Jogar Pong com o Browser?

21 Comentários

Até há pouco tempo atrás o título deste artigo teria de ser obrigatoriamente “Jogar Pong NO Browser?”, mas felizmente com o evoluir das tecnologias associadas à Internet podemos ter o título que temos hoje. Este site que vos apresentamos hoje é apenas mais um (bom) exemplo do que se pode fazer com o HTML5.

A linguagem de “programação” da Internet está a ser mudada e com elas vêm possibilidades que até há bem pouco tempo eram apenas possíveis recorrendo a tecnologias pesadas ou eram apenas ideias sem materialização possível.


Este site que hoje vos trazemos é apenas a demonstração de mais uma das muitas potencialidades da versão 5 do HTML. Actualmente os maiores produtores de conteúdos para a Internet começam já a fazer uso dele e os browsers têm estado também a preparar-se. As possibilidades são imensas actualmente e ainda nem esta linguagem está completamente implementada.

Acedam então ao Pong e indiquem que não pretendem que os pop-ups sejam bloqueados pelo vosso browser. Deve ser das poucas vezes que vão indicar esta opção e que têm retorno garantido.

Depois só têm de decidir se querem jogar contra o PC (ou será o Browser?) ou se pretendem chamar um amigo para vos defrontar. As instruções de utilização e são descritas na página e são bem simples.

Ao lançar o jogo são abertas três novas janelas, duas delas as raquetes e a terceira será a bola (quadrada). O objectivo é, como todos devem conhecer e bem, jogar a bola para o lado do adversário e tentar que ele não a alcance. Mas as regras e modo de jogo do Pong todos sabem ou depressa as aprendem.

Têm então o vosso ambiente de trabalho como área de jogo. Aproveitem-no bem!

Apreciem bem as potencialidades que o HTML5 vai para trazer para a Internet e para todos os que a utilizam. E lembrem-se, ainda não vimos todo o potencial que dali pode ser utilizado. Antevejo muitas e boas coisas, não só nesta utilização mas também na usabilidade dos sites e na interacção destes com os utilizadores.

Nota: Não nos responsabilizamos pelas muitas horas que vão gastar a analisar esta nova tecnologia, mas não deixem de a experimentar. E sim, acabei por perder o jogo!

Homepage: Pong HTML5

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Sem duvida, uma tecnologia que irá enriquecer e muito a Internet.. e pelas novidades que tenho acompanhado… muito ainda está para vir 😉

  2. Avatar de Joca Carvalho

    Incrível o HTML5. Cada vez mais incrível…

  3. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    Uma outra forma interessante de jogar o mais famoso jogo: Pong.

    “Este site que hoje vos trazemos é apenas a demonstração de mais uma das muitas potencialidades da versão 5 do HTML.”

    Conseguir usar o window.moveTo() e window.resize()? A unica coisa que consegui encontrar que inclui HTML5 e’ o , nem a pagina e’ em HTML5. Mover janelas ja’ sao possiveis ‘a bastante tempo e nao teem nada a haver com HTML.

    Deixem de misturar alhos com bogalhos, apenas para falar do HTML5.

    Fiquem Bem!

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      “A unica coisa que consegui encontrar que inclui HTML5 e’ o ,”

      Referia-me ao elemento audio, que foi apagado por estar entre o sinal de menor e maior.

      Este jogo mostra apenas como as pessoas nao sabem o que e’ HTML5.

      Fiquem Bem!

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Sabes qual e’ a diferenca em usar canvas no HTML5 e no HTML4.1? E’ que o elemento canvas faz parte das especificacoes no HTML5, mas nao no HTML4.1.

        Tirando isso, apenas precisas de um browser que implemente o elemento canvas. Funciona igualmente tanto com HTML4.1 como com o HTML5. Como o autor diz, podes usar o ExplorerCanvas para jogares o jogo no Internet Explorer.

        Mas esse e’ um exemplo de um site que usa elementos standards do HTML5.

        Fiquem Bem!

  4. Avatar de Rammy
    Rammy

    É estúpido, não funciona no meu Opera.

    1. Avatar de djx
      djx

      Actualiza o Opera. No meu funciona

  5. Avatar de @marcospulido
    @marcospulido

    OFF:

    qual o plugin do chrome que você usa pra mostrar o tipo de servidor(apache) e a linguagem usada na pagina (php) que aparece na screenshot??

  6. Avatar de me
    me

    eheh, eu sou cheater, aumentei a minha barra 😀 nunca perco 😀

  7. Avatar de João
    João

    Fantástico!
    Nem mais nem menos

  8. Avatar de maximilian
    maximilian

    clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap,

  9. Avatar de ITDept
    ITDept

    Venha o HTML5… desde que não haja forma dos websites mexerem nas configurações de som 😀 senão dispara o número de divórcios 😀

  10. Avatar de djx
    djx

    Já estou a ver uma cena má…. Pop-ups a abrirem feitos parvos e a mexerem-se para não os conseguir-mos fechar….

    1. Avatar de a Friend®

      Viste o site ao menos?

      “Disable your Pop-Up Blocker”

      😀

  11. Avatar de Tiago Marques

    A parte “interesante” é feita em JavaScript (eu sei que é impossível ser em html porque é uma linguagem de interpretação).
    Mas de qualquer forma html 5 não vai ser assim tão fascinante.

    1. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      Pois, é o que me parece.
      Para mim o HTML5 é o HTML4 com mais umas tags (grande parte relacionada com grafismos), e nada mais. A linguagem em si continua “insuficiente”.
      Com isto quero dizer que javascript, flash, java, silverlight, etc, vão continuar a ser necessários, ao contrário do que era dito…
      Estejam à vontade para me corrigir se disse alguma coisa que não corresponde à verdade.

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        A melhoria no HTML5 resume-se ‘a limpeza da linguagem em si (remocao do DOCTYPE, minimizar o uso de DIV); mais elementos (VIDEO, AUDIO, SECTION, HEADER, FOOTER, …); mais propriedades para os varios elementos, um deles o FORM, que evita o uso de Javascript para varios testes; novas regras de como os varios elementos interagem uns com os outros; Local Storage; a grande vantagem: ser Standard, e ter o apoio dos grandes, como a Apple, Google, Microsoft, Mozilla e Opera. A festa so’ foi estragada com o codec.

        O HTML5 vai continuar a depender do Javascript, CSS2 e CSS3. Mas actualmente o termo HTML5 passou a englobar todas essas partes da experiencia WEB, para o bem e para o mal.

        Fiquem Bem!

  12. Avatar de Mike

    Agora é que vai ser bonito fugir aos pop-ups!!!!

  13. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Já alguém experimentou com o ambiente de trabalho expandido na horizontal por outro monitor? 😛 hehee