MEO lança novos routers Fiber X7 e FiberGateway WiFi 7 made in Portugal

57 Comentários

A MEO acaba de revolucionar a conectividade em Portugal ao lançar equipamentos já com WiFi 7 Triband. Esta tecnologia está disponível nos novos routers Fiber X7 e FiberGateway WiFi 7.

MEO lança novos routers Fiber X7 e FiberGateway WiFi 7 made in Portugal


O MEO reforça a sua posição de liderança tecnológica ao tornar-se o primeiro operador em Portugal – e um dos primeiros a nível mundial – a disponibilizar a tecnologia WiFi 7 Triband aos seus clientes, com o lançamento dos novos routers Fiber X7 e FiberGateway WiFi 7.

Esta nova geração de WiFi representa um avanço significativo na experiência de internet sem fios, proporcionando:

  • Velocidades de ligação superiores para cada equipamento conectado.
  • Maior capacidade para suportar um maior número de equipamentos em simultâneo.
  • Redução significativa da latência, ideal para aplicações de realidade virtual e aumentada.
  • Aumento da fiabilidade, estabilidade e segurança
  • Redução do consumo energético.

Novo Router Fiber X7 oferece velocidades até 10 Gbps

Este equipamento foi pensado para proporcionar a melhor experiência de internet em casa, com maior velocidade, cobertura e fiabilidade, e está acessível como opção adicional (add-on) nos pacotes MEO Fibra Speed Edition.

MEO lança novos routers Fiber X7 e FiberGateway WiFi 7 made in Portugal

Quais as vantagens do Fiber X7?

  • WiFi 7 Triband: mais velocidade, mais equipamentos ligados ao mesmo tempo e menor latência, com suporte até 10 Gb/s simétricos.
  • Cobertura melhorada: WiFi otimizado para todas as divisões da casa, mesmo em locais com sinal mais fraco.
  • Desempenho superior em videoconferências e jogos online: latência muito baixa, ideal para experiências em tempo real.
  • Compatibilidade total: mantém o melhor desempenho mesmo com dispositivos antigos ou em ambientes com várias redes.
  • Design acessível: pensado para facilitar a utilização por pessoas com incapacidades, com elementos como braille, menos LEDs e contraste gráfico melhorado.
  • Mais ecológico: feito com 70% de plásticos reciclados, menor consumo de energia e embalagem 100% reciclável.
  • Segurança reforçada: user/password únicos, gestão de bandas automática e compatibilidade com WPA2/WPA3.

A tecnologia WiFi 7 Triband destaca-se pela integração da nova frequência de 6GHz, que permite uma gestão de tráfego mais eficiente e uma redução substancial das interferências, assegurando uma conectividade estável e segura mesmo em ambientes com elevada densidade de dispositivos. Os novos equipamentos, desenvolvidos pela Altice Labs e 100% desenhados em Portugal, foram concebidos para responder às exigências de utilização intensiva, como tecnologias imersivas, vídeo 8K em tempo real e aplicações de cloud computing.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lol
    lol

    E retirarem a saída do cabo coaxial para forçar os clientes a instalar a app para ver TV.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Tens muito mais vantagens de usar a app do que o coaxial, por isso, deixa-te de disparates.
      A promessa deste router é melhorar o Wi-Fi principalmente para quem tem pacotes de 10gb. O resto é usar o router da geração anterior

      1. Avatar de Aziado
        Aziado

        Nem todas as televisões permitem a app. Mesmo nas Smart TVs, só as de 2023 para a frente é que a app, está disponivel.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        E pagar 6000 euros pelos equipamentos novos, que gastam 70000%, mais electricidade, além de 800000 a 60 milhões de euros, “doados” em serviços, para a operadora, por usar a app e levar com 600000 biliões de empresas publicitárias, a sacar dados?

      3. Avatar de Ok
        Ok

        Não digas tu disparates. Desde quando as TVs de casa têm todas oportunidade de instalar a APP da MEO???
        Em maior parte tem a box da operadora TV e o resto é coaxial.
        Sabes lá o que dizes

    2. Avatar de Aziado
      Aziado

      A falta de uma saida RF, é só ridiculo. Mas mais ridiculo ainda, é não colocarem uma saida RF, mas colocarem duas portas FX, de telefone fixo, quando já ninguém usa uma, quanto mais duas.
      E lançam 2 routers, quando só o X7 bastava. Visto que o outro, ridiculamente, faz 2500Mbps de download, mas está limitado a 1250 Mbps de upload.
      Coisas à Altice Labs.

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Será que voltaram ao aparelho separador de sinal de TV da fibra para o transmitir para o cabo coaxial antes do modem?

      Aqui tenho o separador de sinal separado do modem e mesmo quando ontem o modem deixou de ter Internet, telefone fixo e televisão através da box, os canais televisivos por cabo coaxial continuaram a funcionar sem problemas (quer dizer, a CNN Portugal pareceu deixar de dar durante algum tempo, mas os restantes estavam a funcionar).

      Por mim também separavam o sinal do telefone fixo antes do modem, assim mesmo que o modem avarie ou exista algum problema com a Internet, o telefone fixo continuaria a funcionar para se conseguir telefonar a reclamar. De qualquer das formas no modem não dá para fazer nada de útil como sei lá: bloquear/ autorizar números de telefone, etc. Se for possível terá de ser feito no telefone em si, que normalmente tem de ser comprado à parte que os dos operadores não costumam ter nada disso.

    4. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      Atualiza-te, com FTTH a 100Gbps tens tv pela internet tão em direto como por RF e excusa-se de usar cabos e mais cabos, poupa-se espaço nas ruas, etc

      Evoluam…atualizme-se, é por malta que não quer deixar o RF (e outras atrasidices mentais ou peças de museu) que temos uma das internets mais lentas da Europa qui sa do Mundo. Embora em casos pontuais até se atinge velocidades idênticas a Noruegas e Suécias, mas é só para uns é?

      Deve ser só para Montenegros e amigos? Então e o resto da população?
      Votam no Chega é? Pensam que um pateta venturado que vive na Gare do Oriente não tem já internet de 10 ou 100Gbps? Cambada de burrinhos este povo tuga de 3 neurónios e 2 estão de folga.

      1. Avatar de Deve ser deve!
        Deve ser deve!

        Tens paises como a Dinamarca mais atrasados do que nós nesse aspecto:

        https://pplware.sitedev.pt/internet/espanha-e-o-pais-com-a-melhor-velocidade-de-internet-em-2024-qual-a-posicao-de-portugal/

        Isso são velocidades médias…

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        ERRADO!! O lag, por RF é 6,5 segundos. O lag por FTTH é de 38 a 80 segundos… quase 6 vezes o que é, com a box, 12 vezes o RF. Além de 260GB de dados gastos, para isso, quando RF gasta… ZERO.

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Por isso é que contratei esta semana internet em UK, um VDSL com estonteantes 80 DL / 20 Upl.

      4. Avatar de Mário
        Mário

        eu tenho net a 1 Terabit por segundo na casa de campo… atualiza-te

      5. Avatar de Nêsperas
        Nêsperas

        @frogisdead, mas quais poupanças de espaço nas ruas?
        Man, FTTH transporta RF num comprimento de onda de luz à parte da internet, não há cabo coaxial a vir da rua a entrar em casa, ele sai do router para ligar as TVs.

    5. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Tudo a queixarem-se do co axial… Então as vossas tv não têm entrada RF?

  2. Avatar de PTO
    PTO

    Eles lançar, lançam, mas se alguém lhes pedir para trocar o velho que tem em casa por esse eles fazem um manguito. Eu ainda tenho o mesmo FiberGateway há mais de 5 anos. E a meobox deve ter ainda mais.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Provavelmente terá de pedir o modem/ router novo em uma renegociação do contrato para estender o mesmo por mais 2 anos… aqui tentaram meter mesmo sem eu querer, mas recusei porque já mexi em modems mais recentes em casa de outras pessoas e não gostei nada (este aqui da notícia ainda não, mas suponho que seja mais uma porcaria).

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Tenho esse desde 2014. Na altura era novidade.
      Na última renovação, queriam 165 euros, para trocar pela versão 5, destes… e 280 pelo WIFI6. Como a linha aqui não passa dos 30mbps, não me faz diferença. Pago 10gbps, para qualquer router, na rua, não passar dos 30mbps. Coisas maravilhosas de operadoras que usam o “até”, tendo centrais com 600%, das capacidades pensadas. É que 99,999999%, dos clientes, não usam 1%, daí ser fácil pagar 10gbps mas, só 1, em cada 5 milhões, chega aos 2gbps.

    3. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Com paciência consegues trocar eu consegui…

    4. Avatar de Marcelinho
      Marcelinho

      Para trocar foi o cabo dos trabalhos andei um mês a ligar para o apoio do cliente , que aceitou trocar , mas depois a parte técnica , os que vêm cá a casa recusavam, já estava quase a mandá-los á m…e depois de ameaças , um belo dia telefonam-me a dizer que vinham cá no dia seguinte …ser educado com esta gente não resulta , há que ser bruto…

      1. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Livro de reclamações e já está… nem me chateio a falar com eles

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E as desvantagens? Um router que retira a possibilidade de ter tv por RF, mas que palhaçada.

    1. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      Não precisa, com esta tecnologia tens tv pela internet ainda mais rápido que o RF em alguns casos, mas não é em todo o lado obviamente.

      1. Avatar de Nome
        Nome

        “com esta tecnologia tens tv pela internet ainda mais rápido que o RF”

        Errado, mudar de canal em IPTV é mais lento que RF [ponto]

        1. Avatar de frogisdead
          frogisdead

          hahaha o teu iptv deve ser aquele do zé da esquina. Os mais recentes mudas de canal muito mais rápido que em UMAS e IRIS. Testado e aprovado!!

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Obvio que precisa. De outra forma há a obrigação de ter uma tv com box ou store para instalar a aplicação.
        Não é tão mais simples ter o coaxial para isso?

      3. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Essa é para rir…
        38 segundos é o mínimo, de lag por tv web. E é se tiver 5gb de cache, no router… senão, é bem mais de 1 minuto. Em várias horas são 20 minutos, de lag médio.

  4. Avatar de Maria João
    Maria João

    A troca para esse router novo, tem custo adicionais ao utilizador?

    1. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Normalmente tem. Mas se tu te queixares muito de que o antigo tá lento e não presta eles trocam (fiz com o anterior)

  5. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    E a NOS continua a ter mais de 50% (ou mais) dos clientes com HFC em vez de FTTH. Andam com a treta do 10Gbps ser uma grande cois,a já a MEO vai nos 100Gbps.

    Qualquer dia telefono pra retenção outra vez a malhar neles, bem naquele lombo que eles têm de não atualizar os clientes antigos. Víboras da pior eespécie 😡

    1. Avatar de Aziado
      Aziado

      Os 100Gb é só para clientes empresariais. E o valor é extremamente elevado, visto ser um acesso para infraestruturas tipo datacenter. Para o utilizador comum nem os 10Gb justifica, visto serem muito poucos os equipamentos que trazem portas, de 10Gb.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pago 10gbps… router, só 1 vez (em 12 anos) se registou a 38mbps. É que a central fica a 7480 metros daqui e tem 120000 clientes, quando foi pensada para 15000. De resto o bom é 29991kbps. Ao anoitecer chega a cair para 8mbps.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    para quando a MEO lançar um router com mpcie para placas wifi e 4G???

  7. Avatar de Test User
    Test User

    modo bridge ?
    Ao que parece Fiber X7 não tem e FiberGateway WiFi 7 não deve ter opção.
    Nos antigos retiraram da configuração

    1. Avatar de cross
      cross

      também gostaria de saber se este router permite o modo bridge

    2. Avatar de Aziado
      Aziado

      O modo de bridge está disponível e é feito pela porta, de maior débito.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        A ativação do modo bridge no Fiber X7 não está disponível.
        https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/novo-router-fiber-x7-ja-disponivel-164365

        1. Avatar de Aziado
          Aziado

          A ser verdade, que pelos vistos é. É um autêntico fiasco. Sem saida RF e sem modo bridge é muito mau. O mais engraçado é que tem duas portas FX, que para nada servem, visto que muito pouca gente tem um telefone fixo lá ligado. Os engenheiros da Altice Labs, ou quem projetou os routers, deixam muito a desejar. Agora entendo o porquê da Altice Labs, estar a dar prejuízo. Ninguém quer ter um router, com menos funcionalidades, quando já teve um, com mais funcionalidades.

  8. Avatar de PC
    PC

    Esse router tem saída para cabo coaxial!

  9. Avatar de jonh
    jonh

    E quantas Apps permintem da meo pelo que sei só permitiam 4 ligaçoes incuindo boxs e apps.

  10. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    “Os routers devem abandonar a saída RF porque eu não uso”
    Excelente argumento.

    – A app MEO não está disponível amplamente para a mais diversidade de aparelhos, ao contrário do que a concorrência consegue e até mesmo a app Uzo TV.
    – Certamente serão ínfimas as tv’s com acesso à internet que conseguem as velocidades para tornar a velocidade por cabo/Wi-Fi comparando com o cabo coaxial.
    – Existe ainda uma imensidão de TV’s que não têm se quer acesso à net, e que esta funcionalidade ainda continuará a fazer sentido em muitos lares.

    Se as 3 “grandes operadoras” começarem todas as fazer como as suas 3 sub-marcas, certamente a Worten e a Fnac agradecem, mas mais um argumento a favor da Digi.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      As operadoras querem os 980000 milhões, do mercado publicitário e 50000 milhões, dos estudos de mercado. Com o RF, precisam de usar os dados, das box, conjugados com inquéritos presenciais.
      Se 100%, dos clientes, usarem apps, a receita publicitária, dispara 5000000%, na pior das piores hipóteses, além de poderem vender estudos de mercado (quantos filmes viram, que tipo de filmes aquela zona vê, famílias grandes, consumo web), por milhões de euros. É tudo lucro, pois o custo é 1 euro por cada 5000 milhões, de receitas e podem reduzir, as visitas, para reparações, em 99,9%, dispensando 90%, dos técnicos, contratando call centers, no Brasil, a 10%, dos preços nacionais.

  11. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    Só tenho uma pergunta: faz Jumbo Frames?
    Routers Gigabit sem jumbo frames…

    1. Avatar de Aziado
      Aziado

      Isso iria fazer com que toda a infraestrutura do cliente tivesse de suportar jumbo frames, caso não suporte a velocidade, pode-se deteriorar.

      1. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Isso não é bem verdade. tem auto negociação… só o meu nas e os 3 pc em casa é que fazem jumbo frames. A PS4, a box (quando tinha) e a TV não fazem jumbo frames e nunca tive problemas…

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Jumbo Frames geralmente só é aconselhado para redes internas de alto desempenho, já que na Internet tal pode criar problemas difíceis de diagnosticar, do género: um site pode carregar normal, mas um download apresenta problemas; recebe e envia e-mails pequenos, mas se tiver anexo não transmite; a ligação estabelece, mas não consegue transferir dados.

      1. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Eu tenho uma rede dessas… tenho um NAS que parece um caracol no router da meo e uma lebre no meu router pessoal…
        Na internet não tenho jumbo frames mas, se o ISP permitir, posso ter um MTU mais elevado… Não sei se há algum ISP em Portugal que permita um MTU diferente do standard (1500 bits menos o header).
        Mas claro que o que eu quero é Jumbo frames para a rede caseira.
        E quando vocês dizem “de alto desempenho” quer dizer 1Gb. O meu router da DLink tem 20 anos quase e faz Jumbo Frames…

      2. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Qualquer das formas wifi 7 e jumbo frames nada? Já desde 1998 que existem…

      3. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        E agora lembrei-me: há uns bons 10 anos eu fui da Vodafone (muito melhor que a porcaria da MEO) e o router deles normal, oferecido, já fazia jumbo frames.

  12. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    “A ativação do modo bridge no Fiber X7 não está disponível.”
    LOLOLOLOLOL

    1. Avatar de Aziado
      Aziado

      Pois, fiquei agora a saber disso. Muiito mau. Os anteriores tinham mais funcionalidades, que estes novos. Sem RF e se modo bridge, boa sorte, para a MEO.

    2. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      Até nisso vocês são uns manés ou tótós. O que é que substitui o modo bridge no século XXI? Sabem?? já existe há mais de 10 anos…

      A sério pá.

      1. Avatar de Aziado
        Aziado

        O quê? O DMZ. Não é a mesma coisa. Experimente bem os dois e depois veja, se é a mesma coisa.

      2. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        DMZ não tens IP público… Acabou a conversa… Além disso eu não quero as tabelas de roteamento do router da Meo, é lento e péssimo…

  13. Avatar de Edgar
    Edgar

    A Falta do Rf nos router com wifi7 é uma falha grande quando não se tem preparado o acesso via app para nr de equipamentos ilimitado dentro de nossa casa e apenas se possa usar em 4 equipamentos /boxes ou smart tv.
    Dessa forma nunca puderei ter router com wifi 7 , tenho mais que 4 equipamentos .
    A solução é tirar o limite de equipamentos via app ou fabricarem router wifi7 com Rf.
    Caso contrário estamos a regredir ..