MEO, NOS e Nowo condenadas a indemnizar 1,6 milhões de clientes! Quanto pode “ganhar”?

25 Comentários

Um tribunal de Lisboa condenou a MEO, a NOS e a Nowo a devolverem cerca de 40 milhões de euros a 1,6 milhões de consumidores, após uma ação coletiva movida pela DECO Proteste.

Meo, NOS e Nowo condenadas a indemnizar 1,6 milhões de clientes! Saiba quanto pode "ganhar"...


A decisão surge na sequência de aumentos tarifários considerados ilegais, praticados entre 2016 e 2017, quando as operadoras alteraram unilateralmente contratos sem cumprir a lei.

MEO, NOS e Nowo: afinal, o que está em causa?

Na altura, as três empresas aumentaram preços sem informar devidamente os clientes de que podiam rescindir o contrato sem qualquer penalização, conforme prevê a legislação. A omissão foi considerada ilegal pelo tribunal, que entendeu que os consumidores pagaram valores indevidos durante vários meses.

O total a restituir ultrapassa os 40 milhões de euros, valor que corresponde às quantias pagas a mais, acrescido de juros de mora desde 2018, ano em que a ação foi interposta.

  • Cada cliente poderá reaver, em média, entre 14 e 30 euros, dependendo do serviço contratado e da duração da cobrança.
  • Para clientes ainda ativos, a compensação deverá surgir diretamente na fatura.
  • Quem já não for cliente poderá solicitar o valor às operadoras.

Meo, NOS e Nowo condenadas a indemnizar 1,6 milhões de clientes! Saiba quanto pode "ganhar"...

A decisão, do Tribunal de Primeira Instância, ainda não é definitiva, já que as operadoras podem recorrer para o Tribunal da Relação e, posteriormente, para o Supremo.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Vou esperar pelo dia de S. Nunca no final da tarde. Recurso em cima de recurso… mais tarde ou mais cedo quem vai ganhar a causa é sempre o mesmo. Não dá para acreditar mais na justiça. A justiça das grandes furtunas é diferente da justiça do cidadão comum. E não me venham com os do custome anti-sistema que esses tb não são solução, enqunrto não houver alguém que queira o bem comum em vez do próprio… estamos condenados.

  2. Avatar de sapaxoxa
    sapaxoxa

    Eu quero 😉

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Podem fazer bom proveito do valor. Já perdi demasiado tempo com a MEO e acabei por sair e tirar toda a família próxima para a Vodafone. Pode não ser perfeita mas até hoje ZERO problemas de faturação.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ui.. problemas de faturação todos têm.
      Sou Vodafone e já tive vários problemas de faturação, tenho que enviar as faturas para a entidade patronal para ser reembolsado por isso eles próprios detectam os problemas e avisam-me.
      Tive 1 ano a ser cobrada um box que era oferta, por 2 vezes seguiu o process para me creditarem o valor inteiro na fatura, só à 3a aconteceu.
      Já troquei de casa e continuaram a cobrar a morada antiga, já me contabilizaram aditivos não contratados e até roaming dentro do pacote.
      Em serviço tv são os melhores se tiveres a box tv play. Em serviço de fibra são medianos, em serviço móvel são os piores, só ultrapassados pela digi

      1. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        Envia as faturas para a entidade patronal e eles lá é que detetam os seus problemas de fatura??

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          São eles que pagam as telecomunicações, porque me iria eu preocupar com isso se existe um departamento cujo único trabalho é controlling?
          Vocês devem ter muito tempo livre nas vossas vidas

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Na altura, reclamei, com a MEO. Depois de várias queixas, no livro de reclamações, ofereceram-me 50 euros, para VoD e 1 ano dos canais telecine, além de deixar de pagar os 2 euros, mensais, pelo router. Se calhar, valia mais ter esperado… por ter aceite isso, já não tenho direito ao reembolso.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O, Manuel, é, um, ás, da, língua, portuguesa!

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Ensinaram o senhor a por vírgulas quando parar para respirar.

        Ele talvez tenha asma.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    As operadoras darem alguma coisa…???!!!???!!

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      É como o outro: “dei???”, “só se caiu!”

  6. Avatar de PM
    PM

    DIGI forever. Para já

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Saí da Digi por muitas falhas na rede na zona!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      em móvel só para malucos, em fixo só para meia dúzia com cobertura

  7. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Mais depressa chega o ET á terra antes de cheirar o dinheiro na conta 🙂

  8. Avatar de Rui
    Rui

    A NOS ainda vende cabo coaxial e chama-lhe fibra! Isso é um embuste à séculos! A única fibra verdadeira é FTTH, como as outras operadoras.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      A NOS já deixou de fazer HFC há muito tempo nas novas instalações. Claro, se tens uma instalação antiga, ainda é com Coaxial.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      ficaste parado no tempo.. lol

  9. Avatar de LM
    LM

    “As operadoras poderão ainda recorrer”. Já sei: Não vou receber nada.
    Ainda tenho a possibilidade de receber e comprar um gelado em 2036?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      só se for um picolé

  10. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Fim da fidelização deveria ser obrigatória e real. Assim as operadoras já não faziam estas asneiras.

  11. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Acontece-lhes o mesmo qua a banca, não vão acabar por pagar nada.
    O crime em Portugal para quem tem dinheiro ou poder tem sempre compensado.
    Este tipo de crimes, em que se prova facilmente e de uma forma que não deixa dúvidas, não deveria ser permitido recorrer. Porque depois de recurso em recurso já sabe o que acontece.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Isso seria injusto, muitos casos chegam ao supremo, e depois o supremo manda anular tudo porque nem conseguem acreditar como aquilo sequer foi julgado a primeira vez.

      Poderiam era agravar a pena/ multa cada vez que a pessoa/ entidade recorria e perdia na decisão, porque isso confirmaria que a pessoa além de errada queria insistir em estar certo do seu (alegada) erro (perante a lei). Desta forma somente quem estivesse muito convicto de estar certo se arriscava a recorrer, porque do contrário arriscava-se a ir mais tempo preso e/ ou a pagar ainda mais.