CNPD: Pessoas são negligentes e ingénuas na Internet

18 Comentários

São raras as pessoas que hoje não navegam na Internet, em especial nas redes sociais. No entanto, a falta de “educação” neste tipo de serviços virtuais tem levado os utilizadores a cair em esquemas e, por consequência, a partilharem dados pessoais/sensíveis.

Para a Comissão de Proteção de Dados as pessoas disponibilizam informação pessoal na Internet de forma “negligente e ingénua”.

Internet


Este Domingo, Clara Guerra da Comissão de Proteção de Dados alertou para o facto das pessoas disponibilizarem informação pessoal na Internet de forma “negligente e ingénua”, assim com algumas empresas. Clara Guerra refere que os utilizadores partilham muita quantidade de informação mas aquilo que não sabem é que há um “mercado” para esses dados.

Hoje a Internet é um meio fértil para recolher informações… há muitas empresas e entidades públicas que divulgam informação pessoal e, por vezes, alegando transparência publica-se na Internet.

Divulgar o número do bilhete de identidade/cartão de cidadão não é correto. Há informação disponibilizada com boa intenção mas que é violadora e pode ser usada de forma abusiva por terceiros.

Como exemplo, Clara Guerra refere a popular rede social Facebook que dá uma “falsa sensação de segurança”, e adianta: “antigamente as pessoas preservavam os contactos, os amigos, mas hoje expõem a sua rede, dizem com quem se relacionam, o tipo de relações, a família, os amigos, os colegas de trabalho”.

Internet

Segundo informações do jornal Público, a protecção de dados pessoais é um direito fundamental consagrado na Constituição (artigo 35º) e que completa 40 anos a 2 de Abril.

Para evitar o adágio “depois de casa roubada trancas à porta”, a CNPD, na sua página na Internet (www.cnpd.pt), faz um teste para avaliar o grau de vulnerabilidade face aos ladrões e deixa conselhos de protecção.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    As pessoas são mesmo ingénuas.
    Já agora quando é que vou receber o telefone que me saiu no sorteio? Fui o visitante 100.000.000 de um site mais ainda não me chegou o prémio. Só tive de fazer o registo com o cartão de crédito.

    1. Avatar de viriato
      viriato

      Eu também tive um príncipe Nigeriano que quis partilhar a fortuna comigo. Há gente com sorte.

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Ainda não viram o melhor, Astraunata Negiriano que está bloquedo num estação espacial Russa à uns vinte anos e não pede ajuda para desbloquear o guito que tem, para pagar a pagassem de regresso para a Terra…. ele à cada um.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          E aprender a escrever?

  2. Avatar de Andre L
    Andre L

    Não são só as pessoas que são ingénuas, essas mesmas empresas são as que “enganam” os utilizadores mudando constantemente os termos. Por isso existem falsas identidades chamadas “NICKname” e inventar números de ID’s. Comem as pessoas por parvas…..

  3. Avatar de censo
    censo

    Negligentes e ingenuas…eu chamaria as coisas pelos nomes: ignorantes! Há muita ignorancia tecnologica. E não só as pessoas mais…antigas.

    1. Avatar de prof
      prof

      Se a ignorância fosse apenas no plano relativo à utilização da tecnologia…
      …e apenas relativo às pessoas de idade mais avançada…
      …a ignorância está presente em TANTOS aspetos da nossa sociedade que diria mesmo que é pecado…
      …ups…

    2. Avatar de JustQuit
      JustQuit

      o teu “censo” de ignorância não está bom

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    “antigamente as pessoas preservavam os contactos, os amigos, mas hoje expõem a sua rede, dizem com quem se relacionam, o tipo de relações, a família, os amigos, os colegas de trabalho”

    Antigamente o Facebook não existia.

    Eu duvido seriemante que as pessoas tivessem mais ou melhor noção de privacidade, o que não tinham de certeza absoluta era forma de partilhar tanta informação pessoal como o fazem hoje.

    1. Avatar de NunoR
      NunoR

      É certo que agora é mais fácil, mas antigamente as pessoas eram muito mais cuidadosas. Antigamente o numero de telefone era quase um segredo de estado, e só era fornecido a familiares ou pessoas mais chegadas. Mesmo quando apareceram os telemóveis, os números não eram partilhados como hoje, muitas vezes recebi e enviei sms/chamada e perguntar se podia dar o numero a alguém, mesmo entre Amigos. Hoje partilha-se tudo com toda a gente.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Ai era?

        Aparentemente, “antigamente” não existia uma coisa chamada “lista telefónica” com os números de toda a gente.

        1. Avatar de NT
          NT

          existia pois… mas tinhas que saber o nome completo por exemplo… não era tão fácil como hoje em dia em que compras um smartphone ‘sincronizas’ com o facebook e tens os contactos todos ali… O que é conveniente! Porém isso não implica que seja seguro ou que respeite a privacidade.
          Ou por exemplo tiras uma foto num local público e por ‘azar’ alguém foi apanhado na foto… De repente essa pessoa é identificada, mesmo que não quisesse… Agora não venhas responder que essa pessoal se não queria ser fotografada não estivesse na rua e quem tirou a foto não está a cometer nenhum crime…
          E sim talvez “os mais antigos” por saberem o que é a censura e estar sempre a olhar por cima do ombro não viesse a ‘policia’ e tivessem dito algo que fosse contra o governo… dão mais valor à privacidade. Porém a ignorância e as mais de 30 páginas de “ao utilizar este serviço aceito….” fazem com que as pessoas partilhem com a intenção de ‘isto é só para os amigos’ porém mal sabem que é para os amigos, amigos de amigos, os amigos dos amigos de amigos…….

        2. Avatar de NunoR
          NunoR

          Havia a possibilidade de não aparecer na lista telefónica. E para lá pesquisares tinhas de saber algumas informações. Eu posso te deixar o meu primeiro e ultimo nome e só com a lista descobre lá o meu numero de casa!!!

    2. Avatar de JustQuit
      JustQuit

      existia sim!! já tem 12 anos, o hi5 tbm existia… e muita gente já expunha a sua vida….

  5. Avatar de Boss
    Boss

    Sao certamente as mesmas que depois têm medo que o FBI lhes roube o telemóvel para ver as selfies guardadas.

  6. Avatar de marco
    marco

    Meus amigos eu sou o gajo mais rico do mundo. Saem-me ad lotarias todas..

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Gostei da atitude da CPND….. mas nos inicio do mês de Maio de 2015, eu fiz uma reclamação à CPND, porque na página oficial do Turismo de Portugal existem milhares de dados (telf. pessoal, NIF, morada, nome completo, etc.) privados disponíveis para quem quiser e recebi a seguinte resposta.
    >
    >
    > Exmº Senhor AAA BBBB,
    > Em resposta ao seu e-mail, informa-se que deve, em primeiro lugar, solicitar, por escrito, à entidade em questão qual o fundamento e legitimidade da publicação dos seus dados pessoais.
    >
    > Deve ainda exercer o seu direito de eliminação dos mesmos (artº 11º da Lei 67/98, de 26 de outubro).
    >
    > Com os melhores cumprimentos,
    > XXXXX YYYYY
    > Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD)
    > [ GAP – Gabinete de Atendimento ao Público ]
    > Rua de São Bento, 148-3º; 1200 – 821 Lisboa
    > Telef.: 21.393 00 XX (Linha Privacidade)
    > url: http://www.cnpd.pt

    NOTA: Apaguei os nomes para proteger a privacidade do remetente.

    Respondi depois à pessoa perguntar qual é a função da CPND e até hoje não recebi nenhuma resposta.