Cartas e diário da Primeira Guerra Mundial on-line

18 Comentários

O neto de um soldado inglês está a publicar on-line o diário e um conjunto de cartas que os avós trocaram há 90 anos, durante Primeira Guerra Mundial, uma história que os leitores acompanham com grande ansiedade.

Guerra Mundial


Bill Lamin, neto do soldado William Henry “Harry” Bonser Lamin, divulga num blog os relatos escritos pelo avô durante a guerra, nos mesmos dias em que foram criados há 90 anos, e acrescenta-lhe a correspondência trocada com a família. Tal como a família de Harry, os leitores acompanham a sua história com intervalos, nunca sabendo qual será a última carta enviada.”As pessoas voltam para ver se há mais carta, se ele sobreviveu e o que ele está a fazer”, disse o neto, Bill Lamin, à Associated Press. Bill Lamin encontrou a correspondência trocada entre os avós há alguns anos atrás quando limpava a casa dos pais.

A reacção dos leitores do blog, alguns dos quais perderam parentes na Primeira Guerra Mundial, ultrapassou as expectativas do autor.

O neto do soldado apresenta no blog, o perfil completo do avô, incluindo fotografia, e toda a sua história durante a guerra, uma página que já atraiu 25 mil visitas.

O avô, nascido em 1887, esteve ao serviço do 9º batalhão do regimento de York e Lancaster, da 23ª divisão do Exército inglês.

“Não tinha a certeza que ia transcrever todas as cartas, mas agora não tenho escolha”, disse Lamin.

Em algumas das suas cartas, Harry Lamin escreveu sobre as más condições dos acampamentos ingleses, o calor na França e agradeceu os maços de cigarros que a família mandou.

Outros episódios descrevem cenários mais complicados do conflito bélico que custou a vida a milhões de pessoas na Europa.

“Passámos outro momento terrível esta semana, os homens dizem que é o pior desde o avanço em Somme, em Julho”, pode ler-se numa carta datada de 11 de Julho de 1917, quando a sua unidade participou na batalha de Messines, perto de Ypres, na Bélgica.

Em 2008, Bill Lamin publicou apenas uma carta, datada de 30 de Dezembro de 1917, com o desejo de boas festas que o avô mandou para a família.

Os leitores mantêm-se atentos ao desenrolar da história, esperando por notícias do soldado Harry. “Isto é quase como uma novela”, disse Bill Lamin, citado pela Lusa.

HomepageHomepage: WW1: Experiences of an English Soldier

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto faz-me lembrar a famosa séria: Irmaos de Armas xD

  2. Avatar de tiago
    tiago

    Estive a ler esse site, está bem. esperemos que coloque mais cartas.

    So uma coisa, a imagem colocada aqui corresponde a 2º guerra mundial, nao ha primeira ;).

    Comprimentos

    1. Avatar de andre
      andre

      Pessoal, a imagem acima é apenas simbolica, indepedente de ser ou nao a primeira guerra representa uma guerra e transmite a mensagem da mesma maneira. Nao passemos a dar importancia a detalhes tao insignificantes assim.

  3. Avatar de Vítor M.

    tiago, definitivamente de guerras percebemos pouco 😉

    1. Avatar de Mariana
      Mariana

      Mais guerras acontecem todoa os dias em nossas voltas,só não reparamos como elas não precisam de armas para serem uma guerra,basta terpessoas revoltadas.as greves são um tipo de guerra em que não percebemos…
      …Não me leve a mau.É que ás vezes eu sou entro na conversa dos outros sem ser chamada.Sorry

  4. Avatar de mpmont
    mpmont

    @Miguel

    irmão de armas é da segunda guerra…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    @mpmont:
    Mas não deixa de fazer lembrar a série.

  6. Avatar de antonio jose coelho
    antonio jose coelho

    Fiquei impresionado com a “estória”.
    São com estes pequenos-nadas que se consegue fazer a História.
    porque são o sentir e a vivência de quem participa numa guerra, muitas vezes em defesa de uma causa em que não lhes sãopproporcionadas as condições para a guerra.
    Em Portugal existem imensos documentos destes (conhecidos) que não têm a sorte de serem publicados, ou pela via da net ou pela via do livro. Muitos outros existirão por ai perdidos nos sótãos das casas dos familiares dos combatentes da 1ª Grande Guerra. O quanto terá feito este site daquele neto orgulhosso do avô para descobrir outros destes DOCUMENTOS?
    Em Portugal está por publicar o DIário de Campanha do comandante do C.E.P. – Corpo Expedicionário Português, General Fernando Tamagnini de Abreu e Silva escrito de de 21 de Fevereiro de 1917 a 24 de Agosto de 1918.
    Esperemos que seja brevemente publicado em livro e que venha revelar o sentir do dia-a-dia de um comandante amargurado.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      boa tarde
      eu tenho um diario originalde MANUEL Jorge da Silva 2º sargento da infantaria do Corpo Expedicionário Português de 11 de Julho 1917 a 28 de Fevereiro 1919 bem como outros documentos

  7. Avatar de leafar

    achei pira tinha que ter uma esneiper 1.2000,500

  8. Avatar de carlos
    carlos

    meu nome e carlos tenho 16 anos e axei bastante intereçante a sua historia e agradeço por te publicado na net porque meu porf: passou um trabalho sobre soldados da guerra mundial e axei seu blog no ultimo momento muito obrigado

  9. Avatar de António

    O Blogue Beijós XXI também publicou online um diário de um soldado português na primeira guerra mundial.
    http://antoniopovinho.blogspot.com/2006/05/dirio-de-um-soldado-beijosense-na-1_15.html

  10. Avatar de Francisco Xavier
    Francisco Xavier

    Muito inetressante toda essa história…

  11. Avatar de ana
    ana

    ta muito intressante……………lol

  12. Avatar de Mariana
    Mariana

    Achei muito inetressante.
    Parabens!!! 😉

  13. Avatar de Karina

    Gostei muit qm sabe si vc pude mi ajuda tipo sabe um site onde eu possa ler historias com essa.. Eu ” ja li ” O diario de Anne Frank” & de ” Mery Bergue “

  14. Avatar de Karina

    Muito Bom eu gostaria que mi falacem uns sites legais para mim ler mais …

  15. Avatar de José
    José

    Estes ingleses são mesmo de mais…. Eu possuo o único livro, em verso, que canta este conflito!!! Escrito em França por um soldado do CEP. Alguém sabe a letra dos Fado dos Aliados? E do Kaiser? e todo mundo fala nas Trincheiras, alguém sabe a letra da canção do fados das trincheiras?? Este livro nunca foi publicado e é e 1917… Isto não são diários, são versos da guerra na 1ª pessoa!!