FarmVille – Um Jogo muito viciante!

129 Comentários

Há dias, enquanto trocava contactos do Facebook com uma colega da Universidade, esta perguntou-me se eu também tinha a “quintinha”. Respondi-lhe que não, e ela confessou-me que era tão viciada no jogo que chegou ao ponto de, no 1º semestre só fazer duas disciplinas por ter ficado sempre a jogar. Aquela afirmação assustou-me porque na verdade sei que, todos os dias, aparecem casos problemáticos acerca do Farmville. Desta forma, e uma vez que jogos deste género são tão acessíveis e viciantes, nunca é demais alertar, novamente, para que o utilizador dos mesmos, saiba separar e distinguir o mundo virtual do mundo real.

farmville

O Farmville caracteriza-se por ser um jogo online, social e essencialmente de recompensa. Isto é, à medida que os objectivos vão sendo executados, o jogador recebe algo, o que o motiva para o objectivo seguinte e, desta forma o estimula para jogar ainda mais. São este género de jogos que mais facilmente causam dependência.

No entanto, parece que este jogo veio para ficar, pois já conta com mais de 70 milhões de utilizadores. Mas todos os dias são notícia histórias de despedimentos, zangas, conflitos sociais, devido ao FarmVille e às Redes Sociais em geral.

122909farmville1_t607

Exemplo disso passou-se na Grã-Bretanha, o caso de um rapaz de 12 anos que com o objectivo de acelerar o jogo, usou o cartão de crédito da mãe e gastou, aproximadamente, 1034€ em aplicações para a sua quinta. Esta é uma situação delicada e, socialmente, muito complicada.

Mas a verdade é que os jogos online aumentam, embora que a curto-prazo, a auto-estima do jogador, dão uma agradável sensação de liderança e vitória no jogo, e, em jogos que possuam imensos níveis como este, o jogador anseia sempre que o próximo seja mais difícil e com objectivos mais complexos.

Por isso, nunca é demais sugerir moderação aos jogadores, e brincar um bocadinho com a situação:

Artigos Relacionados:

Dependência em Internet e Jogo Electrónico

Partilhar:
Tags:

Comentários

129

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Acreditem ou não nunca joguei nem nunca tinha visto um screen do jogo embora o sucesso dele

    1. Avatar de sapc
      sapc

      Já somos 2.

    2. Avatar de l3gion
      l3gion

      Já somos dois, além de que tenho coisas bem mais importantes para fazer. 😛

    3. Avatar de Ex-Farmer
      Ex-Farmer

      são os maiores..querem uma medalha?

      1. Avatar de l3gion
        l3gion

        De Ouro, se não te imporares.. 😉

        Caso não saibas, há pessoal que tem mais do que fazer além de jogar joguinhos..não deves ser um desses.

        1. Avatar de The Sniqper

          Fantástico! Falar é bonito mas na prática a verdade é que já quase todos lá foram meter o narizinho, certo!
          E, agora digo eu, que mal terá utilizar a Internet como forma de entretenimento?
          Séria esta gente por aqui!
          Tantos trabalhadores e sábios e Portugal na cauda da Europa e na bancarrota. Estranho!

          1. Avatar de Marisa Pinto

            @The Sniqper
            Ora bem… Não há mal nenhum usar a Internet, ou os conteúdos que esta fornece e proporciona, como forma de entretenimento. Muito pelo contrário.. É muito bom podermos passar o tempo, aliviarmos o stress de um dia de trabalho, desenvolvermos capacidades cognitivas (que também ajudam) nesses mesmos entretenimentos..
            O que não é aconselhável, e se leres com atenção o artigo e outros do género verificas que é esse o ponto fulcral, é o uso excessivo que é feito dessa utilização. Nomeadamente de jogos que nem pouco mais ou menos nos desenvolvem, são perigosos para determinadas faixas etárias pois não têm noção de algumas consequências, e nos barram (ou melhor, nós deixamos que nos barrem) a actividades com o mundo real. Para isso, e como referi, é necessário moderação.
            Em relação à cauda e à bancarrota.. não estou em nenhum cargo político, mas talvez se muitos lessem o manual de instruções primeiro, não construíam as coisas às avessas.

            Cumprimentos.

          2. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            @Marisa Pinto.
            Realmente, a maioria dos políticos deviam começar pelo “Politics For Dummies”.

          3. Avatar de l3gion
            l3gion

            @TheSnipper, não acho mal as pessoas jogarem..o problema aqui é a falta de moderação por parte destes.

            É por isso que o País está como está..e não pelos sábios/trabalhadores que por aqui andam.

        2. Avatar de El Cabron
          El Cabron

          Levas 10 minutos a jogar o seu animal…..menos tempo do que tu gastas a te masturbar…….

          Não gosta, não estrague!!!!!!!

      2. Avatar de Mário
        Mário

        mais depressa fumo um charro do que jogo farmevilas…se é q me faço entender acerca de vícios…

  2. Avatar de nervaise
    nervaise

    Boas!

    O video está excelente!

  3. Avatar de gaguiel

    Aqui mora um viciado mas com regras. Apenas uma visita por dia que não dura mais de 15 minutos.

    😛

    1. Avatar de Sara Canelas
      Sara Canelas

      Também eu, temos que ter em conta que temos responsabilidades a cumprir, sejamos nós trabalhadores, estudantes. Não devemos colocar jogos à frente muito menos gastar “balurdios” com as aplicações. Eu jogo, acho divertido mas cada um de nós tem objectivos a cumprir nesta vida e deixar que um jogo os destrua acho completamente um absurdo. Divirtam-se com moderação 🙂

      Cumprimentos.

    2. Avatar de Revolução Digital

      É também o meu caso. 15mn max.

      Aliás, não sei como conseguem estar todo o dia na coisa… É que ao fim de 15mn fico sem nada para fazer! 😀

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @António Anibal
      É exactamente a este género de histórias que me referia no artigo. São imensas as que nos chegam às notícias diariamente. Há que pôr um travão.. Diversão sim, mas no tempo e local próprio.

      Cumprimentos

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Ui, há tantas. Já não me lembro em que país foi, mas sei que foi num de Leste, em que numa reunião da câmara estavam todos a jogar Farmville. E por acaso só um é que foi despedido.

  4. Avatar de Mondrulho
    Mondrulho

    Nunca joguei e este video foi o mais proximo que vi do jogo.. No entanto o que sei dele chega pra por doido quando vou ao facebook… A m*rda das publicações da quinta no mural do facebook acaba com o verdadeiro proposito do facebook… cambada de viciados. A minha vontade era chegar-lhes fogo as quintas. Já era hora de ser possível fazer isso…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Mondrulho
      Tem um remédio para não teres que receber essas feeds, podes ignorá-las na configuração do facebook. Eu própria já ignorei muitos dos contactos que só tinham feeds do Farmville ou outras aplicações assim mais “chatinhas”.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Ao lado da publicação no teu mural podes carregar em OCULTAR e escolher ocultar a aplicação X
      Assim já não precisas atacar quintas e todos ficam bem!!

  5. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Só não jogo por duas razão.
    1º Não uso facebook
    2º Por medo:D. Ainda me lembro das horas de “investi” a jogar Harvest Moon e nos meus “hoje em dia”, tempo é dinheiro.

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      “Só não jogo por duas razões…”

    2. Avatar de A.S.

      já somos dois… mas eu lembro das horas que investi em vários jogos deste tipo -_-

  6. Avatar de Sun II
    Sun II

    Olá Pplware.
    Welcome to 2009.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá Sun II,

      Agora faz um comentário com conteúdo.

      1. Avatar de Vítor M.

        Este jovem começa-se a irritar 😀

        1. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          liberdade de expressão!

          1. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            A liberdade de um só se extende até se entrelaçar com a liberdade de outro. Nesse caso, usam-se as regras.

          2. Avatar de Lourenço
            Lourenço

            António Mendes:
            esse conceito e quase tão certo como o contexto onde está inserido!..

            sinceramente n consigo perceber a relação neste caso em particular…

            o sunII por mais irritante q seja, deve ter a liberdade de poder ser responsável pelo que faz!

            ja ouvi o bastante sobre o VÍtor para saber que ha casos e casos…, mas o que é certo é que em circunstancias normais, as pessoas com “poder” têm tendencia a não conseguir separar as coisas, e acabar por agir de forma menos correcta passando por cima da liberdade dos outros…

            é preciso deixar bem claro que não estou a por o caracter do Vítor em causa…

            estou apenas a dizer que, ok.., o gajo irrita.., mas ele n fez nada de mais…,

            fim.

            desculpem la o off-topic!.

    2. Avatar de Ricardo Antunes
      Ricardo Antunes

      lol
      tu até tinhas jeito para humorista :mrgreen:

    3. Avatar de Skilo
      Skilo

      Este miudo, esteve tanto tempo a jogar Farmville que ainda pensa estar em 2009.

      1. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        Good one.

      2. Avatar de Sun II
        Sun II

        que seca ó boss.
        so tava a dizer que já estamos todos fartos de saber o que é o farmville. a noticia ficava bem era à uns meses atrás. 😉

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          Fizeste o artigo e não te deixaram publicar…foi isso?

          Vá lá, não chores…

          Se calhar se te desses ao trabalho de escrever algo que aches que deva ser notícia, tenho a certeza que o pplware te dá uma hipótese se a mereceres.. Pelo menos seriam palavras tuas que não iriam para o lixo..

  7. Avatar de Sérgio Pontes

    Qualquer dia em vez de ouvir-mos falar em toxicodependentes, ouvimos falar em farmville-ó-dependentes…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Sérgio Pontes
      A dependência em tóxicos (droga) não é muito diferente das restante dependências.
      Mas talvez para ti ainda te faça um pouco confusão, e para muitas pessoas, ouvir falar de outras dependências. Pois ainda não é algo muito abordado, muito “oficial”.
      Mas o processo é o mesmo, tanto em droga, alcool, tabaco, jogos, tecnologia em geral, etc..
      Senão repara:
      É algo que experimentas, é algo que tem efeitos no teu estado de ânimo, algo que te faz sentir bem. Sendo assim, queres mais, pois ou te acalma, ou te dá adrenalina. Mais cedo ou mais tarde é pouco, queres mais, e vais esquecendo (se não souberes controlar) coisas importantes da vida, rotinas, amigos, tarefas, comprimissos… Até que te dás conta que não consegues viver sem aquele objecto.
      seja o vício que for, o processo é basicamente o mesmo. Farmville é apenas uma componente inserida na categoria Jogos. E já vai ser oficial as “dependências em internet e jogos electrónicos”.

      Cumprimentos

      1. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        True. E está mais que comprovado. E até fiz um trabalho sobre os asiáticos (não é que esteja a ser racista, mas os chineses e os coreanos são os jovens mais viciados), as “clínicas” que começam a abrir e também World of warcraft.

        1. Avatar de António Mendes
          António Mendes

          Esqueci-me de dizer que embora tenha referido o World of Warcraft, o vício tens raízes diferentes do que Farmville e semelhantes.

        2. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          (não é que esteja a ser racista, mas os chineses e os coreanos são os jovens mais viciados)

          wake up world…
          o que é que os chineses e o coreanos podem fazer?!…

          trabalho…., NOT..
          ter 1 carro, viajar!…, NOT..
          vida sexual…, NOT….
          Google.., NOT

          jogos.., SIM….,

          tipo…, dizer que são os mais viciados…, quer dizer.., ha q ter em conta o contexto da coisa…,
          Sinceramente.., surpreende mesmo que eles tenham 1 taxa maior de viciados?..

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Eu até gostava de comentar… mas que dizer?

          2. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Quanto aos chineses não comento, mas a Coreia não se encontra na mesma situação. Muito menos a do Sul.

          3. Avatar de Yuppi
            Yuppi

            Os jovens coreanos estão entre os mais viciados do mundo, o que até levou o governo a decretar períodos de jogo para menores de idade, recentemente.

      2. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        @ Marisa, estás a misturar “vício” com “dependência” e são coisas diferentes. Embora alguns efeitos possam ser iguais.

        1. Avatar de António Mendes
          António Mendes

          Mas existe um ponto em que o vício passa a dependência.

        2. Avatar de Marisa Pinto

          @José Moreira
          Eu não misturo conceitos. Mas para te esclarecer:
          Vicio pode caracterizar algo que o torna viciante, e desta forma, caso a pessoa, o utilizador não saiba controlar o seu uso, causar-lhe uma dependência.

          Cumprimentos

  8. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Já joguei bastante disto, mas cheguei a um ponto em que me fartei. É um pouco como o Tribos, ou o Travian, pelo menos comigo… jogo, não largo aquilo, mas uns tempos depois farto-me.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É como as mulheres… Jogo… não largo aquilo…mas uns tempos depois farto-me!! 😉 ahaha…não resisti à piada…

      Estou só a brincar

    2. Avatar de softclean
      softclean

      Olha, também é o meu caso. Em concreto, experimentei o CountryLife, que é um Farmville-like, e gastava sempre 30 minutos com isso. Às tantas começa a ser demasiado do mesmo.

      Já agora, que isso não tire crédito ao Facebook em si, que na minha opinião, é uma excelente rede social.

    3. Avatar de Sa2r
      Sa2r

      Também eu joguei estes jogos travian, farmVille, etc, outros jogos online que quando são novidades começo a jogae e passado uns tempos farto-me destes jogos. Também só jogo as vezes para ocupar os tempos livres em que não tenho programa

  9. Avatar de Paulo Nunes
    Paulo Nunes

    Eu jogo todos os dias o Farmville! e não me considero um viciado. Até acho aquilo secante.. passar de níveis! quem me dera que fosse mais rapido! até já perdi plantações por demorar mais tempo que o normal!
    Só demoro algum tempo no site porque não consigo apanhar as plantações todas de um vez, dos animais e arvores tambem! senão.. era só ir lá e em 5 minutos estava despachado e ia-me embora! assim tem que perder algum tempo!
    mas nunca gastei dinheiro com aquilo… nem vale a pena 🙂
    abraços

  10. Avatar de Nuno F.

    Eu levei algum tempo até dizer “Sim” ao FarmVille. Porquê? Só foi falado há pouco tempo e, foi nessa altura que decidi experimentar.
    Resultado?
    Vejo o jogo com 3 ciclos:
    – Engraçado (até determinada altura);
    – Viciante (depende do que se considera viciante);
    – Enjoativo…
    – Oportunismo

    1- Sim, de facto é um jogo diferente, leva-nos a experimentar algumas coisas “nunca” vistas. Partilhar itens com os amigos também não deixa de ser interessante.

    2- Viciante para alguns. Não achei viciante e porquê?! Porque nunca levei mais do que 1h30 a jogar… acabava por ficar farto.

    Viciante considero jogos como Football Manager e coisas do género, que me faziam ficar “colado” ao PC por mais de 5 horas diárias (quando estou em casa).
    Digo “faziam” porque já não tenho muita paciência.

    3- Enjoativo? Por chegar a um ponto em que se torna repetitivo (plantar, vender, plantar, vender)… não passa disto.
    Por chegar a um ponto em que ficava “obrigado” a ir todos os dias ao Facebook para controlar a “coisa”. Fartei-me, porque não era capaz de ir lá todos os dias… acabava por plantar coisas que demorassem 3 ou mais dias a crescer.

    4- Ideal para oportunismos descarados!
    Apanhei pessoal a falar e a fazer convites para centenas de coisas… a desesperar por ofertas, por todas aquelas coisinhas mínimas que seriam necessárias para se subir de nível.
    Vi pessoal que não nos ligava meia no MSN/telemóveis, etc etc… e a chegar ao Facebook (FarmVille) e terem o descaramento em vir pedir coisas…

    Ou seja… se joguei o FarmVille durante 2 meses, acho que já foi muito.
    É chato… não passa do mesmo.

    PS:
    Há jogos bem mais interessantes que o FarmVille… btw, não jogo nenhum do Facebook.

    1. Avatar de Nuno F.

      PS2:
      E ver pessoal que programa os despertadores para ir à quinta às tantas da manhã… é de loucos… perdoem-me, mas isto não. :mrgreen:
      Eu já passo demasiadas horas em casa no meu computador, nunca seria capaz de acordar a meio da noite por causa de um jogo virtual…

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        são 2 pai nossos e 4 avé marias…,
        n te esqueças de fechar a porta quando saíres!…

  11. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Nunca joguei nem quero. Grande maioria dos meus colegas universitários passam horas nesse jogo, até já ficaram a olhar de lado para mim ou perplexos quando respondo “não jogo farmville!”

    ..conheço gente que passa noites inteiras no jogo e sinceramente não vejo piada nenhuma nesse jogo..prefiro como fiz aqui à dias, estudamos um bom bocado, depois para aliviar antes de uma aula, portátil para cima da mesa, comandos para fora e toca a jogar PES 2×2…relaxa, diverti-mo-nos, convivemos e prontos..o máximo que faço é às vezes tar umas 2h agarrado à minha ps3, o que é raro ..agora ficar como já vi muita gente que parece que vai partir tudo à sua volta por causa de algo que não correu bem na “quinta”…não obrigado, Farmville, não obrigado!

    😀

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Tipsy
      para quem estuda e escreve “diverti-mo-nos”… se calhar devias estudar mais e jogar menos…

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        o prontos também diz muito a cerca do assunto!…

        1. Avatar de Tipsy
          Tipsy

          vocês mesmo :S

          nunca se enganaram a escrever algo??
          tão aqui pela notícia ou para criticar erros de escrita?? é que, que eu saiba, não há aqui sanções para quem erra..e se me enganei paciência, vocês são tão perfeitos :S

          é que há com cada coisa que arranjam para pegar :S

          1. Avatar de Wolverine
            Wolverine

            Sim… E também há correctores ortográficos no browser…

            Abraço.

  12. Avatar de QUASAR
    QUASAR

    A tua amiga não deve ser muito inteligente.
    Imagino o ar dela de imbecil satisfeita.

    Mas enfim… é o tipo de “menino(a)s” que frequentam o ensino superior que eventualmente irão para a política ou função pública por cunha um dia mais tarde.

    chill out!

  13. Avatar de lmx
    lmx

    epa eu ja joguei, mas aquilo consome -me por mes cerca de 3gb de trafego, por isso deixei de jogar.
    o flash esta a morrer, é muito pesado e puxa muito pelo trafego.

    cmps

    1. Avatar de lolwut
      lolwut

      Puxa muito pelo tráfego? Essa é nova. Penso que nesse caso tem mais a ver com a forma como a aplicação é concebida do que da plataforma.

  14. Avatar de Pedro Torres
    Pedro Torres

    Demorei a “entrar” no FACEBOOK…demorei ainda mais a criar uma “Quinta”….resultado, o fascínio pela vida de Agricultor durou apenas e só uma semana! 🙂 Repetitivo/desinteressante/só para quem não tem mais nada que fazer/etc…etc…etc…

  15. Avatar de AirCrack

    Talvez um cliché, não!?
    Não entendo como é que ainda não foi barrado das empresas? Sendo que, é possível barrar apenas o farmville, etc, etc…

    Talvez os mais esquecidos ou não, ou melhor, talvez os que já jogaram travian ou ogame (meu caso), tenham aprendido a lição. Onde é que eu já vi este filme!?

    É como tudo, só cai quem quer…

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Depende da mentalidade e nível técnico da empresa. Para mim bloqueava-se Redes Sociais, “tubes”, jogos, proxies:D, etc etc.
      Se as pessoas gostam do dinheirinho ao fim do mês, have fun working.

    2. Avatar de André
      André

      No caso da empresa onde trabalho, só não barro o acesso ao farmville porque dois dos sócios da empresa são altamente viciados e ainda podia ser despedido.

      1. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        :D. É quilhado não ser chefe. Mas bloqueia os outros e deixe passar os chefes. Assim os chefes agradecem 2x. 😀

        1. Avatar de AirCrack

          LOL 😀 como essa existem tantas. É como o António Mendes diz, depende da mentalidade… as vezes a mentalidade do momento 😉

  16. Avatar de Corvus

    Há uma coisa que adoro no Farmville (e em todas as outras aplicaçõezitas do livro das caras): o botão de “Bloquear esta aplicação”

    Eh, pá… O sossego que um simples click num botão nos pode trazer (eheheh)

  17. Avatar de Frigo
    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      A isso chama-se eficiência :D. Mas perde a magia do objectivo.

    2. Avatar de joão
      joão

      Também uso! farmville bot!

  18. Avatar de Manuel
    Manuel

    Facebook???

    Farmville??

    O que é isso???

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Quem me dera que as pessoas que conheço tivessem essa inocência:D.

  19. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    Não jogo FarmVille, mas à 7 anos atrás jogava cerca de 10 horas por dia de Counter-Strike 1.6 e sei o que custa deixar…

    Tudo com moderação.

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      sabes porque é que à 7 anos n jogavas Counter-strike 1.6?….

  20. Avatar de Pingalhete
    Pingalhete

    só “entrei” no Facebook à cerca de 2/3 meses e até estou a gostar, especialmente a componente iphone/facebook, mas uma das coisas que nunca fiz e sempre fui contra fazer foi meter nesses jogos sociais, especialmente o Farmvile.
    Não sou contra o jogo, mas sou contra o pessoal chato q está sempre a pedir qq coisa…
    Nunca experimentei e acreditem, nao vou mesmo experimentar. Concordo com o facto de quem joga isso e leva isso a peito é pq nao tem mesmo nada para fazer, muito menos contas para pagar…
    Já cheguei a apagar amigos meus do Facebook por causa do FarmeVile…

    enfim…

  21. Avatar de Gato Guga

    Olá, achei oportuno compartilhar para o próprio Facebook.
    O artigo não mente. Fui um viciado tão descontrolado que a única alternativa que tive foi abandonar a rede social, excluindo o meu perfil, o que muito lamentei, pois quase 3 mil amigos havia feito lá e era (é) ótimo para divulgar o blog.
    Eu cheguei ao ponto de passar a meia noite do ano novo no jogo e percebi, tempos depois, que aquilo não estava sendo benéfico para a minha vida, muito pelo contrário.
    Garanto a quem não conhece ainda, que é uma experiência muito legal, todavia, como citado foi neste post, é extramamente viciante e não recomendo a ninguém iniciar.
    Isso nada tem a ver com o Facebook, que é a única rede social decente existente no planeta e por isso mesmo reativei a minha conta, mas sem nada de joguinhos e sim apenas fazer amizades.
    Abraços.

  22. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Nunca joguei nem me sinto tentado.

  23. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    “para que o utilizador dos mesmos, saiba separar e distinguir o mundo virtual do mundo real.”
    Oh! Marisa: estamos a brincar? Já viste o que era setenta milhões de pessoas a tratar da terra? Haveria comida para dar e vender, provavelmente acabava a fome no mundo.
    Posso garantir-se uma coisa: esses setenta milhões DISTINGUEM perfeitamente o real do virtual. Olha, eu, por exemplo: faço parte do número, mas quando a minha mulher me diz para dar um jeito no nosso quintal, eu faço ouvidos de mercador.
    Ó pra mim, que sei distinguir o real do virtual.

  24. Avatar de D. Leal

    Não me cativa jogos online, e ainda bem, porque quando me vicio :S

    Mas estou a tento para este tipo de problemáticas, também conheço pessoal que andam noutros jogos online mais violentos em que passam todo o seu tempo livre À frente do monitor, e digo mais, a namorada de um amigo meu que também é viciado em jogos online, para estar com ele, teve de se inscrever no jogo e é assim que passam os 2 a maioria do tempo…preocupante!

  25. Avatar de maximilian
    maximilian

    O Farmvile é como qualquer outro jogo, Só gosta quem quer e só não gosta quem quer. Eu pessoalmente nunca experimentei, mas jogo outros jogos online, principalmente os violentos, que muitos aqui também não gostam, mas é como tudo, não se deve criticar quem gosta. Conheço muito boa gente que adora o farmvile e isso não faz deles viciados ou más pessoas!

  26. Avatar de MiguelR
    MiguelR

    Não jogo nem vou sequer experimentar, sou fan de jogos mas já passei dos 8 anos à uns aninhos. Te parece que não existem mais jogos gratuitos na net ou então é so ppl a ir na onda uns dos outros, tipo moda. É do tipo de jogos que se jogasse cortava os pulsos só para não viver com um peso na consciência 😛

  27. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Uso intensivamente o facebook, mas nem faço a menor ideia como será o jogo. Nunca o abri.

    Acho que o farmville é apenas um “porta-voz” de todo o tipo de jogos online.
    Eu tive amigos altamente viciados em jogos como o travian ou ogame. Era absurdo porque algumas acções podem demorar horas, mas eles ficavam ali a olhar a evolução da mesma…

    Nunca consegui perceber a piada desses jogos… Ainda bem! 🙂

  28. Avatar de Filipe Lourenço

    Já joguei Farmville, confesso que é algo viciante, mas depressa me apercebi que é um jogo sem objectivos concretos, nem dá para ir queimar as quintas aos vizinhos. Além de que é um bocado abichanado jogar um jogo que é jogado maioritariamente por mulheres entre os 35 e os 45 anos (estatística postada aqui no pplware tenho ideia, ou então noutro blog da especialidade).

    Prefiro ser viciado em Battlefield 2, isso sim. 🙂

  29. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Será que sou só eu que acha o Farmville entediante ao fim de 1 semana de jogo?

  30. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Parece que quando se começa este jogo é difícil de sair dele… O pior ainda é o facto de muitas destas pessoas nunca terem posto os pés numa quinta de verdade!

    O mafiaWars esta em segundo lugar dos jogos problemáticos. Chegam ao cumulo de acordar para fazer isto, deixar de ligar puto a criança, deixar “queimar” a comida entre outros. Alguem me quer ajudar a livrar deste problema em casa? Não estao a pensar em abrir em Portugal, tal como na Italia uma clinica de tratamento? Aceito tudo o que seja sugestões!!

    1. Avatar de Sa2r
      Sa2r

      Eu sou filho de agricultores e ando nos meus tempos livres nas quintas verdadeiras! Também já joguei no farmville e fartei-me dele ao fim de uns meses. É mais fácil estar sentado a frente do ecrã e mandar construir, plantar a um click de rato do que arregaçar as mangas e tratar do quintal. Por isto é que muitos fogem do Norte transmontano à procura de uma vida mais fácil e mais rentável

  31. Avatar de pks
    pks

    Wild Ones é o que está a dar 😀

  32. Avatar de Straider
    Straider

    Pessoal, não sei qual a piada de jogar um jogo desse tipo, na minha opinião, não tem piada nenhuma para mais parecendo ser um jogo para crianças.

    Nunca fui ver o jogo tentar saber objectivos ou como se processa nada, nem tenho o mínimo de interesse acho que as pessoas vão na fantasia desses jogos que tudo parece um conto de fadas bonito….

    cump´s

  33. Avatar de NP
    NP

    Eu nunca joguei mas uma coisa é certa… pelo número de comentários que aqui estão, positivos ou negativos, o jogo merece todo o crédito!

    Quem gosta gosta, quem não gosta não gosta… não percebo mesmo estas birrices!

    Sabiam que a crítica é um comentário sobre determinado tema, com uma uma perspectiva descritiva e de avaliação? A crítica à liberdade de espírito mas as ofensas pertencem à falta de espírito e de uma necessidade que alguns têm da opinião alheia favorável. Chama-se a isso falta de auto estima ou complexos de inferioridade. Não devemos querer que todos gostem do mesmo que nós.

    Gosto muito do pplware, página que leio frequentemente, mas fico muito desiludido com este tipo de disputa, muitas vezes incentivada pelos próprios administradores do site. Ainda bem que este comentário está cá para o fundo senão seria de certeza atacado por mentes mais inquietas… hehe

    Divirtam-se…

  34. Avatar de cdq74cn
    cdq74cn

    As minhas irmãs são viciadas nisso ! Só lhe digo peguem numa inchada e joguem Farmville real que isso vos tirará o apetite de jogar no virtual !

    1. Avatar de ateclar
      ateclar

      não diria melhor 😀

      1. Avatar de cdq74cn
        cdq74cn

        Ahhh levado pela entoação popular e pela equivoco do corrector ortografia ! 😉

        1. Avatar de BlinZk
          BlinZk

          Ou então, estava era com a mão inchada lol

  35. Avatar de natacha
    natacha

    bem realmente é assustador como pessoas de quase todas as idades se perdem a jogar este tipo de jogos .Boas aulas marrise

  36. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Só criei Facebook porque queria aderir a um grupo para apoiar uma causa e nunca mais lá entrei.
    É o futuro que nos espera, antigamente as crianças reuniam-se a jogar uma futebolada no bairro, agora reúnem-se nestes sites com o objectivo de um dia dominarem um mundo virtual.
    Eu sou contra qualquer tipo de jogos MMORPG em que é preciso viver o jogo para alcançar os objectivos.
    O pior nem são estes jogos de browser, quando falamos em World Of Worcraft, Lineage ou Guild Wars (entre muitos outros) o caso é ainda mais preocupante. Eu conheço pessoal (entre os 17 e os 30 anos) que há mais de 4 ou 5 anos pára todos os dias numa Lan e estão lá de manhã à noite a colar WOW. Pergunto-me até que ponto isto é saudável e quem serão estes gajos na vida.

  37. Avatar de daSilva
    daSilva

    um dia destes apanhei um colega a jogar farmville na hora do serviço… ri-me… e ele pergunta-me se tinha facebrocas e se tinha farmville. eu respondi que facebrocas tinha quanto ao farmville disse que não precisava porque tinha um quintal a sério, daqueles onde se sujam a mãos e onde se adubam as coisas com adubo a sério… onde é que este mundo irá parar…? qualquer dia começam os putos a dizer que as alfaces nascem no farmville da amiga da mãe…

  38. Avatar de Roberto Assis
    Roberto Assis

    Por acaso já tive a quinta , mas no entanto desisti, para mim não é nenhum vicio .
    Mas tenho amigos que gastam dinheiro com a “quintinha”, não tanto como o tal rapaz que gastou mais de 1000Euros do cartão de credito da mãe.

    O jogo é viciante porque plantamos qualquer coisa e depois dai a umas horas temos de ir colher o que plantamos , e voltar a plantar , por isso é que o Farmville torna-se um vicio para muitas pessoas porque temos de estar constantemente a tratar da quintinha , dos animais árvores… etc

  39. Avatar de João Campos
    João Campos

    Não. (desculpem este comentário, só queria mesmo dizer que não ao FarmVille, e como tal, a este post.)

  40. Avatar de Pedro B.
    Pedro B.

    Aqui a uns anos atrás havia um vicio parecido, chamava-se: Tamagotchi. Quem nao teve um?!

    Num passado mais recente tambem enveredei plo OGAME. quem ja jogou sabe que pode ser viciante mas aprendi a liçao e actualmente nao me sinto minimamente tentado ao farmville ate porque o ogame tem mt mais piada, na minha opiniao, e no entanto ja me fartei dele a uns bons tempos. até fiz alguns amigos de varias zonas do pais (estive mesmo com eles e de tempos a tempos la os vejo pessoalmente) e aproximou-me de outros. Nisso foi benefico sem duvida. Muitos dos q hoje jogam FARMV criticavam-me por jogar ogame. Agora riu-me deles LOL. Eram tao especiais e imunes aquilo que consideravam que so os nerds/geeks jogavam e agora sao colados de todo o tamanho. Vá-se la perceber. E nao falo de quem nao tem nada pa fazer. Tou mesmo a incluir gajos com formaçao superior e bons empregos.

    Facebook sim mas Farmville obrigado mas nao!

  41. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    Quando me falam no FARMVILLE, é a voz do gajo do vídeo que ouço na minha cabeça.

  42. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não consigo compreender este jogo, muito menos a gentinha que o joga.

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Isso de não compreenderes, não passa de falta de massa cinzenta.

      Quanto à “gentinha” que o joga… enfim…

    2. Avatar de Madalena Gomes

      Este jogo compreende-se muito bem, temos uma quinta que vai crescendo à custa do nosso esforço e dos amigos que nos ajudam e que também ajudamos. É um jogo de “partilha” o que o torna bastante importante, porque, se fosse assim na vida real, talvez o mundo não estivesse como está. Eu jogo, gosto, e também partilho outras coisas interessantes fora do jogo. A parte mais aborrecida é ter que apagar uma a uma as publicaçóes, é uma seca. Outra coisa eu não sou “gentinha” mas sim uma mulher de 60 anos que infelizmente sofre da doença de Parkinson e a quinta e o Facebook ajudaram-me muito.

  43. Avatar de Adão Pinto

    Eu jogava farmville … Até começar a usar técnicas menos legais para subir, como bot’s, alteração dos Get’s e Post’s http, até criar um algoritmo em java q me deixava ter 5000 crops … Pronto, deixei de jogar porque me fartei lol

    1. Avatar de Pedro B.
      Pedro B.

      nao que eu esteja a defender o joguinho mas o mal dos bots é precisamente esse. tira a piada aos jogos

  44. Avatar de Mauro R.
    Mauro R.

    a jogar jogos de pc à mais de 20 anos esta onda toda do farmville já nao me surpreende. na verdade como já foi dito o jogo acaba por ser viciante durante algum tempo até ao momento que nós começamos a sentir q ele começa a controlar a nossa vida, aí é que as pessoas deviam tornar-se mais conscientes do que lhes tá a acontecer e arranjar (procurar mesmo) obviamente outros interesses que lhes ocupem o tempo. E tb existe o facto que, sinceramente, o jogo perde o interesse rapidamente, uma vez que se torna repetitivo, limitado e controlador. aliás a maior parte destes jogos sociais só servem para isso, controlar/fidelizar os seus utilizadores a acederem a um site todos os dias gerando rios de dinheiro ao facebook e aos criadores do jogo, não existe mal nisso, mas sinceramente, vocês jogadores devem parar para pensar que existem outros interesses na vida sem ser o farmville, jogar sim para experimentar, mas moderado, sem excessos. E mais uma coisa, vocês podem esconder todas aquelas mensagens chatas que recebem do farmville, tipo que foi encontrada uma vaca solitária ou que o vosso amigo contruiu a nova capoeira para as galinhas, numa opção que se chama “hide” e está mesmo no lado direito do “post”. hasta

  45. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Deviam era criar um “Assembleia da Republica Ville”! Aí é que o jogo iria ter interesse lol

  46. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Se a malta que joga esta porcaria fosse fazer uma corridinha para a rua ao fim do dia para aliviar o stress, havia menos ataques cardiacos, avcs e outras doenças ligadas ao sedentarismo.

    Sinceramente tenho uma opinião muito pouco abonatória de pessoas que não sabem do ridiculo que é o conceito de ir a correr para casa para tratar do “quintal” ou mesmo arriscar o trabalho ao jogar isto no posto de trabalho.

    Na minha empresa o Facebook foi bloqueado por causa disso. Agora quem quer, joga em casa. E quando chegar aos telemoveis, como parece, já existe uma regra na empresa… quem for apanhado a jogar mais do que uma vez, depois de ser avisado, leva com processo disciplicar em cima.

    Cá em casa quem jogar qq jogo sem antes fazer os deveres de casa, fica sem net.

    Raisparta mas estes jogos da tanga… que vivem do efeito manada.

  47. Avatar de dc
    dc

    Nunca experimentei nem tenho ideias de experimentar, normalmente no Facebook é logo bloquear todas as aplicações e mais algumas.

    Criei apenas a conta com o intuito de seguir alguns amigos na Rede, não para ficar viciado na mesma.

    Para isso prefiro comprar um terreno numa terriola qualquer e semear lá a minha batata e vender! Ao menos ganho massa muscular, experiência de trabalho e dinheiro de verdade!

    Até dá dó ver os putos todos nas salas de informática e bibliotecas nas escolas a jogar isso!!! É que é a primeira coisa que fazem, antes era o MSN, tudo a ir falar com os amigos e tal, agora é tudo no Facebook e jogar isso.

  48. Avatar de jose

    Boas

    Tudo não passa de uma moda…por isso já sabem o fim.
    Eu próprio joguei e era muito mau jogador porque deixava tudo morrer, por isso desisti. E desisti porque não tenho tempo.
    Mesmo o facebook já me começa a chatear.

    Fiquem bem

  49. Avatar de poupar.tk

    Posso dizer, joguei e não gostei.Não há paciência, para andar a clicar, carradas de vezes para semear colher etc …pois o gasoleo do tractor acaba com facilidade.

  50. Avatar de master
    master

    Boas

    Pior de jogar e perder tempo com os jogos on-line… é entrar na ilusão das redes sociais, tais como o badoo, netlog, etc etc

    Quantas pessoas é que se andam a enganar nestes portais? Milhares… Escondem-se numa sala ou num quarto e mudam a sua vida em função de elogios de outros que não conhecem e começam a viver ilusões que 99% acabam na desilusão no desgosto etc … muitas vezes deixam de valorizar quem tem ao seu lado para irem em busca do “pais das maravilhas” com alguém que pode nem existir.

    deixo o alerta: daqui a uns anos deixamos de comunicar verbalmente… mas apenas digitalmente… a tecnologia é fundamental, mas não uma necessidade básica.

    Obrigado.

  51. Avatar de LOL
    LOL

    Pior jogo do Mundo…

  52. Avatar de stereobroo
    stereobroo

    Olá a todos,

    tenho uma pergunta FarmVille pois não sou jogador da coisa …

    Só é possível jogar a partir do Facebook ?

    É que tenho uma filha de 11 anos que quer jogar mas não a quero no FaceBoobs – (.)(.) – … 🙂

    Será que existe em aplicação para download ou noutro site ?

    Obrigado, abs!

    1. Avatar de A.S.

      podes fazer assim… crias uma conta no faceboobs só para isso e guardas a pass no browser ou metes tu ou poe a tua filha e vais ao site http://www.farmville.com/ ele pede conta do facebook tu clicas no botao e ele só pede o login do faceboobs e não te liga ao facebook.com …
      de resto não existe nada assim… e se optares por este desvio uma das regras é que ela nao sabia por enquanto o que é o facebook e a outra é controlares a conta… e já agora cuidado com o uso independente de internet por parte da tua filha…

      1. Avatar de stereobroo
        stereobroo

        Obrigado …

        🙂

        Ia não te preocupes, ela anda pouco na net e tenho controle, mas tks pelo concelho

        🙂

  53. Avatar de Jaime
    Jaime

    Já vi jogarem, até nas aulas, e não percebo o que leva ao interesse das pessoas por esse jogo.

    Mas é como tudo na vida, não gostamos todos dos mesmos carros nem vamos tirar ferias aos mesmos sítios =)

  54. Avatar de Armando Santiago
    Armando Santiago

    Só jogo um jogo (mas não sou viciado):

    PES

    Mai nada.