Evolução da COVID-19 em Portugal – Dashboard Interativo

16 Comentários

Portugal está na curva exponencial do surto do coronavírus! Os modelos matemáticos multiplicam-se para saber quando atingimos o pico e a curva atinja o “achatamento”. São apenas previsões, mas que nos dão uma ideia do que podemos esperar.

Recentemente apareceu mais um serviço que mostra, de uma forma muito interativa, a evolução da COVID-19 em Portugal.

Evolução da COVID-19 em Portugal - Dashboard Interativo


Por estes dias multiplicam-se as plataformas e serviços online relacionados com a COVID-19. Os números mostram bem o poder do vírus e nesse sentido temos de nos manter isolados até que o cenário mude. Com base nos dados da DGS e Pordata, foi criado um Dashboard Interativo que apresenta de forma intuitiva a evolução da COVID-19 em Portugal.

No início podemos ver todos os dados atualizados relativamente a casos confirmados, suspeitos, em vigilância, mortes, etc.

Fazendo scrool no site encontramos alguns gráficos com projeções para Portugal, Espanha e Itália. É interessante ver como se comporta o “crescimento” da linha exponencial.

  • Projeção PT projeta os próximos dias com base numa regressão exponencial dos valores conhecidos até hoje. A linha atualiza diariamente.
  • Projeção PT + ES projeta os próximos dias com base numa regressão exponencial dos valores conhecidos até hoje para Portugal e se nos próximos dias o número de casos confirmados se comportasse como se comportou em Espanha. A linha ajusta-se diariamente.
  • Projeção PT + IT projeta os próximos dias com base numa regressão exponencial dos valores conhecidos até hoje para Portugal e se nos próximos dias o número de casos confirmados se comportasse como se comportou em Itália. A linha ajusta-se diariamente.

Evolução da COVID-19 em Portugal - Dashboard Interativo

O site apresenta também comparações no que diz respeito à faixa etária assim com a evolução dos casos confirmados, suspeitos e em vigilância.

Evolução da COVID-19 em Portugal - Dashboard Interativo

São ainda apresentados valores diários acumulados de todo o país e a sua variação percentual relativo ao dia anterior. Neste site pode também obter o relatório diário da DGS. O trabalho é feito por um grupo de voluntários, a quem desde já damos os nossos parabéns pelo excelente trabalho.

De referir ainda que o site disponibiliza uma API para quem pretender ter acesso aos dados para outos projetos.

covid19pt

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jonasfreitas
    jonasfreitas

    a projeccao exponencial é a correcta.
    infelizmente temos um pais da treta que ate nos numeros sao tanga a informar.
    tenho um colega em casa que esteve com uma pessoa infectada o dia todo sem saber, e o que o sns24 disseram foi para estar em casa. imagino quanto estaram na mesma situacao…multiplicando pelas familias que tambem estao infectadas…
    a alemanha fez analises mesmo a pessoas sem sintomas..aqui faz-se ao contrario….assim nao ha numeros tao elevados..é facil nao é? pais da tanga. preparem-se que vai bater forte daqui da uma ou 2 semanas.

    1. Avatar de Jorge Fernandes
      Jorge Fernandes

      Olá Jonas,

      Em Portugal ainda não existe a capacidade de efetuar testes de despistagem à generalidade da população, logo é lógico que se deve restringir os testes a pessoas que não realidade podem estar infectada. Veja o número enorme de testes efetuados que deram resultados negativos… Até parece moda fazer teste de despistagem ao COVID19

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Compreendo mas há que ter em conta que a DGS já divulgou o n.º de testes existentes em Portugal (público e privado) e simplesmente não chegam para testar todos os que deviam.

      Se a pessoa contactou a linha de apoio e fez bem deverá ficar em casa e recuperar lá. Apenas se tiver sintomas exacerbados e deverá receber apoio num hospital. Deverá fazer quarentena e toda a família.

      A quarentena e a recuperação em casa, quando possível, e necessária porque não há testes nem capacidade do SNS para todas.

      Pode ser lamentável mas é a verdade. Veremos se a coisa não descamba mas também é nosso dever conter.

  2. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Alguém me pode ajudar a colocar esta info num blogue alojado no WordPress?

    Obrigado

  3. Avatar de NNunes
    NNunes

    O não fazer muitos testes ou em massa, é um erro muito grande que pode ser devastador. Os assintomáticas, representam em média 76 %a 86 % dos infectados e dois terços das contaminações. Há países a fazer em massa, porque assim evitam a propagação, bem como protegem os mais velhos. Se não temos testes devias ter enviado aviões a países que tinham para vender. Não percebem que assim a economia está a ser destruída em lume brando com gente contaminada por todo o lado e os números aumentam em vez de baixar. É assim tão difícil de perceber?

    1. Avatar de Jorge Fernandes
      Jorge Fernandes

      É sim, tão difícil compreender. Nenhum país do mundo compreendeu! Não há nenhum país do MUNDO que estivesse preparado para esta Pandemia. É desonesto dizer que se deveria ter preparado – mandado aviões…

      1. Avatar de NNunes
        NNunes

        Homem, ninguém escreveu isso. O que defendo é Portugal adquirir testes e seguir as recomendações da OMS (testar, testar e testar). Como você acha que andam a aparecer contágios dentro de locais impensáveis, como lares em pessoas com mais de 80 anos ou casas de saúde, hospitais? São as pessoas que estão contagiadas sem sintomas, como pode acontecer a mim, ou a si ou mim. Acredite é melhor para a saúde, para a economia além de ser muito económico, fazer os ditos testes. Do que ter pessoas contagiadas em casa, que de um momento para outro abrem novas cadeias de transmissão. Espanha infelizmente já percebeu. Não vou comentar mais isto. Se não quer encaixar, nada a fazer. Procura a informação está tudo online.

        1. Avatar de Jorge Fernandes
          Jorge Fernandes

          Oh Nunes, ou você não lê e ouve as notícias ou esta de má fé. Portugal está a comprar todos os testes que pode comprar, mais, o Laboratório Militar já está a criar testes. Mas existe uma falta desses testes em todo o mundo, não é um problema apenas de Portugal – é mundial! Não é possível seguir a indicação da OMS que bem refere se não existe capacidade instalada de o fazer. Até aqui o melhor teste é ficar em casa, para quem pode.

  4. Avatar de NNunes
    NNunes

    *deviam
    🙂

  5. Avatar de Dan32lx
    Dan32lx

    O ideal seria a infecção chegar a 60/70% da população, os países onde isto não acontecer vão com toda a certeza confrontar-se com uma 2ª vaga do vírus. enquanto não existir vacina, só a imunidade de grupo nos pode salvar.
    Se tivermos de ser infectados, seremos. Se assintomáticos… melhor! A melhor forma de proteger os mais idosos, débeis, fracos, e portadores de diversas morbilidades, é promover a infecção dos jovens e saudáveis.
    Pode ser controverso, mas é a forma de se atingir a imunidade de grupo sem elevado numero de fatalidades.

    1. Avatar de Luis Braz
      Luis Braz

      É que eu acho que terá que acontecer. Daqui a um/dois meses devem-se manter as medidas restritivas, mas apenas para a população de risco. Aliás, a população de risco deverá ter medidas de contenção mais apertadas. Se o resto da população ficar contaminada e não houver contacto, a transmissão à de risco será menor e no próximo inverno não teremos problema, porque já existirá imunidade comunitária. Caso contrário, preparem-se. Se não existir vacina até lá, no próximo ano teremos exatamente o mesmo problema.

  6. Avatar de Vitor Silva Carvalho
    Vitor Silva Carvalho

    Olá, faço parte da equipa de desenvolvimento do site Covid19pt.info. Obrigado pelo artigo 🙂 Acabamos de lançar uma versão nova do dashboard que tem mais gráficos e dados de outros países do mundo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Grande trabalho Vitor! Grande abraço. Manda-me o teu contacto ppinto@pplware.com

    2. Avatar de J Ribas
      J Ribas

      Parabéns a quem informa e usa o vosso conhecimento com o propósito de manter as pessoas informadas.
      Aos negativistas antes de exprimirem as suas ideias destrutivas, interiorizem que vivemos num País pequeno mas com passado e História, que não claudicará. Sejam positivos !!

    3. Avatar de pfialho
      pfialho

      Parabéns pela iniciativa continuem a prestar esse serviço público, mesmo contra os arautos da desgraça.

    4. Avatar de Hugo Ramos
      Hugo Ramos

      Deixou de funcionar.