Modo incógnito? Os “Super Cookies” vigiam-no na mesma!

11 Comentários

A privacidade é hoje um dos temas mais abordados no mundo da Internet. É verdade que nos últimos tempos têm sido disponibilizados/activados vários mecanismos para que o utilizador proteja a sua identidade enquanto navega, mas não é fácil “apagar” ou esconder a pegada digital.

Um desses mecanismos, disponibilizado pela maioria dos browser, é o modo anónimo. Mas será que nos garante verdadeiramente o anonimato? Ao que parece….não!

hsts-navigateurs


A navegação em modo anónimo dá uma certa segurança aos utilizadores que querem proteger a sua identidade enquanto navegam. No entanto, de acordo com o investigador na área de Segurança, Sam Greenhalgh, o modo seguro não é de facto tão seguro até porque os “Super Cookies” conseguem na mesma manter o registo das páginas visitadas.

De acordo com a informação publicada no site arstechnica, o protocolo de segurança HTTP Strict Transport Security (HSTS) é vulnerável. Este protocolo foi criado com o objectivo de garantir segurança adicional enquanto se navega na Internet, forçando que a comunicação a um site tente ser sempre via HTTPS.

No entanto o investigador Sam Greenhalgh apresentou o HSTS Super Cookies, um mecanismo capaz de ultrapassar a segurança do HSTS. Tal como os cookie tradicionais, que guardam várias informações dos sites que visitamos mas que apenas funcionam em modo não anónimo, os Super Cookies têm a mesma funcionalidade mas funcionam em modo anónimo, conseguindo fazer o tracking da navegação.

Como tudo funciona?

Para cada site, o HSTS guarda informações sobre a segurança do site.. Se o utilizador visitar um site em que o HSTS está activo, então o browser irá de imediato estabelecer a comunicação via HTTPS pois tem essa indicação.

Este redireccionamento protege o acesso do utilizador ao site, mas pode ser “usado” por sites maliciosos uma vez que os dados do browser podem ser manipulados e posteriormente obtidos por outros sites.

Para demonstrar tal vulnerabilidade, Sam Greenhalgh criou um site para o efeito. Podem aceder e verificar aqui.

cookies_00

Segundo as informações, esta vulnerabilidade afecta algumas versões do Firefox e também do Chrome para Windows. O Internet Explorer não é vulnerável uma vez que não suporta HSTS. 

Via HSTS Super Cookies

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Devo dizer que o Firefox ja nao tem esse problema que foi resolvido exatamente ontem

  2. Avatar de Jaime Reis
    Jaime Reis

    Nem muitas das VPN’s nos garantem anonimato na web, quanto mais os modos incógnito…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      a maioria das VPn’s faz MIM e depois vende a tua info 🙂

  3. Avatar de Cris
    Cris

    JS desactivado para a maior parte dos sites. Não tenho esse problema.

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Para ver os dados HSTS no chrome/opera about:net-internals > HSTS

    http://s1.postimg.org/xxfo26cmn/Sem_T_tulo.png

  5. Avatar de Isaltino
    Isaltino

    “A vulnerabilidade afecta todas as versões do Chrome e do Safari, e algumas antigas do Firefox (da 33 para trás). Em alguns navegadores é possível contornar a falha apagando todos os cookies antes de iniciar uma sessão privada. Infelizmente, isso parece não funcionar no iOS.” (in DD)

  6. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    podem ser apagados esses supercookies manualmente?

  7. Avatar de Leandro
    Leandro

    Estive a testar no meu ios 7 com o Safari e se eu fechar os separadores e terminar o processo não acontece isso. Ou seja depois de fechar os separadores e terminar o processo, da próxima vez que vou ao site é um outro id.

  8. Avatar de Tavares
    Tavares

    “… o Internet Explorer não é vulnerável uma vez que não suporta HSTS”…não é significativo e nada é 100%(nem de perto) seguro na net,mas continuo a considerar o IE o browser mais SEGURO para navegar na net.Sou do contra…

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Pode não ser mais seguro, mas gosto do Firefox com o NoScript e AdBlock Plus… a navegação é bastante mais rápida.