Acabar com o Histórico de localizações na vossa conta Google

12 Comentários

Um dos artigos recentes que mais impacto teve nos nossos leitores foi o Videolog onde mostrámos que a Google recolhe informação geográfica sobre os seus utilizadores, disponibilizando-a para consulta, e quem sabe para outro tipo de utilização.

Muitos ficaram assustados, e até revoltados, com o detalhe desta informação e pretendem saber a forma de a eliminarem e até de limitarem a sua recolha.

A forma de o fazerem é simples e está ao alcance de qualquer utilizador. Vamos aprender a eliminar o histórico de localizações e a impedir que a Google recolha mais informação.

imagem_local_google

Toda esta informação é recolhida de forma transparente, através do smartphone, e sem que o utilizador tenha noção disso, podendo ser posteriormente consultada após autenticação.

Para além de a poderem ver na interface que a Google disponibiliza, podemos exportá-la para utilização no Google Earth, estando a informação preparada de imediato para essa utilização.

Mas a maioria dos utilizadores ou não estava consciente desta recolha ou não quer que a mesma seja feita, preferindo manter o se anonimato e a sua privacidade.

A Google disponibiliza duas opções neste serviço que podem ser usadas. A primeira impede que os dados sejam recolhidos de futuro e a segunda permite que eliminem os dados que até à data tenham sido recolhidos.

Qualquer uma das opções pode ser usada de forma independente, mas é a sua combinação que vai permitir que a anonimização e a privacidade seja completa.

Vamos então explicar cada um dos possíveis passos e a forma de os executarem ou activarem. Estes passos são executados de forma separada e apenas devem realizar os que pretenderem.

Desabilitar o histórico

 

Em primeiro lugar devemos desabilitar a recolha de informação por parte da Google. Para isso acedemos à interface do Histórico de localizações Google e escolhemos o acesso às definições deste.

Para isso carreguem no botão da roda dentada e aí dentro escolham a opção Definições do histórico.

historico_google_3

Na nova interface a que foi dado acesso, devem agora escolher a opção Desactivar, que fica do lado direito da janela. Após esta mudança devem efectivar a escolha com o premir do botão Guardar.

historico_google_1

A activação desta opção irá inibir a recolha de dados por parte da Google, ficando o problema da recolha de informação resolvido. Passam a estar protegidos para o futuro.

Eliminar o histórico

 

De seguida, e caso o pretendam, podem eliminar todos os dados que foram recolhidos até à data. Desta forma conseguem limpar os vossos registos do passado.

A Google disponibiliza duas opções para esta situação. A primeira permite que eliminem apenas os dados referentes a um dia ou um período em particular e a segunda permite que eliminem todo o histórico que está guardado nos servidores da Google.

Para realizarem uma destas operações, apenas têm de escolher qual delas pretendem executar. Os links associados a cada uma estão do lado direito da janela do Histórico de localizações Google, por baixo do calendário.

Notem apenas que caso escolham a opção de eliminar os dados de um único dia ou de um período, devem navegar no calendário até ao dia pretendido ou escolher o período em causa.

historico_google_2

Depois de executados estes simples passos, podem ficar descansados que a Google vai parar de recolher os vossos dados de localização e deixar de ter presentes os dados anteriormente recolhidos.

Esta funcionalidade é muito interessante, mas os utilizadores precisam de se sentir confortáveis com a recolha dos dados e com a sua utilização. A Google compromete-se a não a usar para fins fora dos definidos na descrição do serviço, mas será que é mesmo assim?

Homepage: Histórico de localizações Google

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Na altura em que o Nuno Agonia tinha fez um video sobre isso eu tentei no meu e o meu já estava assim xD

    Mas de qualquer das maneiras eu penso que isso apenas nos impede a nós de ver xD Os “cabeçudos” conseguem saber na mesma se eles quiserem. Por isso penso que de pouco adianta.

    1. Avatar de LM
      LM

      Agora em Português…

    2. Avatar de João Velez
      João Velez

      Concordo contigo João Pereira só acho lamentável que a era da tecnologia faça de nós fantoches retirando-nos a privacidade…

  2. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Huuuuuuu medo….. eles sabem onde ando…..

  3. Avatar de Portugal
    Portugal

    Estes programas são um atentado grave á nossa privacidade!Em vez de andarem a fazer manifestações de comunas fascistas para que o governo aumente mais impostos para que eles vivam como burgueses,deviam era fazer manifestações para acabar de vez com o registo das nossas localizações e de tudo o que fazemos com telemóveis e computadores!!A comunada só quer é dinheiro o povo que se lixe!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sabes que quem utiliza tudo o que fazes no telemóvel, desde os sites que visitas até aos produtos que vais consultar os preços, são as empresas que são contra os ditos “comunas”?
      Sabes que os bancos gastam centenas de milhões todos os anos a comprar informações sobre a forma como utilizadas o smartphone e que tipo de informação financeira que vais vendo ou que tipo de produtos compras online?
      O mesmo se passa com várias empresas retalhistas. Antes de abrirem um novo hipermercado, uma das vertentes é saber quantos milhares de telemóveis estão naquela zona e se se demoram lá bastante tempo.
      Esta informação é muito valiosa. Por isso é que as empresas dos telemóveis e sistemas operativos as escondem e as usam regularmente. Mas, há tanta crítica daqui, quando empresas como o Facebook e o Twitter também usam o mesmo sistema e cada vez que acedas a esses serviços, eles obtêm tanta informação sobre a pessoa… que pouca gente imagina a quantidade e utilização que lhes vai ser dada.
      Sabes que se acederes à tua conta do facebook a partir de um smartphone da Apple, as 2 empresas recebem a tua localização geográfica dos últimos 15 minutos? Na mesma, se usares alguns dos browsers de raíz, também o teu histórico das últimas 48h é enviado para essas empresas?
      E está tudo nos termos dos serviços… aquelas 300 páginas que te dizem para ler e colocares o certo a aceitares as condições.
      No instagram até as tuas fotos levam registos de localização, horário e quantas fotos tiraste num espaço de tempo.
      É engraçado é que as pessoas criticam mas nem imaginam que o “avanço da tecnológia” vai eliminando a “privacidade”… pela simples razão que as tuas informações podem ser obtidas gratuitamente e com o teu consentimento, podendo ser vendidas a milhares de clientes.
      É assim que funciona o “mercado livre mundial”… pena é que as pessoas só sabem escrevinhar sobre os comunas e apoiam sempre este tipo de serviços, adquirindo telemóveis a preços gigantescos e que nunca vão usar 10% do que possuem.

      1. Avatar de Ricardo Gaio
        Ricardo Gaio

        Só tenho uma coisa a dizer-te, Miguel:
        PARABÉNS! 😉

      2. Avatar de Micael Rodrigues
        Micael Rodrigues

        Nem mais! A “privacidade” vende… . As empresas usam a informação porque representa lucro. As pessoas usam a tecnologia porque lhes facilita a vida (apesar da maioria não retirar o mínimo partido). E quando adquirirem um produto/serviço a pensar que estão a fazer uma escolha, eventualmente, é algo que lhes foi induzido através da informação que forneceram, consciente ou inconscientemente.

        Enquanto não existir consciência disso, vamos continuar a ver os “mártires” a fazerem noites á porta da lojas, porque saiu o novo i***** da empresa X.

  4. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    A pessoa so tem ativo porque quer! logo que comprei o telemovel desativei tudo a ver com localização pela internet (excluindo o anti-furto)

  5. Avatar de Hélio Bárbara
    Hélio Bárbara

    Quem não deve, não teme. Não usem tecnologia, assim ninguém rastreia, ou então voltem ao 3310, só rastreado pelo GSM.
    Ah, e aplicações pagas(Google Play) sacadas de sites “fidedignos”, costumam trazer brindes, e nem é preciso aceitar as condições.

  6. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Pois, o pessoal quer facebook, sem pagar; youtube, sem pagar; gmail com bué de espaço, grátis; sistema operativo com montes de capacidades no telemóvel, sem pagar; aplicações para tudo e mais alguma coisa, sem gastar tusto. E acham que tudo isso vem de onde? Quem produz todo este software e suporta os custos com armazenamento de montes de dados dos utilizadores, fá-lo por beneficência? O dinheiro para tudo isto tem de vir de algum lado.
    Eu uso a velha máxima: “quando numa transação não percebes onde está o produto, é porque o produto és tu”!