Internet: Top dos 10 países com as ligações mais rápidas

60 Comentários

A Internet é, hoje em dia, considerada num bem essencial. Muito mais que uma ferramenta de trabalho ou de diversão, é uma forma de acesso ao conhecimento e à partilha, quer de informação quer de saber.

Mas o acesso à Internet não é todo igual e, em muitos países, praticamente nem existe. Hoje vamos mostrar o oposto e dar a conhecer os países onde esse acesso é mais rápido. Muito rápido mesmo!

Internet

A Akami Technologies, uma empresa ligada à Internet e à partilha de conteúdos, estudou mais uma vez as velocidades de acesso à Internet de cada país e criou um ranking dos países com acessos mais rápidos.

Este estudo concluiu que a velocidade média de acesso à Internet no planeta é de 6,3 mbps, um valor muito baixo se comparado com os países do topo desta lista. Vamos conhecer o TOP 10 dos países com velocidades mais rápidas de acesso à Internet.

Internet

10.Finlândia

O primeiro país desta lista é a Finlândia, que fornece aos seus habitantes acesso à Internet de velocidade elevada. A média deste país é de 17.7 mbps, um valor que muitos consideram bastante bom.

Foi em 2010 que o Ministério do Interior conseguiu garantir a todos os habitantes uma velocidade mínima de 1 mbps. Não sendo um valor brilhante, permite ainda assim um acesso “básico” a todos.

9. República Checa

Outro país Europeu que está nesta lista é a República Checa. Com uma velocidade de 17.8 mbps, está acima de muitos países mais desenvolvidos.

Face ao ano anterior, a República Checa teve um crescimento de velocidade que ultrapassou os 30%.

8. Holanda

A lista continua com países europeus e a Holanda ocupa o oitavo lugar com uma velocidade média de acesso à Internet de 17.9 mbps.

Este país, para além de ter esta posição de destaque, é também o país da Europa com mais casas com acesso à Internet, de acordo com um relatório de 2014 da União Europeia.

Internet

7. Japão

O Japão é um dos países do planeta com melhores infraestruturas de fibra óptica instalada. Aproveitando toda essa estrutura, os ISP conseguem dar aos seus habitantes uma velocidade média de 18.2 mbps.

Para além de ser o país onde se estão a fazer investigações para a criação ligações à Internet mais rápidas, é também onde existe a oferta comercial de ligação mais rápida do planeta. A So-net tem disponível um serviço de 2 gbps de acesso à Internet.

6. Letónia

De volta à Europa, a Letónia tem disponível para os seus cidadãos acesso à Internet com velocidades médias de 18.3 mbps, o que é três vezes mais rápido que a média global.

5. Suíça

A Suíça, que muitos consideram ter os cidadãos mais ricos do planeta, tem como velocidades médias de acesso 18.7 mbps.

Este valor representa um aumento de 25% face ao que estava disponível no relatório do ano passado.

4. Hong Kong

Hong Kong foi o primeiro países a atingir velocidades de pico de acesso à Internet acima do 60 mbps. Actualmente o valor fica-se em 19.9 mbps, colocando este país num brilhante quarto lugar.

Internet

3. Suécia

O topo desta tabela é assegurado por países a que se reconhece uma apetência tecnológica elevada. A Suécia assume a terceira posição, com velocidades médias de 20.6 mbps.

Este valor apresentado representa um crescimento de 32% face aos números de 2015.

2. Noruega

Na Noruega o acesso à Internet é feito com velocidades médias de 21.3 mbps. O que destaca ainda mais esta posição, é o facto da Noruega ter visto o seu valor médio crescer 68% face a 2015. Este é valor mais alto deste estudo.

1. Coreia do Sul

O acesso à Internet mais rápido do planeta está na Coreia do Sul. Com velocidades médias de 29 mbps, a população tem acessos de velocidade muito elevada.

O curioso é que, mesmo com mais de 80% dos lares a terem acesso à Internet, existe algum controlo da informação a que é possível aceder, sendo este praticado pelo Governo.


Infelizmente Portugal não tem representação nesta tabela, ocupando a posição 31, com uma velocidade média de 13 mbps, mas com um crescimento muito positivo, de 44%, face a 2015.

Há, no entanto para Portugal, uma posição de destaque. Somos o quinto país na lista de tráfego Internet IPv6, com 20% do nosso tráfego a ser feito neste protocolo.

State of the Internet

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    O meu router da meo foi configurado para não dar ipv6 visto que só trás problemas na linha.
    Também deviam salientar que em Portugal a grande parte da Internet é um monopólio da meo, visto que em muitos locais ou tens meo, ou não tens sequer algo minimamente aceitável

    1. Avatar de Raul Ramos
      Raul Ramos

      Infelizmente eu sei. Tenho 2.70 no máximo. Tudo o resto é por móvel por vezes muito mau. Numa zona rural de Chaves.

    2. Avatar de onz
      onz

      troca o router meo por um da asus. a tutoriais disso

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        O router não pode ser trocado totalmente para quem têm e usa o telefone físico.
        E os tutoriais que existem é para colocar o router da meo em bridge, não o remover completamente.

        1. Avatar de NT
          NT

          Já nem dá para fazer isso… 🙁 falo no caso de adsl, porque na fibra é “fácil” de fazer.

    3. Avatar de int3
      int3

      estou num sitio sem meo e tenho nos muito bem aceitável.

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    E a Roménia!?

  3. Avatar de Soldier_2016
    Soldier_2016

    Resumindo,em portugal a fibra óptica não está a ser bem explorada!Diria que normalmente,os portugueses contratam uma velocidade de ligação de 100/100 mbps. A meo até á data é o único ISP que dispõe de pacotes de 400/100 mbps,possivelmente vai ser o primeiro ISP a disponibilizar 500 mbps e daqui a alguns anos,deverá ser o primeiro ISP a disponibilizar uma velocidade de ligação de 1 Gbps para redes domésticas.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Tirando o facto da Vodafone já vende o acesso de 1Gbps (para clientes residenciais) à algum tempo, e o facto dos 100/100 do Meo só terem aparecido depois da Vodafone ter mexido no mercado e criado esse acesso simétrico a apróx. 25€… Qual era o seu ponto mesmo?

  4. Avatar de Edgar
    Edgar

    Pagamos caro…e o serviço é fraquissimo!

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Quem acha que as telecomunicações em Portugal são caras e de serviço fraquinho devia sair da terrinha de vez em quando e ver o resto do mundo… Nos EUA não se importavam de ter o que nós temos.

      Há quem esteja melhor que nós? Sem dúvida! Mas isso é a minoria, não a maioria (e falo apenas de entre os países civilizados com os quais nos atrevemos a comparar).

      1. Avatar de isaque
        isaque

        são pelo menos 30 países Desenvolvidos a nossa frente

      2. Avatar de o senhor
        o senhor

        Lol, eu vivo nos EUA e tenho imensa escolha com fibra tenho mais de 100mb de down e upload.

        1. Avatar de Caro??
          Caro??

          em lisboa tenho 3 opçoes e chega perfeitamente, 200/200 160 canais e telefone gratuito para rede fixa por 26 euros.

      3. Avatar de Luciano
        Luciano

        Reino Unido e Alemanha são um exemplo disso. Serviço de Internet muito fraco. Ou se vive em grandes cidades ou nepia.

    2. Avatar de Caro??
      Caro??

      Caro????
      26Euros por mes para internet 200/200, 160 canais de TV e telefone gratuito para redes fixes é caro???? deves estar nalgum pais que ate pagam para teres net.

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        LOL, isso é só para a gentinha das cidades porque o resto é deserto, pago mais de 80€ com o M40 para ter de velocidade máxima 13Mbps (1.5mbps de download) e nem 1mbps de upload chego

        1. Avatar de Alberto Martins
          Alberto Martins

          Por muito que me custe tenho de concordar. Somos um país dividido. De um lado estão os cidadãos de 1ª que têm boas velocidades a preços aceitáveis para o serviço que possuem. Por outro lado estão os cidadãos de 2ª, que têm acessos com velocidades do tempo dos afonsinhos cujo preço, pasme-se, chega a ser superior aos pacotes fibra. A isto chama-se monopólio e vai continuar a ser assim, os grandes estão servidos, o zé povinho que se lixe.

        2. Avatar de FilipeOS
          FilipeOS

          80€? Muda de aldeia e mete vodafone a 26€ (sem box) e o resto ajuda-te na renda!

          1. Avatar de Victor F.
            Victor F.

            Com essa facilidade toda mais vale mudar de país…

            Agora mais a sério, “mudar de aldeia”, achas que nas aldeias há fibra? …

          2. Avatar de JMendes
            JMendes

            Há, moro em rego da murta, sabem onde é?? Tenho fibra há 2 anos, um vizinho meu a 500 metros, mas que doutro distrito e rede fixa( eu 249, ele 236), nada, adsl e fraca

      2. Avatar de isaque
        isaque

        26€ para um serviço 3P que para ter essas características têm que estar obrigatoriamente agregado a um quarto serviço (mais dispendioso ) num país em que o SMN são 530€ sim é caríssimo!

        1. Avatar de Caro?!?
          Caro?!?

          Qual outro serviço agregado? E sim 26 euros para este serviço é barato até para Portugal com smn a 530 euros.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            São pessoas como tu, que só veem o vosso umbigo que podem achar barato este serviço, que ainda por cima só esta disponível para uma minoria dos portugueses.
            Para muitas famílias, e eu conheço muitas, não tem nenhum serviço devido ao preço. Eu na minha zona se quiser um pacote 3P tenho de desembolsar 48€/mês por um serviço de caca.
            Por isso pensa um pouco antes de dizeres asneiras.

          2. Avatar de Katalonidas
            Katalonidas

            Ai é? Qual é o teu salário?
            Ganhas os 530? Vai pagar uma renda, tem um filho e vai comprar um carro…
            depois dessa experiência volta cá para nos contares se consegues dar conta do recado…
            Não tenho nada contra quem ganha muito dinheiro… simplesmente enoja-me são as pessoas que ganham muito dinheiro e que não têm qualquer consideração por quem ganha menos…
            Somos todos seres humanos ou não?
            Parabéns e felicidades pela tua qualidade de vida!
            Abraços

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Edgar, peço desculpa pelo meu comentário ignorante. Pensei sobre o assunto e o facto de conhecer algumas pessoas com boas velocidades de internet não signifca que a média da população nacional também as tenha.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ainda bem que achas que o teu comentário foi ignorante.
        eu vivo numa aldeia do litoral e não tenho sequer 100Mb. Tenho 2 escolhas, pago 33€ por 10Mb (adsl da meo) ou 26€ por 20Mb (4g da vdf). em nenhum dos 2 pacotes tem televisão.
        E… sou um sortudo ter escolha. muita gente ou tem meo ou tem meo, por k isso é terem um serviço muito mauzinho…. mais uma vez sou sortudo pelo 4g da vdf ser excelente

    4. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Caro? Eu pago 60 euros para ter 360Mbps, com telefone e servico de TV basico (16 canais). E se eu quiser 1Gbps ja tenho de pagar cerca de 100 euros, e com televisao fica muito mais caro. Mas tenho IPTV que sai muito barato, e tenho cerca de 2500 canais de todo o mundo.

      1. Avatar de neapo
        neapo

        Onde foste buscar esses canais iptv?

    5. Avatar de Pakito
      Pakito

      tenho 100Mbps de net e so pago cerca de 50 euros…Achas caro o servico cá? vai ao brasil ver se o serviço é aceitável.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    http://www.speedtest.net/my-result/5482469810 graças a deus. Mesmo assim va lá va lá, um serviço de cabo coaxial

  6. Avatar de Tiago Teixeira
    Tiago Teixeira

    Hong Kong não é bem um país, é uma região autónoma. Diferente dos Açores e da Madeira, mas ainda assim uma região autónoma.

  7. Avatar de Tiago Teixeira
    Tiago Teixeira

    Já agora, uma região autónoma que faz parte da China, esqueci-me de referir isso no comentário anterior.

  8. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    importante seria saber era a moda e qual a velocidade mais LENTA de internet, porque a média sempre foi um mau indicador nestas coisas.

    Em todo o caso hoje em dia as pessoas andam demasiado dependentes da internet e redes sociais, e em vez de sairem a tomar umas minis com os amigos e comer tremocos, andam a fazer selfies sozinhos e a subir ás redes sociais e a fazer likes….

    Eu próprio muitas vezes desligo todos os aparelhos e internet 3G para me desabituar. Demasiada tecnologia torna-nos em “cloud” também em vez de saírmos com pessoas físicas. Recentemente fiz férias num país de 2º-3º mundo e as pessoas estavam muito mais felizes e socializavam muito mais que em muitos países de 1º mundo onde as pessoas só trabalham e vivem pela internet.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Concordo plenamente contigo, quando chegas ao ponto de estar num restaurante e em vez do pessoal estar a beber uns canecos e em amena cavaqueira, é vê-los agarrados aos teleles (que de smart tem pouco) a enviar fotos para o livro das fuças.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        não concordo contigo! 😉 os telelés são smart e muito, já os donos são tudo menos smart…

    2. Avatar de naoliveira
      naoliveira

      Não sei a tua idade, mas já antes de haver Internet as pessoas desses países que falas eram, ou aparentavam ser, mais felizes do que as do 1º mundo.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        mas olha que o @jorge tocou num bom ponto.
        é óbvio que é a vida dos outros e cada um faz o que quer, mas é irritante ver tanta gente que em vez de conviver, saíram e juntaram-se para isso, acho eu) estão agarrados a um dispositivo móvel cada um sem trocarem uma palavra durante horas e fazem-no à mesa….ignorando muitas vezes os filhos ou dando-lhes telemóveis para os entreter. ainda na passada quinta-feira estava uma mesa ao lado da minha num restaurante em que todos os adultos estavam com dispositivos móveis e deram um tlm a uma criança de 2 anos (sim, dois anos) para ele se entreter porque os estava a incomodar porque queria atenção.
        é triste…

  9. Avatar de samuel david rita
    samuel david rita

    E nós em portugal com internet 300 mbps. Esqueceram se de procurar por cá

  10. Avatar de samuel david rita
    samuel david rita

    E nós em portugal com internet 300 mbps. Esqueceram se de procurar por cá

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Desculpem-me, o meu comentário foi completamente desnecessário.

  12. Avatar de João A.
    João A.

    O facro de puder tere acesso a 200 megasnão quer dizer que a totalidade da população Portuguesa o tenha. Infelizmente muitos ainda só têm ADSL.
    Quanto a este comentário e o anterior que fez só me lembra uma coisa, alguns embriões não deviam passar disso mesmo, embriões.

  13. Avatar de Jose Pereira
    Jose Pereira

    Chego á conclusão final, que nem todos os habitantes que habitam em terras lusas, vivem no mesmo Portugal, aqui no interior do concelho de Caminha o acesso á NET é uma catástrofe. Pagas e não tens porcaria nenhuma! Coisas á Tuga!

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Vive onde, nas cubatas de Portugal ? Você tem de pagar e não reclamar. O seu dinheirinho vai todo para as socialités portugueses, para estas poderem usufruir da internet a 1Gbps ao ir ao facebook enviar selfies.
      É uma realidade crua e dura.

      1. Avatar de Alberto Martins
        Alberto Martins

        É mesmo… quem quer tem que se sujeitar e ser abusado. Ou então abandona-se 80% do país e vamos todos morar para os grandes centros.

    1. Avatar de tezouro
      tezouro

      Isso é ligação para que preços?

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        26.9€ 🙂

      2. Avatar de Rui LUX
        Rui LUX

        Vodafone Fibra 200/200 a 28 EUR 😉

    2. Avatar de Kobe
      Kobe

      A tua chaminé deve ser um poste da Vodafone x). Arranja-me uns 5 mb dos teus. Mesmo assim não chegava aos 10 mb de download lol

    3. Avatar de Kobe
      Kobe

      A tua chaminé deve ser um poste da Vodafone x). Arranja-me uns 5 mb dos teus. Mesmo assim não chegava aos 10 mb de download lol

  14. Avatar de Rainhokid
    Rainhokid

    Só por curiosidade, estou na suissa ligado por fibra óptica e tenho contratado 300/300 , mas por uma promoção tenho neste momento 1/ gigas de velocidade, com medias de 900/900. Medidos atravez do router fornecido e de aplicação. O problema é estarmos todos ligados por Wifi e por vezes fica saturado.
    No telelemovel tenho 50 /50 com tudo ilimitado mas paga-se bem caro.

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    Utilizo a net 4G da vodafone e tenho sempre entre 40-60Mbps de download e 23Mbps de upload. Só pago 17.90€ p/mes.

  16. Avatar de Simon
    Simon

    Pagar 30€ por mês por uma internet fraca que no máx dará 3.5gb e nem sempre pois nos finais do dia nem se fala 🙁

  17. Avatar de ACMSEBR
    ACMSEBR

    Aqui no Brasil pago por R$ 140,00 Reais por 10MB ou seja 10% = 1MB. Que nos testes da 800kbps.

    E to feliz por te saído na internet discada que era a 52kbps

  18. Avatar de António
    António

    Na verdade para a esmagadora das pessoas ter 10Mb/s ou 100Mb/s pouco importa. Ambas as velocidades chegam perfeitamente para o facebook, uns vídeos no youtube e pouco mais utilização é dada à Internet. Caso houvesse um uso intensivo de dados, certamente não teria havido uma evolução das ofertas como tem havido… Não interessa a velocidade, mas sim o que se faz com a Internet. E aqui é que o debate se devia centrar… a Internet é uma oportunidade que se está a desperdiçar, quer no que se refere à educação quer do ponto de vista profissional, novos negócios etc. Para quem se queixa que só tem 2,6Mb/s….azar o vosso que vivem em zonas com baixa densidade populacional. Eu sei, é aborrecido! Compreendo!!! Mas os operadores não são a Santa Casa, São empresas e como empresas que são o seu objetivo, quer se goste ou não, é dar retorno do investimento aos acionistas! O investimento nessas zonas não tem retorno! Razão porque o estado subsidiou redes de fibra em muitos concelhos… não em todos! Nem tudo é mau, não têm net mas têm sossego e ar puro! A vida não é, quase nunca, perfeita!

  19. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    estranho que nao falem da Roménia, segundo o wikipedia:
    Average speed:
    According to a top made by Akamai in 2015, Romania is ranked 10th in the world and 1st in Europe in terms of average Internet peak connection speed with 73.6 Mbit/s.[3] In Akamai’s The State of the Internet Report covering the fourth quarter of 2012, Romania came 4th on average peak connection speed by EMEA country/region.[4] in https://en.wikipedia.org/wiki/Internet_in_Romania#Average_Speed

  20. Avatar de Maria
    Maria

    Eu moro na Suíça, e tenho net a 500/50 e não é fibra. Cabo coaxial.
    E pra quem não sabe, com esse cabo “cabo de antena normal” podemos chegar 10gb de transferência de dados. 😉 a fibra aqui na Suíça, é só nas grandes cidades. Mas mesmo assim estou contente com o serviço que tenho.. por exemplo csGO lag 17 🙂