Mas afinal o que é um browser?

20 Comentários

Existe nos computadores há muitos anos e todos sabemos o que é e para que serve. Verdade? Sabemos também que existem diferentes versões de diferentes browsers e que o melhor é aquele que mais usamos, verdade?

Então porque razão em todas as entrevistas que vejo sobre computadores e sobre Internet que vejo o Browser é sempre tratado e retratado de forma errada?

Para acabar com esses mitos e erros deixamos hoje um video sobre o que é um browser!!


Aproveitamos também para vos deixar um sitio web desenvolvido por “some folks at Google” e que vos ensina o que é um browser e vos dá dicas sobre a forma de optimizarem o vosso browser.

O sitio é What Browser? e ao acedermos lá ele detecta automaticamente o browser com que estamos a aceder e todo o site se desenvolve sobre ele.

Existe uma zona que mostra alguns factos históricos e um muito interessante mapa cronológico com os browsers que foram surgindo (e morrendo).

trynewbrowser_1_small

As dicas apresentadas são sobre o browser com que estamos a aceder e muito genéricas.

Merece uma visita para aprendermos mais qualquer coisa sobre a Internet e sobre esse tal de Browser!

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    (mais uma vez 😀 ) Já apresentei este “serviço” no fórum..
    ( http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=3638 )
    E já cá lá vai mais um….

    1. Avatar de A.S.

      Mas alguém me pode por este gajo como autor XD

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        😆
        Ri-me.. lol

  2. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    Será de mim ou o Opera nunca, ou quase nunca é referido. De qualquer das formas obrigado pelo vídeo, talvez assim consiga explicar a algumas pessoas o que é um browser.

    1. Avatar de BlinZK
      BlinZK

      Exacto. Eu reparei no mesmo.
      Enfim… parcialidade de quem fez o vídeo.

      1. Avatar de Hell_Shoot
        Hell_Shoot

        Embora eu não estive-se a falar só do vídeo, tens toda a razão. É mesmo parcialidade de quem fez o vídeo.

    2. Avatar de clinis
      clinis

      O Opera raramente é referido…
      Mesmo que, segundo o artigo na wikipédia da timeline dos browsers, é o segundo browser mais velho (dos actuais) e o melhor (isto já é a minha opinião :P)

      1. Avatar de A.S.

        O Opera é raramento referido porque apesar de ser um dos melhores… Ele não é para qualquer website… Por exemplo visita o wmp.pt.vu no opera, ele desfigura tudo…

        1. Avatar de Hell_Shoot
          Hell_Shoot

          Desculpa se te estou a contradizer, mas no Opera essa página abre sem problemas, abri essa página no IE e a única diferença era onde a barra de publicidade estava (no IE estava entre as notícias e a barra de pesquisa, etc), também dizia para actualizar o browser, desactivei o filtro de compatibilidade e “puff”, ficou tal e qual à página aberta no Opera, com a barra de publicidade ao lado direito da barra de pesquisa, etc. Não, já não pedia para actualizar o browser.

          A culpa não é do Opera se a página não abre a 100%, mas sim de quem fez a mesma.

  3. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Aqui é que estão as verdadeiras respostas!! lol
    http://www.youtube.com/watch?v=o4MwTvtyrUQ

  4. Avatar de Breno
    Breno

    “Sabemos também que existem diferentes versões de diferentes browser’s[…]”

    O plural de browser é browsers. Sem apóstrofo. Ele faz uma diferença.

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Exacto, se não me engano “browser’s” é uma abreviação de “browser is” em que se substitui o “i” por um apóstrofo, dai ficar “browser’s”, tornando 2 palavras em apenas uma. Isto também acontece com outras palavras, como por exemplo “we will” passa a “we’ll”.

      1. Avatar de A.S.

        Depende do que queres dizer…
        Mas normalmente quer dizer(na gramatica britanica/americana) que possuis o browser 😛

  5. Avatar de aver
    aver

    Alguém quer apostar que dentro de pouco tempo os browsers de maior sucesso usam o Webkit (actualmente usado pelo Safari, pelo Chrome, pelo Maxthon 3 e mais uns tantos) incluindo o IE ? Se repararem o que faz o Firefox realmente grande são as extensões … de que já há bastantes versões para o Chrome.

    P.S.1: No IE … mas que blasfémia ! Porquê ? Usar o Webkit sai mais barato à Microsoft e é melhor.
    P.S.2: O Webkit superar o Gecko do Firefox, nunca ! Porquê ? Basta que o Google decida que lhe está a sair caro de mais e corte o financiamento.

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      A face oculta do Google Chrome:

      Win XP:
      Vai a C:\Documments and Settings\[nome_do_utilizador]\Appdata\Local\Google

      Win Vista:
      Vai a C:\Users\[nome_do_utilizador]\Appdata\Local\Google

      Devem estar a questionar-se o que tem de tão interessante esta pasta, pois eu explico, à dias estava eu com o SpaceSniffer a tentar descobrir qual o problema da falta de espaço em disco do PC de um colega quando deparo-me com a absurda quantidade de espaço utilizada nessa pasta, sim nessa mesma pasta, mais especificamente na pasta do Google Chrome, pois esta estava a ocupar 250Mb numa intalação “fresca” do Google Chrome, o que eu achei bastante estranho para um browser supostamente tão leve. Portanto a minha pergunta é, qual o motivo para o Google Chrome ocupar tanto espaço numa instalação “fresca”?!

      Ah, já agora aver, não é a Microsoft que está a trabalhar no Gazelle?! Por que iria a Microsoft implementar o Webkit no IE?!
      Tirem a conclusões que quiserem, eu já tirei as minhas.

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Olha que essa pasta inclui todas as aplicações do Google (earth, Desktop, etc, etc)e não apenas o Chrome!!

        E depois ainda inclui a pasta de cache que é onde está a maioria do espaço
        \Google\Chrome\User Data\Default\Cache

        Em vez de estares a fazer afirmações para o ar (campanha tipo FUD) faz afirmações e apresenta comparativos: qual o espaço ocupado na realidade por cada browser numa instalação limpa, etc! Assim já podemos comentar claramente e não ficar com opin~iões de quem é o melhor!

        1. Avatar de Hell_Shoot
          Hell_Shoot

          Eu não estou a falar da pasta Google, eu sei muito bem o que tem lá dentro, estou sim a falar da pasta do Google Chrome que esta dentro da pasta Google, talvez se releres o que escrevi vez isso.

          Enfim, eu não estou a fazer comparações, só estou a dizer que é muito estranho ocupar tanto espaço numa instalação limpa.

  6. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    V8 Benchmark Suite – version 5
    teste: http://v8.googlecode.com/svn/data/benchmarks/v5/run.html

    Bigger is better!
    This test measures JavaScript speed for rich Web applications. The new V8 code, developed by Lars Bak and his team of developers in Denmark, radically improves JavaScript load speed. Obviously, Chrome includes the V8 code and the other browsers do not.
    http://code.google.com/intl/pt-PT/apis/v8/benchmarks.html

    Explorer 8.0.6001: Score: 57.8
    Richards: 33.8
    DeltaBlue: 34.7
    Crypto: 50.0
    RayTrace: 63.6
    EarleyBoyer: 100
    RegExp: 68.6
    Splay: 84.2

    Chrome 3.0.195.33 : Score: 2298
    Richards: 2456
    DeltaBlue: 2323
    Crypto: 2009
    RayTrace: 3509
    EarleyBoyer: 4050
    RegExp: 719
    Splay: 2888

    Firefox 3.5.5: Score: 235
    Richards: 849
    DeltaBlue: 54.5
    Crypto: 447
    RayTrace: 177
    EarleyBoyer: 216
    RegExp: 161
    Splay: 313

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      faltou apenas dizer .. no comments!

  7. Avatar de cookie
    cookie

    o video ajudou-me imenso 🙂 bom post !