HTC Click, o smartphone Android low cost?

44 Comentários

Apesar do elevado potencial da plataforma Android, esta está actualmente dependente dos fabricantes de dispositivos móveis para se poder afirmar. O grande inconveniente dos primeiros Smartphones Android que começam a invadir o mercado de dispositivos móveis é o preço. Foi pelo menos a maior desvantagem apontada pelos nossos leitores na análise do HTC Magic. Afinal o sistema operativo é open source e por essa razão, não deveria tornar o conjunto bem mais acessível ao utilizador?

image_htc_click_01_small

É provavelmente a pensar no factor preço e a responder à pergunta anterior entre outras que a HTC estará a pensar em iniciar na sua linha de produção um Smartphone económico. Existem rumores que esse telemóvel se poderá chamar HTC Click.

A imagem que apresentámos anteriormente foi colocada num fórum do Vietname, resultada provavelmente de uma fuga de algum elemento com ligações à delegação da HTC no mesmo país.

Não será nenhuma surpresa se este Smartphone já estiver concebido, até porque como é natural, geralmente muito antes de qualquer dispositivo ser anunciado, são produzidos um número reduzido de protótipos com o intuito de distribuir pelos funcionários da empresa para efeitos de teste, especialmente contratados para o efeito e pertencentes ao mercado alvo do produto.

Nesta situação, é mais do que certo, a fuga poderá ter sido propositada, de forma a que a HTC pudesse analisar a receptibilidade das pessoas ao seu produto e criar um certo “hype” ou então, poderá ter sido uma fuga não controlada (aposto mais neste aspecto devido à HTC não ter como tradição a utilização da primeira estratégia).

As mesmas fontes da fuga de informação afirmam que já muito brevemente este aparelho irá ser produzido, estando previsto a sua disponibilização ao consumidor final com um preço base que se irá situar entre os 196 e os 236 euros.

Contudo, a HTC ao que tudo indica terá que cortar obviamente em alguns extras como o GPS e reduzir noutros aspectos como por exemplo o tamanho do ecrã (prevê-se que possua na mesma um ecrã touch mas com uma resolução mais limitada, de 240×400) e a resolução da câmara digital (2MP).

A boa notícia está na sua altura; o HTC Click será inferior a uma caneta Bic, o que será um bónus para quem deseje aumentar a sua portabilidade. Não existe contudo nenhuma informação que aponte para que haja uma penalização ao nível de performance no Android.

Este passo pode ser absolutamente fulcral na massificação e vulgarização da plataforma Android, isto porque a HTC parece especialmente empenhada em cumprir a previsão que fixou de a médio prazo, 50% das unidades móveis que produz trazerem o sistema operativo open source.

O Android vem reanimar a luta entre plataformas móveis para o domínio do seu respectivo mercado e a guerra apenas está a começar. É esperado que ao longo dos próximos meses e ano, muitos bits e bytes de nova informação sobre dispositivos Android circulem pela Internet. phandroid ver também G-Android

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel
    Joel

    dizes e dizes. O preço é muito elevado para os dias de vacas magras que andamos.
    http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

    1. Avatar de Machadix
      Machadix

      é engraçado que passas em qualquer loja de telemóveis e vês o “tuga” a comprar o nokia xpto de 500€…

      1. Avatar de tagravado.com

        hj em dia nem é nokia, é qq touch screen que tenha muitas funcionalidades que não vão ser usadas

        (mas eu tb queria um) 🙂

        http://www.tagravado.com

  2. Avatar de Paulo Ricardo
    Paulo Ricardo

    As plataformas Open Source são uma grande oportunidade para os fabricantes aumentarem os lucros!

    Dai o interesse dos fabricantos nesse tipo de sistemas!

    Alguem pensa que é por causa do utilizador que eles optam pelo android?

    1. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Nem mais, bem dito!

    2. Avatar de DNL
      DNL

      Mt bem visto.

    3. Avatar de DoContra
      DoContra

      Mal comparado é como o petróleo. Quando o preço sobe uns “cagajésimos” a gasolina “actualiza” logo essa subida. Mas quando desce, temos de esperar uns tempitos para que suas exas. as petrolíferas não vão à falência (e *se* chegarem mesmo a baixar o preço da gasolina).

      No caso em presença “ah e tal o SO é caríssimo, licenças para aqui e para acolá, lucro do fabricante e tal…”

      Sai uma treta qualquer com SO open source e pimba! Lá fica o pessoal à espera que o preço desça proporcionalmente ao menor custo do SO.

      Então e empochar lucros, senhores??? Vocês julgam que os fabricantes vendem os equipamentos pelos nossos lindos olhos? Se conseguirem vender ao mesmo preço e com menor custo de fabrico, acham que vão prescindir disso?

      Só se houver alguma fábrica clones na China… aí talvez já tenhamos um HTC (clone, como convém) a 50 ou 60 aéreos num qualquer leilão online!

    4. Avatar de A friend
      A friend

      Se qualquer duvida, esta historia dos open sources quem fica a lucrar são claramente os fabricantes a não ser que o “low cost” faça mesmo jus ao nome…

  3. Avatar de Flip
    Flip

    Lei da oferta e procura… quando a procura baixar os preços vão cair, até lá gozam com as pessoas com os preços absurdos que temos.

    1. Avatar de sjk
      sjk

      Já ouvi: “As empresas deveriam ser bonificadas pelo skimming que praticam com impostos mais elevados”

      Mas lá está, dizem que é uma ideia maluca..

      Por definição, consiste em aplicar um preço inicial tão elevado quanto o segmento alvo está disposto a pagar por isso. Logo só compra quem quer.

      E até parece que o software livre é pago tal como o Windows Mobile… (segundo a equivalência de preços finais) 😀

      Quem quiser ter ou mostrar o Android como novidade que se deixe enganar (ou não, caso tenha noção disso mas necessite mesmo), quem o quiser por prazer próprio, espera uns meses até o preço baixar.

      Boas Compras! 🙂

      1. Avatar de Claudio

        …preço baixar…treta o preço vai baixar sim mas pouquisimo…veja-se os htc mais antigos a 400/500 nas operadoras … é tudo a roubar…

  4. Avatar de Mario
    Mario

    Falta perceber em termos de software de comunicação com o pc como será,por exemplo por ter necessidade de comprar um 2º movel comprei um samsung B2100 e fiquei desiludido o pc suite comparado com o da Nokia é uma autentica bosta é trabalhoso e não consigo passar nada para o pc alem dos contactos ou calendario.
    Os menus do telefone tambem não são nada praticos.
    Realmente continou a achar que os Nokias são bastante bons e o software deles melhorou mesmo muito.

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    qual é o processador disso?

  6. Avatar de Diogo Guedezz
    Diogo Guedezz

    Boa iniciativa da parte da HTC…

    Mas o meu Iphone 3G é que rula.

    1. Avatar de 3biz
      3biz

      ja consegues fazer copy past?
      e enviar mms?
      lollol

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Mais uma vez, pouco informado

        iPhone 3G envia e recebe MMS assim como faz Copy Past, com a simples actualização gratuita de firmware 3.0

        Mais uma vez, continuas a desinformar o pessoal, se não pescas nada de Apple, mais vale tares calado do que dizer babuzeiras… se queres ser ignorante, que sejas sozinho…não induzas os outros a se-lo contigo..

        1. Avatar de 3biz
          3biz

          eu sei que é a partir só e unicamente da 3.0, ano e tal depois, por um TELEMOVEL que custa 600 e tal euros…

          lol….

          1. Avatar de A friend
            A friend

            o iphone para aquilo que faz, não é caro.. é caro é para o bolso da grd maioria.. devias pesquisar melhor e encontrarás telefones mais caros que o iphone e não fazem metade.

            Já agora, as versões de firmware anteriores do Iphone permitem enviar MMS com instalação de software, o que mostra a felixibilidade do sistema.

            1º Telefone da Apple e fez muito mais que muitas marcas cá andam.. Touch screen já existe a mto tempo, mas foi preciso a Apple lançar um para abrir a concorrencia neste mercado que andava adormecido… quer queiras ou não, por embirração ou seja lá o trauma que for, a apple é que impulsionou e forçou o mercado a melhorar, quanto ao Iphone, só compra quem quer, quem pode ou quem gosta… Pelos teus comentarios tão negativos quanto a marca, se não o tens, ou nunca experimentaste, ou seja lá o que for, grande parte não tem sequer fundamento…

            Quando não sabemos.. “silence is gold my friend…”

          2. Avatar de 3biz
            3biz

            eu tive um iphone e nao aguentei mais de 6 meses.

            e de todo, nao consigo entender o fanatismo À volta dos iphones.

            pessoas que poupam meses a fio para comprar um. onde está o o fascionio?

            sinceramente…

      2. Avatar de mmick
        mmick

        Yap. Copy & Paste (e com imagens e formataçao respectiva…), MMS, GPS com mapas offline (brevemente até Tom Tom), centenas de jogos 2D e 3D avançados com aceleraçao total por hardware, menus ultra fluídos, browser ultra-rápido e tamanha pancada de jogos e apps fabulosas (nao a b*stada que há no Android ou Windows Mobile) que se fores a pagar ficas de bolsos vazios. E sim tem programas de productividade, sim lê ficheiros de Office e PDF, etc.
        Com tudo isso um dos melhor touchscreen do momento só ultrapassado (a nível de câmara) pelo Samsung i8910.
        É pena nao teres dinheiro para ter um como nós 🙂

        1. Avatar de A friend
          A friend

          Por falar em Samsung, ofereceram-me um innov8 e este telemovel tem a camera “estupidamente” boa… 😀

          Nunca vi telemovel a tirar fotos tão nitidas, 8.0 Megapixeis… Gps muito bom e DivX..entre outras boas funções…só tenho pena não ser touch mas é um excelente telemovel… mas uma coisa é certa, falam do iPhone mas este também é estupidamente caro, 549euros bloqueado à TMN 🙁

          Ps.”é symbian, muito semelhante a um Nokia N95/96″ e extremamente rápido (com actualização de firmware)

        2. Avatar de 3biz
          3biz

          quem disse? felizmente n preciso de ter um iphone para me afirmar.

          pelo que parece e demonstras, é mesmo para isso que serve

          1. Avatar de A friend
            A friend

            As pessoas só se afirmam quando alguém lhe dá importancia…

            Aqui quem fica chocado de alguem ter um Apple és tu.. não ele…

            E se achas que ter Apple é sinal de afirmação, então é porque a consideras a melhor… 😉

          2. Avatar de 3biz
            3biz

            a isso chama-se teoria da batata…

  7. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    @offtopic

    Nova versão do Google chrome beta publico. Acho que vale uma noticia.

  8. Avatar de kekes

    Acho esse preço um bocado… considerando as carateristicas do telefone, preferia comprar um Nokia dos novos que vão sair que por esse preço, vão trazer melhor camera, gps, e afins… é uma questão de preferencias, e gostos também não se discutem.

    PS. e a nível de processador? será que vai ser alguma coisa aceitável?

  9. Avatar de redefoca
    redefoca

    Mesmo assim acho bastante elevado, ainda mais utilizando um software open-source.

    http://reviravolta.net – Missão 1 em iniciação

  10. Avatar de NT
    NT

    Boas

    “Carraio” porquê é que raio o sistema não pode ser pago???? O software é de código aberto e não grátis! Se o fabricante quer que o software seja pago, ora que seja, tem apenas que disponibilizar o código fonte. “Free as freedom not as free beer”.

    Quanto à crise, trabalho em uma loja de comércio de electrodomésticos e não vejo crise nos bolsos do portugueses! Cada vez se compra mais computadores, telemóveis, lcds e afins, não me venham com a treta de que é um bem de primeira necessidade. Porque é que raio se compra um portátil que é para ficar quieto lá em cima da secretária, quando pelo mesmo preço (sendo realmente o computador necessário) levam computador(completo), impressora e ainda sobram uns trocos… Há esqueci-me o vizinho comprou um…

    Penso que a crise está na cabeça das pessoas, comunicação social etc… É como a gripe A, nos 200 e tal casos detectados em Portugal ainda não ouvi falar de morte nenhuma, quando na casa do milhares de casos a gripe comum mata, porém já estamos “habituados”…

    De qualquer forma se vem barato, que venha ele, não estou a pensar em comprar porém existe ppl que realmente necessita de uma ferramenta de trabalho barata.

  11. Avatar de N'FOS
    N’FOS

    A HTC já fazia era coisas mais bonitas…

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      por acaso… os olhos também comem

  12. Avatar de Nasp

    Interessante, será este o meu possivél Android num futuro proximo.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Meu poderá ser quando chegar o Android 2.0.
      De momento estou á espera dum telemóvel estilo “TMN Bluebelt”: gps, wifi, touchscreen, android 2.0.
      O TMN Blubelt é barato (199€), MUITO bom mesmo (tenho um) e corre um Windows Mobile (ou seja, pago). Um dia que saia um “Bluebelt” Android aí penso no assunto agora estar a dar tanto dinheiro por um telemóvel “banal” nao.
      Para isso poupo e compro algo de jeito
      TMN Bluebelt > Nokia 5800 XM > Diamond Touch HD/i8910/iPhone/Omnia II

  13. Avatar de Diogo
    Diogo

    caraca que smartphone “FEIO” !!!!!! Queria fazer uma pergunta que ñ de a ver com tecnologia.Quantos custa um camisa original de futebol ai em Portugual ?

    1. Avatar de Jakim
      Jakim

      Sporting – 68 €
      Porto – 69,25 €
      Benfica – 71 €

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Daassssss… razão tem a minha mulher em comprar as T-shirts na feira aos ciganos! Paga-se MUITO menos, na volta, o efeito é o mesmo: andar vestido!!!

        Uma T-shirt da feira é open source? LOL!

        😉

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Pelo menos a venda é mais open…

        2. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          É open source porque WYSIWYG…É um T-shirt lool, é só copiar se quiseres e tiver jeito pra costura (coisa que eu não tenho D:)

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se o Android pegar, a Micro$ caso queira manter-se na corrida irá avançar com um Win7 MO, não? E nem é que faça falta por aí além, penso… Agora que os smartphones começam a pegar moda, como sempre tudo depende do que se pretende dele; se gira-lo por cima da cabeça com o toque de chamada no máximo e mostrar a todos o modelo, se usar o gps enquanto ha carga na bateria, se walkman, tirar fotos e vídeos, jogar, ou ferramenta de trabalho. E tanto quanto sei, talvez seja bem Português o modelo que até à data consegue combinar tudo isto da melhor forma, mas como tudo, é discutível.
    Para já não troco os “velhinhos” Trinity e SE910 comprados em saldo por nada, mas se pudesse, andava com um Touch Diamond2 e um Touch Pro2 e não queria mais. Isto dum gajo ter que aguardar saldos é fixemente xunga e outdated 😀

    1. Avatar de RoB

      O Windows Mobile 7 ou Windows Phone (não sei com que nome sairá) já está a ser desenvolvido, ou melhor já estava a ser desenvolvido quando saiu a actualização WM 6.5

      O que mais me agrada no meu WM é sua capacidade de lhe meter qualquer rom cozinhada para o meu modelo. Torna o dispositivo menos enfadonho, menos aborrecido, a cada nova rom parece que tenho um ppc novo. WM 5, WM 6, WM6.5 não acredito que venha a tirar partido das inovações do WM7 devido à limitação do hardware, mas nessa altura conto em ter um Androide dos mais caros para mostrar ao meu vizinho, lol e que me satisfaça por tanto tempo que o que tenho agora.

  15. Avatar de A friend
    A friend

    Só ficava contente se lançassem o Palm Pre “low cost” 😀

    Mas tirando isso, devo concordar com quem já referiu que a HTC precisa mesmo inovar o seu “look” … tudo bem que o importante é ter um telemovel funcional, rápido simples e eficaz… mas a estetica é muito importante…quer seja a nivel de hardware como de software…

  16. Avatar de Diogo Guedezz
    Diogo Guedezz

    Mas eu gostava que toda esta malta (principalmente a que não gosta do iphone… visse o meu… como ele está… as aplicções os varios menus que lhe adicionei.

    vão a http://www.appulo.us e vejam a quantidade d aplicações que existem para iphone.

    Só quem tem um é que sabe dar valor… é muito a frente.

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Melhor forma de usar o Appulous..

      Passo a Passo..

      * Jailbreak + Cydia
      * Adicionar ao Cydia a Source do Appulo
      * Procurar e Instalar o “Installer”

      E voi-la.. descarrega-se directamente do proprio iphone/ipod todas as aplicações do Appulous 😉

      1. Avatar de Diogo Guedezz
        Diogo Guedezz

        Vês como sabes…
        Assim vale apena

  17. Avatar de gotamaluko
    gotamaluko

    LOL! se eu tivesse 70 euros casava-me 🙂