E se a Google gravasse o seu histórico de localizações?

42 Comentários

É um dado adquirido que a privacidade torna-se a cada dia que passa mais utópica. Mas com a crescente proliferação das mais variadas aplicações para smartphones, tablets e dispositivos afins torna-se difícil saber o que é que cada uma faz concretamente. Ora os utilizadores de aplicações Google, do Gmail ou outras, em smartphones ou tablets poderão ter uma surpresa: existe um arquivo, mais ou menos regular, que guarda as nossas localizações ao detalhe.

Apesar da aparente “invasão” além de ser possível consultar esses dados também é possível eliminá-los.

google-maps-00-pplware


Histórico de localizações…. o Google sabe por onde anda

No caso de consulta há uma maneira fácil de o fazer, através do Google Maps é possível ver os últimos locais visitados. Mas claro, tudo irá depender de algumas configurações, ativadas ou não, e que estão vinculadas à conta do Google: relatórios de localização e história local.

Tal como previamente informado, a Google permite a desativação dessas configurações a qualquer momento, e até mesmo oferece instruções passo a passo.

Para os mais curiosos fica o passo a passo que é muito simples:

  • Em primeiro lugar basta fazer o login numa conta do Gmail ou do Google que usamos com frequência;
  • Depois basta ir a este LINK, onde podemos visualizar uma tabela como a que está representada abaixo:

google-maps-02-pplware

Os leitores devem ter em atenção que alguma da informação guardada irá de imediato ser mostrada enquanto noutros dias pode não aparecer absolutamente nada, tudo vai depender se e quando o seu telefone gravou a localização para os aplicativos tipo o Google Maps.

Do nosso ponto de vista a forma mais simples de visualizar as diversas deslocações no mapa é escolher um conjunto de dias na opção MOSTRAR, onde, por exemplo, como se vê na imagem acima tem muitas das localizações que fiz nesses 15 dias. Além da opção de mapa é também possível usar a vista de satélite.

Neste site é possível eliminar tanto o histórico do dia como a totalidade do mesmo. Quem pretender deixar de enviar as informações de localização deverá consultar o guia passo-a-passo fornecido pela própria Google através DESTE LINK.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joguirian
    Joguirian

    No outro dia a minha mulher teve um acesso de ciumes e se não fosse essa função do google não tinha conseguido provar que tinha estado a trabalhar. Obrigado google…

    1. Avatar de jafOSteS
      jafOSteS

      Porque? deixaste o telemóvel no trabalho? 😆

      1. Avatar de Joguirian
        Joguirian

        nao devia ter sido isso, devia ter o telemóvel com ela e como foi para o trabalho o telemóvel também devia ter ido, convém pensar antes de falar

        1. Avatar de jafOSteS
          jafOSteS

          Acho que nao leste direito. Supostamente a duvida era se ele tava no trabalho e não a mulher. E estava apenas a brincar.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Loool

      Tem os seus lados positivos i guess

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Engraçado que a mim foi o contrario, disse que tinha estado a trabalhar e no google now aparecia o caminho mais rapido para a casa de uma amiga onde tinha dormido a noite anterior. Obrigado google…

    4. Avatar de Tavares
      Tavares

      O que este “pessoal” vai buscar(e muitas vezes inventar)para “defender” uma marca ou empresa a quem apenas interessa…que ele continue a pensar assim!!

  2. Avatar de Mario
    Mario

    Ja descubriram onde tinha andado por causa d google, acabei o namoro e agr so uso ios, n falha

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Um clone do Joguirian…em sentido contrário! rsrsrs

      1. Avatar de Mario
        Mario

        mesmo comigo disse que tinha estado a trabalhar e no google now aparecia o caminho mais rapido para a casa de uma amiga onde tinha dormido a noite anterior.

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Tens noção que, se o serviço está activo, recebes reminders a informar, certo?!
      Portanto, só não desactivaste porque não quiseste.

  3. Avatar de O meu mac
    O meu mac

    A minha tabela diz “Não existe histórico de localizações de 3 de Janeiro de 2015 a 1 de Fevereiro de 2015”! Será por não usar Android e/ou google maps no telemóvel?

    1. Avatar de LP
      LP

      Então que andas a fazer neste artigo?

    2. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      O meu também diz o mesmo, apesar de já ter tido Android entre 2010 e 2014, nada a reportar, será porque sei configurar os meus dados de forma a que não sejam “visiveis” a terceiros?

  4. Avatar de nmjhj

    Eu posso ver os locais onde estive, e somente se estiver logado na minha conta?

    realmente é um escandalo eu poder ver informaçoes relativas a minha pessoa…

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      És tu… e a Google… uma empresa sabe e pode ver onde andas a cada minuto…

      1. Avatar de LP
        LP

        Para os que tiverem medo de serem raptados (link do artigo):
        https://support.google.com/gmm/answer/3118687?hl=pt
        Não se esqueçam é de depois não partilhar detalhadamente as informações nas redes sociais.

  5. Avatar de me
    me

    Caso não saibam essa opção pode ser desligada nas opções do telefone. So anda com o histórico ligado quem quer. Além disso o IOS tem a mesma opção.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O iOS pode ter um histórico guardado localmente, mas não ninguém tem como aceder a esse histórico fora do aparelho… muito diferente!

    2. Avatar de knom
      knom

      a apple foi processada por causa dessa funçao, foi um enorme escandalo na altura.. não me esqueço

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Estás a disparar por cima do alvo 😉
      Do que se está a falar é de a Google seguir a localização, quer se use um Android quer um iPhone.

      Nos dois SO pode-se impedir que a Google faça essa localização.

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    No caso de usarem iOS.

    – Se tiverem desligado o serviço de localização (eu tenho-o sempre ligado)
    – Ou tiverem desligado a localização em segundo plano (é o meu caso), em
    Definições > Geral > Actualizações em segundo plano (ou estando ligado apenas para algumas aplicações, não incluindo apps da Google)

    não vos aparece nada. Em tese, a Google não obteve qualquer informação de localização.

    Com o Android penso que seja mais ou menos o mesmo.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      … Ou tiverem desligado a actualização (e não localização) em segundo plano

  7. Avatar de João P.
    João P.

    Penso que o pplware já tinha publicado este artigo há uns tempos 🙂

    1. Avatar de LP
      LP

      Estava a pensar o mesmo…

  8. Avatar de VC
    VC

    Conforme foi referido, o histórico mencionado, pode ser ativado/desativado e toda a informação eliminada, ao contrario de um outro SO que não tem opção de ativar/desativar e os users nem fazem ideia do que corre em background e o que está oculto do meio do código, obviamente falo do IOS e quem quiser que descubra o quê 😉

    1. Avatar de VC
      VC

      PS: está noticia já está repetida porque já existe artigo no pplware a falar exatamente disto…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não sabes do que falas! No iOS tens controlo sobre toda a informação, e o histórico existe apenas no aparelho

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Já que começaste com nhã-nhã-nhãs, quem está a ser investigado e tem sido multado por questões de privacidade em vários países é a Google.

      E não é o histórico da localização que está em causa – é dar-se uma permissão num serviço qualquer da Google, como o Google Search, e essa informação poder ser usada em qualquer outro serviço da Google. A Google agrega e combina informação recebida dos vários dos seus serviços violando leis dos países sobre privacidade dos dados.

      (Estou a falar da Europa, não é da China).

      http://arstechnica.com/business/2015/01/google-changes-uk-privacy-policy-but-avoids-hefty-fine/

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Junta-lhe aí mais multas, somando 40 milhões de dólares, por andar a seguir utilizadores do Safari para lhes enviar publicidade dirigida. A multa é por a Google ter explorado um bug do Safari que lhe permitia instalar cookies no Safari, mesmo quando o bloqueio de cookies estava ativado.

        Isto para não falar em andar a “snifar” redes Wi-Fi e a guardar dados por tempo prolongado.

        http://www.huffingtonpost.com/2013/11/18/google-safari-privacy_n_4296867.html

      2. Avatar de VC
        VC

        Mais cego é aquele que não quer ver lol. SIGINT functionality. This functionality includes the ability to remotely push/pull files from the device. SMS retrieval, contact list retrieval, voicemail, geolocation, hot mic, camera capture, cell tower location, etc. Command, control and data exfiltration can occur over SMS messaging or a GPRS data connection.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          O que é que funcionalidades dos sistemas têm a ver com alguém ter desenvolvido software que podia ser instalado para espiar os telemóveis???

      3. Avatar de VC
        VC

        iPhone Target Analysis and Exploitation With Unique Device Identifiers. Leaked documents (11 páginas)

        Antes de falar, faz uma coisa, informa-te! Continua a não querer ver que alguns agradecem lol

        http://www.spiegel.de/media/media-35662.pdf

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          tal coisa deixou de ser possível usar há quase 2 anos.
          No Android por acaso não é muito complicado continuar a usar o equivalente.

  9. Avatar de André Alves
    André Alves

    Às vezes vou para a Arábia Saudita sem saber…

  10. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Eu ja uso isto à muito tempo, e não desactivo. Isto pode trazer desvantagens, como ao mesmo tempo, pode trazer vantagens.

    – Se perder-mos o telemóvel, poderemos sempre conseguir, uma localização não exacta, mas precisa de onde ele poderá estar;
    – Se pretender-mos provar algo, a alguem da nossa localização em tal dia;

    1. Avatar de LP
      LP

      Isto não prova nada sobre a tua localização…
      Eu não vejo desvantagens… a não ser para os que têm medo de ser raptados pela Google.

  11. Avatar de Marc Solèr
    Marc Solèr

    Vejo muito pessoal a queixar se de serem “espiados” por este serviço… “escândalo” como quem lhe chama.
    Quando se tem um Android e se ativa o serviço de localização, o Google pede explicitamente autoriazação de “partilhar os dados de localização” com este serviço. As pessoas nem leem e depois falam mal da Google por lhes “espiar”.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não é com “este seviço” – entenda-se, com o serviço Google Search, ou o YouTube, é com os seus serviços todos.

      Eu não “diabólizo” a publicidade dirigida, até prefiro ser seguido para me enviarem publicidade dirigida do que aleatória. Até nas apps suportadas por adware detesto receber “banners” com jogos para putos.

      Agora, tem que se perceber que mais de 60% das receitas da Google vêm dos anúncios (na Apple, mais de 60% vêm da venda de IPhones o que torna as duas empresas muito diferentes). A Google precisa que se “clique” nós seus anúncios – por isso desenvolve, mais do que é permitido pela legislação de vários países, mecanismos de seguimento para apresentar aos utilizadores publicidade dirigida.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    É possível eliminar a parte que nos vEmos, acredito que do lado da google fica lá tudo na mesma, nem que não haja motivo, um dia mais tarde podem tirar partido do histórico.

    Lembro que no Android, podemos eliminar aplicações do histórico, mas se voltamos a instalar ela aparece na mesma posição da lista, presumo que façam assim em tudo..

  13. Avatar de lumalta
    lumalta

    Tenho o meu localizador activado e o histórico de localizações, mas hoje apercebi-me q há uma falta de uma semana, até hoje. É possível recuperar essa semana ?