Meta extingue rede de propaganda russa dirigida à Europa

23 Comentários

Na guerra, apesar de não valer tudo, vemos de quase tudo. Estando a invasão da Ucrânia longe de terminar, da Rússia surgiu uma rede de desinformação que foi, recentemente, desmantelada pela Meta.

A empresa revelou que a rede de propaganda era dirigida à Europa e queria dar a conhecer falsos relatos.

Rússia na guerra

Recentemente, a Meta revelou ter identificado e desmantelado uma rede de desinformação, com origem na Rússia, antes mesmo de ela conseguir chegar a uma audiência significativa. Apesar de a rede dirigida à Europa estar controlada, a empresa garantiu que este foi o maior e mais complexo esforço de propaganda russa que encontrou, desde o início da guerra.

 

Meta detetou relatos e notícias falsas sobre a guerra

A rede teve origem na Rússia e surgiu munida de centenas de relatos falsos nos meios de comunicação social, bem como de notícias falsas relativamente à guerra. De acordo com a Meta, ambas as abordagens tinham como objetivo espalhar conversas do Kremlin sobre a invasão da Ucrânia.

A desinformação estava a ser partilhada em nome de mais de 60 websites, criados propositadamente como cópias de plataformas de notícias legítimas, como o The Guardian, do Reino Unido, e o Der Spiegel, da Alemanha. Contudo, ao invés de notícias, as falsificações continham links que redirecionavam quem os abrisse para espaços de desinformação e propaganda russas contra a Ucrânia.

Além disso, foram utilizadas mais de 1600 contas falsas no Facebook, para divulgar a propaganda a audiência na Alemanha, Itália, França, Reino Unido e Ucrânia. Dessa lista de contas faziam parte algumas de meios de comunicação social, que partilharam vídeos e publicações a favor da Rússia em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter.

Em algumas ocasiões, o conteúdo da operação foi amplificado pelas páginas oficiais no Facebook das embaixadas russas na Europa e na Ásia. Penso que esta é provavelmente a maior e mais complexa operação de origem russa que interrompemos desde o início da guerra na Ucrânia, no início deste ano.

Partilhou David Agranovich, diretor da Meta de disrupção de ameaças.

David Agranovich, diretor da Meta de disrupção de ameaças
David Agranovich, diretor da Meta de disrupção de ameaças

A atividade da rede de desinformação e propaganda foi detetada, pela primeira vez, por repórteres na Alemanha. Aliás, quando a Meta iniciou a sua investigação, descobriu que muitas das contas falsas já haviam sido removidos pelos sistemas do Facebook. Ainda assim, milhares de pessoas já estavam a seguir essas páginas.

Se, por um lado, os investigadores disseram que não podiam atribuir a culpa diretamente ao governo da Rússia, por outro, Agranovich apontou o papel desempenhado pelos diplomatas do país e explicou que a operação que deu origem à rede assentava em algumas táticas sofisticadas, como a utilização de várias línguas e a cuidadosa construção dos websites falsos.

Embora a Rússia esteja totalmente envolvida no conflito militar na Ucrânia, o país é capaz de fazer mais do que uma coisa de cada vez. Nunca parou as suas sofisticadas operações de desinformação.

Garantiu Brian Murphy, um antigo chefe dos serviços secretos do Departamento de Segurança Interna e atual vice-presidente de uma empresa que trabalha contra a desinformação.

Além da rede que tinha como alvo a Europa, os investigadores da Meta detetaram, e também desmantelaram, uma outra, mais pequena, com origem na China. No caso desta, o objetivo passava por disseminar propaganda política, sobre assuntos decisivos, nos Estados Unidos da América.

 

Leia também:

Meta está a testar funcionalidades para aproximar ainda mais o Facebook e o Instagram

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Finalmente fizeram algo de jeito.

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Nada de estranho o director da META ser um ex-funcionário do departamento de segurança dos EUA. Credibilidade ZERO. Entretanto as páginas de propaganda e mentiras a favorecer os fascistas de KIEV continuam online.
    Onde anda a notícia do ataque terrorista a uma escola primária em Donbas está semana? Afinal os fascistas de KIEV “só” bombardearam uma escola primária a funcionar e “só” assassinaram 17 crianças com idades entre os 5 e os 8 anos e respectivos professores… E isto está tudo nos vários canais da META bem marcados como “estratégia de guerra”…

    1. Avatar de Z-life
      Z-life

      Mas os fascista não é a rússia? Estado totalitário, proibidia a liberdade de expressão e manifestações, eleições falsas (ganha sempre o mesmo), presidente até á morte (tipo papa), morte aos oponentes, negar direitos lgbt, etc…!

      E posso estar enganado, mas pensava que quem invadiu foi a rússia e não a ucrânia, naquela missão Zpecial de 3 dias..kkkkkkk

      Essa cabelita antes de pensar tem de aprnder o que é o fascismo.

      1. Avatar de Manuel Joaquim
        Manuel Joaquim

        A russia diz que quer proteger o povo russo, nem que seja à custa do extermínio de outro povo , segundo eles a Ucrânia não tem o direito de existir (mas onde é que eu já ouvi isto???)

        E depois os nazis são os outros…

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        O sr sabe disso como?! ia cnn++?!
        O sr vive la?!
        Sóse for um sócio-comuna! Porque se alguém se expressa contra esses valores sociopatas, pode ser preso, pronome errado ou post no facebook e pode ser preso, não é na Rússia e sim NO OESTE! Se a Russia faz o mesmo nao o sei pq não vivo la e não vejo cnn++, mas duvido!

        1. Avatar de paulo
          paulo

          vejo algumas vezes a cnn as pessoas normais estão a fugir da Russia e nao dos EUA

    2. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      A russia está a oferecer cidadania a quem se voluntarie para servir nas suas forças armadas por um ano (em vez dos normais 5).

      Tens aqui uma grande oportunidade para servir a tua tão amada russia e ter tornares cidadão.
      Vai para lá que cá não fazes falta nenhuma!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        @sacadegas: E lá as adegas são de vodka.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 a maior máquina de propaganda desde a Segunda Guerra Mundial e o ocidente, Joseph Goebbels era um menino de coro à beira daqueles tipos que aproveitam a ignorância para fazer lavagem cerebral as pessoas, triste!

      Qualquer indivíduo com o mínimo sabe perfeitamente que este conflito foi forçado pelos americanos. O país que mais tem interesse em uma Europa desestabilizada ou em conflito são os americanos.

      O ataque terrorista ha NS2 tem as mãos dos americanos!

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Então o Putin é um americano inflitrado na Rússia para favorecer a América? Ou é um inocente que se deixou enganar? 😀

    4. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Secadegas,
      Eu vi um artigo ha uns tempo da Universidade de Albuquerque, que fizeram um estudo para analisar até que ponto as ashtags #StandWithUkraine entre outras no twitter,eram mesmo de cidadãos á volta do mundo..

      O espanto…mais de 80% vinha da Ucrânia.. 😀

    5. Avatar de UnhuZpt
      UnhuZpt

      Voce e pago para escrever estas …. coisas ou faz por amor?

  3. Avatar de Godlike
    Godlike

    Porque não há nada melhor para resolver um conflito do que calar totalmente um dos lados.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      sim porque os que estao em casa a ler FakeNews ‘e que vao mesmo resolver um conflito ne?

  4. Avatar de Sapo
    Sapo

    Será que vão extinguir também as redes de propaganda pro Ucrânia ou acreditam a sério que só existe propaganda pro Rússia? Se calhar apenas é proibido propaganda de um lado. Por essas e por outras é que a extrema está a crescer em toda Europa. Todos cheios de tolerar que nos digam o pensar e em que acreditar é que tudo que foge à narrativa da UE actual é errado e deve ser proibido porque nos somos mui burros pra decidir o que é certo ou errado. Senão podemos fazer como os italianos e *votar errado “.
    Viva a democracia estilo ue

    1. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Custa-me a acreditar que exista tanto ódio ao nosso estilo de vida…

      Porque não arrumas as trochas e partes para a Russia?
      Lá é que é bom…

      Lá não há censura, o povo anda sempre bem informado e tem todo o direito a se manifestar quando bem entender (sem consequências)

      Ninguém nunca, jamais, diz a um Russo e que pensar e em acreditar!

      Precisas de dinheiro para a passagem de avião?
      Eu contribuo.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A direita é que paga 6700 milhões de euros (só na europa ocidental) por apoios em redes sociais. Olhe para o Chega que gastou 2000 vezes mais nas redes sociais que os outros partidos, somados, nas legislativas. Por isso é que chegou a estar 73 dias no top do Twitter como o tema mais comentado de Portugal, até entrou nos 10 mais comentados da Europa.
      E apanharam 83000000 de perfis que 3 empresas usavam no FB e Reddi

    3. Avatar de Foge que é sapo
      Foge que é sapo

      – Na UE, podes dizer e escreveres o que quiseres, o maximo que te pode acontecer é alguem discordar de ti… Já se fosse num local que sabemos, apenas ias preso ou eras assassinado; – Na UE (incluindo na Itália), podes votar “certo” ou “errado” ou até podes nem sequer querer votar…. já se fosse num local que sabemos…… não “arrebitas cabelo”; – Na UE tens acesso a propaganda Russa, da Ucrania, de Portugal ou até da Coca-Cola…. ou seja, podes escolher o que ler….. Já se fosse num local que sabemos… tinhas acesso… ao que eles queriam… e não “arrebitavas cabelo”; – Na UE, há extrema esquerda, esquerda, centro esquerda, centro, centro direita, direita, extrema direita, etc….. Já se fosse num local que sabemos… nem sequer tinhas opção; – Na UE podes pensar no que te dizem, como podes pensar no que não te dizem, como podes pensar como te apetecer… já se fosse num local que sabemos… ou pensa no que te dizem… ou és preso ou assassinado; – Na UE há muitas e diversas narrativas, podes concordar ou discordar de todas ou qualquer uma, já se fosse num local que sabemos….. só tens uma opção… concordar com a unica narrativa. Em suma…. acho que necessitas de estar um mes no local que sabemos

  5. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    a europa mais uma vez esta a servir os interesses instalados dos americanos e ingleses desde a segunda guerra mundial esta lixo que se tornou o continente europeu nem phode nem sai de cima limita-se a ser pau mandado enquanto caminha a passos largos para virar uma america latrina

    1. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Gosta de viver no lixo?
      Eu também não!

      Então porque não vais para onde te sentes melhor?
      Ficavas tu feliz a viver na russia e eu deixa de estar rodeado do (teu) lixo, eu seja, ficávamos todos a ganhar, não achas???

      Precisas de dinheiro para a passagem de avião?
      Eu contribuo.

  6. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Esperar que as redes sociais comecem a bloquear aquelas 65 empresas portuguesas, muito usadas pelos partidos políticos e influencers, que vendem “6 milhões de comentários de 300000 perfis diferentes e validados, definidos pela faixa etária, à escolha do cliente por 62300 euros mais IVA.” (anúncio que aparece no FB de uma empresa de Santarém)