Ubuntu Light nos novos modelos da Dell

17 Comentários

A Dell tem sido dos principais fabricantes OEM, o mais interessado em apostar numa maior utilização do Ubuntu no mercado de utilização pessoal. Já vimos isso na última campanha que o fabricante norte-americano lançou no seu site, onde compara o Ubuntu com o Windows. Agora a Dell pretende dar um passo adicional em frente, apostando no Ubuntu Light como um sistema de arranque rápido em Dual Boot com o Windows.

O vídeo anterior (agora tornado privado) mostra um representante da Dell a arrancar o Ubuntu na nova linha de netbooks 14R. O verdadeiramente impressionante, é que desde que o computador é ligado até ao lançamento do site da Yahoo, demora não mais que 20 segundos. Aparentemente, esta vertente Light da distribuição de Linux da Canonical é um autêntico “demónio voador”, estando bastante optimizada para qualquer utilizador de um computador ter o mais depressa possível acesso à net.

Outro pormenor que nos saltou à vista, foi o novo ecrã de selecção de arranque de sistema operativo. A Dell deu-se a um trabalho bastante interessante de personalização desse ecrã, tornando-o de facto muito mais apelativo e de simples utilização, onde a escolha reside em apenas seleccionar ou o logótipo do Ubuntu ou do Windows. É um pormenor que nos agradou particularmente, será difícil causar confusão aos utilizadores quando a escolha se torna tão simplificada como esta.

A maturidade do Ubuntu light já é também boa para um versão alpha, a selecção de janelas abertas faz uso de um efeito do estilo “exposé” do Mac OSX, que se baseia numa tecnologia da próxima iteração do projecto Gnome. Salientamos ainda a inclusão do Skype uma ferramenta extra, que não vem incluída por omissão em qualquer versão do Ubuntu e o browser Chromium, que até é lançado de raiz automaticamente (não nos deixou de nos fazer lembrar neste aspecto o Chrome OS).

Não existe ainda confirmação se a partir de agora o Ubuntu Light irá ser parte integrante, de todos os modelos portáteis da Dell ou se este apenas estará reservado a alguns computadores com requisitos mais modestos como os netbooks. Mas confirma-se, que nunca um fabricante OEM, apostou tanto numa distribuição de Linux, como a Dell.

Nota da redação:
O video anterior foi tornado privado depois de elaborarmos esta notícia e todas as referencias ao mesmo no vídeo foram ou removidas, ou apontam para este link privado. Apesar de alheios ao facto, pedimos desculpas.

O vídeo foi substituido pela nova apresentação recente do Unity Launcher, por parte da equipa de design da canonical.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Olá.
    O vídeo é privado.

  2. Avatar de francisco
    francisco

    great…
    mas o video nao funciona

  3. Avatar de a Friend®

    “Mas confirma-se, que nunca um fabricante OEM, apostou tanto numa distribuição de Linux, como a Dell.”

    ACER e HP acho que ainda estão acima da Dell no que toca a apostar no Linux. A Acer com o Linpus e a HP que fez um grande trabalho com o HP Linux MIE, em que este último talvez seja a Distro Linux, modificada por uma OEM, com o melhor design que já algum Linux teve.

    http://www.youtube.com/watch?v=5hsC5yINsJw

    É uma pena que seja destinado apenas a Netbooks. Vamos lá ver se a DELL supera isso.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Da minha opinião penso que não! Repara… O Linpus foi de facto uma aposta da Acer no One (e de facto estou à vontade para falar nisso porque tenho esse mesmo modelo em casa :D). Mas a partir daí a acer praticamente eclipsou o seu esforço em Linux para desktop. Tem agora alguns modelos com android, como já referiram aqui, mas para mim android num netboook não obrigado (péssima experiência)

      O HP Linux MIE também foi um bom esforço na interface que dizes, mas quando foi a última vez que viste um modelo da HP com distribuição de Linux?

      A dell está a apostar forte com a canonical em inûmeras vertentes. Para já a dell trabalha directamente com os fabricantes de componentes dos portáteis deles de modo a dar expertise de modo a construir drivers compativeis com linux (vi isto há algum tempo neste video deles).

      http://www.youtube.com/watch?v=urU12sgb04I

      Nos EUA e penso que em alguns países europeus, está à venda portáteis dell com Ubuntu. Foi aquele comparativo de Windows vs Ubuntu, que nunca vi um OEM, com coragem para fazer aquilo e enfrentar a Microsoft :D.

      E agora há esta iniciativa e este video que queria mostrar, mas infelizmente tornaram-no privado que reforçava mais este ponto que eu defendo.

      1. Avatar de a Friend®

        Acho muito bem que apostem. Mas também sei a jogada das marcas, querem fazer delas uma própria “Apple” com um SO dedicado e optimizado, ou seja, pegam no Ubuntu e optimizam-no ao máximo para o hardware. Fechando algumas partes de forma a manter a fiabilidade/desempenho.

        Eu digo isto porque também tenho um Aspire One e quando a HP lançou o MIE fiquei ansioso por o ter, mas só dava nos HP’s… então andou tudo a mover esforços para instalar essa distro no Aspire One e felizmente com sucesso…tirando alguns problemas a nível do wireless e gráficos, mas isso como sabes já é um mal “generico” do Ubuntu no Aspire One… 😛

  4. Avatar de Ryan
    Ryan

    Força aí pá. O mundo não anda à volta de Windows e Mac. Há muito mais além desses uns monopolistas e outros que estão lá quase ou que andaram sempre com inveja dos outros lá estarem.

  5. Avatar de InfectedM
    InfectedM

    Os ultimos Aspire One da Acer já têm Android instalado em dual-boot! 😀

    1. Avatar de S-K
      S-K

      Para quem quiser testar…

      sudo add-apt-repository ppa:canonical-dx-team/une
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install unity

      Depois no ecrã de Login (GDM) escolha a sessão “Unity Session”.

    2. Avatar de a Friend®

      LOL 😀 ahahah…. epico!!!

    3. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Hahahahaha lindo!

  6. Avatar de Luis

    Offtopic

    Ja viram a opção no youtube??? da para adicionar o som das vuvuzelas LOOOL

  7. Avatar de cfernandes
    cfernandes

    “Outro pormenor que nos saltou à vista, foi o novo ecrã de selecção de arranque de sistema operativo. A Dell deu-se a um trabalho bastante interessante de personalização desse ecrã, tornando-o de facto muito mais apelativo e de simples utilização, onde a escolha reside em apenas seleccionar ou o logótipo do Ubuntu ou do Windows. É um pormenor que nos agradou particularmente, será difícil causar confusão aos utilizadores quando a escolha se torna tão simplificada como esta.”
    será este pormenor que estão a falar
    http://www.omgubuntu.co.uk/2010/01/make-grub-themes-beautiful-look-nicer.html

    1. Avatar de O gajo
      O gajo

      Estava mesmo só a ver se alguém tinha referido isso (caso não, iria fazê-lo).

      Como pedem ver no site, já é possível ter isso na versão actual.

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      esse login é o burg, q basicamente decora o grub2.. nao foi inventado pela DELL..

      cumps

  8. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Bom artigo, é bom saber que já investem mais em distros Linux.

    Só uma coisa, a publicidade SAPO que apareceu por baixo do vídeo é um pouco… inadequada.

    Novos Videos de Sexo Puro Mulheres Poderosas Xxx Videos Caseiros Faça já o download!

    Mas que raio?

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Pena continuarem a insistir na distro mais buggada que já vi.. pormenores lol