aos operadores nacionais de internet, as listas de sites a bloquear é um serviço do Ministério da Cultura. Mesmo que tenha sido por ordem de um juiz o envio para a Cisco/OpenDNS – seria sempre uma lista de sites a bloquear e nunca a proibição de acesso ao serviço dos utilizadores em França e em Portugal.
      Relativamente a França, o que encontrei publicado foi:
      “A decisão do OpenDNS de cessar as suas atividades em França não é trivial. Segue-se a requisitos legais cada vez mais rigorosos para bloquear certos conteúdos considerados ilegais. Em vez de implementar um sistema de filtragem complexo, a OpenDNS escolheu a opção radical: bloquear completamente o acesso a partir da França.” E, por certo, o mesmo relativamente a Portugal.
      https://www.frandroid.com/culture-tech/web/2063752_la-fin-dopendns-en-france-les-dessous-dun-blocage-qui-fait-parler

  23. Avatar de berlaitadav2
    berlaitadav2

    O que me custa a crer é como é que pessoal que usa DNS personalizados usa o opendns em vez do cloudflare ou mesmo o da google. LOL Aliás uma escola podia fazer ela própria o seu próprio servidor de dns num raspberry pi com distros de linux já aqui mencionadas.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      se ao menos qualquer SO tivesse um hosts file que desse para martelar.. aqui de casa só faz requests de DNS aquilo que eu quero

  24. Avatar de TdSR
    TdSR

    Enquanto os serviços e produtos forem extremamente caros haverá sempre pirataria.
    Já chega de encher os bolsos aos grandes.

  25. Avatar de Predrag Zdrale
    Predrag Zdrale

    Posso confirmar que pelo menos a Croácia também foi afetada no mesmo dia e é isso que me faz suspeitar que o problema é do nível europeu. Escolher um DNS diferente resolve o problema. Totalitarismo e ditatura mascarada com a luta contra a pirataria.

  26. Avatar de ricardo
    ricardo

    Olá a todos,

    Alguém me consegue ajudar ?

    Utilizo muito o site seguinte e agora está bloqueado.

    Sou leigo nestas matérias e ainda não consegui encontrar maneira de contornar este bloqueio, mesmo com as sugestões que encontro aqui.

    Alguém me consegue indicar uma forma simples e direta de o conseguir fazer ?

    Muito obrigado desde já !

    https://www.magnetdl.com/

    1. Avatar de Predrag Zdrale
      Predrag Zdrale

      Host Error 552

  27. Avatar de Jose
    Jose

    Que palhaçada. Afinal de contas o que querem? Controlar as pessoas? Não bastou acabar vom os dvd e bluray em Portugal – lá fora continuam a vender-se com os ma8s recentes filmes e séries, com uma agravante: não têm legendas em Português! Que preocupação com a cultura têm estes tipos! Querem “empurrar” tudo e todos para o “streaming”, cada vez mais caro e redundante, pois convém encher apenas os cofres de meia dúzia, já nem disfarçam. A “pirataria” tem sido a desculpa! Afinal nós portugueses pagamos uma taxa em Direitos de Auto em tudo o que grave, registe ou tenha memória – comprei um telemóvel novo e lá estava descrita a taxa, o mesmo acontece se comprar um disco ou uma “pen-drive”. Ora, tal situação faz-me questionar que é de facto o “pirata” aqui? Se nós, com cada vez menos alternativas ao nosso dispôr, ou os estados (com letra pequena), que prejudicam os cidadãos impondo-lhes regras estúpidas e negando o acesso à cultura ou informação, tratando-nos a todos como seres amorfos e incapazes de pensar por si. É triste ver a sociedade, num tempo tecnologicamente entusiasmante, andar para trás e verificar que nada ma8s somos do que consumidores e pagadores de impostos. Irrita isto.

  28. Avatar de Lobo
    Lobo

    Bem, pelo menos no que diz respeito a Portugal, segundo o mesmo link do anuncio de bloqueio, noto hoje que a situação parece, pelo menos por agora estar resolvida …