Zero quer que no centro de Lisboa circulem apenas carros elétricos

136 Comentários

A Associação ZERO defende a criação urgente de uma Zona de Zero Emissões (ZZE) na Baixa de Lisboa, sublinhando que esta medida é crucial para garantir o cumprimento das metas climáticas e da legislação europeia e nacional de qualidade do ar até 2030.


Lisboa sem carros elétricos! Resultados mostram falhanço da atual Zona de Emissões Reduzidas

A proposta foi apresentada no Dia Europeu Sem Carros, acompanhada por dados de monitorização da qualidade do ar realizados em ruas como a Rua do Ouro, Rua da Madalena e Avenida da Liberdade. Os resultados são preocupantes: os níveis médios de dióxido de nitrogénio (NO₂) chegam a ser três a quatro vezes superiores ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em alguns locais, já ultrapassam os valores-limite que entrarão em vigor em 2030. Outros poluentes atmosféricos apresentam também concentrações acima dos padrões definidos pela OMS.

Segundo a ZERO, a atual Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da Baixa encontra-se desatualizada e pouco fiscalizada, revelando-se insuficiente para conter os impactos do tráfego rodoviário. O aumento do número de automóveis em Lisboa, o crescimento do consumo de combustíveis, a crise habitacional que empurra moradores para periferias mal servidas por transportes públicos e o acréscimo da oferta de estacionamento para não residentes agravam a situação.

Perante este cenário, a ZERO defende que a nova ZZE deve

  • Restringir a circulação de veículos não 100% elétricos;
  • Limitar o acesso de veículos de não residentes;
  • Reforçar a fiscalização e o controlo de acessos;
  • Apostar na prioridade ao transporte público eletrificado, bem como na melhoria das condições para peões e ciclistas;
  • Envolver moradores e agentes locais no processo de decisão, garantindo participação cidadã.

A seguinte tabela revela os resultados que mostram o falhanço da atual Zona de Emissões Reduzidas (ZER), que se encontra totalmente desatualizada e sofre de falta de fiscalização.

A urgência desta transformação é reforçada pela legislação que entrará em vigor em 2030 e pelos compromissos climáticos assumidos pela cidade. A ZERO lembra que a estação de monitorização da Avenida da Liberdade continua a registar valores ilegais de poluição atmosférica, evidenciando a necessidade de medidas estruturais.

A proposta já conta com o apoio da Associação de Moradores e Amigos de Santa Maria Maior, que lançou uma petição pública pela criação da Zona de Zero Emissões na Baixa de Lisboa.

Comentários

136

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Vão lá e paguem os 8000 milhões, para poderem instalar carregadores, em 10% dos lugares de estacionamento actuais. Já bastou o que fizeram, com os parques silo, na Trindade, em que destruíram lojas antigas, únicas, na cidade, para meter lá mais 3200 lugares, a 1400 euros, por ano, cada um.
    E a Carris/Carris Metropolitana, já recuou em 99% das encomendas de autocarros eléctricos. Os primeiros, não cumpriram 3%, do que era prometido. Desde a distância percorrida, aos problemas de baterias e carregamentos. O mesmo se está a passar, com a Transtejo, que as baterias não estão a cumprir o que prometiam (autonomia), obrigando a carregamentos mais demorados.
    É que, as empresas, que vendem essas unidades, fazem cálculos a usar, as baterias, só para os motores. Fica a faltar, tudo o resto. Ora autocarro cheio, gasta 360%, a mais, do que o previsto, para uma viagem de 20km. Algo que não foi revelado, pelas empresas, vendedoras.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, tirou a tarde para inventar ? Mais uma vez !!

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Hoje vi um Tesla a abastecer jerricans de gasóleo. Tão bom. Pensei que era o JL. Ainda lá lhe fui perguntar. Mas ele ficou a olhar para mim

        1. Avatar de JL
          JL

          Você vê sempre tudo, só falta vir dizer que era para alimentar o gerador.

          Loool

          Sim, ficou a olhar para si a pensar, mais um maluco que pensa que manda em todos.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            E o problema são os carros:

            https://www.facebook.com/share/p/14KMZPLtcgT/

            Até choro oh JL.
            Ouvi dizer que iam fazer uns carregadores rápidos para barcos ali em Sines.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não entendi. Esse navio é a gás.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Já reportei uma situação semelhante com foto. Era um elektro nas Já não me lembro da marca kkkk

          1. Avatar de JL
            JL

            E era para o gerador ?

            Ainda não entendi esse vosso preconceito.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É o mais provável.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tal como você usa em casa ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como sabe, estou a pensar nisso desde o dia do apagao.
            Tlv a gasolina que sao mais baratos nas duram menos. Tenho q reflectir.

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Portanto, teve que ser o Tesla a salvar o carro a combustão…

          1. Avatar de Mário
            Mário

            No apagão foi um land Cruiser de 1978 a salvar os carros a combustão.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A ideia é fantástica o problema parece que estes Sr vivem mum país diferente do meu, este pessoal quando tem fome deve de encostar a língua a uma tomada eléctrica.
    Devemos sim tentar a substituição/ modernização do parque automóvel mas sem obrigatoriedade de nada, criar parques de estacionamento ao lado das estações de comboios gratuitos para quem tem o passe mensal, mas não é precisamente o contrário os parques ao pé das estações são dos mais caros
    Taxar todos os carros que entrem nas cidades sem pelo menos 50% da ocupação independentemente ser VE ou não.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se não fosses obrigado a nada, ninguém ia fazia inspeção aos carros nem sequer andavam com seguro em dia e/ou ainda se andava a colocar chumbo nos combustíveis sendo que as marcas pouco interesse tinham em ter cuidado com a emissões…

      Não venhas com falsos moralismos pf.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Claro fazer uma inspeção de 36€ é igual a comprar um VE, é mesmo igual.
        Deve ter passado por ia uma mota a fazer chavascal e desorientou-te as ideias 🙂 🙂 🙂

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Chegaste lá…

          Se por €36 já não se fazia inspeções se não fossem obrigatórias mais dificilmente trocariam de veículo.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Aliás se não proibissem a gasolina com chumbo das gasolineiras em 1993 ainda hoje tinhas carros a circular que consumiam esse combustível…

            https://arquivos.rtp.pt/conteudos/gasolina-sem-chumbo-obrigatoria/

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Então e o CO2 emitido pelos incêndios? E o CO2 emitido pelos aviões? Ou vamos obrigar os incendiários a fazer incêndios elétricos? E os camiões? E os comboios a diesel? Nah.
        Hipocrisia.

        1. Avatar de JL
          JL

          Obrigar ? Pensava que eram proibidos….

        2. Avatar de FS
          FS

          Portanto, segundo você, é melhor não fazer nada do que fazer alguma coisa. E que devemos deixar os incendiários em paz!?
          Se acha que nos transportes aéreo e náutico não se está a fazer nada, está enganado

    2. Avatar de Rui
      Rui

      So ideias fantasticas!!! As cidades na otem meios para fazer a vigilancia normal qt mais saber se um carro de 5 lugares leva menos de 3 pessoas. Tlvez daqui a 50 anos seja possivel ter uma cidade sem carros a combustao

    3. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Eles saem perfeitamente que não é viável… apenas para aparecerem nas noticias.

      Como o outro que diz que há políticos que deviam estar presos, e no parlamento senta-se ao lado de um que andava a roubar malas…

      1. Avatar de Laramaj
        Laramaj

        @Jamaral, Deves ter os relogios que usas atrasados uns 18 meses no minimo, ou então vives numa caverna.
        Mais um daqueles que ainda come gelados com a testa, desperta que ja é dia ou mete menos tabaco,

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Uiii… doeu???

  3. Avatar de Silvas
    Silvas

    Eu propunha uma Europa livre de Zeros.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Esta medida é para ontem…

  5. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
    BurroFuiEuQueEstudei

    Ideia fantástica…. é que as pessoas têm todas capacidade de comprar carro elétrico.

    1. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Esta medida a ser tomada a curto prazo vai criar desigualdades sociais tremendas e vamos voltar ao tempo em que os pobres andam a pé e de autocarro e os abastados passeiam os seus carros caríssimos pelas ruas de Lisboa.
      Alguma coisa pode e deve ser feita e está a ser feita, mas isso de andar à frente do seu tempo é para países ricos.
      Comecem pelos transportes públicos, taxis, TVDE’s, serviços de entregas, etc.

  6. Avatar de Tó

    Eles que vão para o raio que os parta. Se proíbe, é para todos

  7. Avatar de ze
    ze

    Em 2015 vou para Amsterdão e já nessa altura apenas cirulavam no centro viaturas electricas ou bicicletas!

    Sem poluição do Ar e sem poluição Sonora…

    Nem imaginam a diferença que é…!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Bicicletas fabricadas em Portugal.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Sabes a diferença de elevação de Amesterdão e de Lisboa, certo?
      Lisboa é chamada a cidade das 7 colinas por uma razão, adivinha qual? 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Não percebi, qual é a razão de se chamar a chamar a Cidade das SETE Colinas 😛

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        é sempre a descer

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu quero um unicórnio, não desses do Moedas, mas daqueles cavalinhos com um corninho e que libertam um arco-íris quando voam.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      LOLOLOLOL mto bom LOLOLOL!!!!

  9. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Se criassem condições para a fluidez do trânsito não vinham com estas ideias peregrinas. Quais são as ruas problemáticas ? A Rua do Ouro e a Rua da Madalena. Estes inteligentes parece que não percebem porquê. Mas eu explico : cortaram todos os acessos à frente ribeirinha mantendo o caudal de trânsito que desce a cidade até à baixa. Resultado: o trânsito tem de ir para o Bairro Alto, conhecido pelos seus fantásticos acessos e ruas largas … ou então, depois de descer a Rua do Outro, sobe pela Rua da Madalena ou vai para o Castelo, tudo zonas de grande fluidez pelas suas largas avenidas. Como se diz na minha terra: só fazem cocó, para não dizer outra coisa mais feia. E só basta ir ao local para tirar as conclusões. Em Zurique, circulam todos os tipos de automóveis. Porque será ? Dou uma dica: lá até os portugueses são tipos organizados…É verdade: a solução é proibir ! O fundamentalismo instalou-se e os palhaços aplaudem.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Por acaso não o quê ? Por acaso tu não leste tudo o que eu disse e disparaste logo a postazinha de pescada. Eu disse que em Zurique circulam todos os tipos de automóveis. E falei da organização. O que é que não percebeste ?

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas não circulam todos, só alguns, e existe proibição sim, já que existe controle de tráfego.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Errado. Podem circular todos os tipos de automóveis.

          2. Avatar de JL
            JL

            Podem nalguns dias. Mas existe proibição na mesma.

  10. Avatar de X
    X

    Até o pintor austriaco frustrado queria um carro para cada cidadão, é melhor começarem a produzir carros electricos de qualidade e baixo custo com carregadores por todo o lado e que durem no minimo 20 anos sem grandes problemas.

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Cada vez mais o centro de Lisboa é só para quem tem dinheiro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ou para quem não tem.

      1. Avatar de LR
        LR

        Podes desenvolver? Fiquei curioso

        1. Avatar de JL
          JL

          É mais barato ter carro eléctrico, portanto é para quem não tem muito.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Para quem tem sim. Quando ver users de Tesla a andarem de transporte público. Mas são demasiado vaidosos para o fazerem.
        Tal como vejo ambientalistas a apregoarem emissões zero, mas depois vejo os sempre em viagens…. De avião.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas conhece os donos dos teslas ? Raio, você conhece toda a gente.

          E pronto, continua com a lenga lenga que conhece toda a gente.

    2. Avatar de X
      X

      Curiosamente os ricos poluem mais, estamos a beneficiar o infrator. Deviam no minimo ter cadastro para sabermos que tipo de criatura estamos a lidar.

  12. Avatar de Mike Yeadon
    Mike Yeadon

    Entre parênteses. A zero quer o centro da cidade de Lisboa, acessível apenas aos bolsos daqueles que podem suportar o custo de um ve.

    1. Avatar de JL
      JL

      Que são os que ganham menos, já que são os que ficam mais baratos.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tens de ser mesmo muito estúpido para pregar essa ideia por aqui constantemente quando está à vista quem anda em veículos elétricos.
        Se depois de parares numa qualquer estrada por 10 minutos e continuares a achar que é quem ganha ordenado mínimo parabéns…não vês um boi á frente.

        1. Avatar de JL
          JL

          É preciso é ser estúpido para não ver que são estes que permitem mais economia a longo prazo, aliás, não faltam aqui artigos sobre isso. Mas enfim, não aprende nada.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Sim economia. O que ias gastar em gasóleo / gasolina, pagas á cabeça, logo não o vais pagar na vida útil. Quando acabar a vida útil pagas uma bateria nova a preço de carro novo e recomeça o ciclo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas porque havia de pagar uma bateria nova ? Quantas já pagou ?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Esquece Mário…este tem orgulho em ser acéfalo. Anda por aí outro menos mentiroso e mesmo assim afirma que em 4 anos poupa para um carro novo LOOOOL É só artistas do teclado.

          4. Avatar de JL
            JL

            Acéfalo de ?

            Então quantas já pagou ?

            Então mas eu é que sou mentiroso ? Então prove lá que sou ?

      2. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Vives fantasias.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, vivo a realidade, tem vários artigos aqui no pplware sobre isso, é só ler.

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Ah ah ah…artigos aqui publicados ! Não sabia que também contava piadas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Está sempre tão interessado em artigos sobre EV e não os leu ?

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Sao? Prove la mostre lá?
        Não prova nada porque não sabe.
        Ou está a falar do caixão com rodas chamado Dacia spring?

        1. Avatar de JL
          JL

          Não tem aqui artigos sobre isso ? É só ler.

  13. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    É só loucos!..

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É o que é. É o custo do turismo. Acredita que quando a maioria andar em ve’s nem esses escaparão às restrições como já acontece em muitas cidades.

  14. Avatar de José Fonte
    José Fonte

    Para isso então ficava-lhes bem dizer porque razão se opõem à exploração do litio em Portugal. Não se pode querer carros eletricos e mobilidade sustentavel, e ao mesmo tempo, ser contra a exploração dos recursos que permitem atingir esse objectivo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Depois como produzem telemóveis e veículos a combustão ? Fora outras tantas coisas como carros eléctricos?

  15. Avatar de rui
    rui

    A ideia é boa, mas não sei se é aplicável na nossa realidade.
    Acho que era mais fácil começar por forçar isto a empresas primeiro, se for uma empresa de transportes ou distribuição com operações na grande lisboa na sua maioria ter de ter frota elétrica, mais fácil forçar isto nas empresas pois os custos de transição são mais reduzidos e até em muitos casos a unica razão de não o fazerem é teimosia pura por já valer a pena financeiramente.
    Mas ia ser giro ver a carris e todos os taxis a serem eletricos nos proximos 2 anos…

  16. Avatar de Badoxa
    Badoxa

    Não comecem a forrar as testas destes génios com painéis solares que eu estou para ver quando vai surgir aquele estudo gostoso a dizer que a nossa rede elétrica não está pronta para estas “obrigatoriedades”.

  17. Avatar de JL
    JL

    Qual é o link da petição ?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      jlevsonly.me/zerorules

      agora a sério, nem sequer vives em Lisboa, vais a Lisboa quando o rei faz anos, de que serve assinares a petição?

      1. Avatar de JL
        JL

        Durante a semana vivo.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          E anda de transportes públicos? Se calhar não.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ando na minha mota eléctrica.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mostre lá o seu passe ?

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Não há transportes públicos onde vivo. Aliás há, não servem é o interesse de ninguém a não ser das crianças que vão para a escola de manhã e vêm á noite.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não há ? Onde vive ?

            Então e para os outros já existe ? Só para si é que não ?

        2. Avatar de LR
          LR

          Ninguém diria…

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Um barco de passageiros atracado (parado) em Lisboa liberta tanto NOx diariamente como 100 mil carros.
    Vamos continuar a tapar o sol com a peneira

    1. Avatar de JL
      JL

      E quantos carros tem Lisboa ?

  19. Avatar de Fumigah
    Fumigah

    A isto chama-se hipocrisia! A ZERO apoia a extração de lítio, seja onde for, portanto, a ZERO apoia ativamente a extração de lítio em Boticas (Local onde já podem circular veículos a combustão á vontade). Hipócritas!

    1. Avatar de JL
      JL

      Depois como produzem telemóveis e veículos a combustão ? Fora outras tantas coisas como carros eléctricos?

    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Apoia a extração do lítio… Ao menos aí não são hipócritas, como os que são contra!
      Se é contra os veículos a combustão só poderia apoiar a extração do lítio! Para se ter baterias tem de se ter lítio, e o lítio tem de vir de algum lado! Não é dizer que em Portugal não podemos extrair lítio, mas depois queremos ter e usar telemovies, portáteis, carros elétricos, smartwatches, etc etc etc!

      1. Avatar de JL
        JL

        Sem lítio não há veículos a combustão.

        Nem todos, já estão a sair veículos com as de sódio que não usam lítio, nessa altura os a combustão vão necessitam de mais lítio que os eléctricos.

      2. Avatar de Fumigah
        Fumigah

        Eu não sou contra a extração do Lítio nem contra a utilização de veículos elétricos. Sou contra á proibição de coisas, quando todas as decisões tomadas durante décadas apontaram exatamente o contrário. Uma pessoa não poder aceder nos eu veículo a qualquer lugar público, é automaticamente uma descriminação, ou estarei enganado? Não pode ser de um dia para o outro, ou pode? A hipocrisia da zero é essa, dizer que defende a qualidade de vida do centro de uma cidade, quando no fundo vai afetar a qualidade de todos aqueles que precisam de ir para lá diariamente trabalhar. Isso é hipocrisia. Criar um “centro de uma cidade livre de poluição para inglês ver”, quando depois tens as serras, vales e planícies cheios de infraestruturas verdes, que só vão acelerar a erosão dos solos e poluição visual em prol de uma ‘energia verde’ para alimentar toda a demanda energética. É um atentado o que estão a fazer não só no Alentejo, embora seja um dos casos com maior impacto. Sim, a Zero é hipócrita. A transição tem que ser feita, concordo, mas não pode valer tudo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nesse caso é deixar de usar carro e electricidade em casa, assim fica a ajudar o planeta nesse sentido.

        2. Avatar de FS
          FS

          Proibir uma viatura de circular em determinado local não me parece diferente de proibir uma pessoa de fumar em determinado local. Para além disso no centro de Lisboa existem muitas alternativas aos veículos pessoais.
          Ser a favor das “energias verdes” não quer dizer que seja necessariamente a favor de todos os projetos apresentados para implementação dessas mesmas “energias verdes”, e a ZERO já se tem pronunciado negativamente sobre alguns desses projetos, não me parece hipocrisia mas sim bom senso

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      E apoia a destruição das serras.

      1. Avatar de JL
        JL

        Semelhante aquelas que destroem para fazer casas e estradas ?

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          As estradas são via de comunicação. Não aprendeste isso na escola?

          1. Avatar de JL
            JL

            E a diferença está onde ?

    4. Avatar de FS
      FS

      A ZERO apoia a extração de lítio de forma o mais responsável e sustentável possível

  20. Avatar de Tuga sem escrúpulos
    Tuga sem escrúpulos

    Ora aqui está algo inteligente que devia de ter efeitos imediatos

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Se fossem limpar florestas e praias é que era de valor

  21. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    O ideal seria circular a cavalo!

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso já foi um problema nas cidades, aliás, os carros vieram salvar as pessoas dos males dos cavalos, que eram as ruas cheias de estrume.

    2. Avatar de JL
      JL

      Isso já foi um problema nas cidades, aliás, os carros vieram salvar as pessoas dos males dos cavalos, que eram as ruas cheias de estrume.

  22. Avatar de G
    G

    Esta medida é como a dos FAP (filtro de partículas), ainda hoje estou á espera de ver o pessoal que os tirou / anulou a ser multado ou a chumbar na inspeção.

  23. Avatar de Rui
    Rui

    Força. Encham aquela zona de carros zero e eu já não preciso de ir para lá aumentar o trânsito. Tanto sítio por onde andar, logo nessa zona é que o trânsito é bastante. Porque será? É proibido ir para a zona ribeirinha. E está cheio de parques subterrâneos. Logo, tudo “boas” decisões que foram sendo tomadas e agora para completar, falta esta.

  24. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Os senhores da Zero faziam melhor em ir estudar biologia. Repovoar as cidades de árvores é o que faz falta. Absorbe C02, emite 02 e ainda faz o « milagre » de baixar a temperatura nas cidades. É tudo isto a uma fração dos custos de todas estas idiotices, e seguindo as leis da Natureza. Enfim…

  25. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Essa acossiacao vale tanto como ZERO
    Se fossem trabalhar não tinham assim umas ideias estúpidas

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Se fossem limpar as praias e florestas é que era de valor

      1. Avatar de JL
        JL

        Se não as sujassem também era de valor.

  26. Avatar de Infinity
    Infinity

    Mas no entanto a longo prazo poluem mais que os carros a combustao, aposto tambem que esta malta vai de ferias a pe para as caraibas

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem por isso, poluem bem menos.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Balelas, até um cego vê a milhas, entao vais dizer que a extração e transporte da materia prima é nada polui e que a fantastica electricidade que vem maioritariamente de centrais a carvão e gás tambem não polui?

        1. Avatar de JL
          JL

          É por serem cegos que não vêem nada.

          Vou, e tem aqui muito artigo a confirmar isso, não é preciso ser cego para não ver isso.

          Quando à electricidade só fica pior para os a combustão, já que gastam mais electricidade que os eléctricos a fazer o mesmo.

        2. Avatar de FS
          FS

          A questão, ao que me parece, não é, nem nunca foi, que não polui, mas sim que polui menos.
          Em Portugal a maioria da eletricidade tem vindo de fontes renováveis

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Sim, poluem mais.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, poluem menos, ou o mundo a anda enganado e você está certo ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Eu só compro um elétrico quando deixarem de produzir energia a partir de gás natural. Os Malvados da ren insistem em ter 950MW de potência constante todos os dias.

          2. Avatar de JL
            JL

            Já lhe disse que nesse caso os a combustão ficam pior, porque gastam mais electricidade.

            Portanto deixe já de usar carro a combustão.

            https://energeiaplus.com/2025/03/31/wieviel-strom-brauchts-fuer-die-bereitstellung-von-benzin-und-diesel/?translateto=en

  27. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Onde vão os munícipes depositar os resíduos que produzem? É que os veículos de recolha são movidos ou a gasóleo ou a GNC… Os veículos de distribuição, na sua grande maioria, são a gasóleo (abastecem talhos, restauração, grandes superfícies entre outros), ambulâncias, veículos dos bombeiros, veículos afectos as redes de água/esgotos, pronto-socorro… ah, já sei, criam-se exceções a estes e a outros potenciais veículos que ainda não são eletrificados… já agora (não moro em Lisboa), existem munícipes de 1ª, 2ª, 3ª em Lisboa? Então e os restantes que não habitam no centro da cidade (alguém me define este “centro”?)!

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Pelo JL pagava tudo o triplo ou quádruplo do imposto. Nem que isso signifique 10€ o quilo de arroz ou 50€ o quilo de carne.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde eu disse isso seu MENTIROSO ?

        Deixe de ser uma criança e passe a ser um homem.

  28. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Podem ir ainda mais longe, e nas zonas onde tipicamente os valores de poluição são demasiado elevados, é ir mais longe e proibir todos os veículos particulares (mesmo os 100% eléctricos) e só permitir transportes públicos, e veículos de prestadores de serviços aos habitantes, comércio e indústria na área afectada pela restrição, e claro permitir serviços de emergência (polícia, bombeiros, protecção civil).
    E os habitantes? Poderiam circular somente se tivesse garagem e o veículo fosse 100% eléctrico, ninguém poderia estacionar na rua, do contrário perderia imediatamente o privilégio de poder circular na zona restrita.

  29. Avatar de Morty
    Morty

    Estes gajos dos elétricos querem tanto obrigar as pessoas que na verdade tão e a afastar ainda mais pessoal de carros elétricos. Muito gostam de polarizar a situação.
    São como os vegans, querem que ninguém coma carne para haver um mundo melhor, como se fosse possível um mundo melhor sem carne xD

    1. Avatar de JL
      JL

      Os gajos da zero são dos eléctricos ?

      1. Avatar de Jakim Manel
        Jakim Manel

        Os gajos da zero são todos fofinhos, quando soltam gases cheiram a rosas, mas atenção aguentam-se o máximo possível, pois sabem que estão a soltar metano e isso não é nada bom para o nosso planeta. Em 2040 não vai ser possível soltar gases, a zero vai propor brevemente essa medida.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os eléctricos soltam metano ? por onde ? pelos bancos ?

          Não vai ser possível ? então é o Jakim que vai fazer uma petição para deixarem de deitar metano ?

  30. Avatar de Grunho
    Grunho

    A ideia da Zero seria genial se no terminal de cruzeiros entrassem só navios elétricos. Se continuarem a entrar navios de combustão não vai servir para nada, a não ser para meter nojo a quem não tem guito para comprar um elétrico todo xpto. Ou seja, a 90 e tal por cento dos habitantes da AML.

  31. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…Rua do Ouro, Rua da Madalena e Avenida da Liberdade. Os resultados são preocupantes: os níveis médios de dióxido de nitrogénio (NO₂) chegam a ser três a quatro vezes superiores ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)…
    A culpa disso é dos cruzeiros
    Os navios cruzeiro deviam ser banidos da zona de Lisboa. Eles poluem mais q a totalidade dos carros das 8 maiores cidades de Portugal.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Nada disso. É preciso atacar a poluição onde ela está, ou seja, nos pobres. Eles não poluem praticamente nada, mas em compensação são muitíssimos. Os gringos dos navios de cruzeiros são muito menos, e além disso pertencem todos, ou quase todos , à burguesia exploradora.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Concordo contigo @Grunho.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não poluem porque não tomam banho, só têm uma muda de roupa, não sabem o que é deo.. o sonho de qualquer sociedade

    2. Avatar de JL
      JL

      Os navios cruzeiro também andam nas ruas ? São anfíbios ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não é preciso andar nessas ruas para poluir o ambiente em redor. O Terminal de Cruzeiros de Lisboa está relativamente perto das artérias assinaladas.
        Isto é tão verdade q para cúmulo essas artérias estão vedadas ao trânsito de veículos mais antigos.
        Curiosamente as artérias onde podem circular os carros mais antigos não padecem desse problema , sendo que a intensidade de tráfego é bem maior nestas.
        Logo o problema do excesso de poluição na baixa não está nos carros mas sim nos cruzeiros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mas as artérias onde circulam carros antigos também não ficam perto ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse, em nenhuma das artérias assinaladas no artigo é permitido circular com um veículo a combustão antigo.

  32. Avatar de BruceWayne
    BruceWayne

    Boa sorte!!!

  33. Avatar de Jakim Manel
    Jakim Manel

    Não percebo o problema da autonomia dos carros elétricos, um reboque atrás com um gerador a diesel da STET resolve o problema, não sejam complicados.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas há problema nisso ? não é mais fácil ligar-lhe uma tomada, sem andar com reboques atrás e mais não sei quantas coisas ?

      Além de que os carros não carregam com geradores comuns.